“As redes sociais são inúteis”, “De qualquer forma, não traz nada”, “Meu público é muito pequeno para o Facebook, Twitter e YouTube serem interessantes”… As ideias recebidas nas redes sociais têm vida dura . Ainda assim, eles são uma grande vitrine para o seu negócio. Mais ainda, eles podem ser ferramentas formidáveis de marketing de relacionamento.
E se torcermos os pescoços desses eternos a priori? Aqui vamos nós !
1) O Facebook é a única rede social realmente interessante
Muitas empresas acreditam erroneamente que o Facebook é a única rede social que realmente vale a pena. É verdade que ele é um dos mais populares. Mas isso não significa que ele é o único interessante. Pelo contrário, há um número muito grande de redes sociais diferentes . Alguns, como o Twitter, são tão gerais quanto o Facebook. Mas outros são muito mais especializados . Por exemplo :
- LinkedIn , que diz respeito ao mundo profissional
- Digikaa , que tem como alvo profissionais digitais
- Tripadvisor , que é um site de resenhas de viagens
- SCsencritique , que inclui resenhas de filmes, livros, jogos, séries, quadrinhos e músicas.
Sem esquecer todas estas redes sociais que privilegiam a imagem à palavra, como Pinterest, Instagram, Snapchat ou YouTube.
2) Crio uma conta em todas as redes sociais
Cuidado, porém, para não cair no excesso oposto: também não adianta criar uma conta em todas as redes sociais possíveis e imagináveis. Na realidade, você deve acima de tudo estar presente onde seus clientes também estão. De que adianta postar regularmente no Facebook, se o seu target está mais presente no Instagram? Assim, conhecer seu cliente, saber quais são os interesses dele e onde ele os compartilha pode economizar muito tempo na gestão de suas redes sociais.
3) Você absolutamente precisa de um grande público para que as redes sociais sejam interessantes
Sim e não. Claro, quanto mais fãs ou seguidores você tiver, melhor será para sua exposição. Mas acima de tudo, é importante que seu público seja relevante e, portanto, de boa qualidade . Lembre-se de que o principal objetivo das redes sociais é interagir com as pessoas que seguem você. É por isso que é melhor ter um público pequeno e mais qualificado do que um grande que não se envolva com seu conteúdo .
4) As redes sociais são publicidade gratuita
Falso ! Dissemos no ponto anterior que as redes sociais são usadas principalmente para criar interação com seus fãs e seguidores . No entanto, bombardeá-los com publicações que exaltam os méritos de seus produtos ou serviços pode exasperá-los muito rapidamente. Em vez disso, compartilhe conteúdo relevante para seu setor e que possa interessá-lo .
5) Redes sociais são para adolescentes
Bem, é verdade que os jovens são mais habilidosos com as redes sociais ou, pelo menos, têm mais facilidade para usar todas as possibilidades que elas oferecem. Mas acreditar que os adolescentes são os únicos a usá-los está muito longe da realidade . Veja o exemplo do Facebook. A idade legal para criar uma conta é de 13 anos. No entanto, em 2017, as três faixas etárias mais representadas foram 18-24, 25-34 e 35-44 anos . Não podemos realmente falar sobre adolescentes, podemos?
6) Você deve publicar assim que tiver algo a dizer
Quando temos inspiração ou uma ideia brilhante passa pela nossa cabeça, tendemos a publicá-la diretamente. Um pouco como se tivéssemos medo de esquecê-lo se nos arrastássemos muito. No entanto, determinados horários (dias, horas) são mais propícios à postagem do que outros . Você deve levar isso em consideração e publicar sua postagem quando for mais provável que seja vista pelas pessoas-alvo.
7) Eu posto quando tenho tempo
Para que sua presença nas mídias sociais seja realmente eficaz, você precisa postar conteúdo regularmente . Isso aumenta suas chances de ser visto por pessoas que te seguem, assim como suas chances de conseguir novos “curtidas” ou novos seguidores. Claro, todos nós sabemos o quão difícil pode ser quando estamos ocupados postando com frequência. Portanto, não se esqueça, pense em desenvolver um calendário mensal de publicações para cumprir. Você pode até definir um ou dois dias para escrever todos os seus posts e agendá-los para serem postados no dia combinado (existem, de fato, ferramentas que permitem agendar seus posts).
8) Eu só posto de segunda a sexta
Pelo contrário, não hesite em publicar também nos finais de semana . Alguns alvos são ainda mais propensos a ver sua postagem no sábado ou domingo do que durante o resto da semana, quando estão ocupados com suas várias responsabilidades (metrô, trabalho, sono). Claro, isso não significa que sua pessoa de mídia social tenha que trabalhar horas extras todo fim de semana. Como estávamos falando no ponto anterior, ele pode simplesmente agendar a publicação de forma atrasada .
9) As redes sociais não pagam nada
Está errado. Uma presença ativa nas redes sociais pode ajudá-lo a:
- Sua reputação : em nossa sociedade, dar sua opinião nas redes sociais tornou-se um modo de operação. E sim, às vezes o feedback pode ser negativo. Mas você também tem que pensar em todos os positivos. Se seus clientes demonstrarem satisfação interagindo com você, você poderá aproveitar essa satisfação para encontrar novos clientes.
- Seu referenciamento : sua presença nas redes sociais permite fortalecer seu referenciamento natural (SEO).
- Tráfego para seu site : você pode direcionar tráfego para seu site por meio das mídias sociais. Por exemplo, se você tem um blog, ao postar seus artigos no Facebook, você incentiva seus fãs a clicar no link do seu blog para lê-los (e, portanto, visitar seu site).
10) Qualquer pessoa pode postar nas redes sociais
Ok. É verdade que muitos de nós temos habilidades na área, já que muitos de nós estão presentes no Facebook, Twitter, etc. pessoalmente. Mas isso não significa que todos somos capazes de publicar em nome de uma empresa. A gestão de comunidades é um trabalho real , que requer conhecimentos e habilidades específicas para criar uma estratégia real nas redes sociais .
Então, pronto para embarcar na aventura das redes sociais?