Se você deseja mais tráfego gratuito do Facebook, a melhor maneira de fazer isso é aumentar a taxa de engajamento que você obtém com suas postagens. Engajamento é uma ação que um usuário do Facebook realiza em relação às suas postagens.

As formas mais populares de engajamento são comentar, curtir suas postagens e compartilhá-las, mas o engajamento pode assumir outras formas, como clicar em links e marcar você em outras postagens.

Todo esse engajamento ajuda você a melhorar seu alcance orgânico no Facebook.

Portanto, ter um público engajado deve estar no topo da sua lista de prioridades quando você deseja gerar o máximo de tráfego gratuito do Facebook possível . Não há nada melhor do que ter um público no Facebook que quer interagir com você e sua marca.

1. Publique no momento certo para aumentar sua página no Facebook

Assim como no Instagram , aumentar o engajamento nas postagens vai agradar o algoritmo e te ajudar a expandir seu alcance. Por isso, vale a pena identificar os melhores horários para postar e garantir que o timing seja realmente perfeito.

É uma questão de bom senso: se você postar seus posts quando seu público estiver mais ativo, você aumenta muito suas chances de conseguir mais compartilhamentos, curtidas e comentários. Para isso, consulte as estatísticas da sua página fornecidas pelo Facebook.

2. Publique o tipo certo de conteúdo para crescer no Facebook

Você está dando ao seu público o que eles realmente querem no Facebook?

A maioria das pessoas não e então se pergunta por que seus níveis de engajamento são tão baixos.

Suponha que você seja um restaurante local que usa o Facebook para marketing. Isso significa que cada post que você postar tem que ser sobre comida ou bebida? Não definitivamente NÃO!

Quando você pensa sobre isso, há muito o que dizer sobre um nicho do dia-a-dia. 

Pense no seu conteúdo do Facebook desta forma: é sobre o seu público, não sobre você!

Claro, você quer que seus seguidores conheçam, gostem e confiem em você, mas você não precisa forçar seu público o tempo todo.
O que você precisa fazer é encontrar conteúdo atual que desperte o interesse do seu público.

Uma boa maneira de fazer isso é fazer algumas perguntas a si mesmo:

Quais eventos do mundo real posso usar em minhas postagens?

Há sempre algo acontecendo que você pode usar para se conectar com sua empresa.

Por exemplo, todo ano é o Dia Internacional da Mulher. Assim, você pode criar um post sobre como você apoia essa causa e oferecer metade do preço para as mulheres do seu restaurante.

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Que fatos ou estatísticas interessarão ao meu público?

Se você está no ramo de restaurantes, fatos e estatísticas são publicados o tempo todo sobre obesidade, alimentação saudável e muito mais. Você pode realmente usá-los a seu favor.

Pergunte ao seu público o que eles pensam dessas estatísticas ou fatos e observe os comentários.

Como você pode fazer seu público rir para entrar no Facebook?

Essa é uma pergunta muito boa. As pessoas adoram o Facebook porque podem manter contato com amigos e familiares e se divertir.

Então entretê-los!

Existem milhares de vídeos engraçados no YouTube, por exemplo, e você deve conseguir encontrar algo relacionado ao seu nicho.

Na verdade, tudo depende do seu público. Postar sobre você ou sua empresa não vai gerar muito engajamento. Use a regra 80/20: 80% do seu conteúdo é para seu público e 20% é para promoção.

Seu público apreciará que seu conteúdo é um “mix”. Ele ficará mais curioso sobre o que você vai postar a seguir. 

Seus seguidores ficarão ansiosos para ver suas futuras postagens, o que é ótimo.

3. Analise suas postagens antigas para impulsionar sua página do Facebook

Se você já publica no Facebook há algum tempo, pode identificar facilmente quais são os mais populares entre seu público. Ao analisar seu conteúdo recente, você pode ver que tipo e formato de conteúdo realmente ressoa com seu público.

É provável que parte do seu conteúdo antigo tenha um desempenho muito bom. Eles receberam muitos compartilhamentos, curtidas e comentários porque seu público gostou muito.

Portanto, não se esqueça dessas publicações: analise-as para descobrir por que elas se saíram tão bem.

O objetivo é aprender tudo o que puder com suas postagens de sucesso para recriar esse envolvimento com suas postagens futuras.

Você usou um meme atraente?

Você respondeu a uma pergunta específica em detalhes?

Você mostrou ao seu público como fazer algo útil?

Acompanhar suas postagens com melhor desempenho é super fácil com o Facebook Insights . Você pode ver todas as suas postagens e a taxa de engajamento que elas receberam, bem como o alcance delas.

4. Publique imagens de qualidade para desenvolver sua página no Facebook

Os usuários do Facebook sempre serão mais atraídos por recursos visuais de qualidade. A grande maioria do conteúdo da plataforma é baseada em imagens.

A razão é óbvia: é muito mais interessante do que um monte de texto ou um link chato.

Uma das coisas mais simples que você pode fazer para aumentar seu engajamento no Facebook é colocar suas fotos em ordem.

 Os tipos de imagens que você usa em suas postagens farão uma diferença significativa em seus níveis de engajamento.

Então, qual é a solução para crescer no Facebook?

Tire suas próprias fotos e use-as em seus artigos. Esqueça o medo da câmera.

Seu público quer saber, gostar e confiar em você, o que você ouvirá com frequência nesta reportagem especial.
Ele quer ver você e as outras pessoas em seu negócio.

Fotos de você e seu parceiro também são interessantes. É importante que você use as imagens certas que retratam sua personalidade. Nunca se esqueça que o Facebook é uma plataforma social. Portanto, seja social com suas próprias fotos.

Uma imagem cativante no Facebook vai literalmente parar os usuários em suas trilhas.

Isso ocorre porque as pessoas tendem a rolar pelo feed de notícias e, se virem uma imagem interessante, pararão para dar uma olhada mais de perto. 

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5. Responda aos comentários

Usar o Facebook para direcionar tráfego gratuito raramente é uma atividade do tipo “configure e esqueça”. Você quer que as pessoas comentem suas postagens, mas quando o fizerem, você precisa responder a esses comentários rapidamente.

Alguém teve tempo para adicionar um comentário, então você deve respeitá-lo e responder de acordo. Estudos mostraram que as empresas que respondem aos comentários em suas postagens são muito mais bem-sucedidas no Facebook do que aquelas que não o fazem .

Na maioria das vezes, um comentário é na verdade uma pergunta feita por um membro do seu público-alvo. Outras pessoas terão a mesma pergunta em mente.
Ao responder a essa pergunta, você fará uma grande parte do seu público feliz.

Você deve saber que as empresas devem responder rapidamente aos comentários no Facebook nos dias de hoje. Entendemos que as pessoas vivem em fusos horários diferentes, mas fazemos todo o possível para responder rapidamente.

Quatro horas é um tempo razoável para responder a um comentário e atende às expectativas do público do Facebook.

Além disso, responder aos comentários que você recebe em seus artigos mostra que você se preocupa com seu público e ouve o que eles têm a dizer.

6. Use Ctas claros em suas postagens para gerar engajamento no Facebook

Quanto mais compartilhamentos, curtidas e comentários você tiver, mais saberá que o conteúdo que você fornece ressoa com seu público. Você dá a eles o que eles querem.

Você passou muito tempo criando um post perfeito no Facebook e depois não pede para o usuário fazer algo, não faz sentido.

Se você quiser que as pessoas ajam no Facebook (ou online em geral), você precisa dizer a elas o que fazer . Isso deixa algumas pessoas desconfortáveis, mas é a verdade e você tem que fazer isso.

Você deve incluir uma chamada para ação (CTA) em suas postagens.
Lembre-se de que o Facebook vem reprimindo postagens de “isca de engajamento” há algum tempo.

Alguns anos atrás, você poderia dizer coisas como “curtir na postagem” e “compartilhar esta postagem com seus amigos”. O algoritmo do Facebook limitará seu alcance se você disser isso com frequência suficiente.

Mas isso não significa que você deve evitar adicionar um CTA atraente às suas postagens. Você precisa dizer ao seu público que você realmente quer ouvi-los e que a opinião deles é importante.

Uma das melhores formas de CTA é fazer uma pergunta em seu artigo.

Planeje uma série de posts nos quais você pedirá a opinião do seu público. Não implore diretamente por compartilhamentos, comentários ou curtidas, pois isso pode causar problemas.

7. Use o vídeo para ter sucesso e obter mais seguidores no Facebook

Os vídeos são extremamente populares no Facebook, a ponto de os usuários do Facebook consumirem mais de 8 bilhões deles todos os dias .

Na verdade, muitas pessoas preferem assistir a um vídeo curto do que ler um texto longo. Chame isso de preguiça, mas geralmente é melhor ou mais conveniente para o usuário consumir seu conteúdo dessa maneira.

Se você não está postando vídeos no Facebook, está perdendo a oportunidade de gerar tráfego gratuito .

O problema com os vídeos é que é preciso tempo e esforço (e muitas vezes dinheiro) para fazê-los, o que afasta muitos criadores de conteúdo.

Mas o engajamento que você terá com bons vídeos definitivamente valerá a pena.

Como crescer no Facebook com vídeo

Muitas pessoas cometem o erro de enviar seus vídeos para o YouTube e depois postar links para eles no Facebook. Você obterá muito mais visualizações se enviar o vídeo para o próprio Facebook.

Isso é chamado de “vídeo nativo” e o Facebook sempre o preferirá a links para sites externos, como o YouTube.

Claro, você precisa ter um canal no YouTube para o seu marketing, mas eu recomendo pegar esse conteúdo de vídeo e redirecioná-lo para o Facebook. É melhor fazer um vídeo quadrado em vez de um vídeo no formato 16:9.

Existem vários serviços online que você pode usar para criar vídeos “quadrados” para o Facebook.

Esses serviços oferecem opções gratuitas, mas se você planeja postar muito conteúdo de vídeo (e deveria), provavelmente precisará de uma opção paga. Estes geralmente não são muito caros.

Usar o Facebook Live é uma maneira de aumentar o engajamento. Os usuários realmente adoram conteúdo ao vivo e você pode obter muito mais visualizações e, portanto, tráfego, se seguir a rota de vídeo ao vivo.

8. Mantenha as postagens curtas

Desde o início desta década, estamos no meio de uma guerra por atenção.

As pessoas não querem ler posts longos. Como resultado, você terá muito mais engajamento se suas postagens forem curtas.

Se você precisar explicar algo em detalhes, crie um post breve e link para seu site, onde mais informações estão disponíveis.

A maioria dos usuários do Facebook visualiza seu Feed de Notícias em um dispositivo móvel. Eles são roladores experientes e, se virem um post muito longo seu, eles o evitarão na maioria dos casos.

Mesmo os usuários de desktop não gostam de postagens longas no Facebook. Então, se você está acostumado a escrever posts longos, precisa quebrar esse hábito porque suas taxas de engajamento serão prejudicadas.

Aqui estão alguns bons exemplos de posts curtos que provavelmente terão uma alta taxa de engajamento:

  • Faça uma pergunta rápida ao seu público
  • Forneça uma citação interessante ou estatísticas de um artigo, onde os usuários podem clicar para ler o artigo completo.
  • Imagens contendo declarações espirituosas e animadas.

Uma única frase pode realmente chamar a atenção do seu público. Manter suas postagens curtas e simples aumentará o tráfego gratuito que você recebe do Facebook.

9. Histórias do Facebook

Se você conhece o Instagram Stories, sabe que eles aparecem no topo do feed de notícias dos usuários. Bem, a boa notícia é que eles funcionam da mesma maneira no Facebook também. Isso fará com que você tenha mais atividade ocular e deve aumentar seu engajamento.

As histórias exigem algum esforço, mas você não precisa buscar a perfeição, porque os usuários não esperam isso. Use-os para construir uma conexão mais forte com seu público.

Quando você cria ótimas histórias do Facebook, você cria um desejo mais forte em seu público de ver mais do seu conteúdo. Alguns usuários passam um tempo na sua página do Facebook para verificar as postagens anteriores que perderam.

O próprio Facebook mostrou que uma alta porcentagem de usuários se interessa mais por uma empresa ou pessoa depois de ver suas histórias. Portanto, torne-os parte integrante da sua estratégia de conteúdo do Facebook.

Conclusão para obter mais tráfego no Facebook

Aumentar seu engajamento é a melhor maneira de obter mais tráfego gratuito do Facebook. Os 9 métodos apresentados neste guia funcionam e são fáceis de implementar.

Dar ao seu público o que eles querem é o objetivo do jogo. Portanto, implemente essas técnicas hoje e veja seus níveis de engajamento dispararem – e seu tráfego gratuito também.

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