Site Adaptável ou Web Design Responsivo

Com o surgimento de smartphones e tablets, a web se tornou móvel . Os sites são lidos usando esses diferentes meios e, portanto, devem se adaptar a eles. De fato, um computador e um celular não têm os mesmos tamanhos de tela ou as mesmas características: usamos um mouse quando usamos um PC enquanto nossos dedos são suficientes quando estamos em nosso smartphone, neste você pode escolher o retrato ou modo paisagem enquanto com um computador desktop o modo é predefinido e imutável, … Além disso, cada dispositivo tem sua própria resolução de tela o que dificulta a experiência do usuário.

O que é Web Design Responsivo?

Ao criar o site, existem 3 opções para criar um site adaptado para smartphones  : um serviço dinâmico, um site dedicado ou um site adaptável.

  • Com um serviço dinâmico , o servidor detecta o tipo de dispositivo do usuário e fornece a versão apropriada do site. Ao acessar a mesma URL, os arquivos usados ​​para exibir esta página serão completamente diferentes entre a versão mobile e a versão desktop.
  • Ao usar um site dedicado , o site móvel é configurado em um subdomínio “m.monsite.com”. É, portanto, uma versão completamente separada do seu site. Haverá, portanto, uma versão móvel e uma versão desktop.
  • O site adaptativo , por outro lado, permite ter um único site com uma única versão de cada página, pois se adapta a qualquer tipo de dispositivo utilizado pelo usuário.

A vantagem do Responsive WebDesign em relação aos dois primeiros é que ele facilita a otimização mobile já que você não precisa realizar cada tarefa várias vezes criando uma versão mobile e outra para PC.

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Pensando no site desde sua concepção

Essa nova forma de consultar a web envolve mudanças , principalmente na hora de criar um site . Ao levar em conta essas restrições, isso melhorará a navegação do usuário da Internet e, portanto, sua experiência de usuário.

É por isso que você deve pensar no design do seu site antecipando a forma como ele será visível na mídia móvel, isso se chama “Responsive Web Design (RWD) ou site adaptável”. Graças a este método, o site aparece diretamente dimensionado no formato adaptado ao terminal utilizado.

Vantagens do site responsivo

  • Uma página web ou o tamanho das imagens redimensiona e se adapta automaticamente de acordo com o tamanho da tela do meio utilizado. A organização do conteúdo , portanto o layout, também é diretamente adaptado.
  • A qualidade da informação permanece inalterada . O site de design responsivo se adapta às novas tecnologias, portanto, não há necessidade de simplificar a informação ou alterá-la, o que economiza tempo e dinheiro.
  • O Responsive Web Design permite adaptar-se às limitações técnicas de cada dispositivo sem multiplicar as versões do mesmo conteúdo. O design de websites responsivos permite assim uma vantagem financeira, uma vez que não há necessidade de criar um site exclusivamente dedicado a smartphones e tablets ou mesmo de ter manutenção adicional.
  • O risco de erro é reduzido , pois não é necessário duplicar seu site ou seu conteúdo. Além disso, uma duplicação de sites pode ser útil, pois existiriam duas versões idênticas e, portanto, haveria uma perda potencial de referência natural .

O que lembrar para um site para dispositivos móveis

Se o Web Design Responsivo é um critério importante a ser absolutamente levado em consideração para um site móvel , não é o único. Para que seu site seja perfeitamente otimizado e, portanto, “compatível com dispositivos móveis”, você também deve garantir que a experiência do usuário dos usuários de dispositivos móveis seja otimizada. Para fazer isso :

  • Espace os botões clicáveis. De fato, as telas sensíveis ao toque de smartphones são telas menores do que uma tela de computador e o usuário navega pelo site usando os dedos para ir de um elemento a outro. Portanto, é necessário deixar espaço suficiente entre os botões para que o internauta não clique em dois botões ao mesmo tempo e cometa um erro.
  • Verifique se os números de telefone no site fazem uma chamada quando clicados. De fato, é mais prático escolher essa solução do que forçar o usuário a memorizar seu número de telefone, depois ir até suas ligações para finalmente anotar seu número. Estes são passos tediosos que desencorajariam mais de um.
  • Teste o site você mesmo para ver o tempo de carregamento e o layout em dispositivos móveis. Ao se colocar no lugar do internauta, isso permitirá que você veja seu site e corrija eventuais erros.
  • Primeiro projete suas páginas para dispositivos móveis, depois otimize-as e depois redesenhe-as para PCs. Este método é chamado de “mobile first”. Isso garantirá atenção à experiência do usuário, o que ajudará você a se classificar melhor nas pesquisas do Google.

A importância de sites compatíveis para celulares

Atualmente, os hábitos e tendências dos usuários da Internet evoluíram com as novas tecnologias. Os smartphones, cada vez mais eficientes e cada vez mais utilizados, assim como os tablets têm acesso à Internet há vários anos. Esse recurso de pesquisa revolucionou o referenciamento natural, forçando os mecanismos de pesquisa a adicionar novos critérios de SEO e, em particular , sites compatíveis com dispositivos móveis .

people walking on streets at nighttime

O que é um site compatível com dispositivos móveis?

Um site otimizado para celular é um site que foi projetado para navegação otimizada e exibição ideal de imagens e texto em um smartphone ou tablet . Para tornar seu site compatível com dispositivos móveis, você pode criar um site Responsive Web Design (RWD) ou criar um site móvel.

Site otimizado para celular ou mobile-first?

Geralmente, um projeto web é inicialmente pensado como uma versão para desktop , ou seja, a versão para computador. Em seguida, a versão do site é reduzida para que possa ser lida no celular.

O mobile primeiro consiste em reverter essa forma de fazer as coisas, ou seja, projetar o site para a menor mídia, smartphones e tablets, primeiro e depois adaptá-lo para a maior mídia: computadores. O objetivo deste novo design é tornar a experiência do usuário acessível para todas as mídias utilizadas.

Seu site é compatível com dispositivos móveis?

Para descobrir se seu site é compatível com dispositivos móveis , o Google lançou uma nova ferramenta para testar a compatibilidade com dispositivos móveis . Para fazer isso, basta inserir a URL da página que deseja analisar e o Google a examinará. Em particular, ele informará se a página é compatível com dispositivos móveis, fornecerá um relatório detalhado sobre quaisquer problemas ao carregar a página, bem como sobre a usabilidade móvel de todo o site. Para poder acessar este último ponto, você deve ter uma conta do Google Search Console.

Site compatível com dispositivos móveis e SEO

O referenciamento natural consiste em utilizar técnicas para se posicionar entre os primeiros resultados dos buscadores, onde o internauta tem maior probabilidade de clicar ao digitar uma consulta. Portanto, é essencial que um site tenha um bom SEO, especialmente desde abril de 2015. De fato, o Google decidiu adicionar um novo critério ao seu referenciamento. Portanto, ele anunciou que os sites que não são compatíveis com dispositivos móveis serão penalizados em termos de SEO.. Trata-se de pesquisas realizadas no celular em todos os idiomas e em todo o mundo. Além disso, um site clássico que demora para carregar ou que não é exibido corretamente em um smartphone desencorajará os usuários da Internet. Eles sairão do seu site sem sequer terem visto uma página, ou mesmo algumas, o que aumentará sua taxa de rejeição .

O que é SEO para dispositivos móveis?

Referenciamento móvel é o conjunto de atividades que visam melhorar o posicionamento de um site otimizado para dispositivos móveis (smartphone ou tablet) nas páginas de resultados dos buscadores.

O princípio de SEO para sites tradicionais e mobile é, portanto, o mesmo : conteúdo de qualidade, uma boa estrutura em árvore , um site atualizado regularmente, conteúdo variado, etc. Para obter esses resultados, são utilizadas as mesmas técnicas de SEO : uma boa estratégia de palavras-chave, bons títulos H1 e H2, uma meta descrição, etc. Só que, embora sejam utilizadas as mesmas técnicas, elas serão utilizadas de forma diferente para atender as especificidades do meio móvel. 

Como melhorar seu SEO no smartphone?

  • Leve em consideração os critérios de SEO mobile : os critérios para SEO mobile são diferentes daqueles para desktop. Entre esses critérios, encontramos em particular: a adaptação do tamanho dos blocos de texto e imagem à janela de exibição, a adaptação do tamanho das fontes ao tamanho da tela, o fato de botões e links serem grandes o suficiente para ser clicável de forma tátil pelo usuário, etc.
  • Pense em consultas e palavras-chave em dispositivos móveis : as pesquisas em smartphones e em computadores são bem diferentes. Portanto, é necessário adaptar suas palavras-chave de acordo com o dispositivo utilizado. Você deve saber que a pesquisa preditiva (como o Google sugere) é amplamente usada em dispositivos móveis. Portanto, você deve levar isso em consideração em sua estratégia de palavras-chave. Além disso, outro recurso de busca por smartphone é a busca por voz, que é cada vez mais utilizada por usuários móveis. Isso leva a consultas mais longas e complexas. 
  • Otimize suas páginas com Accelerated Mobile Page (AMP) : AMP é uma linguagem de criação na Web derivada de HTML, otimizada para fazer com que os sites carreguem mais rápido em telefones . De fato, os usuários móveis são impacientes e, portanto, desejam um tempo de carregamento reduzido, 3 segundos sendo o máximo, caso contrário, eles irão para um site concorrente. Além disso, o AMP se tornou um critério de SEO e o Google classifica melhor essas páginas. 
  • Foco no SEO local : se você tem um estabelecimento físico, saiba que nos smartphones, o SEO local reúne 80% de todas as buscas “nas proximidades”. Para melhorar sua referência local, otimize sua página do Google Meu Negócio atualizando seu endereço, seu horário de funcionamento, seu número de telefone, mas também fotos, que são muito populares entre os usuários de dispositivos móveis.

Conclusão

Com o crescente uso de smartphones e tablets, os sites mobile friendly tornaram-se essenciais na vida dos usuários mobile. Eles não apenas melhoram a experiência do usuário da Internet, mas também se tornaram um critério de referência para os mecanismos de busca. 

Embora existam várias opções ao criar um site móvel, o web design responsivo ou o site adaptável oferecem várias vantagens. Ele permite uma ergonomia ideal, economizando tempo e dinheiro, uma experiência de usuário positiva, bem como uma referência natural otimizada. Então, cabe a você escolher o que mais combina com você.

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