4 Passos para atrair clientes com marketing de conteúdo

Embora o marketing tradicional exija muitos recursos para levar sua mensagem ao maior número possível de pessoas, o marketing de conteúdo – também chamado de inbound marketing – visa atrair apenas as pessoas certas para você, aquelas que provavelmente estarão interessadas no que você precisa. oferecê-los. Como ? Oferecendo-lhes o conteúdo certo no momento certo, tendo em conta o seu processo de pensamento, desde o momento em que percebem que têm uma necessidade até ao momento da escolha final da solução.

Antes de discutir os diferentes tipos de conteúdo que poderão cumprir essa missão, vamos analisar por um momento a psicologia comportamental. Quando enfrentamos um problema ou uma frustração, todos passamos pelas mesmas etapas para encontrar uma solução.

O conselho a seguir é retirado do livro “Seja (re)conhecido em 30 dias ”, no qual Lionel escreveu uma passagem.

As 4 fases da tomada de decisão

  • Conscientização: Percebemos que “algo está errado”. Podemos não ter colocado o dedo exatamente ainda, mas sentimos um desconforto do qual queremos nos livrar.
  • Pesquisa: É quando começaremos a pesquisar para ver se outras pessoas estão tendo o mesmo problema e se existem soluções.
  • Comparação: É provável que haja mais de uma solução para esse problema. Qual é o mais adequado?
  • Decisão: Este é um momento delicado. Achamos que o encontramos, mas ainda temos medo de estar errados. E se for o caso, corremos o risco de perder dinheiro, tempo ou até mais… É um ato de fé.
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Um prospect que entra em contato com você pela primeira vez pode estar em qualquer um desses estágios. Daí a importância de lhe fornecer a mensagem mais adequada à sua situação. Mas como você sabe onde ele está, se você ainda não falou com ele?

Bem, a solução é oferecer conteúdo adaptado a cada uma dessas situações, que ele encontrará por conta própria, porque você o projetou colocando-se no lugar dele. Você terá escolhido as palavras certas, o formato certo e o canal certo.

Os 4 passos da sua estratégia de conteúdo

Da mesma forma que um prospect passa por etapas em sua tomada de decisão, sua estratégia de conteúdo o guiará passo a passo.

Atrair visitantes

Normalmente, nesta fase, seu cliente ainda não está ativamente engajado em encontrar uma solução. Ele rola descuidadamente e, de repente, se depara com um assunto que fala com ele. Ele não estava pensando sobre isso especificamente, mas você identificou exatamente como ele estava se sentindo e conseguiu despertar sua curiosidade. Seu objetivo então é levá-lo ao próximo passo: buscar saber mais.

Quais temas discutir?
Os tópicos mais interessantes nesta fase são aqueles que vão apontar os “sintomas”, sentimentos, frustrações e evocar soluções. Ou aqueles que vão se concentrar na situação ideal, aquela a que aspiram.

Qual formato preferir?
Contanto que eles ainda não estejam pesquisando ativamente, sua melhor chance é que eles encontrem seu conteúdo nas mídias sociais.

Envolver

É isso, ele está fazendo uma pesquisa mais aprofundada. Este é o momento de oferecer a ele um conteúdo mais detalhado, que o ajudará a avançar em seu pensamento. Seu objetivo é obter um primeiro contato, para tornar seu visitante de um dia um prospecto para abraçar.

Quais temas discutir?
Este é o momento de discutir as diferentes soluções disponíveis para ele. Não tenha medo de abordar soluções concorrentes direta ou indiretamente. Mas não o deixe ir sem lhe dar a chance de provar o seu, oferecendo-lhe um download gratuito ou um encontro em troca de seu endereço de e-mail.

Qual formato preferir?
Assim que queremos oferecer valor, começamos automaticamente em um formato mais longo, como um artigo (mesmo que você não tenha um blog, existem maneiras de publicar artigos no Facebook, LinkedIn ou ainda no Medium), um tutorial, um infográfico, uma lista de recursos… É aqui que a sua referência natural será um verdadeiro trunfo.

Converter

Ele aceitou sua oferta gratuita? Isso mostra que ele está realmente interessado. Isso é o que é conhecido no jargão como um “prospecto quente”. Ele confiou em você o suficiente para lhe dar o endereço de e-mail dele. Nos dias de hoje, isso significa muito. Então é hora de mostrar a ele que ele estava certo e remover quaisquer obstáculos para levá-lo suavemente à decisão de compra.

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Quais temas discutir?
Continue a agregar valor a ele, oferecendo-lhe conselhos que o ajudarão a seguir em frente e que estabelecerão sua experiência. Estudos de caso e depoimentos confirmarão sua credibilidade, enquanto suas respostas às perguntas mais frequentes o tranquilizarão. Ele vai conhecê-lo melhor e confiar em você.

Qual formato preferir?
Já que você tem acesso à caixa de correio dele, aproveite sem abusar dela. O ideal é criar uma série de e-mails de boas-vindas que aprofundem esse relacionamento nascente, trazendo cada vez mais valor até que você faça sua oferta.

Lealdade

Bingo! Você fez a parte mais difícil: converter um simples visitante em prospect e depois em cliente. Você conseguiu criar uma relação de confiança, agora você tem que mantê-la e fazê-la crescer. Você certamente ainda tem muito a trazer para ele. Seu objetivo é torná-los um cliente recorrente, ou até mesmo um embaixador que lhe trará novos clientes.

Quais temas discutir?

E se você perguntasse a ele? Agora você tem um relacionamento pessoal, mostre a ele que você ainda se importa com ele. Persevere em fornecer valor e orientação. Faça perguntas sobre sua experiência e se interesse por ele. Não hesite em sublinhar a importância que esta relação tem para si, oferecendo-lhe acesso a exclusividades ou ofertas especiais.

Qual formato preferir?
Agora você está conectado de diferentes maneiras: você troca regularmente nas redes sociais, ele lê seus e-mails, aproveita todos os meios à sua disposição para se manter em contato.

Os 4 elementos essenciais de uma estratégia de conteúdo eficaz

Como você já deve ter entendido, o marketing de conteúdo não pode ser improvisado.
Você precisa :

  • Entenda seu cliente, usando o que se chama de “persona”, uma espécie de personagem fictício que encarna seu cliente ideal e permite que você se coloque no lugar dele.
  • Uma linha editorial , que resultará da junção entre as necessidades do seu cliente e a sua expertise, ao mesmo tempo que expressa o que o torna único.
  • Objetivos claros , caso contrário você não saberá qual direção tomar.
  • Um plano de ação , para que você não se perca pelo caminho.

Se você deseja montar uma estratégia de inbound marketing por conta própria, ou adquirir o básico para poder delegá-la de forma mais eficaz, existe um programa de suporte de 30 dias, intitulado COM’ QUANTUM , projetado especialmente para empreendedores e a partir do qual você emergirá com esses 4 elementos essenciais.

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