Vale a pena contratar uma agência de SEO? Como contratar?

Muitas empresas têm medo de passar por uma agência de referência natural para a criação do seu site e a gestão da sua comunicação digital. As razões são várias: porque os chefes preferem tratar sozinhos ou delegar a responsabilidade internamente; porque é muito caro, etc. No entanto,  colaborar com profissionais de marketing digital tem muitas vantagens .

O que é uma agência web de SEO?

O princípio de uma agência de webmarketing

Antes de mais nada, vamos lembrar o que é uma agência web. É uma empresa especializada na  criação de websites e no desenvolvimento de estratégias de comunicação digital . Há vários anos, as empresas entendem a importância de incluir o digital em sua estratégia de marketing . Os benefícios de uma  presença digital otimizada  são múltiplos: melhoria da notoriedade, promoção de produtos e serviços, diálogo construtivo com o cliente, acompanhamento da audiência em tempo real, etc.

O problema é que ser ativo não é suficiente. Ainda precisa ser feito corretamente. E foi aí que os romanos entraram em confronto. A concorrência digital é acirrada: como abundam as produções na Net, é fundamental desenvolver um site com uma  estratégia de comunicação  coerente e adaptada . Isso permite que você obtenha uma boa visibilidade para atingir seus objetivos. É aí que entra a agência especializada em marketing digital . E para SEO, então?

O princípio do SEO

O conceito de referenciamento natural SEO  (Search Engine Optimization) refere-se a  um conjunto de técnicas cujo objetivo é melhorar o seu posicionamento nos resultados dos buscadores .

Essas técnicas são inúmeras, mas as mais conhecidas são:

  • Copywriting orientado para  SEO
  • a estruturação da navegação do seu site
  • escrever meta tags (meta-título e meta-descrição)
  • a estruturação do seu texto graças às tags html para título (H1, H2…), ênfase (negrito, itálico…) e lista (pontos de bala, numerados…)
  • presença nas redes sociais
  • autoridade de nome de domínio
  • criando um blog

Se você já tem um site, sabe a importância de aparecer nos primeiros resultados do Google  : eles permitem  gerar muito mais tráfego . De acordo com um estudo da Chitika, o primeiro lugar sozinho recebe quase 33% dos cliques, 32,5% para ser mais preciso. Um bom posicionamento de SEO é, portanto, essencial , daí a importância de recorrer a uma agência especializada nesta área.

As vantagens de uma agência de SEO

Convocar profissionais do setor tem muitas vantagens.

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1. Examinar sua situação e colocar seu negócio em perspectiva

Trabalhar com uma agência é, acima de tudo, uma oportunidade de ter uma visão externa da sua empresa . Seu primeiro instinto é produzir uma  análise profunda e objetiva  da sua empresa, para então poder  criar um site eficaz . Assim, beneficia de duas vantagens:

  • Você se beneficiará de uma  nova perspectiva sobre sua empresa e o setor em que ela atua . A comunicação não é apenas palavras colocadas uma após a outra. O objetivo é despertar interesse e reações. Para realmente dar vida a isso, a agência de marketing digital precisa aprender o máximo possível sobre você. Então ela terá que fazer perguntas. Esta é uma oportunidade para você ver o que é difícil de entender para alguém de fora e trabalhar nisso depois, para torná-lo mais acessível.
  • Você também se beneficiará de um  olhar crítico sobre sua situação de comunicação atual . Logicamente, para determinar áreas de melhoria, a agência também deve saber quais ferramentas você já possui e como as utiliza. Além do projeto para o qual você está entrando em contato com ela, esta será uma oportunidade para você receber conselhos de comunicação adicionais .

2. Estratégia de referência natural

Outro grande benefício de passar por uma agência de SEO é que você terá um plano claro para superar seus concorrentes nos resultados de busca . Como ?

Primeiro, você se beneficiará de:

  • experiência de uma equipa especializada nesta área, que acompanha a evolução das práticas de optimização para motores de busca
  • ferramentas de SEO poderosas e muito úteis ( por exemplo, MOZ e SEMrush)

Em segundo lugar, essa agência ajuda você a configurar  um plano de ação de SEO sob medida , realmente adaptado à sua atividade. Para isso, realiza o que chamamos de  análise competitiva . Como veremos no próximo ponto, seu objetivo é determinar, com base em seus serviços e nas práticas de seus concorrentes:

  • qual  estrutura de árvore é a mais relevante para seu site
  • quais  palavras- chave devem ser obrigatoriamente encontradas em seu site

Em terceiro lugar, esses profissionais também realizam para você  um acompanhamento do referenciamento do seu site . Manter seu lugar na primeira página dos resultados do Google é um esforço diário. Por isso é importante acompanhar a evolução do seu posicionamento e rever o seu plano de acordo com o desempenho do seu site. Para fazer isso, o especialista em SEO:

  • estabelece KPIs (Key Performance Indicator) para SEO , ou seja, indicadores que medem o sucesso de suas ações de SEO (por exemplo, o número de visitas orgânicas)
  • em seguida, ajusta sua estratégia de SEO , com base nos resultados obtidos para esses KPIs.

3. Realização de uma auditoria competitiva e técnica do seu site

Uma agência de referência natural também é  muito útil se sua empresa já tiver um site . Na verdade, nem todas as empresas de criação de sites são especialistas em SEO. Como vimos, trata  -se de práticas muito específicas que requerem uma verdadeira expertise . Devemos levar em conta as mudanças que estão ocorrendo constantemente no campo. Mas como você sabe se o seu plano de ação de SEO  está certo? Como você sabe quais são seus pontos fortes e áreas de melhoria?

A resposta é simples: você precisa  realizar uma auditoria de SEO do seu site . Mais uma vez,  os consultores de SEO  têm o conhecimento e as ferramentas para ajudá-lo a fazer isso. Além disso, eles acompanham os  desenvolvimentos no mundo do SEO  e suas novas práticas. E para um estudo completo do local , este diagnóstico terá que ser realizado em duas fases principais. A primeira diz respeito ao inventário do seu  ambiente competitivo  , bem como  à análise técnica do seu site . A segunda, por outro lado, diz respeito ao  exame das oportunidades  à sua disposição.

Objetivo: fazer melhor que seus concorrentes

Antes de mais nada, saiba que a  otimização de SEO  é sempre baseada na comparação do seu site com os de seus concorrentes. Faz sentido, a referência natural é e continuará sendo uma técnica muito competitiva . Para estar bem posicionado no Google, você deve ser melhor que outros players do seu setor. Daí o interesse de uma  análise competitiva  (lembre-se que isso também acontece quando se cria um site novinho em folha ) . Trata-se de identificar as  melhores práticas dos seus concorrentes em termos de web marketing  (blog, newsletter, estratégia de call to action, downloads online, formulários de contacto, etc.). Mas é também e sobretudo, analisar vários critérios importantes para o referenciamento natural  : a autoridade e o fluxo de confiança do site (porcentagem de força e confiança de um site com o Google), as palavras-chave em que está posicionado, seus metadados, seus backlinks (links externos de outro site e apontando para o deles)…

Revisão técnica do seu site

Para o seu site, você deve  analisar os mesmos critérios de SEO  dos seus concorrentes. Mas a vantagem é que uma agência de SEO pode levar a inspeção muito mais longe. Graças às ferramentas de SEO (por exemplo, Semrush, Moz, Screaming Frog…) e ferramentas de análise que  permitem monitorar o desempenho do seu site (por exemplo, Google Analytics), obtemos uma riqueza de informações muito valiosas. 

É, de fato, possível determinar com quais  palavras- chave  seu tráfego orgânico o encontra , quais são as páginas mais lidas, quanto tempo seus visitantes gastam em média, qual é sua  taxa de rejeição  (porcentagem de internautas que não foram além da página com que eles desembarcaram no seu site)… A auditoria SEO também consiste em analisar os   links internos (estratégia de links internos, levando de uma página do seu site para outra), redirecionamentos, seu  plano editorial  e os  campos semânticos  do seu conteúdo,  a experiência do usuário com a velocidade de carregamento, a ergonomia ou o design responsivo do seu site… Resumindo, tantos pequenos critérios que impactam seu SEO.

Distinguir oportunidades de SEO para posicionar sempre melhor o seu site

Além de todo o aspecto técnico e competitivo, uma auditoria de SEO também é uma oportunidade para examinar as oportunidades de SEO disponíveis para você . Trata-se de listar  as palavras-chave de cauda longa  (ou seja, compostas por vários termos) interessantes para o seu negócio. Então, você tem que determinar quais podem  trazer mais clientes em potencial  e em quais você ainda não está se posicionando. Esses dados permitirão otimizar sua estrutura em árvore ( estrutura do seu site ). Como ? Por exemplo, criar  novas páginas  para palavras-chave importantes ou escrever  postagens de blog para aqueles que são menos estratégicos.

As vantagens de uma agência de SEO para realizar sua auditoria

Obviamente, o objetivo das auditorias competitivas e técnicas é  encontrar maneiras de melhorar o SEO do seu site . Mas nem sempre é fácil conseguir compreender os diferentes dados resultantes da análise e fazer a ligação com  as ações a implementar  para a sua otimização. Não entre em pânico ! A agência de referência fornecerá um arquivo de recomendação personalizado . Você será capaz de implementar  ações concretas para resolver seus vários problemas técnicos (por exemplo, metatags ausentes, conteúdo duplicado ou tempo de carregamento muito longo). E acima de tudo, você se beneficia do conhecimento digital da agência na implementação dessas recomendações.

three men sitting while using laptops and watching man beside whiteboard

4. Estratégia de comunicação eficaz e sob medida

Outra vantagem da agência digital é que ela desenvolve  um plano de comunicação feito sob medida, coerente e eficaz para você . Assim você se beneficia:

  • expertise em diversos serviços : identidade visual, imagem de marca, redes sociais , referenciamento natural e pago, copywriting, etc. Assim, você obtém uma gama completa de habilidades, tudo em um só lugar;
  • criatividade dos especialistas: por serem especialistas em seu setor, é mais fácil para eles apresentarem ideias originais e, sobretudo, novas. Contar com uma agência digital significa garantir que  seu site e sua estratégia de comunicação sejam personalizados para atingir seus objetivos . Vamos pegar o exemplo de um site: a agência digital criará um site exclusivo para você , feito de acordo com suas expectativas e seus desejos. Quer queira o seu menu à direita, à esquerda, em cima, em baixo ou quer queira este ou aquele formulário, neste ou naquele lugar, tudo é possível .. Claro, isso não significa que você pode fazer tudo. Devemos manter uma certa ergonomia e projetar um site que seja atraente e fácil de ler. Mas é justamente o papel da agência digital ouvir você e depois aconselhá-lo;
  • as últimas tendências em comunicação digital : o mundo digital está em constante evolução. Todos os dias surgem novas tendências. Às vezes é complicado para as empresas e seus funcionários se manterem a par das novas práticas de comunicação digital. Eles já têm o suficiente para fazer com sua própria indústria. Mas, dado que é o seu trabalho, a agência digital deve obrigatoriamente  vigiar a Net e manter-se informada das últimas técnicas de comunicação da moda . Isso significa que sua forma de comunicação estará em sintonia com os tempos e, portanto, atingirá seu público- alvo com mais facilidade .

5. Economize tempo e recursos

Além disso, ao recorrer a uma agência de SEO , você economiza tempo e recursos.

  • Economize tempo : ela é  seu único ponto de contato . Além das muitas habilidades que já oferece, caso seja necessário convocar pessoas de fora, ela será responsável por fazer contato e acompanhar o andamento dos objetivos. Uma vez que o projeto foi lançado, você não precisa mais se preocupar com isso:  a agência coordena tudo e garante um acompanhamento regular  (respostas a quaisquer perguntas, conselhos, informações sobre o andamento da obra, etc.) . Assim, você economiza uma quantidade considerável de tempo, que pode dedicar ao seu negócio e ao seu desenvolvimento.
  • Ganho de recursos humanos : muitas empresas delegam a responsabilidade de sua comunicação a um de seus funcionários atuais. Como resultado, essa pessoa deve administrar dois chapéus, o de sua função inicial e o de gerente de comunicação, o que muitas vezes é complicado. Ao passar por uma agência digital , você permite que cada funcionário  se concentre exclusivamente no trabalho para o qual você o contratou .
  • Economizando recursos financeiros : você não precisa contratar e treinar uma nova pessoa para cuidar da sua comunicação . Você também não precisa comprar as licenças às vezes caras de ferramentas de comunicação, como a suíte Adobe, por exemplo.

A agência também otimizará seu orçamento  : na verdade, é a melhor colocada para saber o que você pode fazer com o orçamento que definiu.

6. Contra a infobesidade com produções ecológicas

Por fim, você se beneficiará das melhores práticas implementadas por agências especializadas em referenciamento natural . Dentre elas, destacamos a luta contra a infobesidade.

O que é infobesidade?

Se a infobesidade existe hoje, é em parte por causa da web. Desde a criação desta ferramenta, que agora é essencial para nós, a  informação tem circulado muito mais rápido, em todo o mundo . Também permanece acessível por mais tempo: é bem conhecido, nada se perde na web. As repercussões desse imediatismo são inúmeras. Cada vez mais a informação é de má qualidade , ou seja, mal escrita, pouco verificada (se é que o é) e até desinteressante… As consequências são tais que passamos a inventar novas palavras para designar este tipo de informação. É o caso, por exemplo, do termo “  fake news”  que designa informações falsas ou errôneas, e o de “  clickbait” (vulgarmente chamado de putaclics) que corresponde a títulos cativantes que levam a artigos irrelevantes.

Por que lutar contra essa sobrecarga de informações?

A infobesidade na Web, portanto, existe de fato. Este facto reflecte-se num conjunto de figuras particularmente eloquentes:

  • O Internet Live Stats estima que havia mais de 1,9 bilhão de sites em 2018.
  • De acordo com o WordPress, mais de 80 milhões de posts de blog são escritos todos os meses.
  • E cerca de 30% do conteúdo existente na web nunca foi lido, segundo a Forbes.

Diante dessa constatação, sua agência de SEO sempre o aconselhará a agir lutando contra essa superabundância de informações . Isso é importante por dois motivos principais: um mais ético e outro relacionado ao  desempenho de SEO do seu site  (e sim!).

man sitting near table using computer

Priorize conteúdo de qualidade

Ao invés de buscar quantidade, é aconselhável oferecer aos internautas  conteúdos com real valor agregado . Em outras palavras, não desperdice sua energia em produções irrelevantes e desinteressantes. A comunicação digital  deve focar mais nos usuários por meio de artigos que respondam de forma estruturada e ponderada às perguntas que eles fazem a si mesmos. Em outras palavras,  é melhor escrever um artigo longo e mais detalhado por semana, do que um artigo curto e desinteressante por dia.  Esta abordagem tem várias vantagens para as empresas.

A primeira diz respeito à sua  e-reputação e imagem de marca . Artigos mais longos e de melhor qualidade permitem que você  demonstre sua experiência no assunto . Eles vão interessar seus visitantes, mas também e acima de tudo, eles vão inspirá-los com confiança . Além disso, suas  estatísticas  só serão melhores: sua taxa de rejeição diminuirá, seus usuários passarão mais tempo em seu site, compartilharão seus artigos com mais facilidade, suas chances de atrair novos visitantes também aumentarão, etc.

Otimize sua referência natural no Google

Com textos qualitativos mais longos,  você também otimizará seu posicionamento nos buscadores . Por quê ? Simplesmente porque, nos últimos anos, o Google tem enfatizado a qualidade e não a quantidade. É por isso que ele criou seu  algoritmo Panda em 2011 , cujo objetivo é analisar diferentes critérios relacionados ao conteúdo: sua originalidade, a riqueza do campo lexical, o comprimento, a distribuição da palavra -key na página ,… Além disso, melhorar suas estatísticas da web também participará do seu SEO. É o caso, por exemplo, de uma melhor taxa de rejeição ou do tempo que um usuário passa na sua página. De um modo geral, ao reduzir a quantidade de conteúdo,  novas oportunidades também surgirão  para muitas palavras-chave, atualmente inacessíveis.

Como criar conteúdo ecológico?

Muitos de nós pensam que a Web é uma solução ecológica. Na realidade, como  bem coloca Guillaume Pitron , “é preciso muito material para criar o imaterial”. A Internet consome muita eletricidade e libera muitos gases de efeito estufa. E esse consumo excessivo de informações que agora enfrentamos não está ajudando. Que ações você pode tomar para  combater a infobesidade  ? Aqui estão dois.

Escreva conteúdo sustentável

Primeiro, você precisa criar um  conteúdo que seja durável , ou seja, um conteúdo que possa ser lido a qualquer momento sem que as informações pareçam desatualizadas. Isso, portanto, afeta tanto a maneira como você escreve quanto o assunto com o qual está lidando.

  • Por exemplo, quando você escreve, pense que seu leitor pode ler a qualquer momento. Portanto, é melhor evitar termos como “hoje” ou “amanhã”, que mudam dependendo de quando o artigo é lido e, em vez disso, dar uma data (“Este 10 de janeiro”).
  • Favorecer também assuntos que possam durar no tempo, ou seja, que ainda vão interessar aos internautas daqui a alguns meses/anos e que ainda serão pesquisados ​​e lidos.

Mais uma vez, esse conteúdo é positivo para sua  referência natural . Como ele permanece relevante e pode ser lido muito tempo após sua publicação,  ele também atrai tráfego duradouro para seu site (mesmo um ano depois, ele ainda pode gerar cliques).

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Recicle as postagens do seu blog

Ei sim! Não são apenas caixas ou garrafas que podem ser recicladas. As postagens do seu blog  também podem ser. Melhor ainda, eles têm que ser. Em vez de escrever um artigo e nunca mais tocá-lo,  por que não reutilizá-lo  ? Claro, não é uma questão de republicá-lo como está. Você também precisa  atualizá-lo e/ou aprofundá-lo  :

  • Retrabalhá-lo de acordo com a evolução do assunto e atualizar os números e estatísticas que ele contém.
  • Desenvolva suas ideias e complete-as adicionando elementos importantes.

As vantagens dos  escritos reciclados  são múltiplas. Acima de tudo, você economiza tempo , pois boa parte do artigo já está escrito. E você otimiza seu SEO mais uma vez . Para o Google, de fato, conteúdo retrabalhado e republicado é como uma nova produção (é claro que você tem que mudar um pouco mais de duas ou três palavras). Seus robôs, portanto, retornam à sua página para analisá-la e posicioná-la em seus resultados de pesquisa .

Como escolher a agência web certa?

Como você pode ver, usar uma agência digital para cuidar da sua comunicação tem muitas vantagens. Você quer criar um site , gerar tráfego ou adquirir novos clientes, mas não sabe qual agência escolher? Embora seja verdade que  escolher a agência web certa  seja complicado, aqui estão nossas 10 dicas para ajudá-lo a fazer a escolha certa.

1. Defina suas necessidades de negócios

Antes de iniciar a busca por agências, é necessário estabelecer especificações . Este conterá todas as informações estratégicas, de marketing e orçamentárias, bem como o cronograma do projeto. Graças a essas especificações, você poderá estabelecer os critérios a serem utilizados para o seu projeto e, portanto, para a escolha da agência que cuidará dele.

Por exemplo, se você deseja criar um site , é importante que a agência escolhida tenha habilidades editoriais , webdesign e desenvolvimento web. Por outro lado, se você quer ter visibilidade , a agência deve ter boa expertise em referenciamento natural, marketing direto e na gestão de redes sociais .

Uma agência permitirá que você crie uma presença real na Net desenvolvendo uma estratégia de inbound ou conteúdo para se posicionar melhor nas redes. As especificações também ajudarão as empresas a entender melhor suas necessidades e, portanto, podem oferecer soluções on-line adequadas.

Para ajudá-lo na realização de suas especificações, aqui estão alguns elementos que devem ser incluídos:

  • Que tipo de site eu preciso? : site de e-commerce, site de vitrine, site institucional, etc.
  • Quais são as minhas necessidades de Webdesign : criação de um design personalizado, desenvolvimento de um design baseado num template existente, design responsivo (que se adapta a diferentes tamanhos de ecrã, seja telemóvel, tablet ou outro dispositivo)?
  • É necessário criar uma nova identidade visual e também uma carta gráfica?
  • Que árvore? Quantas páginas totais meu site conterá?
  • Devo comprar fotos e imagens?
  • Preciso de funcionalidades específicas: pagamentos online, formulário de contacto, blog, área de cliente, tradução para várias línguas, integração com redes sociais , ligação a um CRM ou outro software…
  • Preciso de uma auditoria para me posicionar em relação aos meus concorrentes e conhecer as melhores práticas do meu setor?
  • Tenho que treinar meus colaboradores e a mim mesmo para gerenciar algumas ferramentas internamente ou a agência terá que gerenciar tudo?

2. Escolha entre uma agência geral ou uma agência especializada

Uma agência de comunicação digital reúne diferentes profissões digitais. Por exemplo: Desenvolvedor Web, Web designer, Copywriter , Gestor de tráfego… Ela pode dar-lhe conselhos sobre comunicação digital . Existem dois tipos de agências: agências de comunicação geral e agências de comunicação especializadas .

  • Uma agência de comunicação global tem um  domínio geral de todos os serviços  que você pode esperar de uma agência de comunicação . Ele pode apoiar seus projetos de A a Z, pois abrange uma ampla gama de atividades. No entanto, seu nível de especialização varia de acordo com a área. De fato, é impossível dominar tanto a criação de sites online quanto o gerenciamento de comunidades .
  • Uma agência de comunicação especializada é  um especialista em um campo específico . Mesmo que cada funcionário tenha uma função bem definida, todos estarão mais atentos à área de atuação da agência. Por exemplo, a Poush é uma agência especializada na  criação de sites  e  referenciamento natural (SEO) . Todos os nossos colaboradores têm assim uma maior sensibilidade nesta área: algoritmos de motores de busca, links, utilização de palavras-chave , optimização editorial, meta-dados, etc. Serão assim todos bons conselhos nesta área, cada um nas suas especificidades e funções (web design, redação, gerenciamento de projetos, desenvolvimento, vendas).

3. Faça uma pré-seleção de agências

Uma pré-selecção permite-lhe  fazer uma primeira selecção  entre as agências que lhe serão propostas pelos motores de busca, pelos seus amigos, pelos seus conhecidos ou mesmo pelas redes de negócios. O ideal é escolher  de 3 a 5 agências . A maioria deles vai querer ter uma entrevista por telefone e/ou uma reunião, na melhor das hipóteses. Este passo é importante para as agências que vão querer conhecê-lo, compreender as suas necessidades e desejos e assim adaptar o seu orçamento ao seu pedido. Graças a esta entrevista,  você terá um primeiro vislumbre de seus futuros funcionários. Além das competências da agência, é fundamental que a corrente passe entre seus especialistas e você para um melhor resultado. Não se esqueça que você terá que trabalhar com eles por um tempo, então não perca esta oportunidade de conhecê-los.

4. Consulte o site da agência

O site da agência lhe dará uma visão geral de seu trabalho.  Você pode observar a qualidade de sua apresentação e ergonomia, se é responsivo (se adapta ao celular, tablet e outros dispositivos), se a fluidez da navegação e a velocidade de carregamento da página são otimizadas … veja a regularidade das postagens, a relevância dos temas abordados, etc. Esta rápida revisão dará a você uma visão geral do funcionamento da agência, seu know-how, sua credibilidade, seu rigor e o resultado que você pode esperar ao solicitá-la.

5. Verifique as referências da agência de web marketing

Além do site da agência, verifique suas referências, ou seja, seus clientes. Em seu site, as agências costumam ter uma aba “Portfólio” ou “nossas realizações” na qual listam cada cliente, o trabalho realizado e os benefícios obtidos. Essas referências reforçam a credibilidade da agência.  Faça uma pesquisa sobre seus clientes em um buscador, acesse o site deles e veja a ergonomia, a fluidez, o design, etc. Você também pode solicitar à agência o envio de estudos de caso semelhantes ao seu campo de atividade.

Se a agência com a qual você planeja trabalhar ainda não possui experiência em projetos semelhantes ao seu, isso não significa necessariamente que ela seja menos eficiente que outra. De fato, com um novo olhar e uma certa distância do seu setor, será possível colocar a experiência do usuário no centro da reflexão do projeto.

No entanto, escolher uma agência digital que tenha conhecimento na sua área de atuação pode ser interessante, pois ela terá melhor conhecimento sobre as melhores práticas a serem implementadas em relação ao seu setor. Escusado será dizer: se conhecer a sua atividade, terá mais facilidade em garantir uma melhor e-reputation, pois já possui importantes elementos de referência como, por exemplo: a taxa de rejeição, a taxa de engajamento, sugestões para artigos, acompanhamento do posicionamento das palavras certas , produção de conteúdo mais relevante e editorial mais qualitativo. Alguns clientes em potencial pedem até mesmo os detalhes de contato de outros clientes para que possam ligar para eles e obter informações adicionais sobre os métodos de trabalho da agência.

6. Considere o tamanho

O tamanho da agência geralmente reflete o tamanho das tarefas e o projeto que você deseja confiar a elas. Se você é uma grande empresa, mas suas necessidades são relativamente limitadas, será mais apropriado optar por uma agência de tamanho humano. Na verdade, a agência sendo menor, será mais reativa. Por outro lado, se você é uma estrutura menor, mas com necessidades maiores, opte por uma agência maior cujos recursos possam ser mais adequados. Em outros casos,  o tamanho da agência web escolhida é proporcional ao tamanho da sua empresa , mesmo que apenas por questões de orçamento.

7. Verifique a disponibilidade

Outro ponto a considerar é a disponibilidade da agência. Durante o primeiro contato, quanto tempo eles levaram para voltar para você? Esta pergunta permitirá que você teste sua capacidade de resposta. Eles responderam a você com pressa ou demoraram para entender seu pedido? No primeiro caso, é melhor mudar de agência para escolher uma que melhore sua solicitação. No segundo caso,  não hesite em pedir um endereço de e-mail e um número de telefone para poder entrar em contato com a agência a qualquer momento.  Em geral, você terá um gerente de projeto dedicado e ele será seu interlocutor privilegiado. Ele responderá a todas as suas perguntas e solicitações e o manterá informado sobre o andamento do seu projeto.

8. Cuide do relacionamento com os profissionais digitais

O relacionamento é um ponto essencial na escolha de uma agência. Este último realizará seu projeto de acordo com seus desejos e suas necessidades . É fundamental que ela ouça você e preste atenção ao que você quer. Aproveite o tempo para conhecer os especialistas envolvidos em seu projeto. Os melhores resultados são alcançados quando você está na mesma página que os vários membros da equipe ou o gerente de projeto.

9. Compare preços

Os preços de uma agência web variam de acordo com cada projeto, mas também de acordo com o tempo e as pessoas necessárias para realizá-lo. Não hesite em  pedir um orçamento  das agências  que você escolheu com antecedência. Você será capaz de comparar seus preços e suas ofertas. Embora seja um dos critérios de seleção, não escolha uma agência apenas porque lhe oferece o preço mais barato. Você deve escolher a agência que melhor se adapte às suas necessidades. Outro critério de seleção diz respeito ao tempo de envio e à recepção gratuita do orçamento. Uma agência que demora para lhe enviar uma oferta é provavelmente uma agência que está em alta demanda e, portanto, recebe muitos pedidos de cotações. Se você estiver com pressa, talvez tenha que esperar que seu projeto seja finalizado. Se, por outro lado, o seu timing não for apertado, tenha paciência porque o processo de elaboração de um orçamento permite que uma agência afirme o seu profissionalismo para lhe apresentar uma oferta que vai ao encontro das suas necessidades com a maior precisão possível.

10. Estabeleça uma lista de critérios de seleção

Depois de analisar cuidadosamente suas agências web pré-selecionadas graças a esses diferentes pontos, é hora de fazer uma escolha. Para fazer isso,  estabeleça uma lista de critérios de seleção. Ao lado de cada um deles, dê uma classificação de acordo com a importância que você dá . Seus critérios podem ser o nível de criatividade, o orçamento, a localização, a capacidade de suporte, as capacidades técnicas, etc.

Conclusão

Confiar seu site e sua comunicação digital a uma agência de webmarketing significa garantir que você tenha todas as cartas em mãos para atingir seus objetivos. Ser visível na Net tornou-se, de fato, uma questão importante para as empresas . É por isso que trabalhar em seu SEO é crucial. Isso pode permitir que você aumente seu volume de negócios.

Se você está começando do zero ou já tem um site, chamar uma  agência de SEO natural  o ajudará a determinar e implementar ações eficazes. Também o ajudará na criação de conteúdo de qualidade e informará sobre todas as dicas a serem aplicadas para impulsionar seu posicionamento nos resultados de pesquisa do Google . Portanto, não hesite mais e chame uma agência de SEO  !

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