Otimizar sua referência natural também envolve pesquisa por voz
Você sabia que com o iPhone X, nossa inteligência artificial favorita ficou ainda melhor? Agora, você não precisa mais ativar a Siri pressionando o botão central. Basta ligar para ele em voz alta e ele estará pronto para responder a todas as suas perguntas, mesmo que seu telefone esteja bloqueado. Essa evolução contribui para a crescente popularidade do conceito de solicitação de voz . Seja via Siri, Cortana, Ok Google ou Alexa, mais e mais pessoas estão usando a pesquisa por voz diariamente. O que é e como você pode incorporá-lo à sua estratégia de SEO ? Vamos descobrir juntos.
O que é pesquisa por voz?
Pesquisar por reconhecimento de voz
A pesquisa por voz usa a tecnologia de reconhecimento de voz para permitir que os usuários realizem uma consulta oralmente e recebam uma resposta falada ou uma lista de respostas. Para tornar essa interação possível, vários assistentes digitais pessoais , como Siri, Cortana ou Ok Google, foram desenvolvidos.
A explosão de pedidos de voz
Já em 2014, o Google afirmou em um estudo realizado nos EUA que 55% dos adolescentes e 41% dos adultos utilizavam um desses assistentes pelo menos duas vezes ao dia e que 20% das solicitações eram do tipo voz . Com as constantes melhorias na tecnologia e o nível cada vez maior de reconhecimento de voz dos assistentes, você pode imaginar qual é a situação hoje.
Benefícios da pesquisa por voz
Os benefícios da pesquisa por voz são numerosos:
- Uma economia de tempo significativa : você só precisa declarar sua pergunta em voz alta, o que é muito mais rápido do que digitá-la manualmente em um mecanismo de pesquisa.
- Uma pesquisa sem erros de ortografia ou sintaxe : o assistente de voz cuida da “escrita” do seu pedido, o que significa que você não precisa mais se preocupar com acentos ou outros erros de ortografia desse tipo.
- A possibilidade de fazer várias coisas ao mesmo tempo : na maioria das vezes, as pessoas usam a pesquisa por voz ao mesmo tempo em que estão ocupadas com outra atividade, por exemplo, cozinhar, assistir televisão, praticar esportes… resposta, mantendo o foco no que estão fazendo.
Como adaptar sua estratégia de SEO à pesquisa por voz?
Priorize a pesquisa em dispositivos móveis
Hoje, mais e mais pessoas estão usando um dispositivo móvel para pesquisar em um mecanismo de pesquisa, como o Google. Isso é especialmente verdadeiro quando se trata de uma solicitação de voz. Na verdade, vemos que a grande maioria deles é feita em um smartphone ou tablet. Para ser relevante durante uma solicitação de voz, você deve otimizar a versão móvel do seu site . Como ? Melhorando a experiência do cliente em smartphones e tablets. Para fazer isso, considere optar por um design responsivo e maximizar a velocidade de carregamento do seu site.
Garanta o SEO local
No momento, a pesquisa por voz é usada principalmente para encontrar um provedor de serviços próximo ao local da pessoa que faz a solicitação. Em outras palavras, ele depende muito de smartphones habilitados para geolocalização para obter resultados relevantes para consultas como “Ok Google, onde fica a loja de eletrodomésticos mais próxima de mim?” “.
As empresas físicas (lojas, restaurantes, etc.) devem, portanto, otimizar seu site para SEO local , a fim de obter uma boa classificação nas consultas de voz locais. Para fazer isso, não se esqueça de se registrar no maior número possível de diretórios on-line locais e criar listas muito específicas lá . Lembre-se também de trabalhar bem o nome da sua cidade em seu site : indique-o em seus títulos e meta-descrições.
Consultas de conversa
Há algum tempo, notamos que cada vez mais pesquisas são realizadas a partir de uma pergunta . E este é muitas vezes mais e mais longo . Essa característica é aprimorada ainda mais com a pesquisa por voz. Ele assume a forma de uma conversa entre você e seu assistente digital. Então aqui vão algumas dicas para colocar em prática:
- Opte pela linguagem natural : inevitavelmente, as solicitações de voz são feitas em linguagem falada e, portanto, menos formais. Leve isso em consideração ao escrever seu conteúdo .
- Pense em perguntas e respostas : ao escrever seu conteúdo , coloque-se no lugar do leitor e pense nas perguntas que eles estão fazendo e como você pode respondê-las.
- Prefira a cauda longa : em vez de escrever de acordo com palavras-chave colocadas uma após a outra, às vezes em detrimento do significado da frase, prefira expressões de cauda longa, ou seja, frases longas e perguntas (“como”, “por que” , etc).
Apontar para a posição zero
Quando o seu assistente de voz responde a você verbalmente, em vez de sugerir uma lista de links relevantes, ele promove o que em SEO chamamos de posição zero . Sobre o que é isso ? Como o nome sugere, é um resultado que antecede o primeiro resultado exibido nos mecanismos de busca. Difere dos outros porque o motor em questão julga que responde particularmente bem à pergunta colocada e, portanto, a coloca em uma caixa contendo algum conteúdo.
Por exemplo :
Para obter essa cobiçada posição, ainda não existem regras claramente definidas. No entanto, seguindo todas as recomendações mencionadas acima, você aumenta suas chances de conseguir isso.
Vamos recapitular
A pesquisa por voz cresceu tanto nos últimos anos que é necessário integrá-la à sua estratégia natural de referenciamento . Como fazer isso ? Vimos que vários meios estão à sua disposição: você deve favorecer a pesquisa em dispositivos móveis, garantir seu SEO local, promover um espírito conversacional (linguagem natural, pergunta-resposta, cauda longa) e mirar na posição zero.