O que nós e um robô do Google temos em comum? Em princípio, ambos valorizamos a experiência do usuário . De fato, os dias em que bastava encher seu conteúdo da web com palavras-chave para aparecer nos primeiros resultados de pesquisa acabaram. Hoje, a ergonomia de um site também influencia seu SEO . Como ? A resposta neste artigo.

O que é experiência do usuário?

Experiência do usuário, ou ”  UX  ” para ”  User eXperience  ” em inglês, é uma expressão usada para descrever a qualidade de sua interação com, entre outras coisas, um site. Assim, o seu sentimento geral , a facilidade com que navega no site, ou mesmo o facto de beneficiar de uma interface de design , são todos elementos que contribuem para uma experiência de utilizador positiva. É, de certa forma, a satisfação do cliente online .

Por que se preocupar com a experiência do usuário para o seu SEO?

O Google está constantemente procurando novas maneiras de apresentar aos usuários o conteúdo mais relevante, mas também o mais agradável para suas consultas. Por que o mais legal? Porque o Google descobriu que os usuários da Internet preferem navegar em um site amigável e de design .

A experiência do usuário e a otimização do referenciamento natural , portanto, entram em sinergia: o que agrada aos humanos também agrada aos robôs. De fato, o mecanismo de pesquisa agora leva em consideração a experiência do usuário para classificar as páginas nos resultados das consultas.

Observe que essa experiência é um dos muitos critérios levados em consideração pelo Google para determinar seu posicionamento na página de resultados. Portanto, não deixe de trabalhar o SEO em seus outros aspectos também, principalmente por meio de um bom marketing de conteúdo.

No entanto, para além do conteúdo, é por isso essencial trabalhar a forma do seu site. Para isso, coloque-se no lugar do usuário e melhore sua experiência: ofereça a ele um site rápido, bem estruturado e seguro . Nós explicamos como fazê-lo.

Algumas dicas para melhorar a experiência do usuário

Certifique-se de que cada página do seu site carregue rapidamente

Não é preciso dizer: nosso tempo é caracterizado pelo reinado do imediatismo . Em média, um usuário da Internet está pronto para esperar no máximo 3 segundos para que uma página seja exibida. O seu demora mais? Há uma boa chance de o usuário procurar em outro lugar… Para evitar essa decepção, melhore a velocidade de carregamento de cada página do seu site.

Como ? Se você exibir imagens , compacte-as para que fiquem menos pesadas, escolhendo um formato que não cause perda de qualidade. Você também pode garantir que carrega apenas o conteúdo solicitado pelos usuários. Por exemplo, não há necessidade de exibir todo o menu se ele não clicou nele. Finalmente, tente limitar o número de plugins que você instala, pois eles geralmente ocupam muito espaço no código.

men sitting in front of their laptop computer

Trabalhe na ergonomia móvel com um design responsivo

Como você acessa a Internet com mais frequência? Atualmente, cada vez mais pessoas navegam pelo smartphone e esperam ter uma experiência tão positiva nesse tipo de interface quanto em computadores e tablets. É por isso que é importante garantir que suas páginas da Web sejam exibidas corretamente em todas as telas .

Isso é chamado de ”  design responsivo  “, ou seja, o design de uma interface que se adapta a diferentes dispositivos para promover uma experiência positiva ao usuário. Para ajudá-lo a fazer isso, saiba que os designers de sites geralmente incluem, nas ferramentas de design, um design adaptado que permite criar facilmente um site “responsivo”.

Você também pode usar o Accelerated Mobile Page (AMP), uma linguagem de criação na Web que ajuda os sites a carregarem mais rapidamente em smartphones. Para testar a otimização mobile do seu site, existem ferramentas como o Mobile-Friendly Test , que é gratuito.

Estruture bem seu conteúdo

Um site bem estruturado ajuda o internauta a se orientar e encontrar facilmente as informações que procura. É, portanto, também um elemento que promove uma experiência positiva como usuário. Ao mesmo tempo, uma boa estrutura também ajuda o Google a entender o conteúdo do site e indexá-lo rapidamente, o que otimiza seu SEO .

Idealmente, a estrutura de um site segue uma forma de pirâmide  : você deve ter uma página inicial no topo, seguida de páginas de categorias, ou mesmo subcategorias. Abaixo estão cada página individual. Certifique-se de que a navegação seja simples e clara para os usuários, especialmente com um menu e uma opção de pesquisa.

Construir uma boa rede interna e externa

Insira, em seu conteúdo, links de qualidade e relevantes para outras páginas do seu site. Uma boa rede interna permite que os usuários que desejam ir mais longe em suas pesquisas encontrem informações adicionais. Ao mesmo tempo, você mostra ao Google que está pensando na experiência do usuário , que é valorizada.

Além disso, se muitos sites de qualidade linkam para o seu, provavelmente é porque eles apreciaram sua experiência como usuário. Além disso, se beneficiar de muitos links externos ou backlinks de sites reconhecidos ou de autoridade também melhora seu SEO.

Ganhe a confiança do usuário

O Google penaliza sites que não estejam em ”  HTTPS  “, ou seja, que não sejam seguros. Esta sigla garante que seu site seja confiável em termos de confidencialidade e integridade dos dados transmitidos. Além de dar confiança aos usuários, a segurança permite otimizar seu SEO!

Conclusão

Concluindo, ao melhorar a experiência do usuário em seu site, você otimiza sua referência natural. Para fazer isso, trabalhe no design do seu site pensando tanto no design da interface quanto na ergonomia móvel.

three men sitting while using laptops and watching man beside whiteboard

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Como ? Realizamos uma auditoria do seu site , possibilitando determinar seus pontos fortes e melhorar seus pontos fracos. Também ajudamos você a construir um site de alto desempenho que promova uma experiência positiva ao usuário , garantindo tráfego qualificado e excelente referência natural .

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