Definição de SEO
SEO é a sigla para “Search Engine Optimization”. Em francês, falamos de referência natural . Mas concretamente, o que é SEO? É um conjunto de técnicas destinadas a ajudar os motores de busca (como Google ou Yahoo, por exemplo) a compreender melhor o conteúdo das páginas do seu site . Porque quanto melhor eles entenderem os temas do seu site, melhor você será referenciado em seus resultados de pesquisa (ou SERP para Search Engine Result Page).
O objetivo do SEO é permitir que os internautas que fizerem uma solicitação para o seu campo de atividade o encontrem facilmente na Web . Seu desafio é, portanto, a visibilidade : ser visível online e, portanto, estar nas primeiras páginas dos resultados de pesquisa e, idealmente, na primeira página. Porque, obviamente, quanto mais suas páginas estiverem nos resultados, menos visitantes você terá.
Observe, no entanto, que quando falamos de mecanismos de pesquisa na Bélgica, tendemos a pensar exclusivamente no Google (94% das solicitações na Internet na Bélgica são feitas via Google). No entanto, existem outros, alguns deles muito importantes . Na China, por exemplo, o mecanismo de busca mais utilizado é o Baidu. Não há necessidade de ir tão longe para ver que o comportamento do usuário não é o mesmo em todos os lugares. Também na França, muitos internautas usam outros mecanismos de busca, como Bing ou Yahoo. Na Bélgica, o Ecosia é o terceiro motor de busca mais utilizado, à frente do Yahoo.
10 equívocos sobre referência natural
1. SEO é gratuito
Não, SEO não é gratuito . É verdade que, diferentemente do SEA, não se trata de pagar para estar bem posicionado nos SERPs. No entanto, a experiência e o tempo necessários para desenvolver tráfego de qualidade para o seu site ainda exigem um certo investimento.
Otimizar para resultados orgânicos é uma questão complexa. São muitos os pontos de atenção e os algoritmos do Google estão cada vez mais inteligentes. Domínio de autoridade, fluxo de confiança, backlinks, link interno ou campanha de netlinking … Tantas noções que podem parecer obscuras para os não iniciados e que, no entanto, são essenciais para trabalhar na otimização de um site.
Portanto, usar os serviços de uma agência de SEO parece essencial se você deseja resultados convincentes. A sua inegável vantagem reside na experiência que lhe pode oferecer. Na vanguarda das mudanças e evolução (constante) dos algoritmos do Google, seus consultores estão mais bem posicionados para otimizar seu site e melhorar seu posicionamento nos SERPs.
- O seu conhecimento das diferentes técnicas de SEO permitir-lhes-á desenvolver uma estratégia real , que vá ao encontro das necessidades da sua empresa mas também do seu mercado. Mas é claro que tal agência não é gratuita, e o plano que ela irá criar e implementar é caro. A questão lógica que se segue é “Por quê?” “. Muito simplesmente porque um plano eficaz, aliás feito à medida, exige reflexão. Para atender às suas expectativas específicas, um aceno de uma varinha mágica não é suficiente. Pelo contrário, um projeto bem executado exige uma análise precisa da necessidade e do mercado .
- O que justifica o custo do SEO orgânico também são as muitas ferramentas necessárias para sua implementação. Da plataforma de monitoramento de SEO, como Semrush ou Moz, ao software de auditoria de SEO (Screaming Frog, etc. ) mas muitas vezes caro .
No entanto, não é porque leva tempo e dinheiro que você deve negligenciar sua referência natural . De fato, é essencial que seu site esteja visível nos resultados do Google quando os usuários da Internet pesquisarem na Web, seja para uma compra ou para uma resposta a uma pergunta que eles estejam fazendo. Tudo agora passa pelos buscadores e é o SEO que traz essa fonte de tráfego para suas páginas .
2. SEO é inútil, é melhor contar com SEA para tráfego qualificado
Esta afirmação é falsa por dois motivos:
- Já, nenhuma referência natural não é inútil , longe disso
- Então, sim, você tem que poder realizar campanhas de SEA (referenciamento pago), mas não, não é a única maneira de conseguir tráfego de qualidade para seu site.
Dizer que SEO é inútil hoje em dia é como perguntar a um cego se ele quer ver: bobagem. Porque, se o SEA de fato permite que você seja pontualmente apresentado nas SERPs , é apenas o momento de uma campanha. E o que acontece quando acaba? Seu conteúdo fica invisível no Google novamente.
Todo o objetivo do SEO é permitir que você esteja constantemente bem posicionado nas palavras-chave que são procuradas para o seu setor de atividade . Assim, você permanece visível, mesmo que não pague para ser e cada usuário que fizer uma solicitação em seu campo de atividade provavelmente o encontrará. Claro, isso não significa que o SEA seja inútil. Pelo contrário, campanhas publicitárias como o AdWords são muito úteis para aumentar sua visibilidade em determinados momentos específicos : durante uma promoção, um período mais tranquilo para aumentar as vendas etc.
3. CMS como o WordPress fazem a referência natural do meu site por conta própria
Se apenas… Não, o SEO de um site não é feito por si só e não, CMS como WordPress ou plugins como Yoast não o geram automaticamente . Isso seria muito simples, certo? Na realidade, um site otimizado requer o desenvolvimento de um plano estratégico . Em geral, pode-se dizer que isso consiste em três etapas principais:
- Você deve primeiro realizar uma auditoria de SEO com base em seu mercado e seus clientes : conhecer seus clientes e prospects é importante para saber como otimizar seu site. São os seus comportamentos, os seus interesses, as suas características que lhe permitirão determinar o que é importante para si e para a sua empresa. Sem ele, você só poderia avançar cegamente e reduzir bastante suas chances de uma posição atraente nos SERPs.
- Em seguida, você deve escolher as palavras-chave nas quais deseja ser bem referenciado . Toda a análise sobre seus clientes e prospects permite que você determine que eles desenvolvam conteúdo relevante: graças a isso, você sabe o que eles estão procurando, o que os faz clicar em uma página ou não, o que eles gostam de ler…
- Finalmente, você deve desenvolver uma estratégia de conteúdo e uma agenda com base nas palavras-chave selecionadas , para escrever páginas da web, mas também artigos de blog relevantes e interessantes . Isso faz parte do marketing de conteúdo .
4. Uma agência de SEO pode me garantir o primeiro lugar na página de resultados do Google
Na maioria das vezes, sendo o SEO um assunto particularmente complexo, é aconselhável passar por especialistas em referências naturais para ajudá-lo. Mas, de repente, não caia na armadilha do primeiro lugar a todo custo e pense que ao usar uma empresa de web marketing , você necessariamente será o primeiro em todas as suas palavras-chave. É melhor fugir de agências de comunicação que afirmam o contrário. Porque SEO não é uma ciência exata: é impossível te prometer uma posição precisa, baixo. Há muitos dados que entram em jogo, começando com a concorrência e o mercado em que você está. Ou ainda a localização geográfica do usuário que faz a solicitação (os resultados da pesquisa em Namur serão diferentes dos realizados em Bruxelas) e os cookies ou o histórico de navegação desse internauta.
Mas de repente, você tem o direito de se perguntar qual é o sentido de passar por profissionais de SEO se eles não podem garantir o primeiro lugar para o seu conteúdo no Google? As vantagens são inúmeras: você não só se beneficia de sua experiência porque eles acompanham as novidades e mudanças em SEO, mas também podem realizar um estudo de seu mercado e de seus clientes com muito mais facilidade graças às muitas ferramentas (incluindo algumas pagas) disponíveis para eles. No entanto, quanto mais refinada e precisa for a análise, melhores serão os resultados.
5. Você precisa ser o número um em todos os níveis
O objetivo não é ser o primeiro em tudo, mas ser o primeiro no que importa. É por isso que você deve priorizar suas palavras-chave por importância e saber em quais delas você precisa fazer um esforço muito especial e, acima de tudo, medido. O primeiro ponto importante a saber é que existem palavras-chave nas quais é quase impossível se posicionar .
Veja, por exemplo, “encanador”: a concorrência por essa palavra-chave é tão forte que é quase impossível posicionar o conteúdo nela. Então tem que ser especificado. As palavras-chave que você absolutamente deve valorizar são aquelas chamadas de “cauda longa”, ou seja, aquelas que são mais longas e típicas . Na maioria das vezes, é aconselhável trabalhar na situação local : se você é um encanador, prefira palavras-chave como “encanador namur”, “encanador hainaut”, etc. Procure também por palavras-chave relacionadas às suas especialidades , como “encanador encanador namur”, “encanador namur orçamento” ou “encanador de preço”.
6. Se uma palavra-chave é importante, ela deve ser repetida muitas vezes no conteúdo da minha página web
Esta é uma crença popular, infelizmente, profundamente enraizada na mente das pessoas. Se era completamente verdade em 2002-2003, felizmente não é mais o caso hoje. Não é porque você descobriu durante sua análise que uma palavra-chave era uma grande oportunidade para você, que você deve colocá-la em todas as suas frases e em cada página do seu site . É melhor dedicar uma página específica a ele do que falar sobre isso em todos os lugares. Então, você tem que medir o uso dessa palavra-chave. Motores de busca como o Google sancionam excessos e favorecem a qualidade do conteúdo. Você terá resultados muito melhores se o seu conteúdo for interessante, se for realmente lido pelos seus visitantes e se eles passarem mais tempo no seu site. Você deve, portanto, ser parcimonioso, mas também inteligente: não use excessivamente a palavra-chave em questão, mas coloque-a em lugares estratégicos (títulos, tags HTML, meta-descrições e meta-títulos, etc.).
7. O SEO deve ser perfeito desde o meu site
SEO orgânico é tudo. Para que seu site seja realmente otimizado para SEO, muitos elementos geralmente precisam ser modificados. Em alguns casos, quando o site inicial (se houver) é muito antigo, começar do zero fazendo uma revisão completa pode ser mais vantajoso do que multiplicar as ações e, portanto, os custos.
- Decida sobre a estrutura do seu site , ou seja, sua estrutura em árvore (seu menu), seu número de páginas, sua malha interna etc.
- Escreva o conteúdo das páginas de acordo com as palavras-chave determinadas na auditoria realizada anteriormente
- Crie uma estratégia de marketing de conteúdo relevante (por exemplo, postagens de blog)
- Melhore o desempenho técnico do seu site aumentando sua velocidade de carregamento, otimizando suas imagens ou criando redirecionamentos de páginas 404, etc.
Por outro lado, não é porque você fez todo o necessário para garantir que seu site seja otimizado, que isso significa que ele estará na primeira página dos buscadores assim que for lançado. O bom posicionamento também depende de critérios que levam tempo para serem implementados . Por exemplo, requer um domínio de autoridade forte , que vem com tempo e muito trabalho.
A autoridade de domínio representa a força do seu site nos mecanismos de pesquisa. É calculado a partir de cerca de quarenta parâmetros , como links externos para seu site. O domínio de autoridade é medido em uma escala de 0 a 100 . É geralmente considerado forte a partir de 50 , embora para uma PME um domínio de autoridade de 30 seja considerado mais um ativo.
Seja como for, se você está partindo de uma base clara e limpa para melhorar a experiência do usuário ou se está otimizando o que já existe, a implementação das ações identificadas pela análise leva tempo e, novamente, expertise.
8. SEO só funciona uma vez
SEO nunca dorme! Pelo contrário, está em constante evolução. As práticas mudam, assim como a concorrência.
- O Google muda seus critérios de SEO com muita regularidade e comunica muito pouco sobre essas mudanças. Quando ocorre uma atualização, os especialistas a percebem pelas grandes variações registradas em suas ferramentas de SEO : uma taxa de visibilidade em queda, uma estimativa de tráfego decrescente… Portanto, é necessário dedicar um tempo para monitorar o posicionamento. seu site, cada pilar página e conteúdo importante. Também é importante ficar de olho nas modificações dos algoritmos Panda, Colibri, Penguin, Bert (o mais novo do Google)…
- O mercado evolui: podem surgir novos concorrentes e outros, já existentes, podem despertar para a questão do SEO, tornando-se assim mais conhecidos online.As consequências dessas mudanças são óbvias: um site que antes estava bem posicionado pode cair muito rapidamente nos resultados da pesquisa. Em outras palavras, uma vez lançada sua estratégia inicial, não descanse sobre os louros e considere que o trabalho está feito.O SEO, portanto, requer uma otimização constante : revisar regularmente o conteúdo retrabalhando o campo lexical das palavras-chave, propondo artigos de blog sobre assuntos úteis para seus clientes, verificando a integridade do seu site (erros 404, metadados incompletos ou mal codificados, links quebrados, texto/HTML proporção…), crie novos backlinks, etc.É por isso que, na maioria das vezes, seu provedor de serviços oferecerá monitoramento de SEO em sua cotação . Se esse ponto pode parecer desnecessário, ele é de fato essencial, principalmente se a missão básica for puramente SEO. Sem isso, de fato, suas páginas só ficarão visíveis no Google por um curto período de tempo. Esta é uma das razões pelas quais o SEO é considerado um grande investimento de tempo e, portanto, não é gratuito.
9. Para otimizar meu SEO, tenho que multiplicar os links externos para minhas páginas da web
Se os links externos para o seu site são realmente importantes para o seu posicionamento nas SERPs, eles devem respeitar alguns critérios essenciais. A notoriedade é uma das características tidas em conta pelo Google e outros motores de busca. No entanto, esses links devem ser de alta qualidade : os motores de busca também favorecem a sua relevância e a satisfação dos internautas (ou seja, o interesse do link para eles). A corrida por links a todo custo é, portanto, inútil. Você precisa de links que sejam naturais, em conteúdo que trate de um assunto relacionado a sua área de atuação , em um site próprio de qualidade .
10. As imagens do meu site não têm nada a ver com SEO
Oh sim ! Para que seu site seja bem referenciado, suas imagens também devem ser otimizadas . Nós dissemos a você, SEO é um trabalho de longo prazo e todos os detalhes contam. Mas como otimizar suas imagens?
- Primeiro, comece certificando-se de que eles estejam bem otimizados para a web , ou seja, não sejam muito grandes e do tamanho certo. Caso contrário, eles sobrecarregariam seu site. No entanto, a velocidade de carregamento das páginas de um site impacta a experiência do usuário e constitui um importante critério de referência natural .
- Então, como os motores de busca ainda não são capazes de analisar uma imagem, você absolutamente deve dar-lhes um título, bem como uma descrição , para que eles possam entender do que se trata. Assim, essas imagens podem ser referenciadas no Google Image.
- Escolha também imagens relacionadas ao seu texto para uma melhor experiência do usuário.
O que devemos tirar deste artigo?
SEO é um assunto complexo , que exige conhecimento dos mecanismos de busca como o Google e suas práticas, além de um estudo do mercado em que você está inserido. Há muitos equívocos circulando sobre isso, principalmente porque muitas empresas pensam que não é importante ou que é fácil de implementar. Na realidade , é um trabalho por si só, que exige tempo e muita experiência para desenvolver um plano sob medida .
Embora seja verdade que a referência natural seja cara, ainda é uma das técnicas preferidas atualmente para se posicionar nos resultados dos mecanismos de pesquisa sem ter que planejar um orçamento promocional adicional. Para facilitar a sua vida, não hesite em recorrer a uma agência de web marketing que o pode ajudar a desenvolver um plano de SEO adaptado ao seu negócio.