As redes sociais, ao contrário de outras técnicas de comunicação como campanhas de anúncios, têm a vantagem de serem gratuitas. Eles são, portanto, uma excelente maneira de atrair tráfego para seu site , sem gastar uma fortuna. Eles só lhe custam, de fato, o tempo dedicado à publicação das postagens, bem como o preço de quaisquer anúncios.
- Como atrair tráfego qualificado para o seu site? – Estar presente nas redes sociais pode te ajudar a atrair tráfego qualificado para seu site. Como ? Siga nossas dicas e truques.
- Como aumentar a taxa de engajamento da sua página do Facebook? Ter uma página no Facebook é bom. Ter uma boa taxa de engajamento em suas publicações para realmente melhorar a notoriedade da sua empresa é melhor! Aqui estão nossas dicas.
- Facebook ou Instagram: qual rede social devo escolher para o meu negócio? Dependendo do seu público-alvo e dos seus objetivos, escolha as redes sociais relevantes para o seu negócio.
Como atrair tráfego qualificado para o seu site?
Gerar tráfego em seu site é uma luta liderada por muitas empresas presentes na web. Tenha cuidado, no entanto, que é inútil querer tráfego a todo custo. Você tem que atrair o que é chamado de tráfego qualificado em comunicação digital para seu site .
Tráfego qualificado: definição e métodos para gerá-lo
Sobre o que é isso ? Tráfego qualificado é um público que chegou ao seu site por conta própria, porque estava interessado em seus produtos e/ou serviços. Portanto, é mais provável que seja convertido , ou seja, fazer uma compra, solicitar um serviço ou realizar qualquer ação que você espera dele. Portanto, qualquer empresa que deseja ser eficaz na Web deve garantir efetivamente que o tráfego gerado por seu site seja o mais qualificado possível.
Existem diferentes métodos para atrair tráfego qualificado. Você pode (e até deve) otimizar seu referenciamento natural de SEO , em particular por meio de um blog ou da redação das páginas do seu site. O Google Ads e as campanhas de e-mail também são uma solução eficaz. Ou você ainda pode usar suas postagens de mídia social para redirecioná-las para seu site.
4 dicas e truques para atrair tráfego com redes sociais
Neste artigo, vamos nos concentrar nesta última ferramenta. As redes sociais têm um potencial inegável para atrair tráfego qualificado. Vamos descobrir juntos como otimizá-los para esse fim.
Permitir o compartilhamento de suas postagens no blog
A primeira ação a ser tomada é no seu próprio site e, mais especificamente, no seu blog. Você deve, de fato, ativar a opção “Compartilhar este artigo” no tema do seu site. Assim, um leitor que gostou do seu artigo pode compartilhá-lo com mais facilidade em sua própria conta do Facebook, Twitter, LinkedIn … Ao clicar em um desses ícones, uma janela se abre automaticamente com a publicação e tudo o que ele precisa fazer é escrever um pequeno comentário antes de publicá-la. Portanto, requer muito menos esforço e, além disso, você melhora a experiência do usuário.
Todas essas pessoas que compartilham seus artigos representam embaixadores da sua marca . Você chegará a um determinado número de seus contatos que, por sua vez, poderão se interessar pelo artigo em questão e acessarão seu site para consultá-lo. Você então tem que se certificar de que o tópico é coberto o suficiente para que eles o leiam até o final e que eles tenham curiosidade o suficiente para ler outros tópicos.
Otimize suas contas de mídia social
A otimização de suas redes sociais começa antes mesmo de serem realmente criadas. Vamos explicar. Para que suas redes sociais sejam realmente relevantes, não adianta se cadastrar em todas as plataformas possíveis e imagináveis. Qual é o sentido de ter um canal no YouTube se seu público-alvo nunca vai a essa plataforma para assistir a vídeos? Você deve começar pensando em quais redes sociais você deve estar . E para isso, você precisa conhecer bem o seu público-alvo , para saber onde eles próprios estão.
Depois e só depois de analisar as redes sociais relevantes para o seu negócio, pode criar as suas contas. Trata-se então de estar particularmente atento às várias zonas a preencher. Um deles, aliás, diz respeito ao link para o seu site. Seja no Facebook, Twitter ou LinkedIn, você sempre tem a opção de escrever uma breve descrição do seu negócio e adicionar o link do seu site para facilitar o acesso .
Escreva conteúdo de qualidade
Para gerar tráfego qualificado através das redes sociais, uma boa prática de marketing digital obviamente é inserir um link para seu site nas publicações que você postar . Se o sistema de links parece bastante simples à primeira vista, toda a dificuldade está no fato de propor um conteúdo que consiga atrair a atenção de seus assinantes e fãs. O objetivo é incentivá-los a clicar no link que irá redirecioná-los para o seu site. Portanto, é importante oferecer a eles conteúdo de qualidade , ou seja, suscetível de interessá-los.
Mas que conteúdo publicar? Há muitos tipos possíveis de publicação . Mencionemos entre outros:
- As postagens do seu blog
- Um vídeo de apresentação da sua empresa
- Um infográfico ou foto
- Uma prévia do seu novo whitepaper
Crie uma página de destino especificamente para este concurso, que você preenche em sua publicação. O objetivo é incentivar o participante a permanecer em seu site , oferecendo-lhe conteúdos, produtos ou serviços que possam interessá-lo. Vamos dar um exemplo: você é uma empresa que vende chocolate orgânico e está criando um concurso para ganhar um prêmio de seus deliciosos doces. Uma vez que seu formulário foi preenchido, ao confirmar, por que não sugerir descobrir seus diferentes chocolates e redirecioná-los para suas páginas de produtos?
Faça anúncios direcionados no Facebook
Por fim, as redes sociais também são uma forma de atrair novos prospects qualificados para o seu site, patrocinando suas publicações. É o caso em particular do Facebook e Instagram, que permitem desenvolver anúncios direcionados, a um preço bastante razoável .
Ao contrário dos anúncios veiculados na televisão ou no rádio, que muitas vezes custam uma certa quantia de dinheiro para serem produzidos e transmitidos, no Facebook você já pode atingir um pequeno público agradável por cerca de vinte euros . A rede social de Mark Zuckerberg ainda tem mais de 2,5 bilhões de usuários ativos todos os meses em todo o mundo. Nós deixamos você imaginar o público que você pode alcançar, especialmente se você pensar no número de horas que passamos agora nas redes sociais.
Mas para que seus anúncios sejam eficazes, você deve, acima de tudo, criar Públicos Personalizados . Você então determina as características gerais das pessoas que deseja atingir: homens, mulheres, idade, localização, áreas de interesse. Tudo o que você precisa fazer é criar o visual e o texto do seu anúncio, decidir para qual página do seu site enviá-lo e pronto.
Como aumentar a taxa de engajamento da sua página do Facebook?
Seja qual for a estação, as redes sociais são realmente essenciais para se comunicar com seu público. Se a maioria de seus clientes e prospects estiver realmente menos disponível e menos inclinado a abrir seus e-mails dependendo do período, eles continuarão visitando o Facebook and Co. Mas como fazer com que as pessoas vejam e, acima de tudo, reajam às suas postagens?
Taxa de engajamento do Facebook: uma estatística reveladora
Se o Facebook é seu melhor aliado para se comunicar no verão , o fato é que criar interação com seus fãs às vezes pode parecer complicado. Sua Página pode ter centenas ou até milhares de curtidas, mas isso não significa que suas diversas publicações gerem tantas reações. Para muitas PMEs, de fato, a taxa de engajamento de sua página no Facebook não atende às suas expectativas.
Taxa de engajamento: definição
A taxa de engajamento, o que é exatamente? Esta estatística do Facebook mostra quantas interações sua postagem gerou. Em outras palavras, é a porcentagem de pessoas que curtiram, comentaram ou compartilharam sua publicação ou que clicaram na foto, vídeo ou link para ela. De acordo com o Facebook, é calculado da seguinte forma:
Essa métrica, portanto, permite medir a eficácia de suas publicações . Mais ainda, ajuda a determinar a eficácia da sua Página em geral. Ao calcular a média da taxa de engajamento de cada postagem, você obtém a taxa média de engajamento da sua página do Facebook . No entanto, uma boa taxa média de engajamento atesta uma comunidade ativa, animada e, acima de tudo, qualificada.
O que é uma boa taxa de engajamento no Facebook?
Essa é uma pergunta muito difícil de responder. Em parte porque depende de muitas outras coisas, como seu setor ou o tamanho da sua página (quanto mais fãs uma página tiver, menor será a taxa de engajamento). Mas também e sobretudo porque, agora, o Facebook privilegia as publicações dos amigos e familiares dos utilizadores , em detrimento das das Páginas da empresa.
De um modo geral, é claro que quanto mais interações você gerar, melhor. Mas para ter uma ideia concreta, alguns especialistas estimam que, para uma PME com várias centenas de curtidas, uma taxa de engajamento entre 3 e 6% já é boa, enquanto uma taxa entre 7 e 10% é até muito boa.
10 dicas para criar engajamento no Facebook
1. Publique regularmente
Tudo é rigoroso! Para que uma Página continue encontrando audiências apesar do algoritmo do Facebook, ela deve publicar novas postagens regularmente . Claro, isso não significa necessariamente postar a cada hora. Na verdade, não é tanto a quantidade de publicações que conta, mas sim a sua regularidade. Assim, postar uma ou duas vezes por semana já é uma boa prática. Por outro lado, é melhor evitar publicar 5 vezes na mesma semana, do que nada por um mês.
2. Escolha o momento certo para postar
Você sabia que o Facebook permite determinar quando a maioria de seus fãs está online? Para otimizar sua visibilidade , é útil saber em quais dias e horários seus usuários estão mais ativos. Ao postar neste momento, você aumenta suas chances de interações.
3. Conheça seu público
Outras estatísticas do Facebook podem ser particularmente úteis. É o caso, por exemplo, dos dados demográficos das pessoas que curtem sua página : seu público é composto principalmente por homens ou mulheres? E estes têm entre 13-17, 18-24, 25-34 anos…? Essas informações valiosas permitem que você entenda melhor seus fãs e, portanto, entenda melhor o que provavelmente os atrairá.
4. Integre recursos visuais
Não é segredo que uma publicação que incorpora recursos visuais sempre gera mais interações do que um simples texto. Por isso, cada publicação deve ser acompanhada de uma foto ou, melhor ainda, de um vídeo. O mesmo para seus textos, não hesite em jogar nos emojis para decorá-lo com pequenos toques de cor.
5. Escreva posts relativamente curtos
Ao contrário de outras redes sociais (como o Twitter), o Facebook não limita o número de caracteres nas postagens. No entanto, tome cuidado para não criar postagens muito longas . Os internautas têm pressa, tendem a valorizar conteúdos curtos, que podem ler de relance.
6. Pense corporativo
Para uma PME, as publicações que melhor funcionam não são necessariamente aquelas que falam dos seus produtos ou serviços. Na realidade, são antes aqueles que falam sobre a vida da empresa que têm mais sucesso. Não hesite em alternar suas publicações mais promocionais com outras mais corporativas, como fotos de seus funcionários, suas reuniões e festas da empresa .
7. Organize concursos
Já vimos neste artigo que concursos podem atrair tráfego para seu site, mas também são uma ótima forma de gerar engajamento em sua página do Facebook . As pessoas, em geral, gostam particularmente do que é gratuito. A maioria deles, quando vê uma competição no Facebook, pensa “Por que não? Não me custa nada tentar”. Eles curtem sua postagem, compartilham, comentam e até, em alguns casos, vão curtir sua Página para poder participar de seus próximos concursos.
8. Crie interação
Para criar interação com seu público, a maneira mais fácil é fazer uma pergunta . Por exemplo, você pode encerrar uma postagem com uma pergunta: um simples “E você?” O que você acha ? “onde e você? O que você está fazendo neste fim de semana? já ajuda a provocar reações.
Mas está longe de ser o único caminho! Você sabia que o Facebook permite que você crie enquetes ? Você faz uma pergunta muito específica, sugere respostas e seus fãs votam na que melhor lhes convier. Divertidas, as enquetes do Facebook também jogam no visual já que você pode associar uma imagem e até um GIF a cada resposta. Além disso, realizar uma pesquisa é uma ótima maneira de descobrir o que as pessoas que seguem sua empresa esperam de seus serviços ou produtos.
9. Aumente suas postagens
Outra técnica para criar engajamento: anúncios e aumento de publicação . O algoritmo do Facebook foi desenvolvido para favorecer postagens de amigos e familiares em detrimento das de Páginas de Negócios. Então, para ficar mais visível para o seu público-alvo, a solução ainda é pagar, seja criando um anúncio ou impulsionando sua postagem . Como vimos, a vantagem é que você pode segmentar com precisão as pessoas que deseja alcançar.
10. Gamifique suas postagens
Por fim, a última dica que revelamos a você: a gamificação de suas publicações . Essa técnica consiste em utilizar elementos do jogo para estimular seu público a realizar determinadas ações. Por exemplo, você pode postar uma postagem como “Onde está Charlie?” » mas adaptando o jogo para que ele siga sua carta gráfica.
Facebook ou Instagram: qual rede social devo escolher para o meu negócio?
O Facebook é um “must have” se você deseja se comunicar nas redes sociais e alcançar o maior número de pessoas possível. No entanto, há rumores de que o gigante Facebook está perdendo seu apelo para as empresas? Isso é realidade? Está na hora de você apostar mais no Instagram? Se seu coração está dividido entre essas duas redes sociais , aqui está um artigo útil para entender completamente as vantagens e características de uma e outra.
Duas redes sociais, uma empresa
Primeiro pequeno detalhe que, no entanto, é muito importante: Facebook e Instagram estão intimamente ligados. Em 2012, aliás, a gigante americana comprou o Instagram por cerca de um bilhão de dólares. Na época, ainda era uma pequena empresa de apenas 13 pessoas, que aos poucos começava a marcar presença no mercado de mídia social ao permitir o compartilhamento de fotos e vídeos muito curtos. Uma decisão mal compreendida por alguns: por que colocar tanto dinheiro em uma pequena rede social quando você é o número 1 do mercado? E, no entanto, 8 anos depois, entendemos mais como a ideia era engenhosa.
Instagram em números
Hoje, o Instagram é inegavelmente uma rede social que importa! Em junho de 2018, aliás, o serviço anunciou que havia ultrapassado a marca de um bilhão de usuários ativos mensais , em todo o mundo. Uma expansão impressionante sabendo que no final de 2015, o Instagram tinha “apenas” 400 milhões de usuários mensais.
Mas quem são esses Instagrammers? Principalmente jovens. Duas faixas etárias estão lado a lado no Instagram: a de 18 a 24 anos e a de 25 a 34 anos . Em 2020, essas faixas etárias representam 31% e 32% dos usuários do Instagram, respectivamente.
Em termos de engajamento, o Instagram é uma rede social particularmente poderosa: sua taxa de interação é 4 vezes maior que a do Facebook. Considera-se que o aplicativo gera cerca de 4,2 bilhões de Likes por dia e que 65% dos usuários o utilizam todos os dias.
E a Bélgica nisso tudo? Em 2020, nosso pequeno país tinha cerca de 4,2 milhões de usuários , quase um milhão a mais do que há dois anos. Isso é mais de 30% da população total. Usamos o aplicativo principalmente em casa, muitas vezes na cama antes de dormir ou na frente da TV durante os comerciais. O Instagram também é particularmente usado quando estamos viajando ou na fila. Outro fato interessante, consumimos mais do que geramos no Instagram porque, em média, o número de contas que seguimos é maior que nosso número de seguidores.
Esses números são particularmente indicativos da crescente importância do Instagram, especialmente entre a população jovem. Mas e o Facebook?
Facebook em números
Devemos, portanto, pensar que o Facebook já foi? O gigante americano está realmente se tornando, como ouvimos cada vez com mais frequência, uma rede para idosos? Aqui estão alguns números interessantes para ver com mais clareza.
Do ponto de vista do usuário, o Facebook não tem nada a invejar ao Instagram, muito pelo contrário. Em 2020, de fato, considera-se que a rede social tenha mais de 2,7 bilhões de usuários ativos mensais . Outra estatística interessante: 500.000 novos perfis são criados todos os dias no Facebook, o que representa uma média de 6 novos perfis por segundo.
Observamos que, entre esses usuários, são muito numerosos os que acessam o Facebook pelo smartphone (incluindo 47% deles que acessam exclusivamente pelo smartphone). Em relação à idade, a tendência em relação ao Instagram se inverte: são os 25-34 anos os mais representados (32% dos usuários em 2020), seguidos pelos 18-24 anos (25%).
E em termos de compromisso então? Embora seja verdade que, proporcionalmente, o Facebook gera menos curtidas do que o Instagram, a taxa média de engajamento em uma postagem do Facebook, independentemente do tipo, é de 3,39%. As postagens com melhor taxa de engajamento são vídeos com 6,09%, seguidos de imagens com 4,42% (à frente de links clicáveis e status simples). E a Bélgica? Em 2020, 83% de todos os usuários de Internet belgas têm uma conta no Facebook, incluindo 95,7% via celular. Cerca de 60% dos usuários têm entre 18 e 44 anos. O Facebook também é a plataforma social mais usada na Bélgica (à frente do YouTube, Facebook Messenger, WhatsApp e Instagram).
Facebook vs Instagram: uma questão de objetivos e audiência
À pergunta “Devo favorecer o Facebook ou o Instagram para o meu negócio?” A resposta simplesmente depende de seus objetivos e seu alvo. Se há algo que se destaca nas estatísticas dessas duas mídias sociais é que, apesar de suas semelhanças, elas são muito diferentes. Um e outro na verdade não são usados da mesma maneira. Então, se você quer ganhar engajamento , o Instagram é uma solução melhor: proporcionalmente falando, o Instagram gera mais curtidas do que a rede social de Mark Zuckerberg. Se você quiser ganhar visibilidade , o público maior do Facebook pode ser interessante.
Objetivos diferentes
Então tudo depende dos seus objetivos. O Instagram é particularmente útil, por exemplo, para estabelecer o posicionamento da sua marca, mostrar o seu dia-a-dia e os seus eventos, desenvolver a sua marca empregadora, partilhar o seu universo ou mesmo despertar emoções. O Facebook, por outro lado, permite que você desenvolva sua notoriedade, gere leads, atraia tráfego para seu site … útil do ponto de vista de vendas e marketing .
Um público diferente
O público-alvo que você está segmentando também é um critério importante. Ao contrário da crença popular, o mais importante nas redes sociais é não atingir o maior número. Na realidade, é mais a qualidade do seu público que importa . É por isso que favorecer absolutamente o Facebook porque tem quase 2,2 bilhões de usuários não é a solução milagrosa.
Se seus clientes e, portanto, seus clientes em potencial são principalmente adolescentes ou jovens adultos , o Instagram pode ajudá-lo a direcioná-los melhor. Este é, de fato, onde os jovens de 18 a 24 anos estão mais presentes. Certamente, você alcançará menos pessoas do que no Facebook. Por outro lado, seu público será mais qualificado e, portanto, mais propenso a se interessar pelo que você tem a oferecer.
Por outro lado, se o seu alvo é mais velho (em seus 30 ou até 40 anos), o Facebook pode facilitar o alcance de um número muito grande deles. Única desvantagem neste último caso: para ser visto pelo seu público no Facebook, você pode ter que pagar uma pequena quantia. Desde 2018, a gigante americana revisou seu algoritmo para favorecer publicações de familiares e amigos, em detrimento das de empresas. Para ficar visível, mesmo para pessoas que já curtem sua Página, a melhor solução é criar um anúncio . Por um preço razoável, você pode atingir um grande público, que você segmenta por meio de suas características e áreas de interesse.
Uma estratégia dupla
E se, por fim, a solução fosse trabalhar simultaneamente com Facebook e Instagram ? Ao invés de fechar uma porta para você favorecendo um ou outro, você pode combinar os pontos fortes e vantagens de cada um deles para ser ainda mais formidável nas redes sociais. O Facebook, por exemplo, continua sendo particularmente eficaz para atingir um público muito segmentado e para promover seu site ou loja online . Devemos também considerar que cada vez mais usuários da Internet estão usando o Facebook como um verdadeiro mecanismo de busca . Por isso, é importante estar lá. Enquanto isso, o Instagram pode ajudar você a criar uma comunidade engajada em torno de sua marca, que reagirá positivamente às suas diversas publicações.
Além disso, nas duas redes sociais pertencentes ao Facebook, você pode jogar em ambas com muita facilidade. Por exemplo, quando você publica uma foto no Instagram, o aplicativo sugere automaticamente que você também a compartilhe em sua Página do Facebook . Da mesma forma, ao criar um anúncio pago no Facebook, você também pode selecionar sua conta do Instagram ao escolher os posicionamentos do anúncio (ou seja, onde ele aparecerá). Em suma, tudo é facilitado para permitir que você trabalhe de forma rápida e simultânea com ambas as redes sociais.
Claro, Facebook e Instagram, embora os mais populares, não são as únicas redes sociais no mercado. Dependendo do seu público-alvo e dos seus objetivos, pode ser interessante que sua empresa esteja presente em outras redes como LinkedIn (direcionado para B2B), TikTok (que possui 800 milhões de usuários ativos no mundo, principalmente na faixa de 16 a 24 anos grupo), Twitter ou Snapchat .
A palavra final
Ao tentar gerar tráfego qualificado em seu site, muitas vezes o papel das redes sociais é negligenciado. No entanto, com uma estratégia de publicação real, Facebook, Instagram e empresa podem ser soluções muito boas. Claro que, para que sejam realmente eficazes, as postagens devem atingir o maior número de pessoas possível e as páginas nas quais suas postagens vinculam também devem ser orientadas para resultados .
Primeiro, é importante determinar em qual(is) rede(s) sua empresa deve estar presente. Facebook e Instagram são os mais populares, mas existem outros. Cada rede social atinge metas específicas e é utilizada para atingir diferentes objetivos . Portanto, conheça seu público-alvo e adapte sua estratégia de acordo.
Mas uma boa estratégia de comunicação nas redes sociais é inútil se o seu site não for otimizado para gerar conversões . Portanto, é necessário, acima de tudo, verificar se o seu site é eficaz (arquitetura otimizada para SEO, clara e fácil; experiência do usuário ideal; textos de qualidade; web design moderno; estratégia de call-to-action bem pensada; etc. . .).