Você acabou de comprar uma fotografia artística e deseja escolher uma moldura adequada? A Artistics tenta ajudá-lo apresentando as três soluções que usamos com mais frequência para destacar as fotografias contemporâneas dos artistas da galeria: a moldura sob vidro, a caixa americana e a laminação. Escolha o que melhor se adapta à sua obra de arte para sublimá-la.

Enquadramento sob vidro

Emolduramento sob vidro de duas fotos com passe-partout; fonte: Olivier Desclos, fotógrafo

É esse tipo de moldura que melhor protegerá sua impressão da poeira.

Para pequenos e médios formatos, existem muitos porta-retratos de tamanho padrão no mercado, mas você deve escolher aquele que se adapta com elegância ao seu trabalho e ao mobiliário da sala que receberá a foto.

Uma moldura sob vidro é geralmente composta pelos seguintes elementos:

  • Uma tira de madeira ou alumínio: sua largura (entre 1,5 e 5 cm) pode variar dependendo das dimensões da foto. Quando se trata de cores, o preto combina com a maioria dos quadros, mas a escolha geralmente se resume ao seu gosto e ao ambiente da sala em que o quadro será pendurado, ao escolher um quadro  
  • Uma chave mestra (também chamada ”marie-louise”): é um pedaço de papelão ou papel grosso de cor clara que é colocado entre a obra e o bastão. Esta borda protege a obra do contato direto com o vidro ou a vareta e ao mesmo tempo tem uma função decorativa.
  • Costas com gancho que permite pendurar o quadro na parede com prego, ou “gancho em X” para grandes formatos.
  • Vidraça de vidro ou Plexiglas: Normalmente utiliza-se plexiglas além do formato 40×50 cm para diminuir o peso e o risco de quebra da moldura durante o transporte.

Fotos de Gina Soden com moldura em vidro e bastão de madeira branco

Para fotos de arte que serão penduradas em frente a uma fonte de luz natural (janelas, portas, etc.) O tratamento anti-reflexo na superfície da lente reduz a parcela de luz refletida e, assim, torna a lente “invisível” aos olhos. Esta solução é mais cara, mas muito mais gratificante para sua obra de arte.

O enquadramento sob vidro com vidro antirreflexo é a solução preferida por vários artistas da galeria: Christophe Jacrot por suas fotografias de paisagens urbanas ou naturais , Gina Soden por suas fotografias de lugares abandonados .

Laminação

Uma foto de Matthieu Venot montada em alumínio com moldura traseira

A laminação é um sistema que não envolve moldura nem vidro. Permite apresentar uma impressão fotográfica num suporte rígido e fácil de pendurar na parede.

Este processo só pode ser realizado por profissionais (laboratório fotográfico ou emoldurador). Uma vez liberada, a impressão é laminada em um suporte rígido: uma placa de alumínio (1 a 3mm), ou em Dibond (material composto mais leve que o alumínio). Na mesma linha, também é possível optar por um acabamento Diasec. Nesse caso, a impressão da foto é feita entre duas camadas de plexiglass (cerca de 4 mm cada), essa transparência dos materiais dá uma aparência muito mais brilhante à sua fotografia.

Laminação em Dibond (acima) e em Diasec (abaixo), fonte: Lumas

Você então precisa escolher um sistema de suspensão. É possível adicionar na parte de trás destes suportes rígidos ganchos simples, permitindo assim que o conjunto fique suspenso por pregos (ou ganchos em X), ou um caixilho de alumínio que dará um aspecto mais rígido à laminação e permitirá sobretudo afaste-o da parede alguns centímetros para uma renderização mais qualitativa (a moldura também pode ser pendurada em pregos ou ganchos).

A laminação é a opção preferida de Matthieu Venot para suas fotografias de paisagens urbanas e de Bernhard Lang para suas fotografias aéreas .

o fundo americano

Caixa americana em carvalho e madeira preta, fontes: Ma Belle Photo e Artdeqo

A caixa americana é a solução mais utilizada pelas galerias de arte e permitirá destacar sua foto de forma sóbria e elegante.

Esta solução de enquadramento implica que a impressão seja primeiro plastificada sobre um suporte (como mencionado acima). Tudo é então inserido nessa moldura que possui um fundo (chamado de “caixa americana”) cuja especificidade reside no fato de a impressão plastificada não tocar no fundo ou nas bordas do bastão. Parece flutuar dentro do quadro de forma muito estética.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.