Você sabia que mais de 58% da população mundial usa as mídias sociais? TikTok, Instagram, LinkedIn ou Facebook tornaram-se essenciais nas atuais estratégias de marketing . Como você encontra seu caminho entre todas essas plataformas? E qual estratégia você deve adotar para otimizar o uso de seus recursos?

A importância das redes sociais para a sua atividade profissional

Mais de 1 milhão . Esse é o número de novos usuários que as redes sociais recebem todos os dias, de acordo com o último Relatório Digital publicado pela We Are Social e Hootsuite . Basta dizer que seria uma pena passar sem tal audiência.

As principais vantagens das redes sociais

Uma rede social é uma forma ideal de desenvolver a notoriedade e reputação da sua empresa .

Ele permite que você não apenas fale sobre suas atividades, suas notícias e destaque seus eventos, mas também interaja com os internautas . De fato, cada rede social é um canal de comunicação gratuito, instantâneo e em grande escala , que permite que você alcance diretamente seus prospects e clientes.

Além disso, a maioria das redes sociais oferece a você a oportunidade de anunciar segmentando com precisão o público relevante para suas atividades. Dessa forma, você atrai tráfego qualificado para seu site , o que aumenta suas chances de adquirir novos clientes .

Agora vamos ver como escolher a melhor rede social para uma estratégia de marketing rentável e eficaz .

As principais redes sociais e suas características

Em um mundo ideal, seria sensato usar todas as redes sociais, pois cada uma delas tem suas vantagens em termos de visibilidade, aquisição e fidelização de seus clientes .

Na prática, não é possível. De fato, é importante ser regular em suas publicações e responder às mensagens e solicitações dos usuários da Internet. Daí o interesse de focar nas redes sociais (ou na rede social) mais relevantes para a sua atividade .

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Facebook

Sem surpresa, é a mídia social mais popular do mundo. Com quase 3 bilhões de usuários (mais que o dobro da população chinesa), o Facebook é parte integrante da parafernália de marketing de muitas empresas.

Além dos perfis pessoais, é, de fato, possível criar páginas profissionais nas quais os usuários se inscrevem para ver seu conteúdo. A vantagem é que estes podem assumir várias formas  : texto, imagens, fotos, vídeos…

Como os usuários ativos no Facebook se enquadram em uma ampla faixa etária (em média, entre 18 e 49 anos), você tem muita sorte de ter seus clientes lá. Algumas empresas têm milhões de assinantes , cada um dos quais pode compartilhar seu conteúdo com sua própria rede.

Para quem ?

Quase todas as empresas  , mas em particular aquelas que fazem B2C e desejam atingir o público adulto em geral . De fato, os jovens parecem estar se afastando cada vez mais do Facebook, em favor de outras redes como o TikTok.

Assim, por exemplo, o Facebook será mais adequado para uma atividade política ou de domínio público (há muitas novidades por lá), ou para uma loja de venda de eletrodomésticos (você pode até usar a ferramenta Messenger para se comunicar com seus clientes ) do que para uma start-up que faz camisetas vintage para adolescentes.

Youtube

O Youtube está no top 3 dos sites mais visitados do mundo, ao lado do Facebook e do Google, segundo estatísticas da Semrush.

Não é à toa: cada vez mais usuários da web preferem o formato de vídeo . E este é todo o propósito desta rede social que conta com mais de 2 bilhões de usuários, a maioria entre 25 e 35 anos.

Para quem ?

O Youtube é especialmente adequado para empresas com audiências na faixa dos 20 e 30 anos .

Essa mídia pode ser útil se você oferecer produtos ou serviços complexos . O vídeo pode ajudar seus clientes em potencial a entendê-los e, assim, convencê-los a comprar. O Youtube também é indicado se sua empresa possui expertises únicas que você deseja destacar.

Por exemplo, se você oferece software para computadores, pode criar vídeos “Como funciona?”. para explicar suas características visualmente.

E por que não tutoriais de maquiagem se você vende maquiagem? Isso ajudará a posicioná-lo como um especialista em seu campo.

Instagram

Focado em vídeos e fotos , o Instagram oferece (assim como o Facebook) a possibilidade de emissão de publicações ao vivo por meio de “stories”. São vídeos curtos e efêmeros, no sentido de que desaparecem após 24 horas.

É possível criar um perfil comercial e até habilitar um recurso de compras para os usuários ao apresentarem produtos ou serviços. A rede Instagram é, de fato, amplamente aclamada pelos internautas para pesquisar produtos e serviços. De fato, 55% dos usuários compram um produto depois de ver o post que o menciona, de acordo com o Hubspot.

Para quem ?

Assim como o Pinterest, o Instagram é indicado para profissionais que confiam no marketing visual . É ideal se pratica uma atividade artística como a fotografia, se trabalha na área do restauro ou mesmo da moda. Em suma, se o que você vende é baseado em um critério estético. Os profissionais de comércio eletrônico também irão apreciá-lo.

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Note que o público é, aqui também, majoritariamente jovem. Além disso, a grande maioria das marcas recorre a esta plataforma para lançar as suas campanhas de influenciadores .

LinkedIn

Muito popular na área B2B , o LinkedIn possibilita o recrutamento através da publicação de ofertas de emprego. Você também pode publicar diferentes formatos de conteúdo (mensagens, fotos, vídeos, artigos, etc.) e interagir com seu público-alvo.

A grande vantagem desta mídia social é que ela permite que você desenvolva sua rede profissional . No entanto, sabemos que as oportunidades muitas vezes estão ligadas a conhecer as pessoas certas 😉 No LinkedIn, você pode encontrar facilmente concorrentes, assim como colaboradores.

Para quem ?

Qualquer empresa B2B que pretenda desenvolver a sua rede profissional e/ou estimular o seu recrutamento . O LinkedIn é realmente ideal para profissionais que vendem produtos e/ou serviços para empresas.

Tenha o cuidado de manter um tom muito “profissional” ao usar este meio, ao contrário de outras redes sociais como o Facebook que podem adotar um tom mais casual ou pessoal.

TikTok

Esta é a rede social que está explodindo atualmente, com cerca de 1 bilhão de usuários a mais por mês em todo o mundo! Em janeiro de 2022, a Bélgica tinha mais de 2,91 milhões de usuários ativos com mais de 18 anos, ou seja, mais de 31% da população adulta.

Escusado será explicar-lhe que tal público abre um novo campo de possibilidades para determinados profissionais! Observe, no entanto, que são especialmente as pessoas de 10 a 20 anos que são as mais ativas no TikTok. É também a terceira rede social usada na França por crianças menores de 13 anos.

No entanto, a dificuldade do TikTok pode estar na capacidade de dominar os códigos específicos. Essa rede social consiste, de fato, principalmente na distribuição de mini vídeos. Você pode associar sons, efeitos e filtros, um pouco como as histórias do Facebook e Instagram, mas de forma mais permanente.

Para quem ?

Profissionais que visam um público bastante jovem . O TikTok permitirá que você faça pequenos vídeos engraçados e proponha desafios para alcançar aqueles que são chamados de ”  Geração Z  ” (geração Z, ou seja, pessoas nascidas no final dos anos 1990 e que quase cresceram com um smartphone na mão).

O TikTok é especialmente indicado para empresas cujo objeto não é muito sério nem complexo . Pode ser particularmente adequado para profissionais de moda, ou se você vende smartphones, videogames ou até comida.

Um exemplo ? A marca de doces Haribo lançou o #MAOAMChallenge , convidando os internautas a se filmarem realizando uma dança um pouco louca depois de comerem o doce Haribo. Resultados ? Cerca de 4 milhões de visualizações!

Quer saber mais sobre o Tiktok e por que ele pode ser útil para você  ? Confira nossa análise completa mais abaixo neste artigo.

Pinterest

Essa plataforma reúne imagens, fotos e outros visuais . Os usuários podem salvá-los como “  pins  ” e organizá-los em quadros de inspiração. Assim como outras redes sociais, o Pinterest oferece a seus usuários a possibilidade de seguir outras contas e compartilhar seu conteúdo.

Vários recursos da plataforma são, no entanto, destinados especificamente a contas comerciais . Assim, por exemplo, as empresas têm a opção de transformar seu catálogo de produtos em pins.

A vantagem dessa plataforma é que seu conteúdo é mais durável do que em outras mídias. De fato, assim que uma imagem é fixada por um usuário, o Pinterest a destaca novamente.

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Para quem ?

Esta rede social é ideal para empresas cuja atividade é visual e/ou criativa   em particular e sites de comércio eletrónico . Em apenas alguns anos, o Pinterest se tornou, de fato, um verdadeiro ativo de vendas online para muitos profissionais.

Não hesite em criar uma conta se você pratica na área de floral, cabeleireiro, decoração de interiores ou culinária , em particular. Por exemplo, não hesite em compartilhar suas tigelas mais coloridas, seus interiores mais bem decorados ou suas colorações de maior sucesso!

Twitter

O Twitter é uma plataforma usada principalmente para obter informações , mas essa mídia também permite que você promova seu conteúdo e fique de olho .

Concretamente, os tweets são pequenas mensagens (menos de 300 caracteres) que podem incluir fotos, vídeos ou links.

Para quem ?

Se a sua empresa atua em uma área onde é importante acompanhar as últimas notícias ou se você tem informações urgentes para divulgar. O Twitter pode ajudá-lo a construir credibilidade mostrando as últimas notícias em seu campo.

Essa mídia também é interessante se você deseja retransmitir eventos , por exemplo, se sua empresa for da área de cultura.

Como escolher a rede social certa?

Então, como determinar as redes sociais nas quais sua empresa se beneficiaria de estar presente? Antes de tudo, leve em consideração as características de cada rede social mencionada acima (número e perfil dos usuários, formatos preferidos, etc.). Próximo :

  • Defina seus objetivos : trata-se de se tornar conhecido (por que não Facebook ou LinkedIn?)? Para ganhar credibilidade (tutoriais do YouTube ou uma conta no Twitter podem ser úteis)? Para reter seus clientes (o Instagram pode te ajudar nisso)? Para ganhar leads (graças a uma conta do Pinterest?)? Todos esses objetivos ao mesmo tempo?
  • Inspire-se na concorrência e faça uma pequena auditoria: em quais redes seus concorrentes estão presentes? Suas postagens estão gerando engajamento?
  • Analise seu público-alvo : quantos anos eles têm? Em quais redes sociais eles são mais propensos a encontrar você?
  • Analise a sua atividade e o tipo de conteúdo a produzir: o seu setor é particularmente visual? Seus produtos ou serviços exigem explicações detalhadas, por exemplo, por meio de vídeos?

Foco no TikTok: por que seu negócio deve começar?

TikTok: todo mundo tem apenas essa palavra na boca. Esta rede social, popular entre os jovens, tem focado exclusivamente na produção e consumo de vídeos curtos . Mas sua empresa deve estar presente nesta rede social? Você precisa criar uma conta? O que você pode tirar disso? Vamos ver juntos por que o TikTok é interessante para você e as estratégias que você deve aplicar.

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O que é o TikTok?

Este aplicativo chinês de compartilhamento de vídeos , lançado em 2016, é chamado de Douyin na China. Ele permite que os usuários gravem, editem e criem seus próprios vídeos .

Graças à sua fusão em 2018 com o Musical.ly, um aplicativo que oferecia aos usuários filmar suas coreografias com música, o TikTok agora tem mais de um bilhão de usuários ativos mensais . Ainda longe de seu concorrente YouTube e seus 2,5 bilhões de visitantes por mês, ainda registrou um aumento de 45% em relação ao ano anterior. Em quatro anos, atingir esse número é simplesmente excepcional.

O papel do coronavírus

Mas esse aumento não se deve ao acaso. Confinamentos repetitivos têm sido benéficos para o crescimento de aplicativos. Com efeito, o teletrabalho e o encerramento das escolas levaram os utilizadores, e principalmente os jovens dos 15 aos 24 anos , a investir na plataforma. A reprodução de coreografias e desafios virais tornou-se sua prerrogativa.

Motivos para usar o TikTok

Mas como isso se relaciona com você? O Tik Tok não é usado apenas para reproduzir danças. De fato, você pode criar facilmente conteúdo para promover seu negócio . Se você usar o aplicativo corretamente, sua visibilidade e popularidade podem aumentar rapidamente .

Especialmente porque hoje, na Bélgica, as marcas ainda são cautelosas ou não sabem como usar essa rede social. Então agora é a hora de começar , antes que haja muita concorrência.

E em tudo isso, seu negócio deveria estar no TikTok?

Esta é, de fato, uma questão relevante. Se todas as empresas precisam de mídia social, o TikTok é o único a se concentrar? Tudo depende do seu público-alvo. São sobretudo os jovens dos 13 aos 17 anos que estão presentes na plataforma. Em seguida, siga os de 18 a 24 anos e os de 25 a 34 anos .

Dependendo de seus clientes, o TikTok pode, portanto, ser o meio certo para apostar. É necessário conhecer seu público realizando uma análise de mercado . Isso permitirá que você considere se é ou não relevante integrar essa mídia social à sua estratégia de marketing para promover sua empresa.

Como funciona o TikTok?

Você precisa entender como o TikTok funciona para tirar o máximo proveito dele e aumentar sua contagem de seguidores . Há vários pontos a serem considerados antes de criar a estratégia certa para o seu negócio:

  • O formato do vídeo é vertical
  • O vídeo deve ser curto e dinâmico
  • A integração da música é imperativa
  • A criatividade é a chave para se destacar
  • Você pode usar sons que já existem na plataforma para criar um novo vídeo

Que método implementar?

Agora que você já sabe o básico, precisa criar uma estratégia de marketing para divulgar sua marca e atrair pessoas . Como de costume, você deve começar fazendo uma análise de mercado e definindo suas personas . Estas são pessoas fictícias que correspondem ao seu público-alvo. Determiná-los permite conhecer seus hábitos, seus valores e, no nosso caso, seu uso das redes sociais.

Você também pode analisar as estratégias que seus concorrentes aplicam no Tik Tok. Isso permite que você aprenda sobre as práticas recomendadas, bem como o conteúdo que eles produzem lá. Isso facilitará o entendimento dessa mídia social .

Criação de conteúdo

Para chamar a atenção dos usuários , seus vídeos devem ser impactantes. Jogue no humor, mostre que você está perto de seus assinantes. É claro que você pode produzir conteúdo elaborado , mas certifique-se de permanecer o mais natural possível, pois a autenticidade é muito procurada nesta plataforma.

Fique por dentro das tendências e aproveite as que interessam aos TikTokers. Por exemplo, o vídeo de um homem inventando uma música para seu cachorro (cachorro feliz) causou um grande burburinho. Todos se reapropriaram da trilha sonora para criar novas cápsulas. Foi um movimento a não perder porque permitiu chegar a um número muito grande de pessoas .

As comunidades

Esses vídeos virais certamente foram vistos milhões de vezes, mas não é suficiente para se estabelecer permanentemente no TikTok. De fato, seu objetivo é aumentar seus assinantes e que eles permaneçam fiéis a você . Para isso, você deve entrar em contato com eles  :

  • Ao fazer-lhes perguntas
  • Ao responder aos comentários deles em seu conteúdo
  • Ao criar um novo vídeo em que você responde diretamente aos comentários deles

Desta forma, mostra-se acessível e trabalha a imagem da sua empresa .

Além disso, as comunidades agora são um vetor de conversão eficaz , graças ao UGC (conteúdo gerado pelo usuário), entre outros. São avaliações escritas por seus clientes, comentários em fóruns ou fotos compartilhadas nas mídias sociais. Em relação ao Tik Tok, trata-se mais de criar vídeos em que os consumidores dão seu ponto de vista sobre determinados produtos.

Publicidades

O TikTok representa uma enorme oportunidade de publicidade para empresas . De fato, como dissemos, poucas empresas atualmente usam essa opção. O aplicativo oferece um direcionamento de público muito eficaz, através do qual você pode alcançar muitos TikTokers e, assim, obter retornos bem-sucedidos .

Influenciadores

Os influenciadores têm abundado nas mídias sociais nos últimos anos. E o TikTok não é exceção. Por que não entrar em contato com esses profissionais da web para propor uma parceria  ? Eles conhecem perfeitamente o funcionamento desta plataforma e farão com que a sua marca seja conhecida pela sua comunidade . Cuidado, porém, ao escolher pessoas cujo conteúdo se aproxime do seu tema e que compartilhem os valores da sua empresa .

Dicas para o sucesso no TikTok

Ter criatividade e imaginação é essencial para criar um lugar para si mesmo entre todos os continuums existentes. No entanto, outros parâmetros entram em jogo para aumentar sua popularidade:

Participe de desafios e crie-os

Os desafios estão em alta! Eles vêm na forma de hashtags e são uma boa maneira de criar ideias de conteúdo. Ao participar, você terá mais visibilidade . Você também pode criar seus próprios desafios.

Publique na hora certa

É importante que seus vídeos sejam publicados quando seu público estiver ativo no aplicativo. Para conhecê-lo, você só precisa criar uma conta Pro. Isso permite que você tenha acesso às estatísticas de seus assinantes , incluindo seus horários de conexão.

Recupere sons de tendências

Como mencionamos, seguir as tendências pode torná-lo popular no aplicativo. O algoritmo valoriza o conteúdo que surfa nessas ondas, então não hesite em usar essas tendências durante suas edições .

Saiba mais sobre os tópicos de tendências

Dependendo do seu ramo de atividade, você deve se manter atualizado com as tendências de nicho presentes na plataforma. Geralmente são hashtags dedicadas a tópicos específicos . Por exemplo, seguir e postar vídeos com a hashtag #BookTok pode ser muito relevante para um editor.

Há menos pessoas interessadas nesses tópicos muito específicos, mas o engajamento deles é muito mais interessante. A publicação de vídeos por meio deste canal pode, portanto, ser uma estratégia relevante .

Trabalhe na sua descrição

Você tem um máximo de 150 caracteres para descrever seu vídeo. Em outras palavras, você tem que ir direto ao ponto! Você precisa fazer com que os usuários queiram assisti-lo na íntegra , mas também assistir uma segunda vez. De fato, quanto mais é visto, mais você está a favor do algoritmo TikTok. Um truque é perguntar aos espectadores se eles viram um determinado item no snippet. Este pode ser totalmente inventado, tudo bem. O importante é incentivá-los a assistir novamente .

Seja impactante desde o início

Os primeiros segundos são essenciais para prender a atenção dos espectadores . Em três segundos, você tem que ser forte para evitar que eles passem para o próximo vídeo.

Poste vídeos de qualidade

O algoritmo TikTok dá grande importância à qualidade dos vídeos enviados. Assim, valoriza aqueles cujo enquadramento, edição e definição são qualitativos .

Agora, é a sua vez de jogar! Ao aplicar todas essas dicas valiosas, temos certeza do seu sucesso no TikTok!

Conclusão

Para concluir, lembre-se de que o mais importante não é estar presente no maior número possível de mídias sociais, mas sim estar o mais presente possível nas que você selecionar .

Se o TikTok se mostrar relevante para o seu negócio, faça uso regular dele, trazendo valor agregado ao seu público-alvo. E não se esqueça da publicidade para criar outras oportunidades para você.

Você não sabe por onde começar? Ou simplesmente não tem tempo ou conhecimento para crescer nas mídias sociais  ? A boa notícia é que temos uma equipe de gerenciamento de comunidade no Poush  ! Especializados em estratégias digitais , nossos especialistas o apoiam para aumentar sua notoriedade e aumentar sua reputação online .

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