A comunicação omnicanal consiste em configurar todos os canais de contato e vendas possíveis entre a empresa e os clientes. A implementação de uma estratégia de comunicação omnicanal responde às mudanças comportamentais dos consumidores que esperam uma certa eficiência rapidez na resolução dos seus problemas ou na resposta às questões que se colocam. 

Esta comunicação também se baseia no conceito de storytelling . Neste conceito, cada meio utilizado ( site páginas sociais e-mail , etc.) participa da comunicação global. A abordagem é diferenciada para corresponder ao público-alvo ali. Assim, não nos comunicamos da mesma forma em nosso site, no Facebook ou em uma newsletter , por exemplo.

Neste artigo, descreveremos para você em que consiste um ambiente de comunicação omnicanal em uma empresa. Descubra conosco quais canais são mais importantes e como eles estão conectados.

O site: o coração da sua comunicação digital

Seu site é a fachada do seu negócio, deve ser ergonômico atraente . À primeira vista, os usuários da Internet devem entender suas atividades e seus valores. Por isso é essencial otimizá -lo .

Hoje, graças às novas tecnologias, tem a possibilidade de tornar o seu website num elemento centralizador e facilitador das suas comunicações com os seus clientes. A utilização de um CRM e a integração deste no seu site permite gerir eficazmente todas as comunicações com os seus clientes.

A partir daí, você pode utilizar diversos canais para entrar em contato com seus clientes: redes sociais e-mail newsletter telefonia virtual chatbot , etc.

Redes sociais: cada ferramenta tem suas especificidades

Muitas redes sociais podem ser interessantes para o seu negócio. Além das mais conhecidas como Facebook Twitter ou Instagram , existem outras ferramentas menos utilizadas no mundo do trabalho e ainda assim muito eficazes.

O TikTok , por exemplo, é uma rede em expansão capaz de gerar enormes quantidades de tráfego em um curto período de tempo. No entanto, às vezes é difícil adaptar seus códigos à sua empresa.

Para uma comunicação multicanal eficaz e consistente, as redes sociais são essenciais ! E para usar bem essas páginas, é preciso conhecer todos os truques. Sem isso, você corre o risco de ter um flop com seus posts…

shallow focus photography of crowd taking video

Software de call center e clique para falar

Em seu site, você também pode inserir o chamado botão Clique para falar . Para facilitar as trocas entre sua empresa e seus contatos, você pode optar pelo software de call center . Isso, graças a um dispositivo conectado à internet (com identificadores individuais), permite receber e fazer chamadas com facilidade. Além disso, como a central é virtual, as chamadas também o são (mesmo se pensarmos em ligar para um número fixo). Assim, você pode acompanhar esses.

Click-to-Speak é um botão que você pode integrar em suas páginas . Graças a este Call-To-Action (CTA) os internautas podem iniciar uma comunicação através da Nuvem . Este método de comunicação não requer nada mais do que o seu dispositivo (telefone, computador, tablet), o do usuário e uma conexão com a internet em ambos os lados.

Inteligência artificial ao serviço da comunicação do seu negócio

A inteligência artificial está cada vez mais presente em nossas vidas. E a comunicação digital não foge à regra. A IA ajuda o seu negócio em várias áreas: automação de envio de emails, programação de chatbots , programação de newsletters… as possibilidades são infinitas.

Usar a IA a seu favor pode reduzir drasticamente o tempo gasto em sua comunicação.

Enviar por e-mail continua a ser uma aposta segura

Precisa divulgar um produto ou serviço ? Quer adquirir novos clientes ? E-mails profissionais continuam sendo um cavalo interessante para apostar. Certamente, não é incomum ouvir que e-mails não solicitados acabam rapidamente no lixo. Mas isso se deve principalmente à má redação desses conteúdos.

E- mail eficaz não deve ser escrito para fins de marketing agressivo. É necessário evitar certos termos altamente elogiados se você quiser que ele seja aberto e consultado. Então, é essencial incluir CTAs . Esses botões incentivam o prospect a clicar e acessar o site para fazer uma reserva ou uma compra, por exemplo.

Aqui, mais uma vez, esteja ciente de que uma boa estratégia de e-mail marketing não pode ser improvisada… O uso de um CRM e IA permite criar listas de discussão segmentadas e automatizar o envio de determinados e-mails. Isso facilita muito o trabalho e aumenta a taxa de abertura de e-mails, bem como sua taxa de conversão .

Opte pela newsletter para reter seus clientes

Adquirir novos clientes não é tarefa fácil, com certeza. Mas mantê-los e mantê -los é ainda mais complexo! Para isso, as redes sociais costumam ser uma boa opção. Manter o relacionamento que você tem com sua comunidade nessas páginas permite que você os encante continuamente .

Outra maneira eficaz de reter seus clientes é lembrá-los regularmente de suas boas lembranças com um boletim informativo . Aqui, novamente, você pode distribuir várias newsletters direcionadas graças a um formulário otimizado e ao seu CRM.

Os benefícios da comunicação omnicanal

Muitas empresas estão adotando uma estratégia omnichannel como parte de sua comunicação. Mas quais são as vantagens?

  • Entenda melhor os hábitos de compra do consumidor : ao estar presente em diversos canais de comunicação, você aumenta o contato com o cliente. Desta forma, você o conhece, identifica seus hábitos e pode, assim, oferecer-lhe ofertas personalizadas, com maior probabilidade de interessá-lo.
  • Responder às necessidades do cliente : Ao utilizar vários canais de comunicação, poderá personalizar ainda mais o contacto com o cliente, proporcionando assim uma maior satisfação 
  • Melhorar a imagem da marca : Prestar atenção especial às necessidades da sua comunidade ajudará a melhorar a imagem da sua marca .
  • Aumente as vendas : A satisfação do cliente que você obtém pode levar ao aumento das vendas . Além disso, estando presente em vários canais simultaneamente, sua empresa poderá atingir mais clientes em potencial, o que pode gerar novamente vendas adicionais.
  • Fidelização do cliente : ao melhorar constantemente a experiência do cliente, você incentiva seus clientes a permanecerem fiéis a você. Seus melhores clientes podem até se tornar seus melhores embaixadores !

Cerque-se de profissionais para sua comunicação omnichannel

Para sua comunicação digital , é recomendável buscar a intervenção de profissionais . Graças à experiência de uma agência web , você poderá aumentar sua visibilidade e suas taxas de conversão. Você também pode colaborar com uma empresa como a Fonvirtual , especializada em comunicação telefônica via nuvem , para melhorar suas trocas comerciais com seus prospects e clientes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.