O marketing de conteúdo, também conhecido como “  marketing de conteúdo  ”, é uma estratégia muito eficaz para promover sua marca de uma forma diferente. Com este artigo, nosso objetivo é ajudá-lo a entender todos os truques dessa técnica para que você também possa embarcar na aventura da escrita na web .

Escrever para converter: definição de marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma estratégia de marketing digital muito eficaz . Seu principal objetivo é atrair e reter seu público-alvo , criando e distribuindo conteúdo de qualidade que responda às diversas perguntas que ele faz. A ideia, aliás, é oferecer conteúdo útil e gratuito (artigos de blog, e-books, etc.) para ganhar notoriedade e credibilidade e assim conseguir converter quem te lê.

Uma ótima alternativa ao marketing tradicional , permite atrair tráfego para o seu site, gerar leads, convertê-los em clientes, tornar-se referência no seu setor de atividade… Tudo isso, sem nunca ter que passar por uma campanha. Por que fazer marketing de conteúdo dentro da sua empresa?

Uma técnica de “pull marketing” e não de “push marketing”

O push marketing é uma abordagem ativa da empresa que consiste na criação de uma mensagem promocional que é direcionada ao consumidor, principalmente através de anúncios. A vantagem é que você fica visível para seu público-alvo sempre que quiser (durante uma grande promoção, por exemplo). Por outro lado, você não está necessariamente presente quando seu prospect precisa.

O ponto principal do pull marketing é, portanto, que não se trata de empurrar sua mensagem para o cliente em potencial, mas sim de puxar o último para você. Essa técnica consiste em deixar o internauta chegar até você sugerindo conteúdos que respondam às suas dúvidas. Ele está, portanto, em um processo de pesquisa ativo e obtém a informação quando lhe é útil. Assim, você alcança tráfego qualificado , que está mais adiante no túnel de conversão e, portanto, com maior probabilidade de conversão.

Um preço acessível graças ao uso de seus recursos internos

O marketing de conteúdo também é  financeiramente benéfico . Comparado aos preços mais altos do marketing tradicional, que consiste principalmente em publicidade, o marketing de conteúdo oferece uma  oportunidade real de reduzir esses custos  que ainda representam um certo investimento. Você tem, de fato, a possibilidade de usar seus recursos internos para escrever artigos de blog ou e-books, mesmo que isso exija  tempo  e  conhecimento específico .

person using MacBook Pro

O marketing de conteúdo contribui para o referenciamento natural (SEO) do seu site

Este é, de fato, o objetivo principal do marketing de conteúdo: melhorar sua  referência natural  e, portanto, sua classificação nos mecanismos de busca . Ao multiplicar artigos de blog de certa extensão e qualidade, que tratam de assuntos úteis ao seu setor, mas que você não trata diretamente em seu site, você multiplica as portas de entrada. É por isso que, para atrair seus clientes potenciais através do conteúdo que você escreve, ele deve ser escrito de forma a ser otimizado para SEO . Você ganhará visibilidade e aumentará seu tráfego qualificado.

As principais etapas da criação de conteúdo SEO

Na Poush, distinguimos três etapas principais essenciais para  escrever textos de qualidade orientados para SEO  : a seleção de palavras-chave, redação e otimização técnica.

1º passo : escolha suas palavras-chave de SEO

O primeiro grande passo para criar conteúdo eficaz é  escolher as palavras-chave certas . Para fazer isso, você deve primeiro conhecer seu público-alvo. Pergunte a si mesmo quais palavras as pessoas digitam no Google quando pesquisam você especificamente ou seu setor em geral. Ou quais perguntas comuns eles fazem sobre você. Em outras palavras,  coloque-se no lugar deles . Quanto mais você entender seus comportamentos na web, mais fácil será atraí-los para o seu site.

As respostas para todas essas perguntas permitirão que  você tenha uma primeira ideia das palavras-chave importantes para o seu negócio . Trata-se, então, de cruzá-los com dados sobre o volume de pesquisas e sobre a concorrência. O conceito de volume de pesquisa permitirá priorizar as palavras-chave  pesquisadas por importância. O da  concorrência lhe dará uma indicação do nível de dificuldade  encontrado para se posicionar nessa palavra-chave.

Ao cruzar todas essas informações, você poderá  fazer uma seleção precisa e informada das palavras-chave que são  importantes para você. Assim, as palavras-chave mais interessantes são aquelas que combinam um bom volume de buscas e um nível de dificuldade não muito alto.

Para ajudá-lo a encontrar todos esses dados,  existem diferentes ferramentas . Alguns, gratuitos, permitem que você descubra as palavras-chave e as perguntas associadas às palavras-chave que você considera interessantes. É o caso de  Keyword io  e  Answer the public . Outros, pagando, permitem analisar palavras-chave com mais precisão, cruzando os famosos dados de volume e dificuldade de busca. Este é particularmente o caso do  Moz .

Passo 2 : Escreva seu conteúdo de SEO

Uma vez selecionadas as palavras-chave, chega-se  à etapa de redação propriamente dita . Primeira dica a saber: para cada página do seu site ou para cada artigo do seu blog, você deve escrever sobre uma única palavra-chave (incluindo suas variantes, é claro).

Trata-se, então, de escrever um texto que combine:

  • Conteúdo de qualidade , com real valor agregado para seu leitor
  • Escrita orientada para SEO

Os dois não andam um sem o outro. Seu conteúdo pode ser o mais interessante do mundo, se for mal referenciado, não será lido. Pelo contrário, se o seu texto está bem referenciado mas não traz qualquer valor acrescentado, muito rapidamente será fugido pelos leitores.

Como escrever conteúdo de qualidade para o seu site ou blog de negócios?

Simplesmente garantindo  que você sempre responda às perguntas feitas por sua página/artigo . Por exemplo, digamos que você seja uma agência de viagens e queira escrever uma postagem no blog sobre “Os prós e contras das viagens em grupo”. Tal título sugere que o texto se concentra apenas em viagens em grupo e, de fato, dedica um tempo para listar vários prós e contras. Se este não for o caso, o leitor pode se sentir lesado e sair do seu site muito rapidamente . Portanto, cuide para responder corretamente à pergunta básica do seu texto e, claro, para dar uma resposta correta.

person using silver laptop computer on desk

Como escrever conteúdo orientado a SEO?

Ao  escrever seu texto , vários pontos devem ser levados em consideração.

  • Você deve introduzir suas palavras-chave em seu texto, de forma PARCIMONIOSA . É inútil espancar o leitor. Pelo contrário, o Google sanciona esses comportamentos e favorece sites e blogs mais sutis. Portanto, não é a quantidade que conta, mas a qualidade. Você deve, de fato, colocar suas palavras-chave nos lugares certos: título e subtítulos, primeiro parágrafo e em intervalos regulares em seu conteúdo.
  • Falando em título e legendas,  certifique-se de estruturar sua escrita com H1, H2, H3, etc.  Os benefícios são muitos para todos. Ele ajuda você a estruturar seu pensamento. O Google pode entender mais facilmente o assunto da sua página/artigo e, portanto, fazer referência melhor a ele. Seu leitor não se depara com um grande bloco de texto e já tem uma ideia geral dos pontos abordados.
  • Evite também o que é conhecido no jargão profissional como conteúdo duplicado  . Em outras palavras, não reutilize o mesmo texto várias vezes em diferentes páginas do seu site e não plagie os concorrentes copiando e colando seus próprios posts/páginas. O Google, de fato, sanciona esses comportamentos.

Passo 3 : Otimize tecnicamente suas páginas de SEO

Por fim, existem várias pequenas dicas para otimizar ainda mais o SEO do seu artigo/página.

  • Escreva você mesmo o meta-título e a meta-descrição  de sua página/artigo e introduza suas palavras-chave. Este é o título e a descrição que aparecerão na página de resultados do mecanismo de pesquisa. Eles devem, portanto, ser atraentes para incentivar cliques, mas também orientados para SEO para serem ainda mais eficientes.
  • Se o seu CMS o permitir (como é o caso do WordPress, por exemplo),  modifique os URLs das suas páginas e dos seus artigos  introduzindo a palavra-chave que lhe corresponde. Tenha cuidado, no entanto, para não esquecer nenhum redirecionamento 301 se o seu texto já estiver online.
  • Adicione também links internos  (para outras páginas/artigos em seu site)  e links externos  (para outros sites) em seu texto. A técnica de links é realmente bem conhecida por otimizar sua referência natural. Cuidado, porém, que, a partir de agora, não se trata mais de adicionar links em todas as direções para serem bem referenciados. Você deve, de fato, privilegiar links de qualidade, ou seja, links para sites cuja autoridade seja reconhecida e que tratem do mesmo assunto que você.

Algumas dicas adicionais para escrever para a web

Adapte-se à leitura da tela

Antes de tudo, é importante entender o comportamento dos usuários da Internet. Estes últimos não lêem uma página web, apenas navegam nela . Um comportamento muito estranho, pois, geralmente, vamos à Web para realizar uma pesquisa (via Google ou outro mecanismo de pesquisa). Então, por que passamos tão pouco tempo lendo o conteúdo que nos é sugerido? Provavelmente porque estamos acostumados a encontrar uma infinidade de informações na web, algumas melhores que outras, e por isso sabemos que a  classificação é necessária .

Concretamente, como reagimos ao conteúdo da web? Nosso primeiro instinto é  escanear o conteúdo para determinar se ele contém informações úteis . Então, se o texto nos parece interessante, nos damos ao trabalho de  lê-lo com mais atenção .

three people sitting in front of table laughing together

Vá ao essencial

Seu texto deve ser preciso e conciso . Nada de blá-blá inútil que só serviria para entediar o leitor: vá direto ao ponto. Para não se perder, você deve  determinar as informações essenciais  do seu conteúdo desde o início da redação. E para isso, você precisa  conhecer  muito bem seus objetivos e seu público-alvo . Você deve, de fato, encontrar o equilíbrio certo entre o que você quer dizer (seus objetivos) e o que seu público-alvo quer ler (e, portanto, o que eles estão procurando no Google).

Estruture seu texto de acordo com o princípio da pirâmide invertida

Normalmente, quando escrevemos um texto, guardamos as informações importantes para o final, apenas para terminar em apoteose. Este não é o caso da escrita na web. Pelo contrário,  a informação principal deve estar logo no início do seu texto  (de preferência no título ou na primeira frase, ou mesmo no primeiro parágrafo). Só então vem as informações adicionais.

Destaque informações importantes em seu texto

Não hesite em usar todas as técnicas à sua disposição para  destacar as informações importantes  do seu conteúdo:

  • A gordura
  • itálico
  • As caixas
  • Citações retiradas do texto
  • listas com marcadores
  • etc

Novamente, isso é para ajudar o leitor durante a fase de leitura rápida, para que ele possa  ver rapidamente os pontos de interesse do seu texto . Isso aumenta as chances de ele ler você com mais atenção.

Inserir hiperlinks

Os hiperlinks são uma das grandes vantagens da Internet. Eles facilitam a navegação entre diferentes páginas da web. Considere incluí-los em seus textos para  incentivar as pessoas a visitarem outras páginas em seu site ou outros artigos em seu  blog . Se o seu conteúdo for interessante, eles clicarão nele com mais facilidade.

Dirija-se ao seu leitor

É muito importante  dirigir-se diretamente ao internauta e usar o pronome “você” . Assim, seu leitor se sentirá mais preocupado com o que você está dizendo e reagirá muito mais positivamente ao seu texto do que se você estivesse falando em geral.

Use os princípios da redação jornalística

Do ponto de vista da escrita como tal,  privilegiamos os princípios da escrita jornalística , a saber:

  • frases curtas e simples
  • Siga a ordem tanto quanto possível: sujeito-verbo-objetos
  • Use principalmente a forma ativa, em vez da forma passiva
  • Evite o abuso de adjetivos ou advérbios qualificantes
  • Evite formulações negativas (não… não, etc.)

Como analisar o desempenho do seu conteúdo de SEO?

O conteúdo eficaz de SEO deve  atingir objetivos específicos . Mas como podemos determinar se esses objetivos são realmente alcançados? Este é  o papel dos KPIs. Este termo é a sigla para Key Performance Indicator(s), indicador(es) de desempenho em francês. Diferentes ferramentas permitem analisá-los . O mais conhecido e mais utilizado deles é, sem dúvida,  o Google Analytics . Entre os muitos dados que ele pode fornecer sobre seu site em geral, aqui está o que recomendamos que você monitore para analisar o desempenho de suas postagens de blog orientadas para SEO.

person holding pencil near laptop computer

Visualizações de página e visualizações únicas

Embora possam parecer óbvias,  as métricas de visualizações de página e visualizações únicas não devem ser negligenciadas . O que eles representam?

  • Como o nome sugere, “visualizações de página” refere  -se ao número total de vezes que sua página foi visualizada  por usuários da Internet.
  • Da mesma forma, “visualizações únicas” refere  -se ao número de sessões durante as quais a página em questão foi visualizada pelo menos uma vez .

Ao cruzá-los, você pode  ter uma primeira ideia do sucesso do seu artigo . Os dados de visualizações únicas, na verdade, são uma indicação de quantas pessoas leram seu artigo. Se esse número for significativamente menor do que o número total de visualizações de página, isso pode significar que  seus leitores acharam seu conteúdo interessante o suficiente para revisitá-lo repetidamente .

Além disso, comparando as visualizações exclusivas de seus diferentes artigos, você pode determinar qual deles teve mais sucesso. Então cabe a você descobrir o porquê. Este é o tema de interesse? O tom do artigo? Infográficos inseridos no meio do texto? Faça testes diferentes para tentar encontrar uma recorrência.

A taxa de rejeição

Na web,  falamos de rebote quando um internauta sai de um site logo após ter consultado a página pela qual entrou  (portanto, sem ter consultado outras). A taxa de rejeição, por outro lado, refere-se ao  número de rejeições que ocorreram em todas as visitas à sua página . Em outras palavras, se sua taxa de rejeição for de 50%, isso significa que todas as outras visitas resultaram em uma rejeição.

No nosso caso, a taxa de rejeição é interessante porque  indica interesse ou não pelo seu blog  (e por extensão pelo seu negócio). Geralmente, ao escrever artigos de blog orientados  para SEO , seu objetivo é, de fato, atrair tráfego para seu site e incentivá-lo a viajar em suas páginas.  Você quer que ele leia outros artigos ou, melhor ainda, que conheça seus serviços/produtos.

Portanto, uma taxa de rejeição muito alta é considerada problemática. Isso pode significar duas coisas:

  • Ou  o seu artigo não satisfez  essas pessoas que não quiseram continuar a visita. O conteúdo ficou muito vazio, você não respondeu à pergunta inicialmente sugerida pelo título, suas palavras-chave não foram representativas do conteúdo do artigo… os motivos podem ser diversos.
  • Ou  há falta de links internos  (links para outras páginas do seu site, chamados de links internos) que podem incentivá-los a viajar.

Observe que muitas vezes é complicado determinar o que é uma taxa de rejeição boa ou ruim. Depende em particular do tipo de site e seu destino. No entanto, um site com uma taxa de rejeição entre 40% e 55% geralmente é considerado médio.

O tempo médio gasto na página

O indicador “tempo médio na página” é apropriadamente nomeado. Você adivinhou, designa  o tempo gasto em média por um usuário da Internet em uma de suas páginas . No nosso caso, o tempo médio que leva para ler seu artigo. Obviamente,  quanto maior esse tempo, mais ele mostra uma forma de interesse pelo seu artigo . Isso prova que você capturou a atenção do leitor o suficiente para ler seu texto com atenção. Uma façanha quando você sabe que ler na Internet é muito diferente de ler um livro ou um documento em papel.

Recursos de leitura de tela

Na Web, de fato, é muito raro lermos um texto por completo . Pelo contrário, tendemos a passar por cima dele. Primeiro, tentamos determinar se parece interessante. Nesse caso, nos damos ao trabalho de ler  o conteúdo com um pouco mais de atenção . Esta forma de proceder está ligada à impressionante massa de informações disponíveis na Internet, algumas interessantes e outras nem tanto. Como sabemos que o risco de encontrar um artigo irrelevante é alto, primeiro garantimos a qualidade da informação antes de iniciar nossa leitura real.

Portanto, não entre em pânico se o tempo médio gasto em seus artigos parecer muito baixo para você. Como os internautas lêem rapidamente o conteúdo das páginas da web,  é normal que geralmente demore cerca de 1 a 2 minuto(s) . Observe, no entanto, que ao analisar esses dados, você também deve  levar em consideração a extensão do artigo . Quanto maior for, maior será o tempo médio gasto na leitura. Se, por outro lado, for o mesmo que um artigo de 400 palavras, você deve se perguntar sobre o interesse dos leitores.

A desvantagem do indicador de tempo médio na página

No entanto, este indicador deve ser tomado com um grão de sal. Sua confiabilidade às vezes pode ser questionada . Em particular porque o Google Analytics só pode detectar alterações de página dentro do site. Se o internauta visitou apenas esta página do seu site (bounce), ele não consegue entender quanto tempo permaneceu nela. No entanto, para usar o exemplo acima, se sua taxa de rejeição for de 50%, isso significa que o Google Analytics não conseguiu calcular o tempo médio gasto em seu artigo para 1 em cada 2 visitantes.

Canais de aquisição e interação

Para analisar o desempenho do seu conteúdo de SEO, os indicadores mencionados acima são geralmente considerados os básicos. No entanto, existem outros que são tão interessantes para estudar. É o caso dos  canais de aquisição  e  da interação  despertada pelo seu texto.

Canais de aquisição

Esses dados mais gerais permitem  determinar as fontes de tráfego  para seu site. Eles são ótimos porque ajudam você a entender melhor como e onde as pessoas o encontram. Com essas informações, você poderá determinar  onde é absolutamente necessário promover seu conteúdo  para que ele tenha mais sucesso. Por exemplo, se você perceber que  as redes sociais  trazem tráfego interessante, considere criar anúncios no Facebook para promover seus artigos.

A interação

Se você tiver as opções “adicionar um comentário” e “compartilhar este artigo” habilitadas no tema do seu site, você também pode ficar de olho nessas duas métricas principais.

As resenhas podem lhe dar uma indicação bastante clara de como seus leitores estão felizes . Se forem elogiosos, significa que gostaram do artigo. Se não forem, tenha cuidado em seus futuros artigos para levar em consideração as críticas que foram feitas a você. Observe que os comentários são uma faca de dois gumes. Muito feedback negativo pode prejudicar sua reputação. Além disso, se você ativar essa opção, também deverá reservar um tempo para responder a cada uma delas, sejam elas positivas ou negativas.

Quanto aos compartilhamentos de artigos, quanto mais você tiver, melhor será. Geralmente, os usuários da Internet compartilham conteúdo que acharam interessante e que apreciaram. Claro, você não está imune a um compartilhamento negativo (uma pessoa que compartilharia seu artigo com um comentário pouco lisonjeiro). Mas, felizmente, esse comportamento não é comum. Os usuários da Internet tendem a deixar uma página irrelevante muito rapidamente, em vez de gastar seu tempo para compartilhá-la em suas  redes sociais . Podemos assim considerar que  as acções são efectivamente o sinal de um interesse acentuado .

Conclusão

Como você deve ter entendido, escrever tanto para a Web quanto para os mecanismos de busca não é fácil. Há uma série de boas práticas a serem implementadas, que nem sempre são óbvias para um iniciante neste campo. Com essas dicas, esperamos ajudá-lo a obter tráfego mais qualificado, que se interesse pelo seu conteúdo e que você consiga converter com mais facilidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.