A comunicação omnicanal consiste em configurar todos os canais de contato e vendas possíveis entre a empresa e os clientes. A implementação de uma estratégia de comunicação omnicanal responde às mudanças comportamentais dos consumidores que esperam uma certa eficiência e rapidez na resolução dos seus problemas ou na resposta às questões que se colocam.
Esta comunicação também se baseia no conceito de storytelling . Neste conceito, cada meio utilizado ( site , páginas sociais , e-mail , etc.) participa da comunicação global. A abordagem é diferenciada para corresponder ao público-alvo ali. Assim, não nos comunicamos da mesma forma em nosso site, no Facebook ou em uma newsletter , por exemplo.
Neste artigo, descreveremos para você em que consiste um ambiente de comunicação omnicanal em uma empresa. Descubra conosco quais canais são mais importantes e como eles estão conectados.
O site: o coração da sua comunicação digital
Seu site é a fachada do seu negócio, deve ser ergonômico e atraente . À primeira vista, os usuários da Internet devem entender suas atividades e seus valores. Por isso é essencial otimizá -lo .
Hoje, graças às novas tecnologias, tem a possibilidade de tornar o seu website num elemento centralizador e facilitador das suas comunicações com os seus clientes. A utilização de um CRM e a integração deste no seu site permite gerir eficazmente todas as comunicações com os seus clientes.
A partir daí, você pode utilizar diversos canais para entrar em contato com seus clientes: redes sociais , e-mail , newsletter , telefonia virtual , chatbot , etc.
Redes sociais: cada ferramenta tem suas especificidades
Muitas redes sociais podem ser interessantes para o seu negócio. Além das mais conhecidas como Facebook , Twitter ou Instagram , existem outras ferramentas menos utilizadas no mundo do trabalho e ainda assim muito eficazes.
O TikTok , por exemplo, é uma rede em expansão capaz de gerar enormes quantidades de tráfego em um curto período de tempo. No entanto, às vezes é difícil adaptar seus códigos à sua empresa.
Para uma comunicação multicanal eficaz e consistente, as redes sociais são essenciais ! E para usar bem essas páginas, é preciso conhecer todos os truques. Sem isso, você corre o risco de ter um flop com seus posts…
Software de call center e clique para falar
Em seu site, você também pode inserir o chamado botão Clique para falar . Para facilitar as trocas entre sua empresa e seus contatos, você pode optar pelo software de call center . Isso, graças a um dispositivo conectado à internet (com identificadores individuais), permite receber e fazer chamadas com facilidade. Além disso, como a central é virtual, as chamadas também o são (mesmo se pensarmos em ligar para um número fixo). Assim, você pode acompanhar esses.
Click-to-Speak é um botão que você pode integrar em suas páginas . Graças a este Call-To-Action (CTA) os internautas podem iniciar uma comunicação através da Nuvem . Este método de comunicação não requer nada mais do que o seu dispositivo (telefone, computador, tablet), o do usuário e uma conexão com a internet em ambos os lados.
Inteligência artificial ao serviço da comunicação do seu negócio
A inteligência artificial está cada vez mais presente em nossas vidas. E a comunicação digital não foge à regra. A IA ajuda o seu negócio em várias áreas: automação de envio de emails, programação de chatbots , programação de newsletters… as possibilidades são infinitas.
Usar a IA a seu favor pode reduzir drasticamente o tempo gasto em sua comunicação.
Enviar por e-mail continua a ser uma aposta segura
Precisa divulgar um produto ou serviço ? Quer adquirir novos clientes ? E-mails profissionais continuam sendo um cavalo interessante para apostar. Certamente, não é incomum ouvir que e-mails não solicitados acabam rapidamente no lixo. Mas isso se deve principalmente à má redação desses conteúdos.
E- mail eficaz não deve ser escrito para fins de marketing agressivo. É necessário evitar certos termos altamente elogiados se você quiser que ele seja aberto e consultado. Então, é essencial incluir CTAs . Esses botões incentivam o prospect a clicar e acessar o site para fazer uma reserva ou uma compra, por exemplo.
Aqui, mais uma vez, esteja ciente de que uma boa estratégia de e-mail marketing não pode ser improvisada… O uso de um CRM e IA permite criar listas de discussão segmentadas e automatizar o envio de determinados e-mails. Isso facilita muito o trabalho e aumenta a taxa de abertura de e-mails, bem como sua taxa de conversão .
Opte pela newsletter para reter seus clientes
Adquirir novos clientes não é tarefa fácil, com certeza. Mas mantê-los e mantê -los é ainda mais complexo! Para isso, as redes sociais costumam ser uma boa opção. Manter o relacionamento que você tem com sua comunidade nessas páginas permite que você os encante continuamente .
Outra maneira eficaz de reter seus clientes é lembrá-los regularmente de suas boas lembranças com um boletim informativo . Aqui, novamente, você pode distribuir várias newsletters direcionadas graças a um formulário otimizado e ao seu CRM.
Os benefícios da comunicação omnicanal
Muitas empresas estão adotando uma estratégia omnichannel como parte de sua comunicação. Mas quais são as vantagens?
- Entenda melhor os hábitos de compra do consumidor : ao estar presente em diversos canais de comunicação, você aumenta o contato com o cliente. Desta forma, você o conhece, identifica seus hábitos e pode, assim, oferecer-lhe ofertas personalizadas, com maior probabilidade de interessá-lo.
- Responder às necessidades do cliente : Ao utilizar vários canais de comunicação, poderá personalizar ainda mais o contacto com o cliente, proporcionando assim uma maior satisfação .
- Melhorar a imagem da marca : Prestar atenção especial às necessidades da sua comunidade ajudará a melhorar a imagem da sua marca .
- Aumente as vendas : A satisfação do cliente que você obtém pode levar ao aumento das vendas . Além disso, estando presente em vários canais simultaneamente, sua empresa poderá atingir mais clientes em potencial, o que pode gerar novamente vendas adicionais.
- Fidelização do cliente : ao melhorar constantemente a experiência do cliente, você incentiva seus clientes a permanecerem fiéis a você. Seus melhores clientes podem até se tornar seus melhores embaixadores !
Cerque-se de profissionais para sua comunicação omnichannel
Para sua comunicação digital , é recomendável buscar a intervenção de profissionais . Graças à experiência de uma agência web , você poderá aumentar sua visibilidade e suas taxas de conversão. Você também pode colaborar com uma empresa como a Fonvirtual , especializada em comunicação telefônica via nuvem , para melhorar suas trocas comerciais com seus prospects e clientes.