Pinterest para leigos:

O Pinterest é uma rede social baseada em imagens em rápido crescimento. Ele não apenas oferece uma abordagem única de como as pessoas se comunicam, mas também um potencial incrível para maximizar a exposição do seu negócio e o reconhecimento da marca.

Muitos daqueles que não estavam interessados ​​em outras mídias sociais entraram no Pinterest simplesmente porque oferece um método muito inovador para compartilhar e se comunicar com outras pessoas que têm os mesmos interesses.

Com mais de 335 milhões de usuários ativos diariamente, o Pinterest é um recurso extremamente valioso para divulgar sua mensagem comercial, conectar-se com clientes em potencial e promover sua marca.

Como exatamente o Pinterest funciona?

O Pinterest é semelhante aos quadros de avisos que você viu em shoppings, mercearias locais e talvez lojas de conveniência, mas em escala global.

Da mesma forma que os quadros de cortiça e os quadros de avisos funcionam em lojas locais, onde as pessoas podem fixar anúncios, notícias, itens à venda e tópicos de interesse, a base do Pinterest é construída sobre a capacidade de os usuários “fixarem” coisas que lhes interessam.

Imagine ser capaz de criar um “sticky note” virtual para o seu negócio que é visto por milhares de visitantes por dia. Agora considere a oportunidade de branding que está agora ao seu alcance, apenas usando a popularidade de um “quadro de cortiça” virtual.

Não é surpresa que centenas de empresas, empreendedores e especialistas tenham começado a desenvolver campanhas de marketing criativas com base na crescente comunidade do Pinterest.

Como usar o Pinterest

A fórmula vencedora do Pinterest para fazer com que os usuários passem horas no aplicativo se resume a quatro recursos principais: Pinterest Search, Feed, Pins e Boards .

Para criar uma campanha de marketing eficaz na comunidade do Pinterest, você precisa entender os amplos recursos e opções ao criar Pins.

Exibição de imagem

Um dos elementos mais poderosos de um Pin de sucesso é sua capacidade de criar, coletar e exibir diversas imagens de seus sites, recursos e até mesmo outros sites em seu nicho de mercado.

Os usuários estão interessados ​​em explorar conteúdo relevante relacionado aos seus interesses.

Por exemplo, suponha que você venda produtos físicos, como camisetas, mouse pads, livros, DVDs ou qualquer outro produto em que possa usar elementos de marketing visual para vender seus itens. Você poderá criar facilmente uma página do Pinterest que inclua uma coleção abrangente de imagens de produtos do seu inventário.

Mesmo se você estiver vendendo produtos digitais, ainda poderá aproveitar os Pins temáticos. Você precisará criar uma biblioteca visual de tudo associado à sua marca, incluindo seu logotipo, capas de e-books, maquetes etc.

person using laptop

Exemplos de campanhas bem-sucedidas no Pinterest

A partir de alguns exemplos de marketing bem-sucedido do Pinterest, vamos dar uma olhada mais de perto no Etsy.
A Etsy construiu uma presença no Pinterest simplesmente apresentando artesanato, roupas, coleções vintage e designs de sua comunidade.

Mas o Etsy é apenas um dos muitos negócios online que tiraram proveito da comunidade global do Pinterest.

Sony Music, Pepsi, designers de roupas, designers de interiores e muitas outras grandes marcas criaram contas no Pinterest para se conectar mais com seu público-alvo.

No Pinterest, se as pessoas gostarem de seus pins, elas podem optar por “re-pin” seu conteúdo, maximizando a exposição e espalhando sua mensagem em inúmeras páginas do Pinterest . 

Em alguns casos, um único pino foi repintado centenas de vezes!

Dicas para ter sucesso no Pinterest:

Você precisa se concentrar em campanhas criativas do Pinterest que alcancem um público mais amplo e capturem rapidamente a atenção de um navegador. 

A maioria das imagens usadas por profissionais de marketing de sucesso são muito simples e claras, enquanto outras criam gráficos mais elaborados que incluem tabelas, o conteúdo completo de um artigo como imagem e até bandas, quadrinhos que ajudam a transmitir sua mensagem de marketing.

Seja criativo e comece a fixar todo o conteúdo que puder para ajudar a aumentar o reconhecimento da sua marca . Não há nada que não possa ser definido com um pouco de imaginação e criatividade!

Ideias de início rápido

  • Publique imagens cômicas ou engraçadas relacionadas ao seu nicho de mercado e direcione as pessoas para um artigo completo em seu site.
  • Crie concursos e brindes no Pinterest para incentivar outros membros a fixar suas Páginas.
  • Aproveite os “estimuladores” visuais e crie Pins com imagens coloridas para chamar a atenção. Imagens de alta resolução de sites de fotos (desde que você tenha uma licença válida para distribuí-las) funcionam bem para chamar a atenção rapidamente.
  • Inclua imagens que forneçam ensinamentos úteis em seus pins. 
  • Crie conteúdo baseado em imagem em torno do seu nicho. Pense em gráficos, imagens de planilhas ou infográficos.
  • Incentive outras pessoas a fixar suas imagens organizando concursos e eventos em torno de sua clientela, criando imagens adicionais envolvendo sua marca (logotipo, criativos etc.).
  • Compartilhe suas criações do Pinterest em suas outras redes sociais para aumentar o tráfego de um site de mídia social para outro.
  • Venda seus produtos diretamente! Se você adicionar um sinal $ a um número em seu pin, o Pinterest criará automaticamente uma etiqueta de preço para seu pin. Você pode vender fotografias, fotos, logotipos, mascotes e outros produtos criativos.
  • Ser social. Siga mais painéis e crie o seu próprio para atrair novos seguidores.

Como usar bem o Pinterest: conclusão

O Pinterest é realmente a rede social mais visual, facilitando a criação de quadros de anúncios envolventes que chamarão a atenção de clientes em potencial.
O Pinterest será adequado para você se sua empresa estiver focada em moda, fotografia, viagens ou ofertas baseadas em design, mas com um pouco de criatividade, você pode aproveitar a popularidade do Pinterest para promover quase qualquer outro tipo de negócio.

A chave para o sucesso com o Pinterest é ser proativo no marketing de suas páginas. Adicione um botão ou tag “siga-me no Pinterest” em seus sites e blogs.

Fixe as páginas de outras pessoas em vez de apenas o seu próprio conteúdo e agregue valor aos seus seguidores existentes e novos, ajudando-os a descobrir novas imagens.

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