Neste artigo, mostrarei como  melhorar  e  otimizar o referenciamento natural de SEO  do seu site interno. Tentei torná-lo um  guia  para ajudá-lo da melhor forma possível.

Quais são as tendências de SEO para 2021?  O mecanismo de busca do Google continua a evoluir ao longo dos anos. É normal que você nem sempre saiba como posicionar seu site na web, pois as tendências estão mudando! Em 2021, as tendências de SEO focarão cada vez mais na qualidade da experiência do usuário (UX).

Para oferecer um serviço otimizado aos seus clientes e entender completamente as novas expectativas do Google, nossa  agência de referência natural  está em constante treinamento . É por isso que decidimos compartilhar com você as melhores práticas a serem implementadas para um SEO otimizado.

Otimização de referenciamento natural , neste artigo veremos os seguintes pontos:

  1. Otimize seu site desde o início – É importante dar importância ao funcionamento técnico do seu site.
  2. Otimize a vinculação interna – Os links internos são a organização dos links internos do seu site.
  3. Encontre a árvore perfeita – Um verdadeiro esqueleto do seu site, ele permite que você estruture a informação de forma clara e de fácil acesso.
  4. Crie conteúdo de qualidade e envolvente – É muito importante que através do seu site ou blog, você transmita conteúdo de qualidade aos olhos do Google, mas principalmente da sua comunidade .
  5. Reduza a taxa de rejeição em uma postagem de blog – O Google Analytics irá ajudá-lo.
  6. Detecte e trate suas páginas zumbis – É muito provável que seu site tenha páginas zumbis, ou seja, que geram pouco ou nenhum tráfego e que têm dificuldade em se posicionar nos mecanismos de busca.
  7. Pense em “Google EAT” – O Google EAT é o novo processo que os algoritmos do Google realizam para interpretar as páginas da web.
  8. Pense SXO (Search eXperience Optimization) – O SXO é o casamento perfeito entre referência natural e experiência do usuário.
  9. Aposte em links externos (Backlinks) – Backlinks continuam sendo super importantes para SEO.
  10. Considere a pesquisa por voz – Este é sem dúvida um dos grandes avanços nas tendências de SEO.
  11. Torne seu site compatível com dispositivos móveis – Se ainda não está feito! A consulta de sites mobile representa, segundo o Google, 60% das buscas globais.
  12. Considere o Google BERT – Este é o novo algoritmo que o Google implementou no final de 2019 e sem dúvida uma das atualizações mais importantes dos últimos 5 anos.
  13. Google Analytics – Como usar o Google Analytics para melhorar seu referenciamento natural de SEO?

Otimize seu site desde o início

Em primeiro lugar,  é imperativo que você se concentre no funcionamento técnico do seu site.  É improvável que um site cujo design tenha sido desleixado acabe nas primeiras páginas de resultados. Além disso, a experiência do usuário também será impactada. Porém,  quanto mais uma página é lenta e mal estruturada, mais o desejo de permanecer ou fazer uma compra em seu site é questionado pelo usuário . O abandono será, portanto, consequência de um local mal projetado.

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Aqui estão algumas dicas simples:

  • Cada site tem o que é chamado de hospedagem, ou seja, um servidor no qual seu conteúdo é armazenado. Para um site bem projetado desde o início,  ele deve ser hospedado por uma empresa confiável e próxima da área que você deseja segmentar . A escolha da hospedagem é crucial para o resto do seu projeto.
  • O código do seu site deve ser o mais preciso e simples possível  para que os algoritmos do Google possam lê-lo facilmente. CMS como o WordPress, que trabalham com temas, costumam ser uma boa ideia. Pela simplicidade de instalação e pela facilidade de o usuário poder modificar seu próprio site. Mas tenha cuidado ao escolher um tema projetado para SEO. Os desenvolvedores muitas vezes criam temas muito bonitos. No entanto, estes são muitas vezes muito lentos e não pensados ​​para SEO com páginas Zombies em todo o lugar.
  • Preste atenção também ao peso de suas imagens  : quanto mais pesadas, mais elas retardarão o carregamento de suas páginas.

É muito importante que esses parâmetros, entre muitos outros, sejam implementados diretamente em seu site. Pensar e criar seu site com o objetivo de otimizar a experiência do usuário  é realmente essencial  .

Otimize a vinculação interna

Os links internos são a organização dos links internos do seu site . Esses links de hipertexto permitem que o visitante seja guiado de uma página para outra. Não deve, no entanto, ser abusado:  5 links no máximo por página  serão suficientes. Eles também devem ser lógicos e não colocados aleatoriamente. Use-os apenas quando necessário!

A vantagem dos links internos é que eles  permitem que os mecanismos de busca entendam melhor os links entre cada página do seu site . Também ajuda a fazer com que os algoritmos do Google entendam a importância de determinadas páginas que você deseja promover. Para fazer isso,  existem várias estratégias de links internos . Por exemplo, há a  estratégia de malha de cluster . Consiste em definir uma página pai que você deseja destacar. Quando você o tiver definido, adicione links que redirecionem para conteúdo do mesmo tema em diferentes páginas do seu site. Obviamente, existem ferramentas para ajudá-lo em sua abordagem. Na Poush, usamos  SEMrush. Ele permite que você veja a evolução do seu posicionamento de SEO. Mas também para otimizar sua rede interna, etc.

Encontre a árvore perfeita 

Construir uma estrutura em árvore de um site  pode parecer simples à primeira vista. Na realidade, este é um trabalho importante, que leva tempo. Seu papel na eficácia do seu site é tal que você nunca deve negligenciá-lo. Uma boa estrutura em árvore, de fato, possibilita  estruturar seu site  tanto para seus visitantes quanto para os robôs do Google. Portanto, intervém tanto na  experiência do usuário quanto no referenciamento natural de SEO  .

A estrutura em árvore de um site: o que é?

Mas o que exatamente é uma estrutura de árvore de site? Na maioria das vezes representado na  forma de um diagrama , ele ilustra  a hierarquia de suas páginas  distinguindo-as por nível de profundidade. Sua página inicial, por exemplo, é o que chamamos de  nível 0 . É, portanto, o mais importante, especialmente em termos de popularidade. Suas outras páginas, entretanto, são divididas em  níveis 1, 2, 3, etc.,  dependendo do número de cliques necessários para chegar até elas. Se uma página estiver acessível após apenas um clique, ela estará no nível 1 da sua árvore.

Estrutura de árvore e menu

Em um site pequeno, a estrutura em árvore geralmente é comparada ao  menu de navegação e seus submenus . Tenha cuidado, porém, que  menu e estrutura de árvore  não são sinônimos. Se o menu permite visualizar   parte de sua estrutura em árvore em seu site , isso não significa que ele a inclua em sua totalidade. Uma estrutura em árvore, na verdade,  lista todo o seu conteúdo.  É um mapa do site. Um menu, por outro lado, geralmente seleciona os diferentes níveis de profundidade mais importantes para destacá-los ainda mais.

No entanto, para um site pequeno com um número limitado de páginas e, portanto, níveis de profundidade de página, o menu geralmente inclui uma boa parte da estrutura em árvore (se não toda). Portanto, todos os elementos presentes no menu principal do seu site são geralmente páginas de nível 1. Então, se essas páginas são divididas no menu em diferentes subpáginas, elas são, portanto, de nível 2. Assim, cada subdivisão leva a um novo  nível de profundidade .

A página inicial , por sua vez, é um pouco especial. Embora geralmente seja integrado ao menu principal, ele está localizado no nível 0 porque é considerado a  página de destino do seu site com mais frequência . Em outras palavras, ele não requer um clique porque é aquele que o usuário acessa quando chega ao seu site. É por isso que, em alguns casos, a página inicial é removida do menu, pois ainda é acessível através do logotipo clicável da empresa.

Estruture seu pensamento e organize seu cardápio

Criar uma estrutura em árvore é o momento perfeito para  pensar um pouco sobre o que você deseja colocar em seu site . Sobre o que você quer falar ? Como você pode apresentar seus produtos e/ou serviços? Você pode agrupá-los em várias categorias? Quais são os mais importantes e devem necessariamente ser encontrados em um nível de profundidade 1? Aqui estão alguns exemplos de perguntas que você deve se fazer antes de construir a estrutura em árvore do seu site.

Facilite a navegação em seu site

Uma boa estrutura também é importante para orientar adequadamente  os internautas . Seu papel é  facilitar a navegação em seu site , tornando as informações facilmente acessíveis. Se seus visitantes tiverem que realizar muitas ações para encontrar o que procuram, as chances de eles realmente acessarem essas informações são baixas. É por isso que é aconselhável não criar uma estrutura de árvore excessivamente complicada, com um número muito grande de níveis de profundidade. Em geral, considera-se que a informação deve ser acessível com um  máximo de três cliques .

Isso é ainda mais importante porque os usuários da Internet (e ainda mais os usuários móveis) são conhecidos por sua impaciência. Se o seu site demorar muito para carregar ou se for muito complicado de entender, eles não vão esperar para deixá-lo ir para um concorrente. Com uma estrutura de árvore clara, você reduz sua  taxa de rejeição  (ou seja, a porcentagem de pessoas que consultam apenas uma página antes de sair do seu site).

Estrutura em árvore e SEO

Por fim, a arquitetura do site também é importante pelo papel que desempenha no seu  referenciamento natural  (SEO). Os usuários da Internet não são os únicos que precisam de ajuda para entender completamente seu site. Os motores de busca e seus pequenos robôs também precisam de nós para facilitar seu trabalho. Se você deseja  melhorar sua posição nos resultados de mecanismos de busca como o Google , uma estrutura de árvore clara e estruturada é uma das coisas a considerar.

Se sua estrutura for muito complicada e você multiplicar os níveis de profundidade (com subpáginas de subpáginas de subpáginas), os robôs enviados pelo Google para analisar seu site e estimar seu ranking de SEO podem se perder. E sua posição nos resultados da pesquisa inevitavelmente sofrerá.

Tenha cuidado, no entanto, para que suas diferentes páginas não estejam necessariamente localizadas em um nível de profundidade 1 ou 2. Ao contrário, a criação de uma hierarquia continua sendo importante para sua referência natural. Ele permite que o Google  entenda o nível de importância e popularidade de suas páginas . Como resultado, o mecanismo de pesquisa sabe com mais facilidade quais páginas do site enviar em seus resultados de pesquisa.

Como construir a estrutura em árvore e o menu do seu site?

A estrutura em árvore do seu site  deve ser clara, simples e orientada para SEO, de forma a facilitar a navegação dos seus visitantes e dos robôs do Google. Mas como você consegue  criar uma estrutura de árvore  que atenda a todos esses critérios?

Antes da ação, vem a hora da análise. Ao estudar seu mercado , você terá uma ideia melhor do que está sendo feito em seu ambiente de negócios. A primeira fase, portanto, consiste em  analisar seus concorrentes e suas práticas na Web . Ao comparar sua forma de estruturação, você poderá determinar com mais facilidade quais são as boas ideias (aquelas das quais você pode se inspirar) e as menos boas (aquelas a serem evitadas). Outro elemento importante a  analisar é a sua referenciação natural . Determinar as palavras-chave nas quais elas estão posicionadas é de fato interessante, principalmente para criar seu menu.

Ao pensar em nomear suas seções e subseções,  pense nas palavras-chave  ! É sempre útil, de fato, usar uma palavra-chave principal como título da seção e palavras-chave do mesmo campo semântico para as subseções (se a estrutura do site se prestar a isso, é claro). Por exemplo, se você for um fabricante de chocolate, uma de suas categorias gerais pode ser “chocolate orgânico”, suas subcategorias podem ser “chocolate amargo”, “chocolate branco”, “chocolate ao leite”. E as suas sub-sub-categorias podem ser “praliné”, “avelã”,… dependendo da sua gama.

Crie conteúdo de qualidade e envolvente

Criar um bom conteúdo não pode ser improvisado! É muito importante que através do seu site ou blog, você transmita  conteúdo de qualidade aos olhos do Google, mas principalmente da sua comunidade .

Aqui estão algumas dicas para conteúdo de qualidade:

  • O  conteúdo do seu site  deve  responder às perguntas que seus leitores estão fazendo . A informação, de fato, deve ser  relevante e de alto valor agregado . Você precisa dominar seu tema na ponta dos dedos para  compartilhar seus conhecimentos com seus visitantes .
  • Considere  estruturar essas informações com cuidado , para que os leitores e os mecanismos de pesquisa possam entender rapidamente seu conteúdo. Pense em particular na marcação <HTML/> que deve ser irrepreensível (título 1, título 2, negrito, itálico, etc.). 
  • Trabalhe no campo semântico do seu conteúdo . Antes, o Google levava em conta apenas a quantidade de palavras-chave e o número de vezes que elas apareciam em uma página da web. Hoje, o campo semântico em torno de sua palavra-chave é muito importante e  permite que o Google julgue, mas, acima de tudo, entenda a relevância e o contexto do seu conteúdo .
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Reduza a taxa de rejeição

Taxa de rejeição: definição

A taxa de rejeição em francês ou a  taxa de rejeição  em inglês  se refere à porcentagem de visitantes que saem de um site depois de acessar uma página da web .

Concretamente, o visitante chega ao seu site e depois sai do site sem navegar nele. Frustrante não é? Seu site é uma merda completamente? A resposta é:  não necessariamente . Aqui estão nossas dicas para melhorar sua taxa de rejeição:

Como reduzir a taxa de rejeição do seu blog

Primeiro, você precisa distinguir o tipo de página que está analisando. Veja  o exemplo de um artigo de blog  : o visitante vem ler o artigo para aprender sobre um assunto. Outros artigos que tratam de assuntos diferentes não necessariamente o interessarão e ele sairá do site.

Portanto, a taxa de rejeição será bastante alta, mas fique tranquilo, não é incomum nesse tipo de página. No entanto,  lembre-se de que esses artigos podem ser uma porta de entrada para o restante do seu site , principalmente se ele sobreviver graças à publicidade.

Incentive o leitor a consultar outros artigos:

  • Ao lado do artigo, ofereça-lhe outros artigos sobre um assunto semelhante.

No final do artigo sugira que continuem a ler com o artigo anterior ou seguinte , estes também podem ser do seu interesse.

  • Você também pode criar uma página na qual todos os seus artigos seguem um ao outro. Com títulos cativantes e um bom chapô, você pode “colar” o visitante em sua tela.

Concretamente, em seus artigos, coloque espaços em seu texto para facilitar a leitura. Coloque muitas imagens e infográficos. Além de facilitar a leitura, seu artigo terá uma chance muito maior de receber backlinks. Resumindo, tudo o que pedimos :p

Como reduzir sua taxa de rejeição graças à estrutura do seu site

Primeiro, você precisa estruturar seu site (de preferência antes de criá-lo). Uma  estrutura de árvore clara ajudará os visitantes  a encontrar o caminho pelos menus e os incentivará a navegar. Em segundo lugar,  coloque botões  (call to action) para redirecionar o visitante para outras páginas: sua loja virtual, por exemplo.

Para fazer isso, conte com a  ajuda de fluxos de comportamento . No Google Analytics, guia  de comportamento  ->  feed de comportamento . Esse mapeamento de comportamento permitirá que você  tenha uma visão geral de como seus visitantes navegam em seu site .

Taxa de rejeição vs. taxa de saída

Tenha cuidado para não confundir esses dois indicadores. A diferença é que  a taxa de saída é a porcentagem de visitantes que deixaram o site com base na última página visitada. Ao contrário do bounce onde o visitante consulta apenas uma página do seu site. Vejamos um exemplo: um visitante consulta várias páginas do seu site para chegar à sua loja virtual. Após consultar e comparar todos os produtos que você vende, ele sai do site. Esta é  uma saída porque ele consultou várias páginas antes de sair do site .

Detecte e trate suas páginas zumbis

É muito provável que seu site tenha  páginas zumbis, ou seja, que geram pouco ou nenhum tráfego e que têm dificuldade em se posicionar nos mecanismos de busca .

Então o que fazer com eles? Apagá-los não é a melhor solução porque eles contribuem para o seu SEO. Recomendamos que você trate essas páginas redesenhando uma nova estratégia de conteúdo. Otimize-os do ponto de vista técnico  , reformulando o design do seu site em geral. Você pode revisar, por exemplo, os links internos, os backlinks… Acima de tudo, não se esqueça de  fazer a otimização editorial escolhendo um campo lexical adaptado às suas palavras-chave .

Como lidar com páginas zumbis em seu site?

  • Verifique o tempo de carregamento da página
  • Redefina a experiência do usuário usando malha interna
  • Adicione backlinks de qualidade a essas páginas
  • Verifique as palavras-chave do campo lexical definido
  • Páginas do grupo que tratam do mesmo assunto
  • Escreva conteúdo único e diferente de uma página para outra

A exclusão de uma página zumbi deve ser usada como último recurso . Se não tiver outra opção, verifique sempre se os links internos e externos não apontam para esta página em questão e crie redirecionamentos 301, se necessário.

Pense em “Google EAT”

O Google EAT é o novo processo que os algoritmos do Google realizam para interpretar as páginas da web. É com base em três critérios que o Google determinará a relevância de um site e seu conteúdo.

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  • “E” para Expertise (Expertise)
    O Google acredita que  você deve ser um especialista em seu campo.  O conteúdo que você apresentar deve ser relevante e ilustrar todos os seus conhecimentos sobre o tema.
  • “A” para Autoridade
    Além de sua experiência em seu campo, você deve  desenvolver sua autoridade . Mas como você deve fazer isso? Faça aparições em outras plataformas online,  bem como nas mídias sociais, enquanto direciona o público para o seu site. Certifique-se também  de obter backlinks de sites de autoridade  influentes  em seu campo.
  • “T” de Confiança (Credibilidade)
    Seu site e a imagem que você deseja transmitir devem ser  credíveis aos olhos do seu público . Verifique se determinados parâmetros estão em vigor, como navegação HTTPS, um método de pagamento seguro, avisos legais, uma página do Google Meu Negócio, links de sites de autoridade, imagens de qualidade, um endereço físico real , a velocidade do seu site.

O Google EAT é, portanto, uma  grande mudança na avaliação da relevância e qualidade das páginas referenciadas . Graças ao algoritmo EAT, o Google definitivamente não indexa mais páginas de baixa qualidade em seus resultados de pesquisa. Ao criar novas páginas em seu site, certifique-se de respeitar esses três parâmetros principais para otimizar suas chances de ser melhor referenciado.

Pense SXO (Search eXperience Optimization)

O SXO é o  casamento perfeito entre referência natural e experiência do usuário . Atualmente, é importante que você pense em integrar a jornada do usuário à sua estratégia de SEO.

Cada detalhe conta! Você deve saber, por exemplo, que em sua página, cada segundo adicional de carregamento representa uma taxa de conversão decrescente. Portanto, é importante não desperdiçar o tempo do seu usuário. Defina sua persona, ou seja, seu cliente típico . A persona contribuirá para um melhor entendimento das necessidades e expectativas de seus usuários em relação ao seu conteúdo. Você pode usar essa melhor compreensão do seu público para  adequar sua estratégia de SEO à experiência do usuário . O SXO é uma das chaves que vão garantir que seu site crie  um posicionamento real com muito mais valor agregado .


Aposte em links externos (Backlinks)

Para aumentar sua visibilidade, é importante que você seja recomendado em sua área para melhorar sua notoriedade. Ter backlinks (links externos) de outros sites de qualidade e na mesma área de atuação  que o seu é hoje um dos critérios mais importantes para SEO. De fato, o Google analisa o conteúdo mais qualitativo e mais apreciado por outros usuários na web. Esses links externos irão, portanto, ajudá-lo muito em termos de  referência natural  e isso, de forma sustentável.

Os links externos são úteis porque  são recomendações colocadas dentro do conteúdo de sites externos redirecionando para uma página do seu site  e vice-versa. Esses backlinks devem ser relevantes e principalmente do mesmo tema (tema geral de sua atividade) que seu conteúdo .

O posicionamento do Google em relação aos backlinks é forte porque exige consistência em sua estratégia de links externos e obtê-los da forma mais natural possível. É possível comprar backlinks, mas essa solução deve ser evitada. Alguns sites vendem backlinks em grande quantidade, mas de forma não direcionada e irrelevante: suas páginas serão recomendadas por sites que não possuem o mesmo tema que o seu!

O Google então entenderá que seus backlinks não são relevantes e o penalizará nos mecanismos de pesquisa. No entanto,  a compra de backlinks relevantes e de qualidade ainda é possível desde que você passe por uma agência especializada .

Como obter backlinks relevantes?

  • Escreva um artigo sobre um parceiro
  • Liste sites que cobrem tópicos semelhantes e estabeleça uma parceria
  • Ofereça seu produto gratuitamente para jogadores influentes
  • Coloque um link do seu site no Google Meu Negócio, bem como em outros diretórios locais

Último conselho,  respeite a estrutura da sua empresa . É muito mais difícil divulgar o site de uma PME internacionalmente porque é muito vasto e requer recursos colossais. É, portanto, preferível, inicialmente, aumentar a sua notoriedade localmente .

Considere a pesquisa por voz

Este é, sem dúvida, um dos grandes avanços nas tendências de SEO em 2020: fazer uma pesquisa por voz! Quem nunca usou Siri, Alexa ou Google Assistant para obter informações? Esses aplicativos são baseados em tecnologia de reconhecimento de voz para permitir que os usuários façam uma solicitação oralmente e recebam, em troca, uma resposta ditada por um assistente de voz. Em um futuro próximo,  o número de dispositivos que se beneficiam dessa tecnologia literalmente explodirá .

Sundar Pichai, CEO do Google, confirmou recentemente que  20% das consultas móveis hoje são de voz . Por enquanto, trata-se de usar essa tecnologia para pequenas buscas básicas e locais. Num futuro próximo, a pesquisa por voz será cada vez mais utilizada pelo público em geral. Portanto, é importante que você adapte seu conteúdo a esse tipo de solicitação! Tente criar um conteúdo claro que possa responder a uma pergunta. Atualmente, não se trata mais apenas de criar conteúdo de qualidade, mas é imperativo otimizá-lo levando em consideração a linguagem conversacional .

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Torne seu site compatível com dispositivos móveis

A consulta de sites mobile representa, segundo o Google, 60% das buscas globais. Este número dá-lhe a conhecer que é essencial que adapte o seu site a este tipo de navegação. O mobile-first  index é um índice criado pelo Google que usa conteúdo móvel para analisar e classificar conteúdo para resultados de pesquisa. O índice não é o mesmo para solicitações feitas de outros dispositivos, por exemplo, em um computador.

No entanto, o Google anunciou que em 2021, todos os sites serão indexados como “mobile first”.

Vários parâmetros que influenciam o SEO no mobile:

  • O orçamento de rastreamento,  ou seja, o número máximo de páginas que o Google consegue analisar em seu site.
  • O conteúdo
  • Velocidade  : Google PageSpeed ​​​​ou insights de farol ajudarão você a acessar facilmente a velocidade de carregamento de suas páginas e aconselhá-lo sobre maneiras de melhorá-la.
  • Links de entrada e saída  (links internos e backlinks)
  • A experiência do usuário  (Site adaptável e adaptado para celular)
  • Geolocalização  (para SEO local)
  • Pop  -ups (evitar)

Esses diferentes fatores são os principais influenciadores que aumentarão sua visibilidade no índice “mobile first” . É importante que seu site seja adequado para celular para se beneficiar de uma  melhor referência nos motores de busca .

Considere usar AMP

Se você usa o WordPress, também pode usar as Accelerated Mobile Pages (AMP). O AMP é uma iniciativa do Google e de alguns grandes editores desde 2015. Ele ajuda a acelerar as páginas móveis e faz isso removendo parte do design. Atualmente, o AMP é usado tanto para conteúdo estático quanto para conteúdo dinâmico, como artigos de notícias. Os requisitos de código são bastante rigorosos, portanto, valide suas páginas AMP com frequência. Um dos desafios que você enfrenta como proprietário de um site é garantir que a versão AMP do seu site esteja alinhada à sua marca. Certifique-se de que seu visitante – acostumado a visitar seu site na versão “Desktop” – sempre entenda claramente que está visitando suas páginas. Felizmente,

Considere o Google BERT

Quem é esse BERT? Este é  o algoritmo do Google implementado desde o final de 2019 e sem dúvida uma das atualizações mais importantes dos últimos 5 anos . Graças a ele, os resultados são ainda mais relevantes. Para responder com mais precisão às pesquisas dos usuários, a gigante americana  melhorou sua capacidade de entender a linguagem natural . O BERT também permite que o Google entenda melhor o conteúdo listado em seus resultados. Se o seu conteúdo não for de boa qualidade, você verá suas chances de classificação mais alta. Este conteúdo também deve responder às perguntas e expectativas dos internautas.

Se você está interessado em  referências naturais , sabe que  as práticas de SEO estão  em constante evolução. O Google está continuamente reformulando seus algoritmos para otimizá-los e oferecer resultados de pesquisa cada vez mais adequados. É com isso em mente que a gigante americana lançou, no final de 2019, uma nova bomba para o pequeno mundo do Google SEO: a chegada do algoritmo BERT .

Uma grande atualização do Google

Se o Google geralmente não fala muito sobre a evolução do seu algoritmo básico (composto por Google Panda, Pigeon, Penguin, etc.), é através de um anúncio oficial que o motor de busca anunciou esta atualização: introdução do Google BERT.

Lançado pela primeira vez em inglês em 2019 e anunciado em francês no final de 2020, o BERT é  a maior atualização de algoritmo  em 5 anos (e o Google diz isso!). Seu pequeno nome é na verdade a sigla de Bidirectional Encoder Representations from Transformers, uma inteligência artificial apresentada em 2018 pelo mecanismo de busca. Embora a priori simples, seu objetivo na verdade é mais complexo para uma máquina: entender melhor a intenção de busca dos usuários da Internet desvendando ainda mais os meandros da  linguagem natural .

1 em cada 10 pesquisas impactadas: a importância da pesquisa por voz

O Google estima que cerca  de 10% das buscas  são impactadas pelo algoritmo BERT. Mas que pesquisa exatamente? Atualmente, para oferecer resultados relevantes, o motor de busca baseia-se principalmente nas  palavras- chave  e na sua adequação ao conteúdo das páginas. Com o BERT, o foco está em consultas mais longas, realizadas em uma linguagem mais natural, ou seja, falada. Assim, onde uma pesquisa como “Pizzeria Namur” é menos impactada, outra do tipo “Onde encontrar uma pizzaria em Namur” é mais impactada em relação a antes.

Esta atualização do Google é uma reação à crescente importância da  pesquisa por voz . Com a generalização de inteligências artificiais como Siri, OK Google ou Alexa, cada vez mais de nós realizamos buscas por reconhecimento de voz. Ao fazer tal pedido, geralmente tomamos um tom de conversa e fazemos uma pergunta completa (com sujeito, verbo e complementos). Por seu desejo de entender melhor a linguagem natural, o BERT está, portanto, totalmente alinhado com essa evolução de comportamento.

O que muda para sua referência natural?

Concretamente, o que queremos dizer com “linguagem natural”? Com o algoritmo BERT, o objetivo do Google é aumentar a relevância dos resultados ao compreender melhor  as ambiguidades lexicais da linguagem.. Assim, o buscador consegue entender melhor nuances polissêmicas, homônimos, sinônimos… Também pode dizer com mais facilidade a qual entidade um pronome se relaciona. Nos exemplos citados pelo próprio Google, encontramos a seguinte busca “2019 brazil traveler to usa need a visa”. A palavra “para” no contexto geral da consulta é particularmente importante para entender a intenção por trás da pesquisa. Permite determinar que é um brasileiro que deseja viajar para os EUA, e não o contrário. Uma nuance antes incompreendida pelo Google, que incluiu em seus resultados sites voltados para cidadãos americanos que desejam viajar para o Brasil.

A compreensão da linguagem sendo facilitada, isso significa que  a qualidade do conteúdo do seu site deve ser irrepreensível. Na continuação do que já foi posto em prática pelo Google, não são mais as palavras-chave que têm precedência, mas a qualidade do texto e da escrita. Além do número de palavras e da densidade da palavra-chave no texto, é o campo lexical, a gramática e as ligações entre os parágrafos que estão se tornando cada vez mais importantes. O conteúdo que você escreve deve ser detalhado, agradável de ler e estruturado. Não é mais hora de escrever artigos de baixa qualidade, sem real significado ou interesse, mas recheados de palavras-chave. Pelo contrário,  conteúdo mais longo com alto valor agregadoestão ocupando cada vez mais espaço nas SERPs.

Além de escrever, a  estratégia de conteúdo do seu  blog  também deve responder às perguntas do seu público . A análise das necessidades e expectativas de seus clientes e prospects deve ser cada vez mais completa para determinar quais são suas perguntas e como eles provavelmente as farão. O foco agora está no internauta e não mais no Google.

La « Experiência na página do Google »

O Google anunciou recentemente uma atualização de algoritmo para 2021 com base na experiência do usuário. A partir de agora, os sites serão avaliados mais de acordo com a qualidade da experiência do usuário (UX) que oferecem. Vários critérios serão levados em consideração como “mobile friendly” que já mencionamos, navegação segura, presença ou ausência de anúncios intrusivos ou até mesmo a velocidade de carregamento da página, por exemplo. Sites cujos critérios de UX são considerados ruins sofrerão uma influência negativa em seu SEO.

Resumo com Bert

Se o algoritmo BERT é uma das maiores atualizações dos últimos anos, na verdade faz parte de um movimento organizado pelo Google há algum tempo. As últimas atualizações do Penguin ou Panda já tendiam para a otimização dos resultados de busca e o destaque das necessidades do internauta. O BERT faz parte, portanto, dessa mesma consistência e responde ao desejo do Google de se transformar em  um mecanismo de resposta .

Use o Google Analytics para conhecer seus visitantes

Para muitas pessoas do mundo digital (editores de sites, gerentes de marketing ou SEOs),  o Google Analytics é acima de tudo uma ferramenta particularmente útil para analisar o tráfego da web . Mas para que serve e quais são  seus benefícios  ?

O que é o Google Analytics?

O Google Analytics é um  serviço gratuito de análise de público  criado pelo Google. Seu objetivo? Ajudá-lo a  analisar quantitativa e qualitativamente seus dados da web , a fim de traçar seus pontos fortes e fracos e, assim,  melhorar seu desempenho . O Google Analytics permite:

  • Para observar o tráfego do seu site  em tempo real .
  • Saiba mais sobre seu  público  (país, cidade, idioma, interesses etc.)
  • Monitore  de onde seu tráfego está vindo  . por exemplo: acesso direto, tráfego de pesquisa, tráfego de referências, tráfego de campanhas ou AdWords.
  • Entenda melhor o  comportamento  do seu tráfego. Como o conteúdo do site lido, tempo médio gasto em uma página, taxa de rejeição…)
  • Para ver o  número de conversões  realizadas em seu site, ou seja, quantos objetivos foram alcançados, quantas vendas foram realizadas…

Esses dados são acessíveis diretamente através do painel do Google Analytics ou em relatórios gerados a seu pedido, dependendo dos indicadores de desempenho (KPIs) que lhe interessam.

Benefícios do Google Analytics?

O principal interesse do Google Analytics é permitir que você melhore seu desempenho . Graças a esta ferramenta, de fato, você tem uma visão real do que funciona ou não em seu site, dos tipos de visitantes que chegam ao seu site, dos resultados de suas ações de comunicação…  estratégia, a fim de otimizá -la .

Ainda não está convencido? Então vamos ver juntos 3 maneiras de melhorar seu desempenho, graças ao Google Analytics.

  • Adquira clientes  : com os dados de aquisição, você pode determinar de onde seus clientes estão vindo e, portanto, direcionar mais a esse canal. Por exemplo, se seus clientes são principalmente de redes sociais, você deve maximizar sua presença neles.
  • Meça a eficácia do referenciamento natural de SEO, campanhas publicitárias e AdWords  : esses mesmos dados de aquisição também permitem determinar se seu  SEO  é eficaz. Se o seu site gera pouco tráfego de pesquisa, provavelmente significa que sua referência natural não é a ideal. O mesmo vale para suas campanhas publicitárias e do AdWords.
  • Construa a fidelidade do cliente  : usando dados sobre os comportamentos do seu público, você pode determinar qual conteúdo está funcionando e qual é menos bem-sucedido. Assim, você pode ajustar sua estratégia de conteúdo. Por exemplo, se você tem um blog, pode definir os tópicos que atraem mais leitores e, assim, fazer com que eles voltem publicando artigos semelhantes.

Comente o Google Analytics ?

O Google Analytics é relativamente intuitivo e fácil de usar: uma vez instalado, ele coleta dados automaticamente e você pode navegar facilmente entre eles. Apesar disso,  a grande dificuldade dessa ferramenta está na leitura dos dados obtidos . Para os novatos, na verdade, eles podem parecer obscuros e desanimadores.

Nesse caso,  usar uma  agência de web marketing  pode ser interessante. Graças à sua experiência no campo, ela pode fornecer uma  análise clara e compreensível de seus dados  e ajudá-lo a  desenvolver uma  estratégia adequada  para melhorar seu desempenho.

Na Poush, ajudamos você a classificar as informações coletadas pelo Google Analytics. Trama ? Então não hesite em nos contatar.

Defina uma estratégia digital

Ao criar seu site, você precisa pensar e  desenhar uma estratégia digital  coerente . Defina para que serve o seu site  ? O que é uma visita perfeita? O internauta subscreveu a newsletter? Ele vai encomendar um produto da sua loja virtual? Esses objetivos variam de acordo com as necessidades da sua empresa. Um tempo de reflexão e uma análise da concorrência o ajudarão a começar.

De qualquer forma, não hesite em chamar uma agência digital. Ela poderá aconselhá-lo sobre como estabelecer uma estratégia de comunicação.

Sessões:

Sessões: Quanto tempo seus visitantes permanecem em seu site? Eles estão voltando? Quais são as páginas mais interessantes? Essas perguntas te incomodam e você quer saber mais? Você está no lugar certo e contamos tudo sobre o Google Analytics!

O que são “sessões” no Google Analytics?

As sessões  correspondem a um período de tempo durante o qual o usuário realizará uma série de ações em seu site .

O contador inicia quando o usuário chega ao seu site e para em dois casos:

  • Após 30 minutos de inatividade (a partir da última ação do visitante);

Depois da meia-noite.

Vamos dar um exemplo: um visitante está comprando silenciosamente em seu site durante o horário de expediente. Seu chefe o surpreende e ele é forçado a deixar seu site para voltar ao trabalho. Uma vez que o perigo se foi (20 minutos depois), ele retorna ao seu site e continua suas compras.

Neste exemplo, o Google contará apenas uma sessão, apesar do visitante sair do site. A duração média  é um bom indicador para  medir o interesse dos usuários em seu site  e se eles se sentem bem com isso.

Não hesite em aprofundar-se na análise das sessões , veja o tempo médio gasto em cada página, compare-as de acordo com seu tamanho  (o número de palavras, as imagens…). No início, leva tempo e exige conhecer bem todas as páginas do seu site, mas no final  pode economizar tempo  porque você focará suas melhorias nas partes do site que mais precisam.

Diferença entre visualizações de página e páginas únicas

Ainda conforme o exemplo acima, nosso visitante voltará a consultar as páginas que estava visualizando antes de sair do site. O  número de vezes que esta página foi vista  , portanto, aumentará para esta sessão.

Ter muitas visualizações em uma página é uma coisa boa, mas você terá que ponderar esse número. Como ? Comparando o número de  visualizações de página com o número de visualizações únicas . Numa sessão, as visualizações únicas correspondem ao  número de visitantes alcançados  ao longo de um período, podemos falar de alcance neste caso. Uma divisão simples  dará uma proporção sobre os juros despertados por  esta página.

É claro que essas informações continuam sendo tendências. No entanto, não espere que eles sejam confirmados para agir! Graças às informações sobre as sessões e outros KPIs do Google (indicadores-chave de desempenho),  você poderá aproveitar certas oportunidades para desenvolver ou evitar um desastre . Tenha em mente que  as agências da web são especializadas em como interpretar esses dados.  Além disso, costumam usar ferramentas mais poderosas que permitem analisar a concorrência e antecipar as mudanças do mercado.

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Sessões e usuários

Todos os indicadores disponíveis na área de  audiência -> fluxos de usuários  fornecerão  informações sobre como os visitantes se movem pelo site . Você poderá então ver rapidamente as “portas” de entrada e saída usadas por seus visitantes. Esses feeds podem ser modificados artificialmente se você  criar uma campanha publicitária . Crie um anúncio e traga visitantes para uma página e veja como eles se comportam.

Biscoitos na internet

Como lembrete,  o número de usuários é determinado usando cookies  colocados no computador do usuário da Internet.

Se você estiver executando uma campanha de retargeting, no Facebook por exemplo, poderá ver facilmente se o dinheiro investido teve impacto no retorno dos visitantes do seu site .


Criar metas

Para continuar melhorando seu site, não hesite em  definir metas de  curto e longo prazo. O Google Analytics permite essa funcionalidade em  administração -> visualização de coluna -> Metas  onde você pode quantificar financeiramente o sucesso de suas metas. Essa lógica de melhoria e otimização é um trabalho constante: o que funcionou ontem não necessariamente funcionará amanhã.

Arquivos da Internet: a máquina do tempo dos sites

As coisas estão mudando rapidamente e especialmente na web. A prova é: esta  máquina do tempo para sites . Aqui você encontrará versões antigas de seus sites favoritos.

Passado o sentimento nostálgico, você descobrirá que  a ergonomia , a  qualidade das imagens  ou  o layout  mudaram muito em relação ao  que é feito hoje . Só para rir aqui está a evolução do  yahoo :

Teste A/B com Google Analytics

No entanto, tenha em mente que  o design do site não é uma ciência exata . Para continuar evoluindo, você terá que praticar o teste AB. Esta técnica consiste em construir várias versões do seu site e ver qual é a mais eficaz. Isso pode ser feito com páginas completas ou apenas alterando a localização de determinados botões (call to action).

Atraia tráfego qualificado para seu site

Como obter tráfego de qualidade para o seu site? Os visitantes chegam de maneiras diferentes, mas como analisar todas essas informações? Neste artigo você descobrirá todas as nossas dicas para decodificar a aquisição de tráfego com o Google Analytics.

Os principais canais de aquisição de tráfego

Primeira coisa a saber: existem 7 deles:

  • Busca orgânica  : reúne internautas de buscadores (Google, Bing, Yahoo, etc.) é uma busca “natural” pois não vem de links patrocinados (Google ads).
  • Direto : os internautas digitam o endereço URL ou o salvam em seus favoritos.
  • Referência : todos os usuários da Internet que vêm de links em outros sites. Esses links terão um impacto no  SEO do seu site.
  • Social  : todo o tráfego que vem das redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram,…
  • Pesquisa paga  : são os visitantes que clicaram nos links patrocinados.
  • Display  : esse tráfego vem de banners que aparecem nos sites.
  • Afiliados  : Os afiliados são os embaixadores da sua marca. Verifique se seus embaixadores são eficazes.

Pode-se observar que os visitantes vindos do canal “social” possuem   o menor tempo de sessão . Por outro lado, quem vem do canal de “referência” é quem fica mais tempo lá.

Console de pesquisa do Google no Analytics

Embora  o Search Console  seja uma ferramenta por si só, vinculá-lo ao  Analytics  fornece informações adicionais.

As landing pages permitirão que você veja a CTR (Click Through Rate), ou seja, a  porcentagem de pessoas  que viram uma página em seu site aparecer e  clicaram nela  ! Uma boa CTR depende do produto ou serviço que você está anunciando. Palavras-chave eficazes terão uma boa pontuação. A partir dessas informações, você pode retrabalhar seus títulos H1 e suas meta descrições. Este trabalho vai permitir-lhe melhorar a qualidade da sua referenciação e, consoante as suas necessidades, considere uma campanha Adwords.

Melhore sua taxa de conversão

Adquirir o máximo de tráfego estava muito na moda há alguns anos. Hoje o objetivo é a aquisição  de tráfego de qualidade . Por que trazer pessoas que não estão interessadas em seu produto? Você também pode alcançar pessoas que já demonstraram interesse nele.

Para ajudá-lo a atingir seus objetivos, a taxa de conversão irá ajudá-lo. É uma  relação entre o número de visitantes e o número de compradores . A taxa de conversão também pode ser aplicada a algo que não seja uma compra; subscrever uma newsletter, por exemplo.

Uma boa taxa de conversão é de cerca de 1%. Se o seu site tiver um bom SEO e for bem projetado, você pode esperar 1,5% ou até 2%. Maximize os canais que funcionam melhor, por exemplo, se mais de 70% dos usuários vindos do  canal de busca paga  sair do site sem ver uma segunda página, isso significa que você terá que alterar as palavras-chave com as quais alinhar ou otimizar seu “landing página” para torná-lo mais eficiente.

Por outro lado, se os visitantes que vêm do Instagram são mais propensos a comprar seu produto, por que não  aumentar o orçamento  alocado para publicidade ou embaixadores desse canal de aquisição.

Fluxos de comportamento

Por fim, na guia comportamento  -> fluxo de comportamento  mostrará o caminho percorrido por seus visitantes. Correndo o risco de me repetir, você deve  incentivar os visitantes a navegar em seu site  colocando botões (CTA ou call to action) para que eles continuem sua visita. Ao projetar seu site, você já pode pensar no caminho do usuário. Se eles gostam do que você faz, eles vão voltar. Você não precisará mais procurar novos clientes.

Cada canal pode ser detalhado para ver a porcentagem de visitantes e sua qualidade como clientes em potencial (ou líder no jargão do marketing). Se você quantificou os objetivos conforme explicado no  artigo anterior,  também poderá ver o quanto esses visitantes trazem para você.

A importância dos visitantes na aquisição de tráfego

A  função Aquisição -> Treemaps  permitirá que você tenha uma visão geral da importância do canal de aquisição.

Se você quiser continuar treinando, existe uma  academia de google analytics . Eu realmente recomendo que você se inscreva. Há vídeos legais e muitas outras coisas para aprender.

Em conclusão

Espero que essas tendências de SEO ajudem você a melhorar seus rankings nos mecanismos de pesquisa. O avanço tecnológico dos novos algoritmos do Google processa as informações mais relevantes para responder com a maior precisão possível à intenção da solicitação do usuário. Portanto, não esqueça que produzir conteúdo de qualidade significa construir bons relacionamentos para aumentar sua notoriedade. Assim, a relevância do seu conteúdo desempenha um papel essencial, é sem dúvida uma das grandes chaves para melhorar a sua referência natural na web.

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