O marketing de influenciadores significa que uma ou mais pessoas são mobilizadas para influenciar o comportamento de um grupo-alvo. Os influenciadores conhecidos costumam ter muitos seguidores nas redes sociais, como Instagram, Tiktok, Youtube.
O que é um influenciador?
Um influenciador é alguém que tem o poder de influenciar/afetar as decisões e opiniões de várias pessoas. Existem várias razões pelas quais uma pessoa tem o poder de influenciar outras, incluindo autoridade, conhecimento ou ser vista como especialista.
Além disso, alguns influenciadores têm um forte relacionamento com seu público, que se sente tão conectado ao influenciador quanto ao seu círculo íntimo. Então, quando eles recomendam um determinado produto ou serviço, eles estão muito abertos a essa recomendação.
Nota: Autenticidade é a chave para se tornar um influenciador amado!
Quem pensa que os millennials não fazem muito e são preguiçosos provavelmente nunca conheceu um influenciador de mídia social. Isso também se aplica a quem pensa que a mídia social não desempenha um papel crucial em um negócio.
Os influenciadores são e continuarão sendo o futuro da publicidade.
Campanhas publicitárias antiquadas via TV, rádio e banners na internet estão dando lugar ao marketing de influenciadores nas plataformas de mídia social, principalmente no Instagram. Os influenciadores substituem o outdoor e o spot de TV.
E essa estratégia funciona para empresas onde o marketing antiquado não funciona.
Hoje, os influenciadores fazem parte do mix fixo de métodos de marketing de muitas grandes marcas, o que os faz gerar uma receita enorme.
Você também pode se tornar um influenciador popular que ganhará muito dinheiro. Basta seguir estes 10 passos essenciais:
1. Escolha um nicho para se tornar um influenciador
Antes de começar, é importante se perguntar qual setor lhe interessa. Encontre algo pelo qual você seja apaixonado e goste de fazer em seu tempo livre.
Seja maquiagem, moda, culinária etc., essa etapa ajudará você a identificar o público que deseja alcançar e, a partir daí, poderá construir sua marca.
A parte complicada de encontrar um nicho é que pode não haver necessariamente muito para pegar.
Basta pensar nos milhões de blogueiros especializados em paternidade. E provavelmente há um número igualmente grande de pessoas compartilhando suas opiniões sobre moda, beleza, fitness, viagens e comida.
Mas não se preocupe. Você não precisa criar uma especialidade totalmente nova para ter sucesso como influenciador de mídia social. Mesmo quando parecem completos, ainda é possível se destacar em um determinado mercado, trazendo um novo toque pessoal ao conteúdo.
Como escolher bem o seu nicho
A realidade é que, para se tornar um influenciador autêntico e envolvente, seu tópico precisa ser algo sobre o qual você possa falar de maneira inteligente e inspiradora. Em outras palavras, você realmente não encontra seu nicho como influenciador de mídia social – seu nicho encontra você.
A chave é certificar-se de que você se especializa. Se você tem paixão por cães, mas também gosta de esportes e culinária, é importante se concentrar no seu tópico mais influente. Ou pelo menos para completá-lo apenas com tópicos relacionados e relevantes.
Isso não significa que seu Instagram ou tiktok precise ser preenchido com postagens consecutivas de omeletes e cachorros. É apenas para garantir que você desenvolva uma identidade clara para si mesmo em seus canais.
Normalmente, ao decidir como se tornar um influenciador, você pode escolher uma das seguintes categorias:
- Viagens;
- Modo de vida;
- Moda;
- Comida;
- Beleza;
- Esportes;
- Jogos;
- Entretenimento;
- Tecnologia;
- Saúde e bem-estar.
No entanto, você não precisa se limitar a apenas uma dessas categorias. Você pode combinar dois ou mais desses slots.
Certifique-se de que os diferentes nichos estejam em fase uns com os outros.
Por exemplo, você pode combinar viagens e estilo de vida ou beleza e moda ao escolher seu nicho.
Finalmente, você não precisa se ater a esses nichos estabelecidos e conhecidos. A chave para se tornar um influenciador é adicionar sua voz única a tudo que você faz .
Portanto, não hesite em experimentar e criar um nicho que permita expor seus pontos fortes e suas peculiaridades.
2. Crie uma conta
Crie uma conta profissional na plataforma que deseja usar.
Suponha que você queira usar o Instagram .
A primeira coisa que você precisa cuidar é do seu perfil .
Primeiro, escolha uma foto de perfil atraente e criativa. Pode ser uma foto sua, ou de você em suas atividades diárias. Mas você também pode escolher uma foto relacionada ao seu tema.
Depois disso, você precisa definir seu nome de usuário. Não há necessidade de pensar 3 dias sobre qual nome combinaria melhor com sua conta. Basta escolher um nome pelo qual você gostaria de ser chamado. Mas dê-se ao trabalho de verificar se é fácil de pronunciar e lembrar.
Em seguida, crie uma biografia interessante e criativa que chame a atenção e faça você querer se inscrever.
A melhor biografia destacará sua personalidade em poucas palavras, explicará o objetivo da sua conta e terminará com uma chamada para ação como ‘Assine para…’.
Uma biografia deve ter um impacto no seu público. Deve explicar às pessoas o que você faz e por que elas precisam de você. Ele também precisa convencer as pessoas não apenas a segui-lo, mas também a realizar uma tarefa específica de sua escolha (como visitar seu site).
O uso de emojis em sua biografia fará com que seu perfil pareça visualmente novo e divertido, ajudando sua marca a se destacar.
Os emojis também ocupam menos espaço que as palavras, permitindo que você adicione informações adicionais sobre sua marca que o número de caracteres não permitiria com o texto.
3. Atraia a atenção para se tornar um influenciador rapidamente
Agora vamos para a parte divertida! Esta é uma oportunidade para ser criativo.
Crie posts interessantes para seu público que sejam úteis e chamem a atenção . Pense fora da caixa para encontrar uma ideia original que nunca foi criada antes.
Por exemplo, “Comer no restaurante com pior classificação”, “Desafio de maquiagem de olhos vendados”, “Meu namorado avalia minhas roupas” são ideias criativas que os youtubers encontraram para entreter seu público sem recorrer a clickbait. .
Isso lhe dará o tipo certo de atenção que pode levar seu público a se inscrever em sua conta e compartilhá-la.
Como atrair a atenção do seu público para se tornar um influenciador
Uma maneira eficaz de garantir que seu conteúdo chame a atenção é criar o conteúdo que seu público deseja.
Para encontrar ideias de conteúdo relevantes, você pode fazer uma pesquisa rápida no Google para o seu nicho. Percorra os resultados da pesquisa até o final da página para encontrar as palavras-chave de cauda longa usadas pelo seu público-alvo.
Você também pode pesquisar plataformas como Quora e Reddit para ter uma ideia do que seu público-alvo está falando. Se você deseja que seu conteúdo tenha um acorde com o último, você precisa ter uma compreensão profunda de sua comunidade de seguidores.
A maioria das plataformas de mídia social tem uma seção de análise que pode fornecer informações úteis sobre seu público-alvo. Você tem acesso aos dados demográficos do seu público, como sexo, localização, ocupação, comportamento online e muito mais.
Além disso, você precisa prestar atenção especial à seção de comentários de suas mídias sociais e postagens de blog. Pode ser uma mina de ouro de novas ideias de conteúdo que seu público deseja ler/assistir.
Você também pode realizar pesquisas de mídia social e pedir a seus seguidores que falem sobre suas preferências e dificuldades.
4. Seja consistente
Publicar conteúdo de qualidade regularmente é uma das formas mais eficazes de prender a atenção do seu público.
Quando você entrega consistentemente um ótimo conteúdo, cria uma sensação de antecipação em seu público.
O que, por sua vez, gera engajamento e aumenta seu alcance.
Tente criar um cronograma para todo o conteúdo que você planeja postar nas próximas semanas. Um calendário ajudará você a manter uma visão geral de sua estratégia de conteúdo.
Certamente existem tendências em seu setor sobre as quais todo mundo está falando, postando e atualizando – e você também. Basta colocar o grão de sal nele.
Você tem ideias e uma marca que o diferencia dos outros. Use-os para criar conteúdo que responda a perguntas, desafios ou entretenimento.
Quando se trata de frequência de postagem, tente postar conteúdo pelo menos uma vez por dia. Idealmente várias vezes ao dia, mas não a cada minuto. Não entre no modo de sobrecarga para manter sua marca e informações à frente do pacote.
Tenha uma presença consistente. Certifique-se de que sua imagem e tom sejam consistentes e facilmente reconhecíveis em todas as plataformas de mídia social que você escolher usar.
5. Faça networking com outros influenciadores
Trabalhe com outros influenciadores e criadores de conteúdo para aumentar sua visibilidade online.
O principal objetivo de uma rede social é conectar pessoas. Portanto, não tenha medo de se conectar com as pessoas localmente e nas mídias sociais. Estar associado a outros influenciadores que têm mais seguidores pode ajudá-lo a ganhar mais seguidores e assinantes.
Faça parceria com eles para criar ideias criativas que possam trazer muito tráfego para seus canais. No tiktok , por exemplo, você pode fazer Duos.
Não seja tímido, mas entre em contato com outros influenciadores como você e ofereça parcerias. Você ficará surpreso com quantos aceitam sua oferta.
No entanto, você deve ser capaz de oferecer algo útil ao outro influenciador para seduzi-lo a colaborar com você. Se grandes influenciadores parecerem fora de alcance, você pode até fazer parceria com microinfluenciadores que tenham uma base de fãs pequena, mas altamente engajada.
Não cometa o erro de ver outros influenciadores como adversários! Você vai aprender muito com a experiência deles.
Você poderá aprender sobre novas tendências, como interagir com seus seguidores e muitas outras dicas úteis.
6. O poder das hashtags para ganhar mais seguidores
Como influenciador, é muito importante usar as hashtags certas!
Por exemplo, no Instagram, as hashtags estão por toda parte, mas você sabe como usar hashtags no Instagram para tirar o máximo proveito delas?
Hashtags podem não parecer uma grande prioridade à primeira vista. Mas eles ainda são um dos aspectos mais importantes para o desenvolvimento de sua conta social.
Você sabe quais hashtags direcionam seguidores para sua página? Quais são as tags mais populares em sua indústria? Quantas hashtags no Instagram você adiciona a uma postagem típica?
Sem uma boa compreensão das hashtags e como elas funcionam, elas podem se tornar #overkill rapidamente.
Então, em vez de apenas jogar dezenas de tags em um post e esperar o melhor, você precisa de uma estratégia para usar hashtags no RS.
Mais importante, as hashtags são o que tornam seu conteúdo do Instagram detectável.
Pense no tempo e na energia gastos em cada postagem do Instagram.
Desde tirar a foto perfeita até escrever uma legenda inteligente, você não quer que todo esse trabalho seja desperdiçado.
É aí que entram as hashtags.
Os usuários podem descobrir conteúdo pesquisando por hashtags por conta própria ou navegando em postagens associadas a uma tag específica.
Faça o seu melhor ao fazer brainstorming de hashtags!
Faça pesquisas, espione seus concorrentes para descobrir quais hashtags funcionam melhor e são mais adequadas ao seu tema.
7. Interaja com seus assinantes
É muito importante interagir com seus assinantes. Isso faz com que eles se sintam especiais e eles ficarão com você por um longo tempo.
Aqui estão algumas dicas sobre como interagir com seus seguidores:
- Seja agradável de viver.
- Faça enquetes e pesquisas.
- Usar vídeo.
- Peça-lhes a opinião deles sobre coisas diferentes.
- Faça-lhes perguntas em suas histórias.
Não se esqueça mais uma vez que o próprio princípio de uma rede social é socializar as pessoas. Ao se conectar com seus seguidores, responder a comentários e postagens, você aumentará o engajamento da sua conta.
SRs (redes sociais) gostam de pessoas que são ativas e interagem em sua plataforma. Ao fazer isso, você será apresentado pelo algoritmo muito mais.
8. Lançar um site
Se você perguntar a alguém como se tornar um influenciador, é provável que ele lhe dê muitos conselhos sobre estratégias de conteúdo e plataformas de mídia social.
Poucas pessoas lhe dirão o impacto que um site pode ter em sua reputação como influenciador. No entanto, qualquer pessoa remotamente familiarizada com marketing e branding sabe o quão importante um site pode ser.
Então, por que seu site é importante?
À medida que sua base de fãs cresce, muitas pessoas ficarão tentadas a fazer uma pesquisa rápida no Google pelo seu nome. Um site bem projetado e totalmente funcional adiciona credibilidade à sua imagem e ajuda você a ganhar a confiança do seu público-alvo.
Criar seu próprio site é a melhor maneira de ganhar credibilidade e direcionar tráfego para sua marca. Use seu site para contar sua história e atrair empresas e consumidores.
Você pode até vender mercadorias para fãs e assinantes que visitam você no site.
Além disso, ter uma seção de blog bem projetada em seu site ajuda a estabelecer sua autoridade em seu nicho.
9. Marcas de contato
Muitas empresas hoje em dia estão procurando pessoas com uma forte presença online para anunciar para elas. O patrocínio da marca e a publicidade desempenham um papel importante na influência da mídia social.
Entre em contato com as marcas por e-mail ou pessoalmente para que elas saibam que você está interessado em anunciar seus negócios.
A maioria das empresas paga por postagem e isso pode variar dependendo da sua contagem de seguidores, taxa de engajamento etc.
Crie e envie seu kit de mídia de influenciador:
Sempre que você apresentar uma marca ou fizer uma apresentação, não se esqueça de enviar seu mídia kit! Esta é toda a informação sobre você, a saber: seu número de seguidores e engajamento, mas também seus preços.
Portanto, ao criar seu kit de mídia, certifique-se de que ele inclua o seguinte:
- Tamanho do público em todas as plataformas
- Dados demográficos do público (idade, sexo, localização)
- Exemplos de imagens que você produziu no passado para dar uma ideia do tipo de conteúdo que você criaria para anunciar para eles.
Dependendo da marca que você aborda, você pode alterar essas imagens! Você também pode adicionar uma lista de marcas com as quais já trabalhou.
10. Entre em contato com uma agência
Depois de ter um número maior de seguidores, considere entrar em contato com uma agência de gerenciamento de influenciadores. Isso pode ajudá-lo a negociar acordos com marcas, conectar-se com outras empresas e até conectá-lo a uma equipe de relações públicas.
Esta etapa lhe dará mais tempo para se concentrar na construção de relacionamentos no setor e, com os movimentos certos, você pode até conseguir uma parceria com uma grande empresa.