Sua empresa planeja embarcar em  um projeto de website  ? Então, sem dúvida, você está se fazendo muitas perguntas. Como criar um site de negócios? Por que a web é  tão importante para o seu negócio? O que isso pode te trazer? Você deve ir para  uma plataforma de sites gratuitos  ? Ou melhor, confiar em  uma agência web  ? São  necessárias especificações  ? E o que deve conter para ser mais eficaz? Tantas perguntas que tentaremos responder neste artigo.

Em seguida, daremos algumas ideias sobre como seu site otimiza sua presença digital e traz grandes oportunidades de tráfego e conversões.

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Por que e como fazer um site para o seu negócio?

  1. Um site é uma vantagem competitiva para o seu negócio – Maior visibilidade, aberto 24 horas por dia, experiência do cliente… aqui estão algumas vantagens de criar um site para o seu negócio.
  2. Uma agência de criação de sites é um trunfo para o seu negócio – Estratégia de comunicação, posicionamento nos motores de busca, expertise… A agência web é o seu parceiro de eleição.
  3. Uma especificação permite que sua empresa defina uma estrutura – A criação de especificações é uma etapa essencial. Tem, de fato, muitas vantagens, tanto para sua empresa quanto para seu provedor web. Encontre os pontos importantes para escrever suas especificações.
  4. Um site para otimizar sua presença digital – Descubra como um site eficaz pode permitir que você otimize sua presença digital, sem publicidade.
  5. Site e publicidade digital: como criar uma landing page de sucesso? Criar uma página de destino é uma ótima maneira de atingir seus objetivos específicos na web.

Um site é uma vantagem competitiva para o seu negócio

Criar um site para o seu negócio é uma ótima ideia. Não ter um atualmente significa correr o risco de perder toda uma fatia de mercado, por mais importante que seja. Porque  a Web é agora um lugar muito poderoso para a prospecção . Pense nisso! O que você faz quando quer comprar um produto ou solicitar um serviço? Você pesquisa no Google ou em outro mecanismo de pesquisa. Nós vamos ! Saiba que seus clientes e prospects estão fazendo o mesmo. Portanto, é  importante não apenas estar presente na Internet,  mas também estar bem posicionado nas SERPs (páginas de resultados do Google). É cumprindo essas duas condições, de fato, que você conseguirá atrair novos clientes.

Site de apresentação e site de comércio eletrônico

O objetivo do site de vitrine é  apresentar sua empresa  e seus produtos: contém todas as informações úteis para os internautas para que possam conhecer mais sobre você, sua história, seus valores e seus produtos ou serviços. Um site de vitrine é, portanto, comparável a um catálogo . O seu objetivo é garantir-lhe uma  presença digital  e informar  os internautas sobre a sua atividade. É por isso que muitas vezes é comparado a uma carteira de identidade na web.

O site de e-commerce, embora também disponibilize esta informação, tem como principal objetivo a  venda online , com um  sistema de faturação  e  entrega , que evita qualquer movimentação de clientes. Além disso, um site comercial nunca fecha, os internautas podem comprar onde e quando quiserem.

Portanto,  a loja online é  mais interessante do que um site de vitrine? Claro que tudo depende da própria empresa. Tenha em mente que nem  todas as áreas de atividade se prestam ao comércio eletrônico . Além disso, nem todos têm  o orçamento e a logística necessários  , como estoque suficiente ou mão de obra suficiente para enviar pacotes, cobrir possíveis custos de transporte, etc.

Além disso, não é porque o site de vitrine simplesmente apresenta sua empresa que ele também não  possui objetivos de vendas . Estes são simplesmente indiretos: o objetivo não é vender um produto específico, mas sim gerar contato por meio de um formulário ou solicitação de cotação, por exemplo. Trata-se, então, de  concretizar essas conversões  , transformando esses prospects em clientes reais.

Porquê ter um website: as vantagens para a sua PME

1. O site traz visibilidade

Um site de negócios bem projetado e bem gerenciado é uma ótima ferramenta de marketing para sua pequena empresa. Isso lhe trará visibilidade significativa e fortalecerá a imagem da sua marca.

É uma verdadeira fonte de informação sobre o seu negócio. Dá-lhe a oportunidade de se apresentar, de contar a sua história, os seus valores, a sua visão mas também a sua experiência profissional.

Através do seu site, você também poderá  se destacar da concorrência  graças a uma  apresentação detalhada de seus produtos e serviços  e ao uso de poderosos argumentos de vendas .

Para aumentar a visibilidade do seu site, você pode usar como alavancas: referenciamento natural, referenciamento local em aplicativos do Google, criação de campanhas publicitárias no Google Ads e publicidade em redes sociais.

2. Sua empresa fica aberta 24 horas por dia, 7 dias por semana

Ter um site significa ter uma  vitrine acessível 24 horas por dia, 7 dias por semana em qualquer lugar do mundo . Seu site será um verdadeiro catálogo interativo de seus produtos e serviços que podem evoluir facilmente ao longo do tempo. Permite uma infinidade de possibilidades graças às suas funcionalidades e ao seu design. Se o seu site também inclui uma loja virtual, você pode vender a qualquer hora do dia ou da noite. Além disso, seu site pode abrir as portas para o mercado internacional.

3. Interação com seus clientes e prospects

Não há necessidade de ligar ou ir a um ponto de venda para responder a perguntas. O site permite que você se comunique com seus clientes instantaneamente . Tomemos o exemplo de um questionário online. Além de satisfazer seus clientes fornecendo uma resposta rápida, você também se beneficiará desse recurso coletando informações valiosas.

Graças a essas trocas e ao retorno de experiência quase instantâneo oferecido pela web, você terá a oportunidade de modificar o conteúdo e o layout. Seu site deve atender melhor às necessidades de seus visitantes e  melhorar a experiência do usuário .

Aqui estão alguns outros exemplos de recursos que permitem que você interaja com seus clientes:

  • uma seção de blog
  • mensagens instantâneas (chat)
  • uma seção “membro” que permite acompanhar o andamento dos pedidos, faturamento, etc.
  • suporte ao cliente

Graças a uma boa estratégia de comunicação de marketing na web, você  ganhará visibilidade e aumentará a satisfação do cliente .

4. O site, uma fonte inesgotável de informações para o seu negócio

Graças ao seu site e a uma ferramenta estatística (a mais popular é  o Google Analytics ), você poderá obter muitas informações sobre seus alvos de marketing e seu mercado:

  • Quais são as páginas mais visitadas do seu site?
  • Quantas visitas você recebe por dia ou por mês?
  • Quanto tempo seus visitantes passam nas diferentes páginas do seu site?
  • Onde está localizada a sua área de captação?
  • Qual é a taxa de rejeição do seu site?
  • Quais palavras-chave ajudam você a ter uma boa classificação no Google?

Quando tiver recolhido todas as respostas, poderá analisar os hábitos de consumo dos seus clientes , o que gostam, o que procuram, etc. Você poderá então criar ações de comunicação de marketing muito mais eficazes, pois elas serão adaptadas às necessidades dos diferentes segmentos de marketing de seus alvos.
Isso terá a consequência positiva de aumentar a taxa de conversão de seus visitantes em clientes .

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5. Facilite suas tarefas administrativas e logísticas

Além de ser uma vitrine para o seu negócio, seu site pode ser uma  fantástica ferramenta de logística . Poupe tempo com funcionalidades online como loja, calendário de eventos, possibilidade de reservar, registar ou marcar uma consulta. Para cada área de atividade, existe pelo menos uma funcionalidade que simplificará o seu trabalho. E muitos outros ainda estão por vir!

6. Controle sua comunicação e sua reputação eletrônica

Hoje, o consumidor se tornou um “influenciador”. Ele irá avaliar e comentar sobre seus produtos/serviços. Suas avaliações obviamente serão consultadas por muitas pessoas que, antes de comprar, vão querer ter uma ideia. É aqui que entra a necessidade de um site para a sua PME. Esses influenciadores farão comentários positivos ou negativos diretamente em seu site, e não em um fórum mais ou menos obscuro. Você terá, portanto, a oportunidade de aproveitar isso, destacando comentários positivos e tendo o direito de resposta direta aos comentários negativos.

Então, se o seu site for referenciado corretamente, ele aparecerá primeiro no Google após uma consulta sobre o nome da sua empresa. Caberá a você comunicar as informações corretas aos seus alvos. Chega de passar por um site intermediário que não necessariamente estará atualizado com informações como horário de funcionamento, preços, promoções, produtos/serviços disponíveis, etc.

7. Um site traz credibilidade ao seu negócio

Hoje, o consumidor belga obtém informações na Internet antes de comprar um produto ou usar um serviço para obter informações na Internet. Portanto,  não ter um site despertará  nele um sentimento de incerteza. Da mesma forma, não demorará mais do que alguns segundos para o internauta ter uma ideia errada da sua empresa se considerar que o seu site tem um design que está em descompasso com a sua atividade ou que contém informações que não são desatualizado ou pior, errôneo.

Por outro lado, um site bem desenhado com informações claras e atualizadas, um design refinado e ergonomia otimizada dará à  sua empresa uma imagem profissional . Com um bom site, sua empresa pode até parecer maior e mais estabelecida do que realmente é.

8. Internet: um canal de publicidade barato

A publicidade na Internet ultrapassou a televisão, rádio e publicidade impressa. Sem surpresa, a maioria dos gastos com anúncios de negócios é no Google e no Facebook. Portanto, é importante que as marcas invistam em publicidade digital e, de maneira mais geral, em marketing na web . Suas vantagens são inúmeras:

  • É menos caro (embora essa tendência esteja sendo gradualmente revertida).
  • Ele configura rapidamente.
  • Não visa mais uma massa de pessoas, mas um indivíduo, o que otimiza seu impacto por ser mais preciso.
  • Ele permite que você inicie conversas diretamente com os clientes.
  • Facilita a coleta de informações sobre leads e você medirá com precisão, graças a um software especializado, o retorno do investimento (ROI).
  • Ele fornece feedback diário sobre o que funcionou e o que não funcionou, permitindo que ele seja ajustado mais rapidamente, se necessário.

Um site bem organizado e bem referenciado será tão eficaz, se não mais, do que um anúncio na imprensa escrita, no rádio ou na televisão. Vantagem adicional, ao contrário de outras mídias onde para cada ação você tem que criar um anúncio específico, a promoção em seu site é feita em poucos cliques. Além disso, você poderá usar elementos já usados ​​em campanhas anteriores.

9. Uma maneira eficaz de se diferenciar da concorrência

Seu site é uma ferramenta que reflete a seriedade e o profissionalismo de sua empresa. Com um conceito, design, ergonomia ou características específicas, você  se destacará da concorrência e atrairá mais clientes em potencial . Tenha cuidado, no entanto, para não exagerar e desenvolver um site no qual seus clientes não se encontrem.

10. Um site: um ativo adicional ao patrimônio da sua empresa

Poucas pessoas sabem, mas  o site faz parte do patrimônio da sua empresa . Com o passar do tempo, ele continuará a aumentar em valor. Imagine que vende o seu negócio e que tem um website que gera valor acrescentado. O valor de revenda do seu negócio será avaliado em alta com base nesse valor acumulado pelo seu site.

11. Um site: mais eficaz que uma rede social

Se você quer atrair clientes,  é melhor ter os dois , ou seja, ter um site de vitrine e estar presente nas redes sociais. Os dois, na verdade, são  complementares . A vantagem das redes sociais é que elas são “gratuitas”, ou pelo menos o registro é. Mas se você quiser que suas publicações e/ou anúncios tenham visibilidade e um impacto mais forte, você terá que pagar e isso, além do tempo que já leva. Além disso, o Facebook & Cie são fáceis de configurar e você pode rapidamente se cercar de uma comunidade mais ou menos confiável.

O site, novamente,  apresentará sua empresa  e seus produtos ou serviços. O site reunirá todas as suas informações, o que é mais complicado nas redes sociais. Nas  redes sociais , você também fica restrito em termos de design, por exemplo. Mesmo que você possa personalizá-lo adicionando uma foto de perfil ou capa de acordo com a imagem de sua empresa, por exemplo, as possibilidades criativas permanecem limitadas. Portanto, é mais difícil  se destacar . De fato, em um site você pode fazer o que achar melhor e oferecer uma melhor experiência de usuário aos seus visitantes e clientes. Portanto, essas são boas maneiras de atrair usuários da Internet, mas um site precisa de redes sociais e vice-versa .

Por que confiar em uma agência para a criação do seu site?

Um  site de negócios  não é construído em um dia. Este é um trabalho que  exige tempo, mas também e acima de tudo, competências . Ao contrário do que algumas plataformas sugerem, criar um site gratuito e fácil não é necessariamente uma boa ideia. O simples fato de possuir um não é mais excepcional. A grande dificuldade é, portanto, criar um com objetivos reais e uma estratégia para alcançá-los.

Crie um site gratuito e fácil: as desvantagens

Se essas plataformas de criação de sites fazem você balançar um resultado rápido e eficiente, verifica-se que as desvantagens desse tipo de sistema são de fato inúmeras.

Grátis sim, mas até certo ponto

Na realidade,  as fórmulas gratuitas dessas plataformas são muito mal fornecidas em termos de funcionalidade  : dependendo da plataforma, você não tem um design responsivo (mas essencial nos dias de hoje), seu nome de domínio é um subdomínio da plataforma, seu site é não otimizado para  SEO … Se você quer  uma ferramenta que seja minimamente eficaz , você tem que pagar uma certa quantia todo mês. A fórmula mais completa gira geralmente em torno de 25€/mês, ou cerca de 300€/ano. Não é tão caro, você vai nos dizer! Sim… exceto que você paga esse valor indefinidamente. Explicamos o porquê no próximo ponto.

Nenhuma transferência de dados possível

Como regra,  essas plataformas não permitem realizar uma transferência de dados . Isso significa que se você quiser mudar seu site, para criar um mais profissional, por exemplo, terá que começar tudo de novo desde o início. Em outras palavras, a menos que você realmente queira começar do zero, você está preso ao seu site. De repente, 25€/mês parece muito menos interessante, certo?

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Nem sempre é tão fácil de usar

Algumas plataformas permitem que você crie um site um pouco mais complexo, por exemplo,  um site de comércio eletrônico  (mas provavelmente não de graça). Nesse caso, a criação do seu site certamente levará algum tempo. Por quê ? Porque você terá que aprender as cordas de suas diferentes funcionalidades. Se instalá-los pode ser rápido, isso não significa que você saberá como dominá-los diretamente. Portanto, você terá que aprender a gerenciar seu site: integrar seu banco de dados de produtos, vincular seus estoques ao site, criar suporte em caso de problema de pedido, etc.

Necessário conhecimento em web design

Da mesma forma,  ser um web designer é uma profissão inteira . Mesmo que você tenha um bom senso de estética, isso não significa que você fará as escolhas certas em termos de web design: na Internet, de fato, é preciso saber combinar beleza com eficiência. Assim, durante  o design gráfico de um site , tudo é pensado para que seja o mais competitivo possível: a fonte utilizada, o espaçamento para permitir que o texto respire, a localização dos calls-to-action,… site é muito elegante, mas mal pensado, por isso não será eficiente e não permitirá que você atinja  seus objetivos .

Muitas vezes poucas opções de personalização

Embora você possa escolher suas fotos e  escrever seus textos , você não se beneficia de uma enorme biblioteca de temas, recursos e ferramentas. Há, portanto, fortes semelhanças entre sites gratuitos . Não é ideal se você deseja um site exclusivo que se pareça com você. Também não é ideal se você quiser se distinguir de seus concorrentes.

Necessário conhecimento em SEO

Hoje em dia, um site que não está indexado não tem muita utilidade, a não ser que você gaste muito dinheiro no Google Ads (anúncios pagos do Google). Um bom referenciamento natural de SEO é essencial  para que seus clientes e seus futuros clientes possam encontrá-lo facilmente quando pesquisarem em um mecanismo de busca (como Google, Bing, Yahoo). Sem ele, o seu site SME ficaria completamente invisível, perdido entre todos os outros sites que existem.

Sim, mas aqui está, otimizar seu site para  referenciamento de SEO não é tão simples  : você não se improvisa como um especialista em referenciamento natural, pode ser aprendido e requer muito tempo e paciência. Além disso, a competição por palavras-chave é difícil, o que significa que você deve  estudar cuidadosamente as palavras-chave nas quais se posicionar e multiplicar técnicas naturais de referência  (copywriting orientado a SEO, meta-tags, títulos de página otimizados, blog…) para esperar resultados positivos . Existem ferramentas como  o SEMrush  que podem te ajudar. É uma ferramenta que usamos com frequência no Poush. Mas, é um trabalho tedioso que requer graxa de cotovelo.

A agência web, um verdadeiro parceiro para a sua PME

A utilização de uma  agência de criação de websites  é, portanto, uma verdadeira mais-valia para as empresas que pretendem desenvolver um bom website, que lhes permita distinguir-se dos seus concorrentes e ser importante na Internet. Graças a isso, você se beneficia da  experiência de profissionais da Web  que realizarão uma estratégia de comunicação e marketing eficaz para você.

Uma agência web:

  • refletirá com você sobre a  estratégia de comunicação  para que seja mais adequada aos seus objetivos
  • determinará as palavras-chave importantes para sua  referência natural  e ajudará você a tornar seu SEO eficaz
  • vai criar um site  à sua imagem, design responsivo, com boa ergonomia e uma experiência de utilizador exemplar
  • ajudá-lo a atualizar seu conteúdo (por exemplo  , escrever  postagens de blog, etc.)

Beneficiará assim de um  website de alta performance , que dará à sua empresa ou atividade uma imagem profissional, melhorando a sua visibilidade e o seu volume de negócios.

A importância das especificações para a criação do seu site

Por que escrever especificações?

O objetivo de uma especificação é, acima de tudo, permitir que você  defina com precisão seu projeto, suas necessidades e suas expectativas . Portanto, é útil tanto para o seu futuro provedor da web quanto para você.

  • Para sua empresa, de fato, estimula  a reflexão coletiva . Graças a ele, você ordenará suas ideias e examinará todos os aspectos do seu projeto. Isso será ainda mais sólido, assim como seu pedido ao entrar em contato com as agências.
  • Para seu futuro provedor de serviços, as especificações servem como uma estrutura, uma diretriz. Permite-lhe contextualizar o seu projeto dentro da sua empresa mas também no seu mercado e serve de  suporte para lhe oferecer um orçamento preciso , o mais adaptado possível às suas necessidades.

Perguntas a fazer para uma especificação adaptada

Criar um site não é, portanto, um gesto trivial para as empresas. Isso requer uma reflexão profunda, mesmo antes de embarcar na aventura. Para ajudá-lo, Poush decidiu levantar  algumas questões que você deve se fazer antes de iniciar seu projeto . Estes irão ajudá-lo a escrever as suas especificações, um documento essencial para a criação do seu site.

Apresentação do seu projeto: quais são os seus objetivos?

Em primeiro lugar, suas especificações para um site eficaz devem conter  uma apresentação geral de sua empresa e de seu projeto . Quem é você, qual é o seu logotipo e sua carta gráfica, quais são os objetivos do site, qual é o seu público-alvo, quais as áreas geográficas que você quer abranger… Tantas perguntas que você deve responder.

Embora eles sejam todos importantes, o fato é que o mais essencial é  determinar o papel que seu site desempenhará, ou seja, o objetivo ou objetivos que ele perseguirá . Estes são muitos e variados e podem, em alguns casos, ser combinados.

  • Venda  seus produtos e serviços online
  • Aumente sua  notoriedade
  • Apresentar  minha empresa e meus produtos/serviços
  • Conquiste  novos clientes
  • Construir a fidelidade do  cliente
  • etc.

Para cada um desses objetivos, uma  estratégia muito específica  deve ser colocada em prática. Por exemplo, se você deseja fidelizar o cliente, pode criar um blog onde publica regularmente conselhos relevantes que os farão querer voltar regularmente para ler novos. Ou você pode configurar um sistema de conta pessoal que permite que os clientes se identifiquem para rastrear um pedido ou obter benefícios promocionais.

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Habilidades de agência web: quais serviços são necessários para o seu projeto?

A segunda parte importante das especificações do seu novo site diz respeito  às habilidades da agência  necessárias para atingir seus objetivos. Claro, você espera que ela possa ajudá-lo na criação do seu site. Mas esse não é o único serviço que você pode precisar. Você também pode esperar que ela realize uma auditoria competitiva, para fornecer suporte estratégico, para ajudá-lo a configurar um posicionamento SEO eficaz ou escrever o conteúdo de texto do seu site para você. .

Auditoria: como funciona a concorrência?

Entre os serviços complementares, você pode querer realizar uma auditoria competitiva. Acompanhar o nível dos concorrentes na web  é importante. Eles são concorrentes reais, difíceis de vencer? Ou, pelo contrário, passar na frente deles não será tão complicado? Essas são perguntas que você precisa se fazer. O objetivo da análise competitiva é então determinar as práticas (boas e um pouco menos boas) de seus concorrentes e os meios de distingui-lo deles.

Portanto, é importante pensar por si mesmo sobre os concorrentes do seu site. Tenha cuidado, no entanto,  para não se limitar aos concorrentes que você conhece . Os melhores classificados em palavras-chave importantes nem sempre são aqueles em que pensamos em primeiro lugar. Alargar a sua análise competitiva é, por isso, essencial: deve também conhecer as empresas que não conhece mas que estão bem referenciadas nas palavras-chave que lhe interessam porque também estão entre aquelas que terá de vencer.

Estratégia de SEO: quais são as palavras-chave importantes para o seu setor?

Outra habilidade importante para construir seu site de negócios é SEO. Para que seja visível, de fato, deve estar  bem posicionado nos resultados de buscadores  como Google ou Yahoo (também chamados de SERPs). E para isso, duas soluções, geralmente trabalhadas em conjunto, estão à sua disposição: você pode  otimizar seu referenciamento natural de SEO  e  criar campanhas de SEA  (Google Ads).

Para ambos, você precisa  determinar palavras-chave relevantes para seu setor . Sobre o que é isso ? Uma palavra-chave (ou uma expressão de palavra-chave) é um  conjunto de palavras digitadas por um internauta na barra de pesquisa do Google, Yahoo, Bing …
na Web e assim obter a resposta mais relevante para o seu pedido. Também permite que os mecanismos de busca entendam o conteúdo de um site e, assim, façam referência a ele quando alguém pesquisar sobre o assunto.

Mas como determinar as palavras-chave úteis para o seu site?

  • Você precisa  se colocar no lugar de seus clientes  e descobrir o que eles podem digitar na barra de pesquisa do Google para encontrar seus serviços ou produtos.
  • Existem  ferramentas criadas especificamente para fazer este trabalho , algumas delas são gratuitas, outras são pagas (exemplos: Moz, Keyword, Answer The Public, Google Trends…).

Informação essencial: que orçamento e prazos?

Ao passar por uma agência de criação de sites, você necessariamente terá que  pagar um determinado valor pelo seu site . Uma das perguntas que você deve se fazer, portanto, diz respeito ao orçamento: quanto você está disposto a gastar para ter um bom site? O preço de um site depende de muitos dados diferentes  : o tipo de site em questão (e-commerce, site showcase, etc.), o número de páginas, se os textos são escritos ou não, a hospedagem ou nome do site, as características escolhidas, etc.

E as diferenças de preços entre as agências? Por que algumas agências da web exigem um orçamento maior do que outras para fazer o mesmo trabalho? Se às vezes acontece que o preço é realmente excessivo, também pode ser  uma questão de qualidade . Existem agências que vendem seus preços, mas também são menos eficientes. Enquanto outros são mais caros, mas obtêm  melhores resultados , às vezes simplesmente porque gastam mais tempo no projeto do que os mais baratos que ainda precisam ser rentáveis.

Outro ponto importante: seu prazo para sair do site. Quando você quer colocar seu site online? Um evento específico dita sua agenda? E quais são as consequências para o seu projeto? Na Poush, um projeto dura em média de 2 a 3 meses. Um lapso de tempo que pode ser explicado pelo gerenciamento de projetos.

Detalhes adicionais: quais informações você precisa adicionar?

Qual nome de domínio?

Seu nome de domínio deve ser  escolhido de forma inteligente,  pois você não poderá alterá-lo posteriormente.

Seu nome de domínio deve ser:

  • Fácil de lembrar para usuários da Internet
  • Facilmente identificável
  • Não muito longo
  • Facilmente referenciável
  • Disponível (que seus concorrentes não usam)
Que tipo de hospedagem você deve escolher para o seu site?

Para poder colocar o seu site de PME online, você precisa encontrar um host. Você pode optar por in-house ou terceirizar sua hospedagem. Ambas as soluções têm suas vantagens e desvantagens. A escolha da hospedagem também depende do tipo do seu site: uma loja online não tem as mesmas necessidades de hospedagem de um site vitrine, por exemplo. Há quatro acomodações possíveis:

  • Hospedagem compartilhada  : esse tipo de hospedagem é adequado para 95% dos sites. Consiste em colocar seu site em um servidor que hospeda outros sites.
  • O servidor dedicado  : esta oferta de hospedagem lhe dá acesso a um servidor completo totalmente dedicado ao seu próprio site. Oferece-lhe a possibilidade de dimensionar o seu servidor de acordo com os seus gostos e colocar aí o seu site sem se preocupar com a interferência de terceiros.
  • O servidor privado virtual  : esta solução pode ser comparada a um servidor dedicado cortado em várias partes. Ao contrário da hospedagem compartilhada, os diferentes servidores virtuais são completamente independentes uns dos outros.
  • O servidor em nuvem  : este tipo de hospedagem é perfeitamente adequado para clientes que desejam migrar de hospedagem compartilhada para uma solução de hospedagem mais poderosa e personalizável. Esta solução é totalmente modular, permite adaptar os recursos de que necessita sem interromper o serviço.

Ao trabalhar com uma agência web, muitas vezes a hospedagem do seu site está incluída no preço final do seu orçamento. A maioria das agências tem  seu próprio servidor  e, portanto, se oferece para hospedar seu site nele. É segurança para você (sabe quais outros sites estão no servidor) e é mais fácil para a agência, que está em contato direto com o suporte em caso de problema.

Quais ferramentas de rastreamento?

Quer analisar e verificar o sucesso do seu site? Portanto, você deve acompanhar seu desempenho por meio de diferentes ferramentas de rastreamento. Eles permitirão quantificar o número de visitantes e o tempo que passaram no seu site, analisar o comportamento deles, saber de onde vêm (redes sociais, motores de busca, etc.) e quantificar as ações realizadas (número de compras feitas, assinaturas de um boletim informativo, etc.). A mais conhecida dessas ferramentas não é outra senão  o Google Analytics . Mas há outros que você pode querer integrar ao seu site (por exemplo, o Pixel do Facebook).

Você está pronto para se envolver no projeto?

E a gestão de projetos? A criação de um site, mesmo através de uma  agência web , leva tempo e  requer envolvimento  de sua parte e de alguns membros de sua equipe. Por quê ? Porque haverá reuniões e trocas de e-mails, você terá que dedicar tempo para escrever ou revisar o  conteúdo  do site, para verificar se gosta do design… E o envolvimento não fica apenas no projeto. A transformação digital inevitavelmente leva a mudanças dentro de sua empresa . Mesmo quando seu site está online, você precisa continuar trabalhando nele:

  • Deve  ser atualizado , pois um site com informações desatualizadas não inspira confiança e, portanto, não pode ser eficaz.
  • Você tem  que responder aos leads, pedidos…  que o site lhe fornece

Para que o  SEO  do seu site permaneça ótimo, ele deve ser revisado continuamente:  sua página inicial deve se mover regularmente , daí o interesse de ter um blog cujas últimas notícias possam ser encontradas na página inicial. se você tem um blog, mantenha-o com  artigos curtos e longos  regularmente; dependendo dos concorrentes, você também precisa  mudar um pouco suas próprias páginas  para ficar no topo; etc

Tudo isso requer o  estabelecimento de uma estratégia interna , à qual você absolutamente deve aderir para que seu site cumpra os objetivos que você definiu anteriormente.

Como seu site pode ajudá-lo a otimizar sua presença digital sem publicidade?

Na web, vemos o uso crescente de adblocking . Muitos internautas utilizam diariamente programas destinados a bloquear anúncios em todas as suas formas (banner, pop-up ou mesmo arranha-céu). O desenvolvimento é tanto mais importante quanto agora é possível  bloquear anúncios em telefones celulares .

Existem, portanto, muitos outros meios além da publicidade para tornar seu site de demonstração conhecido pelos usuários da Internet. Ao otimizá-lo para os mecanismos de busca e conversão, de fato, você conseguirá torná-lo uma verdadeira  ferramenta de marketing .

Motores de busca

Você deve otimizar sua presença nos  mecanismos de busca , como o Google ( referência natural ou SEO ). Ao procurar informações sobre um assunto, um internauta digita uma palavra ou expressão em um mecanismo de busca. Isso é chamado  de palavra-chave . O mecanismo de pesquisa oferece a ele uma página de resultados. Aparecer no topo dessa  página de resultados  é um verdadeiro desafio.

Para isso, uma das soluções é oferecer  conteúdo de qualidade  em seu site que melhore seu referenciamento natural. A pessoa encarregada desta tarefa terá que passar muitas horas lá. Seu objetivo ? Estude as palavras-chave relevantes para sua  referência de SEO  , que serão encontradas no texto do seu site. É um trabalho tedioso. A competição por palavras-chave genéricas é difícil. Mas um bom SEO é necessário para  atingir seus diferentes objetivos .

As agências da web  são uma ajuda valiosa na coleta e análise dos muitos dados digitais disponíveis para as empresas. A análise da Web  ou análise  da Web ajuda a entender melhor quem é seu cliente ideal.

Quanto melhor você decodificar os diferentes dados coletados na Internet, melhor conhecer seu público-alvo, melhor escolherá palavras-chave úteis para o seu negócio. Assim, fica mais fácil adaptar sua estratégia digital  para criar conteúdo atraente e relevante para sua referência natural.

Outras técnicas para otimizar sua presença na Internet também estão disponíveis para você,  como automação de marketing  ou  inbound marketing .

Um site de vitrine projetado para e de acordo com o cliente

Uma verdadeira mina de informações sobre você e seu negócio, deve ser projetada para corresponder aos seus objetivos comerciais, mas também para atender às necessidades de seus clientes. A sua organização deve ser cuidadosamente pensada, de forma a  encontrar o equilíbrio entre o que pretende que o cliente faça e o que procura no seu site .

O internauta deve estar sempre no centro de suas preocupações: você deve  garantir que ele encontre facilmente a informação  que procura. Ele quer saber como chegar aos seus escritórios? Indique uma rota para encontrá-lo. Ele quer saber seu endereço de e-mail? Crie uma página de “Contato”. Também facilite a navegação em  seu site colocando uma caixa de pesquisa ou criando um link em seu logotipo para retornar diretamente à sua página inicial quando clicarem nela.

Adote  uma abordagem de design responsivo  para que o conteúdo do seu site se adapte ao tipo de tela em que é visualizado. Os números do estudo da KPCB citados acima mostram claramente o quão importante é investir em mobile digital. Por fim, tome cuidado para não cansar seu cliente usando um layout muito díspar. Em poucas palavras,  certifique-se de que o internauta se sinta bem em seu site  para que ele permaneça nele ou volte regularmente.

Uma boa estratégia de call to action para converter

Outra maneira de otimizar seu site? Os botões “call to action”  . Para entender completamente o interesse deles, você precisa entrar na mente dos usuários da Internet e analisar seu comportamento. Excluindo anúncios ou outras ações de marketing,  os principais estágios da jornada do cliente de seus visitantes  são geralmente os seguintes:

  • Eles fazem  uma consulta específica  em um mecanismo de pesquisa como o Google.
  • Se estiver otimizado para  referenciamento natural  (SEO) e estiver posicionado nas palavras-chave pesquisadas,  seu site aparecerá nos primeiros resultados , permitindo atrair a atenção dos internautas e desenvolver sua notoriedade.
  • Depois de conseguir atrair a atenção de potenciais clientes, você precisa mantê-la oferecendo a eles  conteúdo de alto valor agregado , ou seja, conteúdo relevante que responda às suas perguntas.
  • Mas seu texto pode muito bem ser o mais interessante do mundo, se você não incentivar seus visitantes a  realizar uma ação desejada  (contatar você, comprar ou outra), as chances de que eles venham a procurar você e que você os converta em clientes são, portanto, reduzidos. Daí a importância de desenvolver  uma boa estratégia de call to action em seu site e em seu blog .

Chamadas para ação são, portanto,  alavancas de conversão reais . Eles contribuem para a realização dos objetivos da web que você definiu para si mesmo. Além disso, integrando as ações que você definiu em seu  Google Analytics , você pode analisar facilmente  o desempenho do seu site . Essa é uma oportunidade de aprimorar constantemente sua estratégia digital , verificando se sua prospecção na Web é realmente eficaz.

Diferentes formas de call to action e diferentes objetivos

No  marketing na web , os apelos à ação podem assumir várias formas e seguir vários objetivos. Entre  as formas e objetivos mais recorrentes  , de fato, estão:

Botões de ação

Discretos e claramente visíveis,  os botões de ação  têm a vantagem de serem relativamente fáceis de configurar em um site. Eles se encaixam em qualquer design e podem atender a muitos propósitos diferentes. Eles são, por exemplo, úteis para:

  • Crie uma rede interna  em um site, permitindo que os visitantes viajem de página em página. Assim, botões como “Saiba mais sobre este produto” ou “Descubra nossos serviços”  facilitam a navegação em seu site .
  • Incentive a compra  por meio de um botão do tipo “Comprar”. Muito comumente usados ​​em  sites de comércio eletrônico , eles estão localizados na ficha de produto do item vendido.

Envolva o visitante para entrar em contato com  você. Nesse caso, o botão geralmente se refere a uma  página com um formulário de contato , como a página de contato ou mesmo uma landing page (landing page cujo papel explícito é incentivar uma ação desejada).

Formulários de contato

Particularmente eficaz para  coletar os dados pessoais de seus clientes em potencial  (sobrenome, nome, endereço de e-mail e até telefone), os formulários de contato são nomeados adequadamente. A questão toda, na verdade, é incentivar o contato , o que significa que os objetivos geralmente são: falar sobre um projeto, ser chamado de volta, baixar um white paper, assinar a newsletter, solicitar um orçamento gratuito… resumindo  , ações de alto valor agregado, que poderiam justificar a solicitação de seus dados pessoais aos visitantes . Os internautas, de fato, geralmente não gostam muito de divulgar suas informações. Se o fizerem, devem receber algo em troca que seja qualitativo.

Esse tipo de call-to-action geralmente está localizado na  página de contato , em uma  página de destino  ou em uma  barra lateral . Em sites de demonstração, que não permitem a compra de suas soluções online, ele também pode ser  integrado ao final das páginas de serviços ou produtos .

Imagens e banners com botão de ação

Imagens e banners clicáveis  ​​são uma alternativa muito mais visual aos botões de ação tradicionais. Maiores que este último, geralmente consistem em uma ilustração, um pequeno texto de incentivo e um botão de ação . No final de uma página da web, por exemplo, uma postagem de blog, eles geralmente são  mais visíveis  do que simples calls-to-action e, assim, atingem  uma taxa de conversão mais alta .

Implementando uma estratégia de call to action: alguns conselhos

Agora que você entende a importância das frases de chamariz na sua estratégia de conversão e sabe que existem de todos os tipos, como  você pode criar uma estratégia que permita aumentar a taxa de conversão do seu site  ? Aqui estão 3 pequenas dicas para chamadas à ação eficazes.

1. Design, um ponto crucial!

O objetivo de um call to action é converter os internautas, o que significa que o papel deles dentro da sua  estratégia de marketing  é essencial. Evite criar pequenas chamadas para ação, visíveis apenas com uma lupa. Tudo considerado, eles devem ser grandes o suficiente e coloridos o suficiente para  chamar a atenção . Certificando-se de respeitar sua carta gráfica, escolha  cores que tenham vitalidade  e que se destaquem em relação ao design geral do site. Cores como  vermelho, laranja e verde  funcionam bem para diferenciar suas frases de chamariz. Se o seu incentivo se presta a isso, lembre-se de que um banner com uma foto geralmente obtém uma taxa de conversão mais alta.

2. A localização da sua frase de chamariz 

Há uma série de  áreas estratégicas  que podem acomodar seus apelos à ação. É interessante ressaltar que não lemos uma página da web da mesma forma que lemos a página de um livro. Na Internet, de fato,  o olho é atraído principalmente por elementos visuais fortes  (uma imagem, um título, o primeiro parágrafo etc.). Quanto ao texto, tendemos a deslizá-lo para entender as linhas principais sem lê-lo com atenção. Portanto, é importante  pensar com cuidado sobre o posicionamento de seus apelos à ação .

  • Uma boa prática, por exemplo, é iniciar sua página diretamente com  uma proposta de valor seguida de um call to action . Como os internautas são inconstantes, é melhor não se arrastar muito para oferecer a eles uma ação específica. Se seus botões estiverem muito baixos em sua página, eles podem nem vê-los.
  • Nunca termine uma página da web sem uma chamada para ação . Você corre o risco de dar aos usuários da Internet a impressão de que sua visita ao seu site acabou. Mesmo que você ainda tenha muito conteúdo para oferecer, eles sairão do seu site.
  • A área à direita da sua página  também é uma área estratégica. As línguas derivadas do latim tradicionalmente são lidas da esquerda para a direita. Embora a forma como lemos seja diferente na Web, esse movimento permanece natural para nós, o que explica por que um call to action localizado à direita, por exemplo,  em uma barra lateral ou no canto superior direito de sua página , tenderá a atrair os olhos e, assim, terá um melhor desempenho.
3. Conteúdo atraente

Um apelo à ação, qualquer que seja a sua forma, é sempre acompanhado de algumas palavras. Para  otimizar este texto , é aconselhável a utilização de verbos de ação , o que facilitará convencer os internautas a clicar nele: “adicionar ao carrinho”, “fale conosco” ou “pedir orçamento”. Em alguns casos,  falar em “I”  pode aumentar a taxa de conversão. O internauta se sente preocupado e se identifica com mais facilidade, o que o estimula a realizar a ação esperada.

Para um formulário ou banner, o botão é frequentemente associado a  um pequeno texto destinado a incentivar  ainda mais o visitante. Esse conteúdo, que inclui as melhores práticas explicadas acima, geralmente consiste em um título e alguns argumentos fortes .

  • O título permite-lhe expressar claramente a  sua oferta (promocional ou não): subscreva  a  nossa newsletter, vamos falar do seu projeto…  newsletter ou conte-nos agora sobre o seu projeto.
  • Os argumentos, por outro lado, geralmente são apresentados como uma  lista com marcadores . Eles permitem explicar brevemente por que o internauta deve fazer a ação que se espera dele. Por exemplo, por que ele deveria baixar seu white paper ou receber seus e-mails.

Site e publicidade digital: como criar uma landing page de sucesso?

O que é uma página de destino?

E se pegássemos um exemplo imediatamente para explicar claramente em  que consiste uma página de destino  ? Digamos que você acabou de escrever um ótimo e-book, cheio de ótimos conselhos. Agora é a hora de  promovê-lo na web  para que as pessoas saibam que ele existe e possam baixá-lo. Portanto, você criará o que é chamado de  campanha de marketing  e  compartilhará seu white paper por meio de diferentes canais , em particular pagando (publicidade no Facebook, Google Ads, etc.).

E a página de destino em tudo isso? Bem, seu nome em francês diz tudo: é uma  página de destino . É, portanto, a página da web na qual os usuários da Internet acessam quando clicam em uma de suas publicações promocionais. Seu papel é simples:  incitar a produzir uma ação desejada . Seu objetivo é diferente de um site (vitrine ou e-commerce) porque tende a promover uma ação específica e única .. No nosso caso, o objetivo é incentivar o visitante a preencher um formulário para baixar o e-book. Quando ele clica no link da publicação, ele abre uma janela que leva à sua página de destino, na qual é destacada diretamente a ação esperada dele (forneça seu nome, nome, endereço de e-mail).

Quais são os objetivos de uma página de destino?

Existem dois motivos principais para criar uma landing page:  gerar clientes  ou  gerar leads . No primeiro caso, o objetivo é estimular o internauta a realizar uma compra. Na segunda, é convencê-lo a preencher um formulário de contato para que você possa convertê-lo em cliente.

Gerar vendas

Você está lançando um produto novo ou liquidando seu estoque para uma nova coleção? Resumindo, você quer  criar uma oferta promocional  para incentivar as pessoas a comprarem seu produto? Crie uma landing page específica para sua oferta (porcentagem, desconto, brinde na compra, etc.), para  aumentar suas vendas .

Gerar leads

Mas a página de destino não é usada apenas para incentivar a compra. Também ajuda a  gerar leads . É o caso do exemplo do e-book citado acima. A página de destino assume então a forma de uma troca de boas práticas: o internauta recebe informações valiosas e fornece, em troca, determinados dados que lhe dizem respeito (sobrenome, nome, e-mail, etc.) que lhe permitirão contatá-lo novamente. O objetivo é então transformá-lo em cliente.

5 dicas para criar uma landing page que converte

Agora que você entendeu o quê e o porquê, você certamente está se perguntando como? Como criar uma landing page de sucesso , que permitirá gerar muitos clientes e prospects? Damos-lhe 5 dicas.

1. Uma proposta de valor real

Para ser eficaz, você precisa  entregar valor . Se tomarmos novamente o exemplo do e-book, ele deve fornecer uma resposta real para uma ou mais perguntas que seu público-alvo está fazendo. Seu objetivo, em última análise, é transformar sua perspectiva em um cliente. Se, depois de ler seu white paper, eles sentirem que não aprenderam nada de interessante, você está perdendo suas chances de  seduzi-los a comprar mais tarde . O mesmo vale para as landing pages que perseguem o  objetivo de gerar vendas  : se sua oferta promocional não valer a pena (porcentagem ou redução muito generosa, por exemplo), os internautas não realizarão a ação desejada.

2. Os elementos certos no lugar certo: o layout da sua página de destino

Como  construir sua página de destino  ? Qual elemento você deve colocar onde? Uma boa landing page não deixa nada ao acaso. Se não houver uma regra absoluta sobre como organizá-lo, isso não impede que certas práticas sejam mais eficientes que outras:

  • Comece com  um título  : nem muito longo nem muito curto, certifique-se de que diz tudo o que há para dizer.
  • Logo após, dividindo sua tela em duas colunas, adicione uma  breve descrição  do seu produto e seus pontos fortes. Ao lado, incorpore o  formulário de contato ou a call-to-action  “comprar” .
  • O ideal é tentar integrar um visual , por exemplo no fundo, pelo lado estético e de incentivo.

Se sua página de destino contém tudo isso, o principal está lá. No entanto, outros elementos podem ser adicionados para  estabelecer sua credibilidade  e incentivar os internautas a confiarem em você. É o caso, por exemplo, de mais textos ou  depoimentos .

3. Evite distrações

Outro ponto importante diz respeito  ao menu  : ao contrário  das páginas web tradicionais  , é melhor removê-lo em uma landing page. Por quê ? Simplesmente porque sua página de destino persegue  um objetivo muito específico  e, portanto, é necessário evitar deixar aos internautas a possibilidade de realizar qualquer outra ação que não a esperada. O mesmo vale para links externos dentro do texto.

4. Uma página de design responsiva

Não se esqueça: há cada vez mais usuários móveis. Portanto, é essencial que todos  os elementos da sua página de destino sejam de design responsivo , ou seja, que se adaptem à tela em que são visualizados. Se o seu texto voltar no seu formulário de contato ou call-to-action, por exemplo, é muito provável que a pessoa que inicialmente estava interessada na sua oferta recue.

5. Não se esqueça da página de agradecimento

Seu visitante realizou a ação que você esperava dele? Não se esqueça de  agradecê-lo por sua compra ou download  ! Isso é importante não apenas pela imagem que você transmite, mas também para tranquilizar seus clientes e prospects de que suas ações foram levadas em consideração.

Conclusão

Se uma empresa quer ser o mais eficiente possível, negligenciar a Web é um grave erro: a Internet hoje é uma  grande fonte de prospecção  e não ter um site significa correr o risco de não atingir grande parte do seu público-alvo. Um site, seja um site de vitrine ou um site de comércio eletrônico, permite que você exista online e fortaleça sua credibilidade .

Você não só precisa ter um site, mas também precisa torná-lo eficaz. Deve, portanto,  cumprir objetivos muito específicos e seguir uma  estratégia há muito pensada para alcançá-los. Uma boa estratégia irá oferecer-lhe muitas oportunidades para promover o seu negócio.

No entanto, um site continua sendo  um investimento em tempo e dinheiro . Antes de criá-lo, você deve, portanto, fazer as perguntas certas. Isso permitirá que você veja mais claramente em seu projeto.

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