Se é verdade que um usuário consulta seu site para encontrar informações, isso não significa que você deva negligenciar seu web design. Um site com conteúdo de qualidade é inútil se seu design não for atraente e afastar potenciais leitores. É por isso que o objetivo do dia da nossa agência web é lembrar porque o design do seu site é importante .
No entanto, não se deve esquecer que a home page de um site é o primeiro contato com os internautas . Você precisa causar uma boa impressão rapidamente para incentivá-los a permanecer e navegar em seu site, especialmente porque o design determina o design de todo o site . É, portanto, um elemento decisivo que influenciará o comportamento de seus visitantes: deve ser atraente, claro e informativo.
Neste artigo, abordaremos os seguintes pontos:
- O que é web design e por que é importante? – O design do seu site é tão importante quanto o seu conteúdo.
- Por que contratar uma agência de web design? – Aplicar as melhores práticas em web design.
- Importância de uma página inicial e seus componentes – A página inicial é a porta de entrada para o seu negócio.
- 10 dicas para uma landing page eficaz – Faça com que as pessoas queiram visitar seu site.
O que é webdesign?
Pela associação de duas palavras, nomeadamente “web” e “design”, o termo webdesign diz tudo. Como o nome sugere, é literalmente ‘projetar para a web’. Concretamente o que isso significa? Webdesign consiste em estruturar um website utilizando diferentes elementos gráficos . Seu papel é conseguir transmitir a identidade visual da sua empresa. Pelo menos, essa é sua missão básica. Na realidade, o web design tem muitos outros usos .
Web design: por que é importante?
Para ser realmente eficaz, um site deve obrigatoriamente combinar um bom design e textos de qualidade . Embora escrever uma cópia impactante faça sentido para a maioria das empresas, muitas vezes eles esquecem por que o design é tão importante.
No entanto, um bom design traz muito mais do que estética ao seu site: ele participa, de fato, de sua otimização . Ainda mais do que criatividade, requer reflexão porque o objetivo de um bom web design é ajudá-lo a atingir os objetivos que você definiu para si mesmo ao criar seu site. Em outras palavras, é claro que requer conhecimento em design gráfico, mas também em estratégia digital .
Ele constrói a confiança
O design do seu site influencia fortemente a percepção de seus visitantes . Como na vida cotidiana, a primeira impressão de um site é muito importante. No entanto, esta primeira impressão é o design que lhe dá.
Antes mesmo de começar a ler os textos, o internauta se baseará em seu web design para determinar se continua sua visita ou se para por aí. Está provado, de fato, que é mais fácil confiar no que é belo. O visual, portanto, permite que o visitante decida se o site parece confiável ou não , e se ele se dá ao trabalho de ir mais longe e ler seu conteúdo. É por isso que um design moderno e moderno é mais reconfortante do que um design antiquado e antiquado. Este último, de fato, dá a impressão de que o site não está atualizado e que as informações que encontraremos nele não estão mais atualizadas.
Contribui para a experiência do usuário do seu site
Os elementos gráficos que compõem o design do seu site são um conjunto de informações não verbais que vão criar sensações entre os internautas . As imagens, cores e disposição dos elementos gráficos permitem, de fato, transmitir emoções e valores caros à sua empresa. Seu web design, portanto, participa da experiência do usuário do seu site: ele permite que você crie um universo no qual seu visitante deve se encontrar e se sentir bem .
Melhora a ergonomia do local
Em continuação ao ponto anterior, o web design também contribui para a experiência do usuário, pois melhora a ergonomia do site . Não se trata apenas de criar um universo bonito, que vai gerar emoções e no qual seu visitante se encontra. Também é necessário desenvolver um design que facilite a navegação e o acesso à informação . Isso requer a criação de call-to-action ou ícones que representem o conteúdo. Também envolve priorizar informações por meio de tamanhos de fonte, negrito, itálico, títulos, cores, caixas, listas com marcadores, etc.
Em termos de ergonomia, existem diferentes regras de ouro relacionadas ao design do site. Este último deve, por exemplo, ser design responsivo . Ou seja, deve ser acessível em todas as mídias (smartphones, tablets, computadores), sem que isso afete o design. Também é importante privilegiar um visual simples e coerente , ao invés de muito ocupado e complexo e que não permitiria encontrar a informação rapidamente. Tudo isso, obviamente respeitando as convenções da web , como posicionar o menu no topo da página, ou exibir o logotipo da sua empresa também no topo e torná-lo clicável.
Ele transmite sua mensagem
O papel do seu web design é apoiar e destacar seu conteúdo para fazer com que os usuários da Internet queiram lê-lo . Deve, portanto, atrair a atenção do usuário da Internet. Ao destacar informações importantes, isso despertará a curiosidade do seu visitante, que ficará mais inclinado a ler o restante do seu texto . Ou seja, possibilita tornar a informação mais impactante e, portanto, entregar sua mensagem com mais facilidade ao público.
Por que contratar uma agência de web design?
Existem plataformas que permitem criar o seu próprio site, a preços ditos razoáveis (ou até gratuitamente). Mas, na realidade, essas ferramentas são muito limitadas em sua oferta de design e personalização .
- Eles oferecem muitos modelos diferentes, ou seja, modelos prontos que você só precisa preencher com suas informações. O problema é que a escolha é limitada . Isso significa que muitas outras empresas (ou mesmo indivíduos) podem decidir escolher exatamente o mesmo modelo que você . Em termos de originalidade, portanto, não é o ideal, especialmente se você deseja se destacar dos seus concorrentes.
- Além disso, a maioria dessas plataformas não oferece uma enorme biblioteca de recursos e ferramentas, limitando suas possibilidades de personalização . Por exemplo, muitos deles não incluem design responsivo em seu plano gratuito. No entanto, vimos a importância da boa ergonomia para um site eficaz .
Dito de outra forma, essas plataformas permitirão que você crie um web design bonito, mas longe de ser único e, acima de tudo, ineficiente em termos de experiência do usuário, ergonomia e impacto da mensagem.
Os benefícios de uma agência de web design
A criação de um design feito sob medida e eficaz não pode ser improvisada . O papel de uma agência de webdesign é aconselhá-lo sobre as melhores escolhas possíveis para que seu site possa combinar estética e desempenho.
- Uma agência de webdesign é composta por especialistas nas áreas de web e design gráfico . Você se beneficia do conhecimento deles neste campo para criar um design de site bonito, ergonômico, amigável e impactante.
- Você se beneficia da criatividade de seus web designers que criarão um design exclusivo para você, representativo de sua empresa e seus valores.
- Os membros de uma agência de webdesign mantêm-se informados das novidades e das principais tendências para lhe oferecer criações sempre atualizadas.
A importância da página inicial
A página inicial deve resumir seu site, fazer com que os internautas queiram continuar navegando e deve se adaptar ao seu negócio. É, portanto, o primeiro contato que você tem com os internautas. É por isso que a primeira impressão que você causa é decisiva na escolha do internauta em continuar navegando ou não no seu site.
Elementos obrigatórios de uma página inicial
Antes de projetar sua página inicial, é importante que você tenha uma ideia clara do que deseja. Para isso, pense primeiro na arquitetura do seu site, conhecida como estrutura em árvore , sua carta gráfica, sua linha editorial e as necessidades de seus clientes.
Em vermelho está o logotipo . Não deve ser nem muito pequeno nem muito grande. É usado para dar o nome da sua empresa e permitir que o internauta a identifique e reconheça.
Em verde, é o menu de navegação . Ele permite que o usuário da Internet descubra rapidamente os serviços e produtos que você oferece.
Em laranja, esta é uma ilustração visual . Pode ser uma foto, um vídeo, etc. Deve ser de boa qualidade porque o impacto de um visual tem um efeito decisivo e imediato no internauta.
Em 3 segundos, o visitante deve entender o que o site pode trazer para ele. O texto emoldurado em amarelo permitirá que o internauta entenda diretamente sua proposta de valor. Esta frase deve, portanto, ser clara, precisa e simples. Não hesite em inserir suas palavras-chave para referência natural .
Calls -to -action , em roxo, direcionam o usuário para páginas da web em seu site ou para um formulário de contato. Eles participam da conversão de seus visitantes em clientes potenciais .
Em seguida, aparece o conteúdo ou o editorial , em preto. Ele permite que você integre suas palavras-chave, discuta sobre quem você é, seu setor etc. Lembre-se de ventilar o texto, isso facilita a leitura, mas também de escrever frases curtas e simples e de escrever textos orientados para SEO .
Também podemos integrar o que chamamos de barra superior e que está localizada na parte superior da sua página inicial. Pode incluir links para suas contas sociais ou seu blog . A importância das redes sociais para uma empresa está bem estabelecida. Quer seja para mostrar a atividade e o ambiente da empresa ou dar conselhos aos internautas, as redes sociais ou o blog são elementos que permitem à empresa comunicar com os seus clientes e estabelecer uma relação.
O que é uma boa página inicial?
Chegando na sua página inicial, os visitantes devem encontrar a informação muito rapidamente , caso contrário irão para a concorrência. Graças aos elementos essenciais acima, o internauta saberá quem você é, seu setor de atividade, sua oferta e seu valor agregado.
Vimos a importância do design, que influencia o comportamento dos seus visitantes. Uma página que está muito ocupada ou mal definida vai assustar mais de um visitante. Sua página de destino deve ter uma mensagem adequada ao público, com boa redação e escolha precisa de palavras. Dissemos que também deve ser um web design responsivo . Por fim, deve incluir um call-to-action para incentivar os visitantes a clicar nele e assim descobrir outras páginas do seu site, fazer uma reserva, comprar, etc.
10 dicas para uma landing page eficaz
1. Evite uma página inicial
Uma página “Splash” consiste apenas em uma imagem, uma animação, um vídeo ou até mesmo uma escolha de idioma ou país. Após esta página, há um link redirecionando o usuário para a página inicial real do site. Por um lado, a página “Splash” atrasa a navegação do internauta e, por outro, não é ideal para referências naturais .
2. Apresente-se
É essencial apresentar-se em sua página inicial. Seus visitantes devem saber quem você é, conhecer seu know-how ou a qualidade de seus produtos . Eles devem entender seu universo, seu conceito e o que você oferece.
3. Pense nos seus textos
O texto da página inicial é um elemento essencial. Lembre-se que o internauta tem pressa para encontrar a informação. Ele, portanto, não tem tempo para ler todos os seus textos ou pelo menos lê-os na diagonal. Vá para o essencial , você pode adicionar mais texto e detalhes nas páginas dedicadas.
4. Coloque fotos
Uma imagem vale mais que mil palavras, é bem conhecido. Eles chamam a atenção com mais facilidade, transmitem sua mensagem e refletem a atmosfera do seu negócio. Obviamente e nem é preciso dizer que a qualidade das fotos deve ser impecável. Suas imagens devem apoiar suas palavras e, portanto, devem estar relacionadas aos seus textos.
5. Pense nos seus apelos à ação
Como o nome sugere, os botões de call to action são importantes na sua página inicial. Eles incentivam os visitantes a realizar uma ação que você gostaria que eles fizessem, como “Visualizar nossos produtos”, “Reservar”, “Fale conosco” etc. Muito valiosos, eles são usados para redirecionar seus internautas para outras páginas do site ou para fazer uma compra ou preencher um formulário. Lembre-se de colocar seus apelos à ação estrategicamente para que eles possam ser vistos. Escreva uma frase curta, de preferência com menos de 4 palavras, clara e direta.
6. Gerar juros
Assim que ele chega ao site, o internauta deve ser preso. Seja postando uma imagem bonita, um vídeo ou um call-to-action, você precisa atrair a atenção e a curiosidade deles . Assim, você dará ao seu visitante o desejo de permanecer em seu site, mas também de descobrir mais , seja lendo o restante da página inicial ou navegando de uma página para outra.
7. Destaque seus principais produtos
Para sites de comércio eletrônico, é importante mostrar seus produtos em sua página inicial. O objetivo é apresentar os produtos mais estratégicos da sua loja online com o objetivo de atrair os visitantes a clicar e entrar no site. Várias categorias podem ser criadas como promoções, best-sellers, coleções, etc.
8. Fale sobre suas novidades
É importante mostrar aos visitantes que seu site está atualizado . Portanto, insira uma zona dedicada às suas notícias. Você não apenas provará que seu site está ativo, mas também influenciará sua referência natural . As notícias podem estar relacionadas aos seus novos produtos, seus artigos mais recentes no blog, mas também às suas publicações nas redes sociais.
9. Tranquilize seus usuários da Internet
Os usuários da Internet não necessariamente o conhecem quando o encontram na Internet. Ao se apresentar, você os tranquiliza parcialmente. Lembre-se de que os usuários da Internet confiam mais em seus colegas do que em você. Portanto, adicione uma área para inserir as opiniões de seus clientes , isso tranquilizará ainda mais seus internautas, mas também os convencerá a ligar para você ou comprar seus produtos. Além disso, sempre com o objetivo de tranquilizar e convencer, você pode agregar os pontos fortes e as vantagens da sua empresa .
10. Preste atenção ao seu layout
Como dito acima, o layout desempenha um papel essencial no comportamento do seu visitante. Portanto, não encha sua página inicial com babados que irão distraí-lo e forçá-lo a buscar informações. A página inicial deve ser uma prévia do site e fazer com que os visitantes queiram navegar em suas diferentes páginas . As frases de chamariz redirecionarão seus visitantes para outras páginas específicas do seu site, onde poderão encontrar mais informações sobre seus produtos e serviços. Então ventile seu texto, destaque-o, vá ao essencial e configure sua página para que seja intuitiva. No layout, pense também na harmonia das cores. Estes devem ser consistentes com sua carta gráfica. Devem, por isso, ser pensados e considerados para corresponderem ao universo da sua empresa.
Em conclusão
Ter um site que dê boas informações sobre sua área de atuação é bom. Mas se a sua aparência e a disposição dos elementos que o compõem não fazem com que os internautas queiram permanecer no seu site, ele é, por assim dizer, inútil. O campo do web design é de grande importância porque determina como criar sites bonitos e ergonômicos, o que fará com que eles desejem ser navegados por seus visitantes . E as tendências nesta área estão em constante mudança!
Com isso em mente, é necessário prestar atenção especial ao desenvolvimento de sua homepage . Esta é a sua vitrine, a porta de entrada pela qual os usuários entram em seu site e, portanto, a primeira coisa que eles descobrem sobre sua empresa. Portanto, não negligencie nenhuma parte disso!