Qual é o comprimento ideal de uma postagem no blog? Muito já foi dito sobre este tema… Infelizmente, a resposta a esta pergunta não é tão fácil quanto parece porque sim, quando se trata de posts de blog , o tamanho realmente importa. Se bastasse dar um número mágico correspondente ao número de palavras a inserir em toda a sua escrita, o mundo  do marketing de conteúdo  seria muito mais simples.

Para que seja otimizado para SEO, uma postagem de blog certamente deve ter tamanho suficiente, mas também deve ser projetada de acordo com uma estratégia de palavras-chave que o ajudará a se destacar de seus concorrentes nos resultados de pesquisa.

Fique tranquilo, porém, pois neste artigo, daremos algumas chaves para ajudá-lo a  escrever seus artigos e avaliar a extensão de seus textos digitais . Também explicaremos a utilidade de integrar palavras-chave de cauda longa em seu conteúdo para otimizá-lo para SEO.

Para aumentar a sua visibilidade, é a quantidade ou a qualidade que conta?

No  referenciamento natural , para que seu artigo  tenha uma boa classificação nos resultados de busca , o importante é acima de tudo a qualidade do conteúdo. Em termos de SEO, o comprimento de um artigo suporta o conteúdo editorial e não é um critério de SEO em si. No entanto, de acordo com diversos estudos, existe  uma ligação entre a qualidade de um artigo e sua extensão . Aqui, por exemplo, estão os resultados do  estudo Backlinklo , publicado em 2020 e realizado em 11,8 milhões de resultados de pesquisa no Google:

Este gráfico mostra-nos que as páginas que chegam ao top 10 dos resultados de pesquisa do Google contêm uma média de 1447 palavras .

Podemos facilmente fundamentar os resultados deste gráfico, pois o conteúdo de alta qualidade  geralmente será apoiado por exemplos, estudos, ilustrações, referências etc. Estes são, por outro lado, artigos que exigirão  muito tempo, esforço e recursos do editor web .

Com base em vários estudos, a CoSchedule produziu  um infográfico  que destaca várias tendências, incluindo as seguintes:

  • 69% dos  blogueiros profissionais  escrevem conteúdo longo (artigos com mais de 1000 palavras)
  • O  número de palavras por artigo  aumentou ao longo do tempo
  • Os artigos que funcionam melhor para HubSpot e CoSchedule têm cerca de  2500 palavras

Perante os resultados destes diferentes estudos e para manter a atenção do leitor, é fundamental encontrar um meio termo. O objetivo, de fato, é  gerar um bom retorno do investimento, atraindo mais tráfego  por meio de conteúdo relevante e otimizando o tempo investido na redação de artigos.

Publicando um bom artigo: 4 perguntas para se fazer para determinar o número de palavras a escrever

1. Sobre o que é meu artigo?

você tem uma ideia para o artigo? Então, um dos primeiros critérios é considerar  o nível de detalhamento que seu assunto exige . Todos os elementos úteis e relevantes devem ser encontrados no conteúdo do artigo. Por outro lado, será contraproducente alongar suas palavras com o único propósito de alcançar mais palavras.

Tenha sempre em mente que  o texto deve permanecer natural . Se você tentar girar em torno de um tópico, seu público o sentirá e você corre o risco de perder a credibilidade.

2. Quem é a pessoa típica que vai ler meu artigo?

O segundo ponto a ser considerado é  o público ao qual você está direcionando sua mensagem: a persona , como chamamos no  web marketing . Você precisa conhecer seu público para poder segmentá-lo: idade, sexo, hábitos de consumo, profissão, hobbies, etc. Você poderá então determinar o tipo de  conteúdo da web  que seu leitor gostaria de encontrar em seu site.

person holding pencil near laptop computer

Não corra o risco de afogar uma perspectiva totalmente nova em artigos longos e excessivamente detalhados. Se o seu artigo é destinado a pessoas que são novas no campo com o qual você está lidando, prefira  artigos curtos, mas claros e precisos,  que farão você querer segui-lo ainda mais em suas páginas da web  e ter mais informações. Por outro lado, um lead já convencido buscará conteúdos de alto valor agregado, a fim de aprofundar seu conhecimento.

Conteúdo valioso permitirá que você confirme sua posição como especialista como parte de uma estratégia de marketing de entrada.

Dica de marketing de conteúdo  : use  o Google Analytics  para determinar os artigos mais visitados, bem como informações demográficas e, portanto, o perfil dos leitores.

3. Qual é o objetivo final do meu artigo?

Terceiro, o texto do artigo dependerá da sua  estratégia de conteúdo . Quer  melhorar sua taxa de conversão  para aumentar suas vendas? Você está produzindo conteúdo para aumentar o reconhecimento da marca  ? De fato, determinar o objetivo irá orientá-lo na redação do seu conteúdo, a fim de orientar melhor o comportamento do internauta para o restante de suas ações ao longo de sua jornada em seu site. Isso faz parte da  experiência do usuário (UX) .

Novamente, não há necessidade de correr o risco de perder uma nova perspectiva em textos muito longos e detalhados. Por outro lado, para  se posicionar como um especialista  em sua área, será necessário  produzir  um conteúdo valioso, preciso e completo. Lembre-se também que  o layout e a forma do seu artigo  são importantes, então você precisa ilustrá-lo com figuras, exemplos, gráficos, etc. Como vimos acima, o comprimento do seu artigo será afetado automaticamente.

4. O que meus concorrentes estão fazendo?

Por fim, reserve um tempo para verificar os artigos já escritos sobre o mesmo assunto e as palavras-chave relevantes nas quais eles classificam. Você precisa  avaliar a concorrência na primeira página dos resultados de pesquisa do Google  para ser eficaz: analise os títulos dos artigos, o número de parágrafos, o layout, a segmentação…

Se seus concorrentes tendem a escrever posts de blog de alto valor com cerca de 1500 palavras, será difícil classificar para a mesma palavra-chave principal se você escrever apenas 600 palavras.

Artigos de blog a serviço do seu SEO: escreva de acordo com palavras-chave de cauda longa

Se você  tem um site , com certeza sabe o quanto é difícil ser bem referenciado entre os sites existentes. Um dos benefícios de escrever artigos de blog regularmente é adicionar conteúdo de qualidade ao seu site que o ajudará a se classificar melhor nos mecanismos de pesquisa.

Para fazer isso, é importante escrever os artigos do seu blog seguindo uma estratégia de referência natural (SEO). E o que constitui o princípio da referenciação natural são as palavras-chave! Mas como se posicionar bem em uma palavra-chave genérica e enfrentar grandes concorrentes? Palavras- chave de cauda longa  podem ser a solução para o seu problema.

Qual é a cauda longa em SEO?

A palavra-chave cauda longa ou cauda longa, em inglês, é um conceito usado no contexto de referência natural. Designa o conjunto de palavras-chave composto por três palavras (ou mais) . As palavras-chave de cauda longa geralmente têm  um volume  de pesquisa menor do que as palavras-chave gerais, mas também são  menos competitivas . Na verdade, eles são específicos e, portanto, procurados de forma idêntica poucas vezes pelos internautas. No entanto, se cada uma dessas consultas gerar pouco tráfego, combinando os volumes de pesquisa dessas diferentes palavras-chave de cauda longa, você obtém uma parcela significativa de visitantes do seu site.

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A diferença entre palavra-chave genérica e palavra-chave de cauda longa

Quando falamos de palavras-chave, podemos distinguir duas categorias: palavras-chave genéricas e palavras-chave de cauda longa. Por exemplo, uma palavra-chave genérica poderia ser “comunicação”, enquanto uma palavra-chave de cauda longa seria “agência de comunicação namur”.

  • Palavras- chave genéricas  têm os  maiores volumes de pesquisa  e, portanto, são  muito competitivas . Eles também são  mal qualificados . De fato, essas palavras-chave visam um problema muito amplo e seu site pode não atender à solicitação do usuário da Internet.
  • As palavras- chave de cauda longa  têm um  volume de pesquisa muito menor , são  menos competitivas, mas  muito mais qualificadas . Eles geralmente consistem em pelo menos três ou quatro palavras ou até mais e são específicos para informações. Os internautas usam essas palavras-chave quando têm uma ideia precisa do que estão procurando na internet.

Benefícios de usar palavras-chave de cauda longa

Os usuários da Internet usam palavras-chave de cauda longa porque desejam encontrar uma resposta específica para uma necessidade específica. Para fazer isso, eles digitam seu pedido com mais e mais palavras ou até mesmo fazendo uma pergunta.

  • Indexe melhor seu conteúdo  : quando você deseja criar conteúdo, é  importante indexá-lo bem,  pois os mecanismos de busca analisam o posicionamento das palavras-chave. Os lugares estratégicos onde inseri-los são o título, a meta tag de descrição, o conteúdo, a imagem, etc. Para referenciar adequadamente seu conteúdo, você deve usar técnicas de SEO, mas elas são complexas e é melhor  recorrer a especialistas .
  • Atender às demandas de busca por voz  :  O uso de assistentes de voz  em smartphones  é cada vez mais comum . Na maioria das vezes, usamos quando nossas mãos estão cheias e queremos fazer uma pergunta ou pesquisar um produto (por exemplo, quando estamos na cozinha, para obter uma receita)… Nosso objetivo é receber a melhor resposta possível à nossa pergunta, desde a primeira tentativa. 
  • Melhore sua taxa de conversão  :  as palavras-chave de cauda longa geralmente atraem tráfego mais qualificado  para seu site e, assim, melhoram sua taxa de conversão (porcentagem de visitantes que realizaram uma ação em seu site). Nós explicamos. Os usuários da Internet que pesquisam por meio de uma consulta de cauda longa geralmente são específicos em sua solicitação. Eles sabem o que estão procurando e, portanto, são mais propensos a se interessar por seus produtos e serviços. Ao se posicionar nessas mesmas palavras-chave de cauda longa, você atrairá esses usuários da Internet que acharão mais  fácil converter.

Palavras-chave de cauda longa e SEO

Palavras-chave de cauda longa melhoram seu SEO . Se você se posicionar em uma palavra-chave muito genérica, corre o risco de ser confrontado com concorrentes muito grandes, com os quais você não pode competir (como a Amazon para lojas online). Ao se concentrar em palavras-chave de cauda longa, você provavelmente atrairá menos tráfego porque estará respondendo a uma solicitação mais específica, mas  seus visitantes serão mais qualificados .

Como encontrar palavras-chave de cauda longa?

  • Leve em consideração as sugestões do Google  : quando você pesquisa no Google, o mecanismo de pesquisa  oferece sistematicamente uma sequência de palavras  que podem corresponder à sua pesquisa. Essas sugestões permitem que você encontre palavras-chave de cauda longa relacionadas à sua palavra-chave genérica
  • Use as pesquisas associadas do Google  : uma vez que sua solicitação tenha sido digitada no Google, o mecanismo de pesquisa oferece, na parte inferior da página, pesquisas associadas. São  pesquisas semelhantes à que você está fazendo,  mas que foram realizadas por outros usuários da Internet. A lista de sugestões é uma importante fonte de informações para ajudá-lo a encontrar palavras-chave para classificar.
  • Melhore seu SEO local  : se você possui uma loja física, otimize seu SEO local. O Google pode levar em consideração a localização dos usuários da Internet ao realizar uma pesquisa. Adicionar o nome da cidade em que você está localizado após as palavras-chave  permite que você se posicione melhor nos resultados da pesquisa.
  • Use ferramentas para encontrar palavras-chave  : Existem  muitas ferramentas gratuitas para ajudá-lo a encontrar palavras-chave de cauda longa . Por exemplo,  AnswerThePublic  é uma ferramenta que permite obter palavras-chave de cauda longa na forma de perguntas. Há também  o Ubersuggest,  que fornece palavras-chave de cauda longa a partir de sua palavra-chave genérica. Outra ferramenta também pode ser o  SEMRush  , que permite analisar as palavras-chave de seus concorrentes e muito mais etc.
  • Faça pesquisas  : consultando os  fóruns , você verá as perguntas que os internautas fazem a si mesmos e as palavras que usam. Para quem tem um site de comércio eletrônico,  as sugestões da Amazon  serão úteis e você verá as diferentes sugestões de palavras-chave relacionadas ao seu produto.

Resumindo

É impossível isolar um único número como o número perfeito de palavras para escrever em um artigo, independentemente do contexto.

A determinação do tamanho ideal que seu artigo deve atingir decorre de uma profunda reflexão e análise de vários critérios:  o assunto do seu artigo, seus objetivos, seu público e seus concorrentes . Você definitivamente precisará testar vários formatos para poder analisar seu desempenho, a fim de determinar quais funcionam melhor e são adequados para você.

Escrever posts de blog é uma ótima maneira de direcionar o tráfego para seu site. No entanto, as consultas dos internautas nos motores de busca estão se tornando cada vez mais precisas. Para responder a esse novo tipo de busca, as palavras- chave de cauda longa permitem que você melhore seu SEO, posicionando-se em palavras-chave específicas e, portanto, pouco utilizadas. Eles direcionam tráfego qualificado para seu site e melhoram sua taxa de conversão . 

No entanto, tenha em mente que o mais importante é  oferecer conteúdo de qualidade.  É a qualidade do conteúdo que é levada em conta pelos motores de busca e que importa no SEO, não a quantidade. Agora que você sabe como determinar o número ideal de palavras para introduzir em seus artigos e como escrevê-las com SEO em mente, tudo o que você precisa fazer é compartilhar seus artigos e tornar seu trabalho conhecido! Não hesite em dar uma olhada nas outras  dicas da nossa agência digital  para se tornar um editor web eficaz.

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