Para entender a utilidade do  referenciamento natural (SEO) para um site , você deve primeiro entender como a internet funciona. É uma gigantesca teia de conteúdos interligados, um pouco como os fios de uma teia de aranha. No final de 2021, existem mais de 1,8 bilhão de sites em todo o mundo. Isso torna o conteúdo!

Neste artigo, explicaremos  por que fazer SEO  é tão importante e quais são os métodos essenciais a serem aplicados. Em seguida, falaremos com você sobre uma maneira muito boa de apoiar sua referência natural a longo prazo:  o blog corporativo .

Como os usuários navegam por todo esse conteúdo?

Os usuários estão divididos. Alguns querem encontrar seu próprio site em um piscar de olhos, enquanto outros querem encontrar o site que atende ao seu pedido/necessidade.

A única solução: motores de busca!

Em 2022, cinco motores de busca dominam de acordo com Net Applications:

Google  , que continua a ser o líder mundial indiscutível com mais de 88% do mercado de desktops, seguido pelo  Bing  com 4,15% e  Yahoo  com 3,55%. Quanto ao  Baidu e Yandex , os líderes em seus respectivos mercados (China e Rússia) ainda não atingiram 1% de market share. Na Bélgica e na França, portanto, é particularmente importante otimizar seu site  especificamente para o Google.

Ao longo da leitura, você aprenderá a:

  • Como fazer SEO ?
  • Otimizando seu site para indexação no Google
  • 5 dicas essenciais para melhorar seu SEO

Como funciona um motor de busca?

Você usa regularmente um mecanismo de pesquisa, como Google, Bing ou Yahoo , para encontrar informações na web. Mas você realmente sabe como funciona?

three men sitting while using laptops and watching man beside whiteboard

O motor de busca é uma ferramenta que permite encontrar vários itens online (página web, vídeo, imagem, etc.) utilizando palavras- chave .
Consiste em robôs que percorrem a web para encontrar novos endereços e novos conteúdos que eles indexam em um banco de dados. É esta mesma base de dados que é consultada pelos internautas.

O objetivo do motor de busca é, portanto,  oferecer o resultado mais relevante para as consultas que recebe . No caso do Google, ele classifica suas buscas em ordem de correspondência graças a um algoritmo complexo composto por mais de 200 fatores: o Pinguim.

A consequência dessa hierarquia é o surgimento de uma batalha sem fim pelos administradores de sites. O objetivo ? Obtenha um bom posicionamento no Google , Bing ou Yahoo. Porque se aparecer lá, atrairá muito mais visitas.

Como aparecer na primeira página dos resultados do mecanismo de pesquisa?

Existem várias maneiras de um site aparecer na primeira página de resultados . Os mais importantes são os métodos de referência paga e natural:

  • Search Engine Advertising (SEA)  traduzida para o francês  por referência paga;
  • Search Engine Optimization (SEO) , em francês  , referência natural

Este último é um conjunto de técnicas que visam otimizar a visibilidade de um site  nos resultados de um mecanismo de busca como o Google . Distinguimos duas categorias de referenciamento natural:

  • a chamada referenciação ”   on-site   “, que inclui fatores inerentes ao site: sua estrutura, seu desempenho, seu conteúdo, o uso de meta descrições e palavras-chave, o uso de arquivos específicos (sitemap.xml, robot.txt), atualizações regulares de conteúdo, etc.
  • SEO diz “   fora do site   ” o que, portanto, inclui fatores externos ao site, como  presença nas redes sociais , netlinking (o número de links em outros sites que se referem ao seu), etc. Se essas práticas ocorrem na maioria das vezes sem a sua participação, elas melhoram seu SEO.

Por que usar SEO no seu negócio?

Aqui estão algumas razões pelas quais usar  SEO para o seu negócio  é uma escolha inteligente.

O SEO deve ocupar um lugar fundamental na  estratégia de marketing online , principalmente se você não tiver o orçamento necessário para investir em campanhas do tipo AdWords. Por quê ? Porque  um  site  que trabalhou em seu SEO aparecerá entre os primeiros links na página de resultados de um mecanismo de busca . Isso gerará não apenas mais tráfego, mas sobretudo  tráfego otimizado e direcionado , ou seja, a presença em seu site de internautas interessados ​​em seus serviços. Sem SEO, seu site não será rastreado pelos mecanismos de pesquisa, você terá uma classificação ruim na página de resultados e receberá menos visitantes em suas páginas.

Tudo isso se torna ainda mais importante se você opera em um setor competitivo. Os internautas raramente leem além das 10 primeiras propostas ou mesmo das 5 primeiras. Se  otimizar seu SEO  exigir um investimento de tempo e dinheiro, ele rapidamente lhe trará independência e custará menos do que canais de aquisição como  o Google AdWords  , além de um melhor retorno do investimento.

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Como configurar uma estratégia de SEO relevante?

Depois de esclarecer as apostas da  referência natural para um site , agora podemos analisar o aspecto prático do método. Montar uma estratégia de SEO relevante  não é tão simples quanto parece. Em geral, consiste em 5 pontos primordiais .

1. Escolha bem suas palavras-chave

Um bom plano de SEO começa com a  escolha direcionada de palavras-chave  para as páginas que serão referenciadas. É um trabalho longo que requer tempo e precisão. Você tem que escolher cada palavra-chave de forma inteligente para que ela atinja a marca e traga os internautas ao seu site. Aqui estão as perguntas a serem feitas:

  1. Qual produto/serviço deve ser destacado em cada página do site?
  2. Qual palavra-chave escolher para cada página?
  3. Quais palavras-chave são codificadas pelos internautas para realizar suas buscas online?
  4. Quanto tráfego ele direcionará para o meu site?
  5. Os internautas que introduzem essas palavras-chave fazem parte do meu público-alvo?
  6. Quais são as fontes?

É aconselhável oferecer apenas um produto/serviço por página para evitar acabar com palavras-chave muito diferentes na mesma página.

2. O conteúdo das páginas do seu site

O Google e outros mecanismos de pesquisa analisam o texto em suas páginas. Essa é uma variável muito importante para o seu SEO, pois informa aos robôs sobre o que é sua página. A preocupação ao escrever seu  site é que você pode esquecer que não escreve conteúdo apenas para o robô do Google que analisa as páginas, mas também para o público.
Você precisa encontrar o equilíbrio certo para  atender aos requisitos de SEO, mas também às expectativas do seu  público-alvo . É preciso saber ser  relevante, preciso e completo  e responder às solicitações dos internautas. Tenha em mente que o objetivo é  gerar tráfego direcionado e de qualidade  !

3. Código HTML e regras técnicas

Você pode não saber, mas os mecanismos de pesquisa não leem o conteúdo de um site como uma pessoa. É o código HTML que os ajuda a ler e analisar as páginas. Você deve, portanto,  otimizar vários elementos  , como:

  • URLs
  • A etiqueta do título
  • A meta tag de descrição
  • O uso de títulos H1, H2 ou H3
  • Redirecionamentos
  • Links internos (a criação de links de uma página para outra em seu site)
  • O carrinho

No entanto, deve-se ter em mente que esses elementos devem estar sempre de acordo com as palavras-chave predefinidas de acordo com o ponto 1.

4. Links estratégicos

Também chamado de linking, o estabelecimento de links diz respeito à popularidade do seu site. Os mecanismos de pesquisa rastreiam todos os sites e julgam sua popularidade pelo que dizem sobre você. Eles levam em consideração:

  • O  número de sites que falam sobre você . No entanto, prefira a qualidade dos links em detrimento da quantidade.
  • A  popularidade dos sites que falam sobre você . Assim como você, a popularidade deles também é analisada.
  • O  conteúdo dos sites que apontam para o seu tem algum assunto em comum com você? Se sim, isso é positivo. Caso contrário, não melhorará sua popularidade.

5. A atualização de SEO

Algum tempo após a implementação de um plano de ação, uma análise e um relatório devem ser realizados para identificar as ações que funcionaram e as que precisam ser revisadas. Isso é muito importante no contexto de SEO porque os algoritmos do Google, Bing, Yahoo… estão em constante evolução, integrando novos critérios.
Seu SEO deve, portanto, estar sempre atualizado e ser reajustado de tempos em tempos.

person using laptop

Essa  análise  é feita em dois eixos:

  • O primeiro eixo é técnico. Verificamos se não há omissões, erros na codificação HTML, se não faltam tags, se as páginas de redirecionamento estão ativadas, etc. Geralmente, esse reajuste é feito apenas uma vez.
  • O segundo eixo é mais difuso e deve ser revisto ao longo da existência do site. Os pontos a rever são:
    • O posicionamento das palavras-chave com as quais você está trabalhando.
    • Palavras-chave que trazem tráfego.
    • O número de sites que falam sobre você e sua qualidade.
    • O número de páginas ou URLs referenciados. O objetivo é garantir que todo o seu site seja acessível.
    • A progressão do seu tráfego graças ao SEO.

Se este último eixo pode exigir tempo e investimento, é necessário para garantir uma boa otimização do seu referenciamento .

Desenvolva sua estratégia de SEO de longo prazo com um blog de negócios

O blog de negócios  é uma parte essencial da sua estratégia de marketing digital . Ele ajuda você  a melhorar sua referência natural  , justificando a adição regular de conteúdo otimizado ao seu site. Também lhe permite demonstrar o seu know-how, aproximar-se dos seus clientes e atrair novos potenciais clientes. Com essa constatação, é mais do que urgente ter um blog, mas por onde começar? Descubra como criá-lo em 10 passos.

Defina claramente seu futuro blog

Criar um blog requer  recursos materiais e humanos . Antes de embarcar neste projeto, você deve se fazer várias perguntas sobre ele, tais como:

  • Quais objetivos você deseja alcançar com ele?
  • Quem são as pessoas que vão intervir na sua escrita?
  • Quais recursos estão disponíveis para você?
  • Qual é o orçamento necessário para sua criação e manutenção?
  • Qual será a sua taxa de publicação? Quantos artigos você quer postar por mês?

Essas perguntas ajudarão você a obter uma imagem mais clara do seu blog.


Escolha o formato do seu blog de negócios

Ao criar o blog , existem  três opções  para iniciá-lo: um blog no site, isolado ou com um nome de domínio diferente.

  • O blog diretamente no site  é uma página do seu site clássico. Portanto, tem a URL “www.monsite.com/blog”, por exemplo. Esta é a solução mais simples porque pode ser lançada facilmente, não requer serviços de design adicionais e funciona mesmo com pouco conteúdo.
  • O blog isolado  evita adicionar conteúdo ao seu site. É um subdomínio do seu site que se parece com “www.blog.monsite.com”, por exemplo. Esta opção exige que um designer recrie o universo do seu negócio, mas você também deve ter itens no momento da abertura. Caso contrário, seu site estará vazio.
  • A última solução,  o blog com um nome de domínio diferente , é uma solução cara porque você tem que comprar o nome de domínio e pagar o host. Além disso, esta solução não melhorará a  referência natural  do seu site atual.

Não existe uma solução melhor que a outra, depende dos seus objetivos e necessidades.

Desenvolva um plano estratégico para o seu blog

É essencial  definir objetivos específicos e os indicadores de desempenho  que se deseja alcançar. Esses indicadores permitirão verificar se você está no caminho certo. Ao construir sua  estratégia , você também deve definir a periodicidade sabendo que um artigo leva cerca de 3 horas para ser escrito. Tudo depende de quanto tempo você quer dedicar ou tem disponível para o seu blog. É melhor ser regular em suas publicações. Isso criará um compromisso com seu público se eles souberem o dia e a hora da transmissão. Essa estratégia permitirá que você se organize, mas também integre mais facilmente outras pessoas ao seu blog.

Como melhorar  seu  SEO ?

Escreva conteúdo de qualidade

Para atrair pessoas para o seu blog, você precisa  oferecer aos seus leitores conteúdo de valor agregado . Para isso, você deve garantir que o conteúdo que oferece atenda a pelo menos uma dessas vocações: informar, educar, resolver, entreter. Em seguida, você deve  estabelecer uma linha editorial , ou seja, decidir sobre os temas, o ângulo para tratar seus artigos e o tom a adotar para abordar seus leitores. Na verdade, você não está se dirigindo a um público mais jovem da mesma forma que um público formado por profissionais. Por fim, uma postagem no blog anda de mãos dadas com  uma imagem . Você pode encontrá-lo em sites de imagens livres de royalties ou criá-lo você mesmo, você decide.

Redação de sites e SEO

Escrever  conteúdo interessante e envolvente é bom. Mas em termos de SEO, não é suficiente. Para ter um blog bem referenciado, você deve  aprender a  escrever para a web . Na primeira parte deste artigo, vimos a importância de escolher bem suas palavras-chave na hora de implementar uma estratégia de SEO. Assim como as páginas do seu site, essas  palavras-chave devem ser consideradas ao escrever as postagens do seu blog . No entanto, esta escrita é complexa de conseguir por si mesmo. Portanto, é melhor  usar uma agência especializada em SEO .

Apontar para o longo prazo

A parte mais difícil de começar um blog é  mantê-lo atualizado . Para fazer isso, você pode decidir designar uma ou mais pessoas para cuidar disso ou criar um  calendário editorial . Este é um cronograma que prevê a produção de artigos de blog. O calendário pode planejá-los ao longo de um mês, dois, três… Cabe a você. Também pode conter temas editoriais, as  redes sociais  nas quais você compartilhará seus artigos, os meios e as pessoas envolvidas… Essa ferramenta é útil não apenas para ter regularidade em suas publicações, mas também para evitar a síndrome da página branca. .

Para ter certeza de manter seu blog atualizado publicando artigos otimizados, você também pode contratar uma agência especializada em redação de conteúdo SEO .

Ofereça conteúdo premium

Escrever artigos regularmente é bom, mas se você quiser se destacar da concorrência, terá que fazer um pouco mais e oferecer conteúdo premium aos seus leitores. O conteúdo premium é white papers, vídeos, webinars, etc. Estes têm a vantagem  de direcionar o tráfego para o seu site  porque são únicos e têm alto valor agregado. Em troca, essas pessoas terão que preencher um formulário com seus dados de contato. Graças a esses novos dados, você poderá adicionar essas pessoas à sua newsletter para retê-las e aumentar a audiência do seu blog.

Compartilhe seu artigo

Para aumentar suas chances de ser lido e ter seu blog conhecido, você pode compartilhar seus artigos em redes sociais como Facebook, Instagram, LinkedIn… Tudo depende do seu público-alvo. A vantagem das redes sociais  é que elas representam uma poderosa ferramenta de marketing . De fato, seus assinantes podem compartilhar seu artigo  com sua própria conta. Assim você alcançará ainda mais pessoas. Você também pode  enviar um boletim informativo  aos seus contatos para informá-los que um novo artigo foi publicado. De preferência envie sua newsletter no mesmo horário ou pelo menos no mesmo dia. Assim, você criará um compromisso diário, semanal ou mensal com seus assinantes.

Mantenha sua comunidade viva

Basicamente, o blog é uma  ferramenta de compartilhamento e troca . Se desejar, ao final de cada artigo, os internautas podem deixar um comentário. Você poderá, portanto, trocar com seu público, ler suas opiniões, responder a quaisquer perguntas que possam ter… É muito importante que você as responda porque essas pessoas dedicaram tempo para ler e escrever para você. Esse público tem vantagens: pode ser formado por futuros clientes, propensos a falar sobre você e compartilhar seu site. Usar uma agência especializada em gerenciamento de comunidade pode ajudá-lo a gerenciar sua reputação na web de forma eficaz.

Avalie seu blog de negócios

Parabéns! Você lançou seu blog há algumas semanas e escreveu vários artigos! Mas como saber se funciona? Para isso, você pode  usar várias ferramentas  como o Google Analytics. Graças a esta ferramenta de medição terá acesso às  estatísticas do seu blog  como o número de visitantes que o visitam, a sua origem geográfica, os seus centros de interesse, o seu comportamento de navegação, o número de comentários gerados, os mais consultados para ser capaz de criar novos artigos semelhantes, etc. Todos esses dados permitirão que você tenha certeza de que está no caminho certo ou que corrija sua posição para  atingir os objetivos que definiu para si mesmo .

Conclusão

Em resumo, existir em motores de busca como o Google tornou-se uma questão fundamental para as empresas. O referenciamento natural   é capaz de trazer um  grande retorno sobre o investimento em  comparação com a publicidade paga. Como benefício, você gerará um aumento nas visitas ao seu site, nas vendas e no faturamento.

Um bom SEO deve  garantir-lhe um lugar nos cinco primeiros resultados dos motores de busca . Se respeitar  as diferentes fases da referenciação natural , ou seja, a escolha de palavras-chave estratégicas, a escrita de texto relevante, a utilização de códigos e tags HTML e a criação de links (linking) do seu site,  o seu site deverá beneficiar de um bom posicionamento . No entanto, lembre-se de que, se os robôs estiverem indexando você, seu site deve permanecer agradável para os usuários lerem. Uma das  ferramentas essenciais para a otimização de SEO  é o blog corporativo.. Elemento essencial do marketing de conteúdo, ele cria compartilhamento, melhora sua visibilidade e sua notoriedade e gera visitas ao seu site. Mas tome cuidado para não cair em sua armadilha: requer atenção e tempo porque deve ser atualizado regularmente. Usar uma agência especializada em SEO pode garantir um retorno muito bom do investimento.

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