SEO DO YOUTUBE: O GUIA DEFINITIVO PARA REFERENCIAR CORRETAMENTE SEUS VÍDEOS

O vídeo continua a desempenhar um papel importante no marketing este ano. Graças ao YouTube, que atualmente é o segundo maior mecanismo de pesquisa do mundo, e outras plataformas de mídia social, os criadores de conteúdo podem compartilhar facilmente suas postagens com usuários da Internet em todo o mundo.

Por outro lado, o hype em torno do marketing de vídeo e dessas plataformas de compartilhamento online criou um cenário de negócios altamente competitivo. Criar conteúdo significativo não é suficiente para se destacar. Se as marcas pretendem ficar à frente da concorrência, é imprescindível que produzam conteúdo relevante. Mais importante, você deve procurar constantemente novas maneiras e adotar novas estratégias que ajudem seus vídeos a ter uma classificação mais alta. Conhecer as práticas recomendadas de SEO ajudará você a otimizar seu canal, tornando mais fácil para as pessoas encontrarem, assistirem e compartilharem seu conteúdo.

Quais são os benefícios do marketing de vídeo?

Ainda duvida da relevância do conteúdo de vídeo ? Aqui estão alguns fatos e estatísticas que devem provar que essa prática vale a pena.

1. Os consumidores gostam de assistir a vídeos.

Uma pesquisa da HubSpot e da Tubular Insights revela que os consumidores passam até 1,5 horas por dia assistindo a vídeos. Cerca de 15% dos 570 entrevistados dizem que assistem a mais de 3 horas de conteúdo em um dia normal.

A pesquisa mostra que:

  • 72% dos consumidores preferem assistir a conteúdo de vídeo para aprender sobre os produtos de uma marca.
  • 81% dos espectadores admitiram comprar produtos ou serviços depois de assistir a um anúncio.
  • 69% dos espectadores disseram que compraram software ou aplicativo depois de assistir a um anúncio.

2. Os profissionais de marketing tiveram sucesso com essa estratégia.

O mesmo estudo revela que os profissionais de marketing que usaram o marketing de vídeo se beneficiaram dele.

A pesquisa mostra que:

  • 76% dos profissionais de marketing viram suas vendas aumentarem.
  • 97% dos entrevistados dizem que aumentou a conscientização sobre seus produtos ou serviços.
  • 76% dos entrevistados disseram que trouxe tráfego qualificado.

3. Todos os consumidores compartilham conteúdo.

Vídeos de gatos não são o único tipo de conteúdo que pode se tornar viral. Qualquer coisa que informe e/ou envolva emoções será compartilhada pelo público. A pesquisa da HubSpot mostra que 83% dos consumidores compartilharão o conteúdo de que gostam com seus amigos.

person holding gray video camera near green leaf plant during daytime

Por que o YouTube?

O YouTube é, como mencionado, um dos motores de busca mais visitados do mundo. É o segundo depois do Google (dono do Youtube). Tem mais de um bilhão de usuários ativos, quase um terço da comunidade online. Mais importante, é favorecido pelos millennials. A plataforma é tão popular entre os millennials que consegue atingir mais audiências do que os canais de TV.

Como referenciar um vídeo do YouTube?

Agora que estabelecemos que o marketing de vídeo é importante e que publicar conteúdo no YouTube é absolutamente necessário, é hora de aprender como obter mais visualizações, inscritos e tráfego da plataforma. Veja o que você precisa fazer para expandir seu canal do YouTube:

1. Encontre palavras-chave

Todo ótimo plano de SEO começa com a pesquisa de palavras-chave .

Crie uma lista de termos de pesquisa que você deseja usar para fazer referência ao seu conteúdo. Lembre-se de que as palavras-chave escolhidas devem ter vídeos do YouTube na primeira página do Google SERP ou na página de resultados do mecanismo de pesquisa segmentado.

Às vezes, você pode encontrar termos para os quais ainda não há vídeos. Se se deparar com este caso, pode consultar os termos de pesquisa associados (no final da página do Google). Você descobrirá que as seguintes palavras-chave geralmente apresentam vídeos em destaque na SERP:

  • Como PALAVRA-CHAVE
  • Comentários sobre MOT-CLE
  • Tutoriais de PALAVRAS-CHAVE

Escolher um termo de pesquisa contendo um vídeo do YouTube nas SERPs permite classificar o conteúdo que você postou não apenas no mecanismo de pesquisa do YouTube, mas também no Google. Existem várias ferramentas que você pode usar para pesquisar palavras-chave. 

Essas ferramentas geralmente não são gratuitas. Você pode ter que pagar uma taxa de assinatura mensal. Portanto, se você não quiser pagar por essa etapa, poderá usar o Planejador de palavras-chave do Google . Ao usar este programa, lembre-se de observar o número de pesquisas que uma palavra-chave recebe a cada mês. Deve haver pelo menos 300 para que a palavra-chave seja interessante.

2. Produza um vídeo

A próxima etapa do processo se concentra no conteúdo em si. Depois de selecionar a palavra-chave, você precisa começar a planejar seu vídeo.

Embora o uso da palavra-chave torne seu conteúdo mais fácil de encontrar, isso não convencerá os espectadores a assistirem ao seu vídeo. Para atrair seu público a assistir mais do que você publica, o conteúdo que você envia precisa ser atraente.

Em comunicado, o YouTube lembrou aos criadores de conteúdo que a retenção de audiência tem um impacto significativo nos rankings, vídeos assistidos até o final têm maior probabilidade de aparecer nos resultados de busca e sugestões.

Há dois aspectos que tornam um vídeo do YouTube ótimo:

Primeiro, a maneira como você conta uma história.

A forma como você apresenta fatos e informações importantes determinará como seu público reage. Se o conteúdo for apresentado de maneira chata e seca, os espectadores não verão o clipe inteiro. Procure maneiras atraentes de apresentar os tópicos mais chatos e você certamente encontrará um público que adorará ver seu conteúdo.

monitor screengrab

Às vezes, escolher o melhor formato para sua história fará com que seu impacto seja ainda maior. Por exemplo, se você deseja redirecionar o tráfego, certamente não poderá fazê-lo em um anúncio de 10 segundos.

Segundo, como você edita seu vídeo.

Este passo é talvez o mais exaustivo dos dois, mas é sem dúvida o mais importante. A edição adiciona vida aos seus vídeos. É assim que você pode despertar emoções e fazer com que os consumidores comprem seus produtos, se inscrevam no seu canal ou o que você quiser que eles façam depois de assistir ao seu conteúdo.

3. Use o YouTube Analytics

Sempre se esforce para entender o tipo de conteúdo que seu público deseja. Você pode determinar suas preferências usando o YouTube Analytics . Essa ferramenta ajuda você a avaliar a qualidade do seu vídeo e o impacto que ele teve nos espectadores.

Como mencionado anteriormente, a retenção de público é muito útil. Você pode realmente verificar se os espectadores assistiram seus vídeos até o final. A ferramenta também permite saber quanto conteúdo eles visualizaram antes de sair. Conhecer esses fatores deve ajudá-lo a identificar as partes em que seu conteúdo ficou chato e as partes que foram interessantes.

Como otimizar vídeos para o YouTube?

Depois de criar seu vídeo, há várias outras coisas que você precisa ter em mente para ter uma classificação mais alta no YouTube. Fatores aos quais você deve prestar atenção incluem:

1. O título do vídeo

O título deve ser enérgico e consistir em pelo menos cinco palavras. Dessa forma, você pode usar várias palavras-chave e evitar repetições. Assim como na redação de conteúdo, há uma vantagem se a palavra-chave for colocada no início do título.

Por exemplo: ”  Marketing de vídeo: como fazer vídeos explicativos?”  »

2. A descrição do vídeo

A caixa de descrição é realmente muito importante, não a deixe vazia. Isso ajuda o YouTube, assim como o Google, a determinar o tipo de conteúdo que você postou. Quanto mais os algoritmos deles puderem entender o que você fez, maior a probabilidade de seu vídeo ter uma classificação mais alta.

A descrição deve ter pelo menos 250 palavras. A palavra-chave deve ser repetida duas a quatro vezes neste resumo. E um deles deve ser colocado em algum lugar nas primeiras 25 palavras.

3. Etiquetas de vídeo

As tags não são tão importantes quanto os dois primeiros fatores, mas ainda podem ajudar seus designs a se classificarem melhor. Ao adicionar tags direcionadas, isso pode ajudar a posicionar sua palavra-chave e tornar seu conteúdo mais visível na seção de vídeos relacionados da barra lateral do YouTube.

A palavra-chave exata que você escolheu pode ser sua primeira tag. O resto pode ser variações dessa frase ou palavra. Além disso, você pode usar tópicos que são abordados pelo seu vídeo.

4. A página do canal do Youtube

Você pode realmente otimizar seu canal, e realmente deveria. Você pode categorizar vídeos em listas de reprodução, o que ajuda o YouTube a entender melhor seu conteúdo. Ao fazer isso, seu perfil pode ter uma classificação melhor. Além disso, um canal bem organizado e profissional deve ter mais chances de atrair assinantes.

Ao criar a descrição da sua página, coloque algumas palavras ou frases nas quais você deseja classificar. Mas nunca encha-o com palavras-chave!

Depois disso ?

Depois de fazer tudo isso, pense em como você vai promover seu vídeo. Embora todas essas etapas garantam que seu conteúdo seja visto, você nunca deve sentar e esperar que alguém o descubra. Você deve ser ativo na promoção de suas criações.

Compartilhe seus vídeos nas redes sociais, de preferência nas plataformas onde seus espectadores passam a maior parte do tempo. Você também deve segmentar fóruns e outras comunidades populares onde as pessoas gostam de falar sobre as últimas tendências. Apenas lembre-se, ninguém gosta de spam…

Se você aplicar todas essas regras corretamente, seu canal do Youtube deverá ver o número de inscritos decolar!

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