Rumo a um novo mercado de trabalho
Em 4 de maio, as autoridades belgas decidiram iniciar lentamente o desconfinamento . Para muitas pequenas e médias empresas, esta decisão é uma fonte de questionamento. Especialmente porque o risco de uma 2ª onda está muito presente!
É uma certeza, o mercado de trabalho será inegavelmente impactado pela crise do Covid-19. Além de qualquer questão econômica, de fato, a crise atual permitiu destacar os limites dos processos tradicionais de vendas e comunicação e o enorme impacto da falta de uma estratégia digital nas empresas. Uma consciência forçada, mas generalizada, que sem dúvida levará a novas medidas nas sociedades. A transição para o online está em andamento.
Mas concretamente, o que fazer neste período de incerteza económica ? Você deve interromper todos os esforços de marketing e não se comunicar mais com seus clientes e prospects? Ou, pelo contrário, continuar como se nada tivesse acontecido? Como adaptar seus serviços e sua comunicação a esse período específico? E o pós-bloqueio ? O que você pode colocar em prática para melhor se preparar para isso?
Tantas perguntas complicadas que merecem respostas. É por isso que queremos dar-lhe algumas chaves para a reflexão e alguns conselhos concretos , muito fáceis de colocar em prática por si mesmo para continuar a comunicar com o seu público-alvo, adaptar a sua comunicação e preparar-se para a sua recuperação.
Etapa 1 : continuar a se comunicar com seu público-alvo
Por telefone ou e-mail, com certeza você já pensou em informar seus clientes e prospects sobre as medidas tomadas por sua empresa (fechamento, atendimento reduzido, suporte ainda ativo, etc.). Não se esqueça, porém, de manter contato com cada um deles, da forma mais humana possível e com muita empatia . Se este período de confinamento não se presta bem a um discurso de vendas agressivo, é, no entanto, uma oportunidade de trabalhar a fidelização da sua comunidade simplesmente pedindo notícias, oferecendo ajuda como coaching à distância, por exemplo.
Aqui estão alguns truques que você mesmo pode implementar facilmente.
Pop-up informativo
Integre um pop-up informativo em seu site para explicar a situação do seu negócio. Indique os seus dados de contacto e explique as adaptações implementadas na sua empresa. O objetivo? Permita que as pessoas que procuram você obtenham todas as informações necessárias sem precisar ligar para recebê-las.
Redes sociais
Comunique-se regularmente nas redes sociais compartilhando conselhos relacionados ao seu setor de atividade. Para cada postagem, pergunte-se como você pode ajudar seu público a lidar melhor com esse confinamento . É importante trazer à tona o lado humano do seu negócio, ao mesmo tempo em que se posiciona como um especialista em sua área de atuação, é claro. Seja criativo, mas também responsivo: responda aos comentários e converse com sua comunidade.
boletins informativos
Se você tem um banco de dados pronto para GDPR , agora é um bom momento para criar um boletim informativo que forneça várias pequenas dicas úteis. Você está na Horeca? Por que não enviar uma receita para cozinhar com a família toda semana? O seu setor de atividade é bastante prêt-à-porter? Envie seu look da semana. Você está em construção? Envie um tutorial DIY para manter as crianças ocupadas. Existem muitas soluções e existem soluções para todos os sectores de actividade.
Visuais
Aproveite o tempo disponível para desenvolver ilustrações ou improvisar um pequeno ensaio fotográfico feito em casa. Aproveite o tempo para enquadrar, encenar, editar seus recursos visuais para chamar a atenção. Se você tiver a oportunidade, crie uma pequena biblioteca para já ter belos visuais para usar durante a recuperação.
Etapa 2 : Pense na maneira mais fácil de adaptar sua oferta de serviços
Nestes tempos de crise, temos que pensar rápido e bem. Enquanto certas atividades se prestam facilmente ao teletrabalho , em particular a venda de determinados serviços, isso acontece menos em outros setores, como a venda de produtos considerados não essenciais. Quer a sua empresa se encontre numa ou noutra situação, tem de adaptar a sua forma de trabalhar , ou mesmo pensar em novos serviços a implementar.
Adaptar os seus serviços ao teletrabalho
Para as empresas para as quais o teletrabalho é realmente possível, aqui ficam algumas dicas para facilitar a comunicação interna e externa.
Plataforma de videoconferência gratuita
Para realizar as suas reuniões com os seus colegas mas também com os seus clientes, uma única palavra de ordem: videoconferência . E para isso, além do tradicional Skype , há um número muito grande de aplicativos online que não requerem nenhum download específico. Vamos mencionar, entre outros, Google Hangout , Zoom ou Whereby … Você tem a possibilidade de ver, discutir e até compartilhar sua tela para suas apresentações ao vivo.
Solução de gerenciamento de tempo
Se você ainda não tem um, agora pode ser um bom momento para investir em uma solução de gerenciamento de tempo e equipe . Graças a ele, todos poderão codificar suas horas trabalhadas, consultar sua agenda e receber tarefas específicas. Claro que como agência digital não somos especialistas neste tipo de ferramenta. No entanto, já podemos aconselhá-lo sobre aqueles que conhecemos . Entre as versões pagas, de fato, encontramos em particular o Teamleader, que usamos no Poush e com o qual estamos muito felizes. Há também o nosso cliente Protime , a plataforma Monday ou mesmo Teamwork , cuja versão básica permanece muito acessível.
E se uma solução completa não for relevante no momento para sua empresa, saiba que existem plataformas gratuitas que permitem gerenciar melhor as tarefas de todos, como Trello ou Asana e Airtable cujas versões já oferecem grandes oportunidades.
Chamada de equipe e grupo de WhatsApp, Slack, etc.
As comunicações internas são importantes para garantir que ninguém tenha dúvidas, que todos tenham clareza sobre o que se espera deles e, o mais importante, para verificar o moral das tropas. Portanto, uma ligação diária no final do dia para falar sobre o trabalho realizado e a programação do dia seguinte é uma ótima ideia.
Para se comunicar mais facilmente durante o dia , você também pode criar uma conversa no WhatsApp ou Messenger envolvendo todos os membros de sua equipe. É gratuito e fácil de configurar. Outra solução são todas as plataformas de comunicação colaborativa , como Slack , Spike ou Microsoft Teams .
Adapte seus serviços de vendas
E se os seus serviços ou produtos não se prestam ao teletrabalho? Então, nosso melhor conselho: brainstorm ! Reúna suas equipes por videoconferência e, juntos, pensem nas soluções disponíveis para você.
Vendas online
Se o seu produto pode realmente ser vendido na web, agora pode ser um bom momento para oferecer um serviço de pedidos on-line e entrega em domicílio . Não há necessidade de um e-commerce completo e, portanto, grande conhecimento digital para isso. Um simples formulário de contato em seu site é suficiente. Só não se esqueça de indicar as suas condições de venda (entrega grátis? a partir de quanto? em que prazo? meios de pagamento?). Existem muitos exemplos de vendas online. Você é treinador e oferece treinamento? Você ainda pode fazer isso por meio de plataformas de teleconferência como as explicadas acima. Esta pode ser uma solução temporária antes de oferecer e-learning e treinamento on-line posteriormente, após o confinamento. A Basic Fit, por exemplo, criou um aplicativo para celular para continuar treinando em casa.
E se decidir embarcar na aventura completa com uma loja online , as soluções também são diversas e variadas. Na Poush, nos especializamos na criação de sites de comércio eletrônico com WordPress . Mas também existem outras plataformas, como Shopify ou Prestashop . A escolha do seu provedor de serviços depende muito do produto que você está vendendo. E se você não tem a possibilidade de criar seu próprio e-commerce no momento, existem outras soluções também. Você pode, de fato, se registrar em plataformas de vendas online . Etsy, por exemplo, oferece produtos de artesãos. E mesmo que seja um grupo grande e todos nós prefiramos consumir localmente, há também a plataforma Amazon que ainda está funcionando no momento e na qual você pode vender seus produtos.
Se precisar de conselhos sobre como escolher uma plataforma, não hesite em nos enviar um e-mail através da página de contato. Teremos prazer em aconselhá-lo.
Loja do Facebook
Você sabia que o Facebook também permite que você crie uma loja na sua Página ? Tudo o que você precisa fazer é codificar seus produtos em planilhas contendo diferentes informações e integrar um botão “Comprar”.
Serviços adicionais
Se sua atividade não puder ser realizada remotamente ou por meio de vendas on-line, pense em serviços adicionais . Você pode decidir oferecer conteúdo aos seus clientes por meio de vídeos, treinamento online, webinars, white papers, podcasts… Veja se, ao seu nível, não é possível fazer como os treinadores esportivos de quem falamos anteriormente e que oferecem treinamento em grupo conectados.
Claro que, em todos os casos, o desafio é comunicar essas adaptações . Portanto, as ferramentas do primeiro passo deste artigo (redes sociais, newsletters, etc.) serão mais uma vez úteis para você.
Passo 3 : prepare-se para o período pós-crise
A própria essência de uma crise de saúde como a que estamos enfrentando atualmente é que é difícil de prever. Quando chega, cada empresa está abalada e precisa repensar sua comunicação e marketing às pressas. Por outro lado, e esta é talvez uma das vantagens de prolongar as medidas de contenção, o tempo que nos é dado para nos prepararmos para o relançamento das nossas atividades é mais longo. Cabe, portanto, a nós fazer bom uso dele.
Preparar internamente
É inegável, o Covid-19 terá enormes repercussões no setor profissional. Sem dúvida, haverá um pós-Coronavírus no qual devemos pensar absolutamente se quisermos que a recuperação ocorra nas melhores condições possíveis.
Dentro das próprias empresas, medidas terão que ser tomadas, desta vez para facilitar o retorno ao trabalho . Será necessário colocar em prática ações para remobilizar as equipes e evitar um alto índice de absenteísmo, verificar o moral das tropas, também gerenciar as férias que foram adiadas… Você deve dizer a si mesmo que esta crise é uma oportunidade para seus recursos humanos. Esta é uma oportunidade de mostrar às suas equipes o quanto você as aprecia. Para pensar em todas essas medidas, crie uma unidade estratégicaÉ uma boa ideia. Seu objetivo será refletir sobre o mundo pós-Coronavírus, as consequências certas e menos certas dessa crise, o impacto no seu negócio e a melhor forma de limitá-lo.
Prepare-se externamente: gerencie seu marketing de acompanhamento
Mas se o pós-Coronavírus está funcionando internamente, também não devemos esquecer a comunicação externa da sua empresa . Após muitas semanas de inatividade, quando a atividade recomeçar, você terá que estar em todas as frentes para lembrá-lo das boas lembranças de seus clientes e prospects. Cuidado que o espaço “mídia” estará muito mais sobrecarregado do que agora. Aconselhamos que inicie já esta fase para não perder o contacto com os seus clientes .
Para ajudá-lo a se preparar para sua recuperação nas melhores condições possíveis, aqui estão algumas ações que você pode implementar com muita facilidade.
Campanhas de notoriedade
Para lembrar ao público que você está lá, prepare algumas campanhas publicitárias . O Facebook, por exemplo, permite redigir anúncios cujo objetivo é garantir o reconhecimento da sua marca . Tudo o que você precisa fazer é lançá-los quando finalmente vermos o fim do confinamento. Tenha cuidado, no entanto, para não ser muito agressivo em seu discurso de vendas . Será necessário encontrar o meio termo para atrair sem parecer pressionar para a compra. Não esqueça que a palavra de ordem em termos de comunicação será benevolência e empatia.
Trabalhe em sua visibilidade natural na Web
Aproveite também o tempo dado a você para otimizar seu site agora e estar em boa forma quando a recuperação ocorrer.
SEO local
Se o seu negócio tem como alvo uma área geográfica específica , então o SEO local é uma técnica a ser valorizada para ser mais visível nos resultados de buscadores como o Google. Este período ocioso é, portanto, uma oportunidade para você trabalhar sua presença no que chamamos de pacote local (resultados listados em um mapa que chegam antes dos naturais ao realizar uma pesquisa geolocalizada). Para fazer isso, reserve algum tempo para criar ou concluir sua listagem do Google Meu Negócio : adicione suas informações profissionais, imagens e gerencie suas referências, em particular, respondendo a comentários e recomendações. Também listar em diretórios online locais, como Yelp, Trip Advisor, Trustpilot, por exemplo.
Otimize seu site
Para ter certeza de que seu site será o mais eficiente possível quando você retomar suas atividades, otimize-o. Agora é a hora certa, de fato, para você:
- Otimize suas páginas existentes adicionando conteúdo às que estão faltando e integrando mais palavras-chave do campo semântico. Atualize suas páginas de serviço que provavelmente evoluíram desde que você criou seu site.
- Trabalhe em seus backlinks oferecendo ao blog convidado (escreva um artigo para o blog de outro site e adicione um link ao seu), entrando em contato com seus parceiros e fornecedores para perguntar se eles gostariam de criar um link para você . Também liste-se em diretórios online locais, como os listados acima.
- Crie as novas páginas em que você está pensando há algum tempo, mas ainda não teve tempo. Você oferece um novo serviço, um novo produto? É hora de garantir que você se posicione para estar em sua melhor forma quando se trata de recuperação.
Escreva postagens de blog
Embora agora seja um ótimo momento para escrever postagens de blog do tipo “conselho” , lembre-se de escrevê-las de acordo com as melhores práticas de SEO . Assim, você estará presente para seus clientes e prospects enquanto se posiciona em novas palavras-chave interessantes para sua atividade. Essa também é uma oportunidade de antecipar seu calendário editorial escrevendo artigos futuros. Algo para economizar tempo por alguns meses já!
Esperamos sinceramente que essas poucas dicas o ajudem o máximo possível a superar essa crise e permaneçamos à sua disposição para responder a quaisquer perguntas que você possa ter.
Até breve para novas dicas e acima de tudo, cuide-se.