Pesquisa por voz – Como usar corretamente

Otimizar sua referência natural também envolve pesquisa por voz

Você sabia que com o iPhone X, nossa inteligência artificial favorita ficou ainda melhor? Agora, você não precisa mais ativar a Siri pressionando o botão central. Basta ligar para ele em voz alta e ele estará pronto para responder a todas as suas perguntas, mesmo que seu telefone esteja bloqueado. Essa evolução contribui para a crescente popularidade do conceito de solicitação de voz . Seja via Siri, Cortana, Ok Google ou Alexa, mais e mais pessoas estão usando a pesquisa por voz diariamente. O que é e como você pode incorporá-lo à sua estratégia de SEO  ? Vamos descobrir juntos.

O que é pesquisa por voz?

Pesquisar por reconhecimento de voz

A pesquisa por voz usa a tecnologia de reconhecimento de voz para permitir que os usuários realizem uma consulta oralmente e recebam uma resposta falada ou uma lista de respostas. Para tornar essa interação possível, vários assistentes digitais pessoais , como Siri, Cortana ou Ok Google, foram desenvolvidos.

A explosão de pedidos de voz

Já em 2014, o Google afirmou em um estudo realizado nos EUA que 55% dos adolescentes e 41% dos adultos utilizavam um desses assistentes pelo menos duas vezes ao dia e que 20% das solicitações eram do tipo voz . Com as constantes melhorias na tecnologia e o nível cada vez maior de reconhecimento de voz dos assistentes, você pode imaginar qual é a situação hoje.

Benefícios da pesquisa por voz

Os benefícios da pesquisa por voz são numerosos:

  • Uma economia de tempo significativa  : você só precisa declarar sua pergunta em voz alta, o que é muito mais rápido do que digitá-la manualmente em um mecanismo de pesquisa.
  • Uma pesquisa sem erros de ortografia ou sintaxe  : o assistente de voz cuida da “escrita” do seu pedido, o que significa que você não precisa mais se preocupar com acentos ou outros erros de ortografia desse tipo.
  • A possibilidade de fazer várias coisas ao mesmo tempo  : na maioria das vezes, as pessoas usam a pesquisa por voz ao mesmo tempo em que estão ocupadas com outra atividade, por exemplo, cozinhar, assistir televisão, praticar esportes… resposta, mantendo o foco no que estão fazendo.

Como adaptar sua estratégia de SEO à pesquisa por voz?

Priorize a pesquisa em dispositivos móveis

Hoje, mais e mais pessoas estão usando um dispositivo móvel para pesquisar em um mecanismo de pesquisa, como o Google. Isso é especialmente verdadeiro quando se trata de uma solicitação de voz. Na verdade, vemos que a grande maioria deles é feita em um smartphone ou tablet. Para ser relevante durante uma solicitação de voz, você deve otimizar a versão móvel do seu site . Como ? Melhorando a experiência do cliente em smartphones e tablets. Para fazer isso, considere optar por um design responsivo e maximizar a velocidade de carregamento do seu site.

woman sitting on brown wooden chair while using silver laptop computer in room

Garanta o SEO local

No momento, a pesquisa por voz é usada principalmente para encontrar um provedor de serviços próximo ao local da pessoa que faz a solicitação. Em outras palavras, ele depende muito de smartphones habilitados para geolocalização para obter resultados relevantes para consultas como “Ok Google, onde fica a loja de eletrodomésticos mais próxima de mim?” “.

As empresas físicas (lojas, restaurantes, etc.) devem, portanto, otimizar seu site para SEO local , a fim de obter uma boa classificação nas consultas de voz locais. Para fazer isso, não se esqueça de se registrar no maior número possível de diretórios on-line locais e criar listas muito específicas lá . Lembre-se também de trabalhar bem o nome da sua cidade em seu site  : indique-o em seus títulos e meta-descrições.

Consultas de conversa

Há algum tempo, notamos que cada vez mais pesquisas são realizadas a partir de uma pergunta . E este é muitas vezes mais e mais longo . Essa característica é aprimorada ainda mais com a pesquisa por voz. Ele assume a forma de uma conversa entre você e seu assistente digital. Então aqui vão algumas dicas para colocar em prática:

  • Opte pela linguagem natural  : inevitavelmente, as solicitações de voz são feitas em linguagem falada e, portanto, menos formais. Leve isso em consideração ao escrever seu conteúdo .
  • Pense em perguntas e respostas  : ao escrever seu conteúdo , coloque-se no lugar do leitor e pense nas perguntas que eles estão fazendo e como você pode respondê-las.
  • Prefira a cauda longa  : em vez de escrever de acordo com palavras-chave colocadas uma após a outra, às vezes em detrimento do significado da frase, prefira expressões de cauda longa, ou seja, frases longas e perguntas (“como”, “por que” , etc).

Apontar para a posição zero

Quando o seu assistente de voz responde a você verbalmente, em vez de sugerir uma lista de links relevantes, ele promove o que em SEO chamamos de posição zero . Sobre o que é isso ? Como o nome sugere, é um resultado que antecede o primeiro resultado exibido nos mecanismos de busca. Difere dos outros porque o motor em questão julga que responde particularmente bem à pergunta colocada e, portanto, a coloca em uma caixa contendo algum conteúdo.

Por exemplo :

Para obter essa cobiçada posição, ainda não existem regras claramente definidas. No entanto, seguindo todas as recomendações mencionadas acima, você aumenta suas chances de conseguir isso.

macbook pro on brown wooden table

Vamos recapitular

A pesquisa por voz cresceu tanto nos últimos anos que é necessário integrá-la à sua estratégia natural de referenciamento . Como fazer isso ? Vimos que vários meios estão à sua disposição: você deve favorecer a pesquisa em dispositivos móveis, garantir seu SEO local, promover um espírito conversacional (linguagem natural, pergunta-resposta, cauda longa) e mirar na posição zero.

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