Para um VSE ou um SME, um site é uma ferramenta muito poderosa. Por quê ? Porque em nosso tempo, a Web é claramente o lugar para se estar se quisermos continuar a alcançar o maior número possível de pessoas através da comunicação e do marketing. De acordo com um estudo realizado pela Statbel sobre os hábitos dos belgas na Internet:

  • 88% dos belgas inquiridos tinham consultado a Web nos três meses anteriores à entrevista
  • 93% deles usam a Internet diariamente
  • 76% dos belgas usam as redes sociais pelo menos uma vez por dia, um aumento de 10,7% em relação ao ano anterior
  • Durante 2020, 66% dos belgas fizeram compras online, um aumento de 11% em relação ao ano anterior devido à crise do coronavírus

O que essas estatísticas nos dizem? Em primeiro lugar, os belgas estão muito presentes na Web . Mas que, além disso, eles são muito regularmente. E onde seus clientes estão, você também deve estar. Mas ter um site é inútil se os internautas não o consultarem. Para que ele se torne uma verdadeira fonte de renda e prospects, você deve atrair constantemente novos visitantes, daí a importância de tornar seu site visível .

Neste guia, mostrarei quatro ótimas maneiras de direcionar mais tráfego para seu site . Descubra como atrair tráfego segmentado e qualificado graças a:

  • Referência natural (SEO)
  • Referenciamento pago (SEA)
  • Para campanhas de e-mail
  • Para o Facebook e redes sociais

Em seguida, veremos outras maneiras menos importantes de direcionar o tráfego para seu site. Por fim, explicamos como analisar seu tráfego: quais ferramentas usar e em quais indicadores se interessar.

Pronto para aprender tudo sobre como aumentar o tráfego do seu site? Aqui vamos nós !

Como aumentar o tráfego do seu site?

  1. Otimize sua referência natural – SEO é uma solução de longo prazo para o seu SEO. Ele permite que você esteja visível o tempo todo, 24 horas por dia, 7 dias por semana
  2. Desenvolva campanhas do Google Ads – O Google Adwords permite aumentar o tráfego rapidamente e, se bem feito, é tráfego de qualidade.
  3. Crie campanhas de e-mail – O email marketing ainda é uma excelente maneira de atrair tráfego para seu site.
  4. Crie uma página e anúncios no Facebook – Para B2C é muitas vezes mais barato que Adwords
  5. Outras maneiras de promover seu site – Existem muitas outras maneiras de atrair tráfego para seu site.
  6. Analise e otimize suas campanhas – Erro de tentativa, teste AB. Verifique sempre se seus companheiros estão funcionando bem.

Otimize sua referência natural

Visibilidade, a luta de cada empresa presente na Web

Logicamente, para aumentar o tráfego do seu site, os internautas devem acessá-lo. Eles devem, portanto, encontrá-lo facilmente quando pesquisam seu campo de atividade no Google (mas também no Yahoo, Bing etc.). Para aparecer na primeira página dos resultados desses mecanismos de pesquisa , existem dois métodos principais:

  • Search Engine Advertising (SEA) traduzida para o francês por referência paga
  • Search Engine Optimization (SEO) , em francês , referência natural

SEO é uma solução de longo prazo para o seu SEO . Ele permite que você esteja visível em todos os momentos, 24 horas por dia, 7 dias por semana. Tenha cuidado, no entanto, que ele está em constante evolução , o que significa que você deve retrabalhá-lo regularmente para permanecer bem referenciado. Mas qual é o propósito da referência natural? Seu objetivo é gerar mais tráfego em seu site e, acima de tudo, tráfego mais otimizado , ou seja, tráfego direcionado e qualificado . Porque, ao contrário dos anúncios em que você é quem vai ao encontro das pessoas, o SEO permite atrair tráfego que precisa de você e está procurando por você.

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Como criar uma estratégia de SEO relevante?

Implementar uma estratégia de SEO relevante não é tão simples quanto parece. Em geral, consiste em 5 pontos primordiais.

1. Escolha bem suas palavras-chave

Uma boa estratégia de SEO começa com a escolha direcionada de palavras-chave para as páginas que serão referenciadas. É um trabalho longo que requer tempo e precisão. Você tem que escolher suas palavras-chave de forma inteligente, para que elas atinjam a marca e tragam tráfego para seu site. Aqui estão as perguntas a serem feitas:

  • Qual produto/serviço deve ser destacado em cada página do site?
  • Quais palavras-chave escolher para cada página?
  • Quais palavras-chave são codificadas pelos usuários da Internet nos mecanismos de busca?
  • Quanto tráfego eles direcionarão para o meu site?
  • Os internautas que introduzem essas palavras-chave fazem parte do meu público-alvo?
  • Quais são as fontes?
  • etc.

É aconselhável oferecer apenas um produto/serviço por página para evitar acabar com palavras-chave muito diferentes na mesma página.

2. O conteúdo das páginas do seu site

Para entender do que tratam suas páginas , os mecanismos de pesquisa analisam seu conteúdo editorial . A preocupação ao escrever seu site é que você pode esquecer que não escreve conteúdo apenas para o robô que analisa as páginas, mas também para o público .

Você precisa encontrar o equilíbrio certo para atender aos requisitos de SEO, mas também às expectativas do seu público-alvo . Você deve ser relevante, preciso e completo e responder às solicitações dos usuários da Internet. Tenha em mente que o objetivo é gerar tráfego direcionado e de qualidade!

• Escreva posts de blog  : Uma das técnicas de SEO é criar conteúdo de qualidade regularmente. Criar um blog pode, portanto, ser uma grande ajuda para melhorar sua referência natural (SEO). Graças a ele, você poderá  falar sobre diversos assuntos relacionados ao seu setor de atividade.  Esses diferentes artigos são  fontes de tráfego em seu site e, ao mesmo tempo, o tornam conhecido.  O upload do conteúdo do blog também permite que você informe ao Google que você tem artigos relevantes e atualizados regularmente. Além disso, você pode compartilhar sua postagem de blog nas mídias sociais para que seus seguidores saibam que novos conteúdos estão disponíveis.

3. Código HTML e regras técnicas

Você pode não saber, mas os mecanismos de pesquisa não leem o conteúdo de um site como uma pessoa. É o código HTML que os ajuda a ler e analisar as páginas. Você deve, portanto, otimizar vários elementos, como:

  • URLs
  • A etiqueta do título
  • A meta tag de descrição
  • O uso de títulos H1, H2 ou H3
  • Redirecionamentos
  • Vinculação interna
  • Le design responsivo
  • O carrinho
  • etc.

No entanto, deve-se ter em mente que esses elementos devem estar sempre de acordo com as palavras-chave predefinidas de acordo com o ponto 1.

4. A estratégia de links

Também chamado de linking , este passo diz respeito à popularidade do seu site . Os mecanismos de pesquisa rastreiam todos os sites e julgam sua popularidade pelo que dizem sobre você. Eles levam em consideração:

  • O número de sites que falam sobre você . No entanto, priorize a qualidade sobre a quantidade.
  • A popularidade dos sites que falam sobre você . Assim como você, a popularidade deles também é analisada.
  • O conteúdo desses sites tem algum assunto em comum com você ? Se sim, isso é um ponto positivo para você. Caso contrário, não melhorará sua popularidade.

Uma das maneiras mais fáceis de obter links é listar seu site em diretórios . Os diretórios online permitem que você encontre provedores de serviços rapidamente. Para que seu site apareça em um deles, basta escolher os diretórios que melhor correspondem ao seu setor de atividade e fazer referência ao seu site. Assim, seu site aparecerá para clientes em potencial que pesquisaram por você.  Se os diretórios nem sempre gozam de grande popularidade (porque é fácil obter um link lá), sua presença nesses diretórios  ainda melhorará sua  referência natural  e, portanto, sua posição nos mecanismos de busca.

5. A atualização de SEO

Algum tempo após a implementação de uma estratégia, é necessário realizar uma análise e uma avaliação para identificar as ações que funcionaram e as que precisam ser revisadas. É o mesmo para a estratégia de SEO. Isso é tanto mais verdade quanto os algoritmos dos mecanismos de busca estão em constante evolução , integrando novos critérios.

MacBook Pro near white open book

Seu SEO deve, portanto, estar sempre atualizado e ser reajustado de tempos em tempos.

Essa análise é feita em dois eixos:

  • O primeiro eixo é técnico . Verificamos se não há omissões, erros na codificação HTML, se não faltam tags, se as páginas de redirecionamento estão ativadas, etc. Geralmente, esse reajuste é feito apenas uma vez .
  • O segundo eixo é mais difuso e deve ser revisto ao longo da existência do site. Os pontos a rever são:
    • posicionamento das palavras-chave com as quais você trabalha
    • Palavras -chave que trazem tráfego .

Desenvolva campanhas do Google Ads

Google Ads, o que é exatamente?

Referenciamento pago (SEA)

A outra solução para referenciar seu site é o referenciamento pago (SEA), cuja plataforma mais conhecida não é outra senão o Google Ads . Seu objetivo é permitir que você atraia tráfego para seu site por meio de um anúncio. Portanto, é uma questão de pagar para estar bem posicionado na primeira página de resultados do Google. Concretamente, os anúncios do Google Ads são todos os “Anúncios” que você encontra na parte superior, inferior e na coluna da direita quando pesquisa no Google.

Mas esse não é o único uso do Google Ads: ele também permite que você coloque seus anúncios em vídeos do YouTube e em sites que aceitam publicidade e que são parceiros do Google (rede de exibição). Isso significa que você tem uma ótima maneira de distribuir seus anúncios online .

Por que executar campanhas do Google Ads?

  • Você atrai novos clientes  : seja qual for o seu objetivo, graças à sua posição na primeira página de resultados do Google, você ganha visibilidade com pessoas que não necessariamente o conhecem.
  • Você promove local ou globalmente  : no Google Ads, você pode definir seus anúncios para segmentar um país, região, cidade ou raio específico ao redor de sua loja.
  • Você atinge um público-alvo, no momento em que está pronto para ser convertido  : os internautas descobrem você quando realizam uma pesquisa específica em seu campo de atividade.

Como fazer uma campanha de Google Ads eficaz?

Para ter sucesso com sua campanha do Google Ads e inseri-la em uma estratégia de marketing na web relevante , você precisa adaptá-la ao seu negócio. Para fazer isso, você deve:

  • Defina os objetivos da sua campanha  : gerar tráfego no seu site, fortalecer a notoriedade da sua marca, aumentar o número de visualizações de um dos seus vídeos, aumentar o número de compras online…
  • Determine o tipo de campanha que melhor se adapta aos seus objetivos  : somente rede de pesquisa, somente rede de display, rede de pesquisa com exibição seletiva, Google Shopping, campanha de vídeo, campanha universal para apps.
  • Configure sua campanha e determine como deseja segmentar seu público (por palavras-chave, geolocalização, etc.)  : você deve escolher as palavras-chave que são importantes para você e determinar a área geográfica mais adequada… De fato, se você é um padeiro na região de Charleroi, não é interessante que você pague pela palavra-chave “padaria Namur” e que tenha como alvo a população de Namur. Você também deve se certificar de privilegiar palavras-chave de cauda longa, compostas por 3 ou 4 palavras-chave, mais específicas do que uma palavra-chave genérica, que possibilitam atrair um público mais qualificado.
  • Desenvolva uma estratégia de leilão  : dependendo de seus objetivos, você deve determinar o tipo de leilão mais relevante para você (custo por clique, custo por aquisição, custo por impressão etc.)
  • Escolha uma página de destino adequada aos seus objetivos e crie uma página de destino, se necessário  : a página à qual seu anúncio se refere deve estar relacionada à sua palavra-chave. Se um usuário está fazendo uma pesquisa no SEA, por exemplo, a página para a qual você o envia deve estar relacionada à sua solicitação.
  • Analise e meça os resultados da sua campanha, de forma a otimizar o seguinte  : uma vez terminada a campanha, ainda não acabou tudo. É então necessário analisar os resultados, de forma a determinar o que funcionou bem ou, pelo contrário, o que funcionou menos, perceber porquê e assim otimizar as próximas campanhas.

As vantagens dos anúncios do Google

  • Com uma boa campanha publicitária, você obtém visibilidade imediata , na primeira página de resultados do Google
  • O Google é o mecanismo de pesquisa mais usado na Bélgica ( 94% dos belgas o usam)
  • taxa de conversão das campanhas do Google Ads geralmente é alta

principal desvantagem do Google Ads (além do orçamento necessário) é a curta duração de suas campanhas . Claro, se sua publicidade for bem pensada, você pode facilmente chegar à primeira página dos resultados do Google. Mas é só hora para uma campanha publicitária. Então, quando acaba, você volta ao anonimato. É por isso que é tão importante combinar pesquisa paga e pesquisa natural , para criar um site eficaz e orientado para resultados, que atrairá muito tráfego.

Crie campanhas de e-mail

As campanhas de e-mail são uma ótima ferramenta para alcançar usuários diretamente por meio de seu endereço de e-mail. O envio de uma newsletter permite-lhe conhecer os seus clientes e/ou potenciais clientes , mantê-los informados sobre novidades e promoções, partilhar grandes novidades… As newsletters são também uma oportunidade para encaminhar todas estas pessoas para o seu website (e também para as suas redes sociais) , graças aos botões de call-to-action , call-to-action em francês.

Os 5 principais passos para criar sua campanha de e-mail

Uma campanha de e-mail consiste em 5 etapas principais  :

  1. Determine seu objetivo  : comece decidindo o objetivo de sua campanha. É para informar através de um boletim informativo? Apresentar um produto? Lançar uma promoção?
  2. Alvo  : Dependendo do seu objetivo, determine se você segmentará seus clientes, seus clientes em potencial, apenas parte de seus clientes etc.
  3. Crie o e-mail  : agora é a hora de criar um design legal que reflita sua empresa, além de um texto atraente.
  4. Enviar  : o momento crucial chegou. Você pode enviar sua campanha, depois de selecionar um nome e um endereço de e-mail de envio e depois de escrever um assunto e uma descrição.
  5. Analise  : o e-mail enviado, seu trabalho ainda não foi finalizado! Você ainda precisa analisar os resultados da sua campanha para determinar se foi um sucesso ou não.

Campanha de e-mail: quais as vantagens?

  • Rápido  – Ah a magia da Internet! Graças à web e ao e-mail, você pode enviar suas mensagens instantaneamente . Mal enviado, seu e-mail já é recebido pelo destinatário, provavelmente também será aberto diretamente. Chega de correspondências que levam tempo para chegar aos destinatários. Agora tudo vai muito mais rápido.
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  • Fácil de configurar – O e-mail é acima de tudo um canal de comunicação muito fácil de usar. Muitas plataformas oferecem diferentes templates para seguir e personalizar de acordo com as cores da sua empresa . Um modelo é uma base gráfica na qual você se baseia para personalizar o design do seu e-mail. Resumindo, todo o layout gráfico do seu e-mail já está criado e tudo o que você precisa fazer é completá-lo com suas próprias imagens, seus próprios textos, etc.
  • Barato – Sem folhas de papel, envelopes ou selos para pagar. O e-mail é eletrônico, o que o torna provavelmente o meio mais barato que existe. Dependendo de suas necessidades, você pode até criar contas gratuitas em algumas plataformas (por exemplo, Mailchimp). Seu envio de e-mail custa apenas o tempo que você gastou criando seu e-mail. Tenha cuidado, no entanto, que essas contas gratuitas têm restrições  : você só pode enviar um certo número de e-mails por mês, para um certo número de assinantes, com funcionalidades básicas.
  • Direcionado – Você envia sua campanha para quem quiser. Você pode até segmentar seu banco de dados para enviar seus e-mails ainda mais direcionados. Por exemplo, se você tiver um site de comércio eletrônico, poderá segmentar todos os que se inscreveram em seu e-mail nos últimos 30 dias, sem fazer uma compra em seu site. Além da segmentação precisa, você também pode personalizar seus e-mails , o que significa melhor engajamento com seus assinantes. Você pode, por exemplo, iniciar o e-mail com o primeiro nome da pessoa.
  • Fácil de analisar – As plataformas de email marketing geram relatórios que fornecem estatísticas muito valiosas , como sua taxa de abertura, sua taxa de cliques, a precisão dos links em que seus assinantes clicaram, informações gerais sobre seus assinantes (país, idioma…), etc. . Todos esses dados permitirão que você analise o sucesso de sua campanha e melhore seus próximos e-mails .

Algumas dicas para uma campanha de sucesso

Preste atenção no assunto do seu e-mail

Certos termos devem ser evitados para não serem enviados diretamente para a caixa de SPAM de seus assinantes (este é o caso, por exemplo, de “grátis” ou superlativos como “excepcional”). Também seja criativo . O objeto é o primeiro elemento que seus clientes e prospects verão. Portanto, influencia fortemente sua taxa de abertura. Deve ser cativante e atrair seus assinantes a clicar no e-mail para saber mais.

Associe seus e-mails a uma pessoa física da sua empresa

Em vez de enviar suas campanhas de e-mail em nome de sua empresa (por exemplo, Poush), personalize seus e-mails o máximo possível associando-os ao funcionário que os escreve (por exemplo, Jade da agência de comunicação Poush). O objetivo desta técnica simples é tranquilizar seus clientes e prospects . Eles sentem que estão em contato direto com alguém da sua empresa, o que os faz confiar mais em você.

Teste sua campanha antes de enviá-la

Este é um passo realmente necessário onde você passa pelo seu e-mail para se certificar de que está tudo bem . Antes do envio final, de fato, muitas plataformas oferecem o envio de um teste para alguns endereços de e-mail de sua escolha . Este teste permite que você experimente todos os seus links e botões de call-to-action, para garantir que eles não estejam quebrados e vincule-os à página de destino correta. Esta é também uma oportunidade de revisar seu texto, seu assunto e sua descrição de e-mail para verificar se tudo está exibido corretamente.

Encontre uma boa frequência de envio

Toda a dificuldade das campanhas de e-mail é encontrar o equilíbrio certo entre muito e pouco. Nada é mais irritante para um cliente ou prospect do que receber constantemente e-mails da mesma empresa. Se você enviar muitos, as pessoas podem se sentir assediadas e parar de se incomodar em abrir seus e-mails. Você então perde a oportunidade de alcançá-los mais tarde, em um momento em que eles poderiam querer seus produtos e/ou serviços. Pior ainda, eles correm o risco de cancelar a assinatura do seu e-mail e você perde todo o contato com eles. Embora as campanhas de e-mail não devam ser abusadas, também não faz sentido enviar uma a cada dois anos. Você também não deve dar tempo aos seus assinantes para esquecê-lo.

Escreva seu e-mail de forma inteligente

O conteúdo do seu e-mail também é essencial . Não deve ser nem muito curto nem muito longo e tão cativante quanto deveria ser. Comece com um título que chame a atenção das pessoas para quem você envia seu e-mail. Isto é o que os fará querer continuar lendo . Se o título for muito plano, eles não vão mais longe. Em seguida, escreva um pequeno texto que explique sua mensagem em poucas linhas e termine com um botão para incentivá-los a agir .

Crie uma página e anúncios no Facebook

A mídia social é outra maneira de direcionar o tráfego para seu site. Ao compartilhar postagens do seu blog ou criar anúncios com links para uma página do seu site, você pode atrair facilmente um bom número de visitantes . E quando você sabe que o Facebook tem mais de 2 bilhões de pessoas ativas todos os meses e você tem que adicionar a isso os 500 milhões de Instagrammers ativos todos os dias… Aumentar seu tráfego através deste canal parece ser essencial. Porque o Facebook é uma ótima ferramenta de comunicação e marketing, que permite que você alcance seus clientes e prospects em qualquer lugar e a qualquer hora.

Postagens de qualidade em sua página do Facebook

Onde seus clientes estão, você também deve estar. É por isso que sua empresa precisa estar no Facebook. Mas como otimizar essa rede social para que ela se torne uma verdadeira fonte de prospects? Em primeiro lugar, é claro que você deve criar uma página no Facebook com o nome e a imagem do seu negócio e preencher a seção “Sobre o seu negócio” que permite  inserir seu site nos detalhes de contato.

Em seguida, você precisa desenvolver uma estratégia de conteúdo eficaz e consistente para alimentar consistentemente sua Página com postagens de qualidade . Além disso, não esqueça que  é possível compartilhar seus posts, o que multiplica as visualizações de suas publicações.

Que tipos de conteúdo para atrair tráfego?

Um concurso, uma oferta especial, um inquérito… Todos os meios são bons para comunicar nas redes sociais e destacar o seu website. Lembre-se, no entanto, de que, para direcionar o tráfego para seu site, suas postagens devem conter links para seu site .

  • Um tipo de conteúdo muito interessante para isso são os posts do seu blog . Compartilhe-os com um pequeno comentário e um link para seu blog e pronto.
  • Você também pode criar landing pages em seu site e inserir o link no final da publicação com um comentário como “Para mais informações”.

Tenha cuidado, porém, para não abusar desse último tipo de compartilhamento. Se você encerrar todas as suas postagens assim, as pessoas podem ficar entediadas e descobrir que sua Página está muito focada em promover seus produtos e/ou serviços. No entanto, quando estão no Facebook, os internautas não querem ser constantemente assediados por publicações promocionais. Pelo contrário, o que eles querem acima de tudo é descobrir a vida dentro de sua empresa, ouvir seus conselhos, conhecer sua equipe , etc.

Como criar um anúncio no Facebook?

Ter uma página rica em conteúdo não é tudo. Para aumentar o tráfego do seu site, os anúncios do Facebook também são muito úteis. Graças a eles, você alcança um público ainda maior , pois permitem segmentar pessoas que ainda não curtem sua Página. Em outras palavras, você atrai novos visitantes .

A criação de um anúncio no Facebook requer a implementação de uma estratégia adaptada à sua empresa e aos seus clientes . Para criar uma campanha publicitária eficaz, três etapas principais são essenciais:

  1. Defina seu objetivo de publicidade  – Se você estiver executando uma campanha publicitária, é por um motivo muito específico. No nosso caso: atrair tráfego para o seu site. Existem, no entanto, muitos outros. É por isso que o Facebook distingue três objetivos principais , os de notoriedade , os de consideração e os de conversão , entre os quais existem outros objetivos mais específicos.
  2. Definir seu público, seu orçamento, seu calendário e os locais onde sua publicidade será veiculada (feed de notícias, coluna da direita, Instagram, etc.) – Trata-se de fazer as escolhas certas. Quais usuários da Internet segmentar e qual orçamento alocar para sua campanha publicitária para que os resultados sejam eficazes? Por quanto tempo você deve exibir seu anúncio para que ele seja mais relevante? Todas essas decisões determinarão a eficácia de sua campanha , daí sua importância.
  3. Perceba o design do seu anúncio – O aspecto estético do seu anúncio é provavelmente o ponto mais importante da sua campanha . Por quê ? Porque a publicidade com orçamento e cronograma bem pensados, mas com uma mensagem e visual desinteressantes, reduz suas chances de atingir seus objetivos. O visual é o que vai atrair a atenção do público , o que vai fazer com que ele queira ler o seu texto e realizar a ação que se espera dele.
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Crie um anúncio eficaz no Facebook

Para ter sucesso no visual e no texto do seu anúncio, você deve fazer algumas escolhas importantes.

Escolha o formato do anúncio

Para seus anúncios, o Facebook oferece diferentes formatos: foto, vídeo, carrossel, apresentação de slides, coleção, tela, anúncio de formulário, anúncio dinâmico, anúncio para uma página da web. A dificuldade é encontrar o formato que melhor se adequa ao seu objetivo , aquele que trará mais resultados. Você também deve se certificar de usar material de qualidade , imagens ou vídeos atraentes. Finalmente, devemos prestar atenção aos diferentes critérios do Facebook. Assim como o Google, o Facebook favorece anúncios que atendem a determinadas características . Você sabia, por exemplo, que a famosa rede social prefere imagens sem texto embutido?

Escreva um texto cativante

Se o visual fez bem o seu trabalho e chamou a atenção do seu público, tudo o que você precisa fazer é explicar em poucas linhas o que você espera dele. É por isso que você deve escrever textos impactantes que respeitem as práticas atuais dos internautas (tom apropriado, emojis, hashtags etc.).

Analise e otimize suas campanhas

Uma vez que sua campanha publicitária termina, não está tudo acabado. Você ainda precisa analisar os resultados obtidos e otimizar seus próximos anúncios no Facebook . Usando essas métricas, você poderá determinar qual formato de anúncio e tipo de imagem, vídeo e mensagem funcionam melhor. Você também poderá entender melhor seu público-alvo  : são principalmente homens ou mulheres que reagem à sua publicidade? Qual faixa etária? E de qual país? Você poderá ter uma ideia melhor do que agrada seus clientes e prospects e jogar com isso durante suas próximas campanhas, a fim de atrair ainda mais tráfego depois.

Outras redes sociais

Além do Facebook, você também pode estar presente no Instagram, Twitter, LinkedIn, Snapchat, TikTok, etc. dependendo da sua indústria e das suas necessidades. Lembre-se que  cada rede social tem sua especificidade. Por isso, é mais uma vez muito importante conhecer seu público-alvo e suas características para determinar quais redes ele mais usa e, portanto, em quais redes sociais sua empresa deve estar presente.

Outras maneiras de promover seu site

Vimos as formas mais importantes de aumentar o tráfego para o seu site. Estes são os mais eficazes e é essencial que você reserve um tempo para aproveitá-los ao máximo. Mas é claro que existem muitas outras maneiras de promover seu site e, embora seu impacto seja menor, seus efeitos combinados podem ser sentidos em seu tráfego. Aqui estão alguns.

Pense na sua assinatura de e-mail

Primeiro, pense em seus e-mails. Você provavelmente escreve cerca de dez por dia para clientes, prospects, parceiros… e para isso, provavelmente usa um endereço de e-mail profissional. Por que não simplesmente adicionar seu site à sua assinatura? É uma maneira simples e eficaz de promover seu site.  Para fazer isso, nada poderia ser mais simples, basta acessar suas configurações de e-mail e personalizar sua assinatura.

Não se esqueça dos seus meios de comunicação tradicionais

Os seus meios de comunicação em papel, como o seu cartão de visita, as suas brochuras… ou as suas faturas, podem ser excelentes formas de promover o seu website. Você pode atualizá-los inserindo seu novo site.  Da mesma forma, não hesite em adicionar uma inscrição no seu carro com a URL do seu site. Graças às suas viagens, pessoais ou profissionais, você aumentará sua visibilidade.

Faça vídeos

Assim como as postagens de mídia social, os  vídeos podem ser facilmente compartilhados, o que aumentará sua visibilidade.  Ao contrário de postagens simples, o vídeo traz um real plus a uma mensagem e possibilita provocar diferentes emoções graças à associação de imagens, mensagem e música. Tenha cuidado, no entanto, que  o conteúdo do seu vídeo deve estar relacionado ao seu setor de atividade e, portanto, relevante para o seu público-alvo.

Aposte em opiniões e recomendações

Antes de comprar um produto ou serviço, nosso primeiro instinto geralmente é pesquisar na Internet. No entanto, há alguns anos, quando fazemos uma pesquisa, o Google, através do seu Pacote Local, nos oferece uma lista de endereços de estabelecimentos. Para cada um desses endereços, além de informações gerais como o número de telefone ou a URL do site, o Google também informa as opiniões de determinados clientes. Essas classificações podem ser úteis para atrair tráfego para seu site, pois incentivam as pessoas a confiar em você e a saber mais sobre você. Eles influenciarão seus futuros clientes  e sua  reputação. Portanto, não hesite em pedir a seus clientes que deixem uma avaliação na conta do Google Meu Negócio da sua empresa ou no Facebook. Clientes satisfeitos costumam ser os melhores embaixadores da sua marca e  os usuários da Internet tendem a confiar mais em seus colegas  do que em seu discurso de vendas.

Como analisar seu tráfego?

Para otimizar seu tráfego, ou seja, torná-lo ainda mais qualificado e direcionado, é importante poder analisá-lo com precisão. Ao estudar seu público, você poderá entender com mais facilidade as principais características do seu público-alvo, o que ele gosta, o que consulta, o canal que tomou para chegar ao seu site, as palavras-chave que pesquisa… você para melhorar e otimizar as várias soluções postas em prática para atrair tráfego para seu site (SEO, SEA, campanha de e-mail, Facebook).

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Ferramentas para analisar seu tráfego

Há um grande número de ferramentas para analisar o tráfego do seu site. O mais conhecido é, sem dúvida, o Google Analytics . No entanto, não é o único: AT Internet, SEMrush, Quantcast, SimilarWeb …

Google Analytics

Graças à aplicação de um código em seu site, o Google Analytics oferece muitas estatísticas úteis para otimizar todo o seu site. Muito completo, permite que você estude seu público , seu tráfego , o comportamento de seus visitantes, suas conversões .

AT Internet

Esta empresa oferece diferentes soluções de análise digital adaptadas às suas necessidades e que lhe permitem estudar a sua audiência , as fontes de tráfego , os conteúdos , as vendas , as tecnologias , a informação dos seus utilizadores …

SEMrush

Como o próprio nome sugere, essa ferramenta é amplamente utilizada por profissionais de SEM (Search Engine Marketing), ou seja, marketing baseado em mecanismos de busca . Ele oferece um grande número de recursos: auditoria do site , estimativa de tráfego orgânico , pesquisa de palavras -chave , análise de concorrência , análise de backlinks …

Quantcast

Quantcast permite que você analise com precisão a audiência do seu site enquanto foca seu estudo no tráfego (número de visitas, novos visitantes e retornos, etc.), critérios sociodemográficos (gênero, idade, etc.), centros de interesse (páginas visualizadas , artigos/produtos mais lidos/vendidos…), geografia (países, cidades…), etc.

Web semelhante

Com sua interface simples e intuitiva, SimilarWeb permite analisar diferentes aspectos do seu site, incluindo seu tráfego  : número de visitas , páginas visualizadas durante a visita, duração média da sessão , fontes de tráfego , pesquisa de palavras -chave …

Indicadores interessantes para analisar o tráfego de qualidade

Para analisar seu tráfego, vários indicadores podem ser muito úteis. Aqui está uma lista não exaustiva:

  • O nome de suas páginas
  • A duração da visita
  • A origem do tráfico
  • As páginas de entrada e saída
  • A taxa de rejeição
  • A taxa de conversão

Conclusão

Existem várias maneiras de aumentar o tráfego para o seu site. Referenciamento natural, redes sociais, campanhas de Google Ads e campanhas de e-mail são os principais. Cada um deles ajuda você a atrair um público- alvo qualificado , que você pode converter mais facilmente em seu site . SEO e SEA jogam nas palavras-chave pesquisadas para o seu setor de atividade, campanhas de email com a segmentação da sua base de dados, Facebook com públicos-alvo.

Mas para que essas diferentes técnicas sejam realmente eficazes, você deve antes de tudo analisar seu tráfego e seu público com precisão , a fim de determinar suas principais características. É aí que entram o Google Analytics e outras ferramentas analíticas. Graças às estatísticas que eles fornecem, você pode entender mais facilmente de onde vem seu tráfego, as páginas de entrada do seu site, aquelas para onde os internautas se foram… Toda essa informação valiosa em seguida, torna mais fácil para você segmentar as pessoas certas e qualificar ainda mais seus visitantes da web .

Embora as ferramentas de análise sejam importantes para aumentar o tráfego qualificado para o seu site, os dados que elas fornecem às vezes podem parecer obscuros ou desanimadores para iniciantes. Como ler todas essas estatísticas? Como cruzá-los para interpretá-los? Para ajudá-lo a ver com mais clareza, nossa agência digital oferece a você um curso de treinamento sobre processamento de dados com o Google Analytics .

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