Você é um estabelecimento físico e deseja aumentar seu faturamento graças à Web? Boa ideia ! Mas como você pode ser realmente eficaz na Internet? Quais são as melhores práticas a serem implementadas para que seu site seja bem otimizado e traga novos clientes? O SEO local é uma das técnicas a serem implantadas . Neste artigo, você conhecerá as vantagens e os processos.

O que é SEO local?

SEO em geral

Se você já procurou maneiras de otimizar seu site , certamente já ouviu falar em  referência natural . Apesar de complexa, essa técnica permite  qualificar seus visitantes  com base em seu comportamento de busca no Google. Em outras palavras, trata-se de analisar as palavras-chave  que eles usam quando fazem uma consulta em um mecanismo de pesquisa sobre seu campo de atuação. Você deve então otimizar seu site para essas diferentes palavras-chave, a fim de ser bem referenciado para cada uma delas.

Vamos dar um exemplo. Se você é um escritório de advocacia, tentará se  posicionar bem  em “advogado de direito internacional”, “advogado de direito de família”, “advogado de direito penal” ou mesmo “escritório de advocacia”. Por quê ? Porque essas são certamente  as palavras-chave pesquisadas pelo seu público-alvo  quando eles querem aprender sobre esses temas específicos. Obviamente, ao escolher suas palavras-chave, você deve fazê-lo com base em seu negócio específico. Você é mais especializado em direito de imigração e direito da juventude? Portanto, não adianta se posicionar no “direito internacional”.

SEO local: definição

SEO local é uma variação da referência natural. Como o próprio nome sugere, o objetivo dessa técnica é melhorar sua posição nos resultados dos mecanismos de pesquisa de uma  área geográfica específica. Para tomar nosso exemplo de escritório de advocacia, não se trata mais de segmentar apenas palavras-chave gerais como “escritório de advocacia”, mas sim de especificar “escritório de advocacia Namur”. A partir daí, você  maximiza sua visibilidade  junto aos clientes locais, que na verdade são seu público-alvo. Em outras palavras, ao desenvolver uma  estratégia de SEO local , você garante uma vaga no que chamamos de  resultados de proximidade.. Estes são resultados naturais desenvolvidos pelo Google de acordo com dois critérios principais: a localização incluída na solicitação (por exemplo, “escritório de advocacia Namur”) e a posição geográfica do seu dispositivo (smartphone, computador, tablet).

person working on blue and white paper on board

Para quem é o SEO local?

Muitas PMEs  geralmente pensam que a referência natural é uma técnica reservada principalmente para grandes empresas. Por que se preocupar em otimizar seu site, já que de qualquer forma uma empresa nacional, ou mesmo internacional, tem mais chances de passar na sua frente nos resultados do Google? No entanto, para pequenas estruturas também é possível estar bem posicionado nos buscadores. É para isso que  serve o SEO local .

Se você possui uma  loja ou empresa local , ou seja, uma que segmente clientes de uma determinada área geográfica (uma cidade ou região), você tem todo o interesse em fazer  SEO local . Seja você um restaurante, uma padaria, uma academia ou uma loja de roupas, seus clientes e prospects, quando procuram por você, querem resultados relevantes. Eles querem que o Google sugira  sites de empresas próximas a eles e de qualidade  (ou seja, com boas avaliações de outros clientes). E de qualquer forma, de que adianta estar bem referenciado para Liège se o seu restaurante está localizado em Namur? Seus clientes são moradores de Namur ou turistas em busca de um bom lugar para comer.

Os benefícios do SEO local

Ganhe visibilidade nos motores de busca

A concorrência na web é grande. Muitas empresas de todos os setores estão gradualmente embarcando na aventura  criando um  novo site. Inevitavelmente, isso tem um impacto no  nível de concorrência , que é sempre maior. Quanto mais o número de sites aumenta, mais difícil fica para o seu ser visível para os usuários da Internet . O papel do SEO, seja local ou não, é impulsionar você entre  os primeiros resultados do Google  para determinadas palavras-chave interessantes para sua atividade.

Atraia novos clientes

Melhorar a visibilidade do seu site nos buscadores permite que você suba nos primeiros resultados. No entanto, os internautas geralmente não vão além da primeira página de resultados. Na maioria das vezes, eles até se contentam em ir para  os três primeiros sites oferecidos pelo Google  (somente o primeiro resultado já arrecada 33% dos cliques). Portanto, se você decidir melhorar o posicionamento do seu site, poderá  aumentar o tráfego dele . Como resultado, você também aumenta suas chances de converter alguns deles em clientes.

Segmente seus clientes com precisão

Ainda mais do que  o tradicional referenciamento natural , o SEO local permite  qualificar seu público  ao direcionar com muita precisão as pessoas que lhe interessam. Certamente, ao concentrar seus esforços em uma cidade ou região, você limita o número de consultas do Google entre as quais seu site aparecerá. No entanto, como é aqui que seus clientes estão, você garante a qualidade de seus visitantes e  , assim, aumenta as chances de uma conversão. (seja o que for: visita à loja, contato via formulário, solicitação de orçamento online, etc.). E é isso que você espera do seu site, não é? Que permite atrair novos clientes, aparecendo de forma relevante nos resultados de pesquisa do Google.

Como otimizar seu SEO local? 8 boas práticas

Como vimos, desenvolver uma estratégia de SEO local é uma oportunidade de se dar a conhecer aos internautas quando procuram um negócio ou serviços em uma área geográfica específica. Permite ganhar visibilidade nos motores de busca, aumentar o tráfego qualificado para o seu site e atrair novos clientes. Agora vamos falar sobre as melhores práticas locais de SEO . Você verá que existem técnicas para implementar diretamente no seu site (on-page) e ferramentas externas (off-page) que te ajudam a melhorar seu SEO local.

1. Os metadados e o conteúdo do seu site

Metadados é  uma tag HTML  inserida no cabeçalho de cada uma de suas páginas da web para descrever seu conteúdo. Eles  consistem em um título e uma descrição , sob os quais você é referenciado nos mecanismos de pesquisa. O objetivo, para um bom  SEO local , é inserir neste metadados o nome da cidade ou região  que você está segmentando, para que o Google e seus robôs possam encontrar facilmente as informações.

E para ser realmente eficaz, insira também a sua área geográfica  no conteúdo do seu site . Adicione-o no título da sua página (H1), no seu   texto , no texto alternativo das suas imagens…  seu site que é encontrado de página em página).

2. Marcação semântica do Schema.org

Assim como os metadados,  os dados estruturados do Schema.org  contribuem para a referência natural do seu site. Este é um conjunto de tags  que ajudam os robôs do Google a entender melhor as informações gerais da sua empresa. Através da  tag LocalBusiness , você pode confirmar de forma clara dados como o tipo de negócio que você é, seu nome, seu site oficial, seu endereço, seu logotipo oficial, suas redes sociais, seu horário de funcionamento, uma faixa de preço, o tipo de pagamento aceito, seu e-mail e telefone…

3. Um site compatível com dispositivos móveis

Atualmente, os smartphones estão se tornando cada vez mais importantes na  referência natural  em geral. Isso é bastante lógico, sabendo que agora estamos todos muito conectados e que muitas vezes consultamos nosso telefone quando fazemos uma pesquisa no Google. Para  SEO local , a tendência mobile friendly é ainda mais avançada. Os usuários móveis costumam fazer  pesquisas locais com seus telefones . Portanto, você deve garantir que seu site tenha um bom desempenho em smartphones. Sua velocidade de carregamento, design responsivo e experiência do usuário são critérios que realmente assumem toda a sua importância.

4.O host do seu site e sua extensão

Embora esse critério não seja o mais relevante em termos de otimização de SEO local, o fato é que é melhor  privilegiar um servidor próximo  a você, bem como uma  extensão nacional . O servidor é onde seu site está armazenado. Portanto, é lógico, se você é uma empresa belga que tem como alvo belgas, não hospedar  seu site  nos EUA. Da mesma forma, para o seu nome de domínio, prefira  a extensão “.be” , que marca a sua proximidade com o público belga, em vez de “.com”, que tem uma dimensão internacional.

5. SEO local e Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio é a ferramenta essencial para sua estratégia de SEO off-page local . Este é o diretório online desenvolvido e oferecido pelo famoso buscador. Gratuito, permite que qualquer empresa que deseje criar um arquivo, que será encontrado no  Local Knowledge Graph e no Google Maps . Essencial para o SEO local, essa ferramenta permite que você esteja presente na lista autogerada pelo Google quando os internautas procuram um tipo específico de estabelecimento.

Por exemplo, se eles fizerem uma solicitação para “padaria Paliseul”,  o Google listará os endereços  das padarias com uma listagem do Google Meu Negócio. Podem também consultar esta ficha clicando no nome do estabelecimento. O Google também oferece um  mapa geográfico , para poder localizar com precisão as padarias em questão. Resta aos internautas escolher o estabelecimento que mais os tenta.

Claro, ter uma conta do Google Meu Negócio por si só não é suficiente. Ainda é necessário, de fato, que seu formulário esteja bem preenchido. Quais informações estão incluídas?

  • O  nome  do seu estabelecimento
  • Suas  informações geográficas  : país e endereço preciso
  • Seu  número de telefone ,  site ,  horário de funcionamento  e  horários de pico
  • Sua  categoria de negócios específica  (padaria em vez de boutique, por exemplo)
  • Uma  descrição do seu estabelecimento, que inclui suas palavras-  chave  de SEO locais
  • Fotos  e imagens  destacando sua empresa e seus produtos/serviços
  • As  opiniões  de seus clientes (estrelas com a possibilidade de deixar um comentário)

Você também pode indicar os próximos eventos dos quais está participando e permitir que os internautas façam perguntas.

6. Pareceres e recomendações

Outro ponto muito importante para o Google diz respeito  às opiniões que você recebe de seus  clientes satisfeitos (ou não). Aqueles no Google Meu Negócio são obviamente importantes. Não são, porém, os únicos. Alguns sites específicos permitem recolher as opiniões dos internautas sobre um estabelecimento. É o caso, por exemplo, do  TripAdvisor ,  que inclui comentários de clientes para todos os estabelecimentos ligados ao setor do turismo (atividades, alojamento, restauração, etc.). Este também é o caso do  Yelp  , cujo campo de atuação é muito mais amplo, pois permite dar sua opinião sobre todos os tipos de negócios diferentes (restaurantes, bares, salões de beleza, dentistas, médicos etc.).

7. Diretórios de negócios e backlinks

O referenciamento natural em geral é baseado, entre outras coisas, em um sistema de links (internos e externos). Backlinks são   links de outros sites que apontam para o seu. Eles também são importantes para o seu SEO local. É por esta razão que é importante  registar-se nos directórios de empresas  (por exemplo, as Páginas Amarelas). Ao inserir seu site na página do seu estabelecimento, você cria um backlink (link externo) que auxilia no seu SEO.

Mas os diretórios de negócios não são os únicos backlinks que você pode gerar para melhorar seu SEO local. Os sites das autoridades locais  também são importantes. São sites diretamente relacionados à área geográfica que você está segmentando e considerados confiáveis ​​pelo Google. É o caso, por exemplo, de  locais de cidades  ou  postos de turismo .

8.Redes sociais

Ei sim! As redes sociais   também contribuem para o seu SEO local. O Facebook, por exemplo, é muito útil quando se trata de SEO local. Ele permite que você  reforce suas informações locais  , incluindo seus detalhes de contato (endereço, número de telefone, endereço de e-mail, site) em sua seção “Sobre”. A rede social também permite que você  promova sua página localmente . Você então cria um anúncio que segmenta apenas pessoas no Facebook que estão perto de você. Além disso, quando sua página cresce e você consegue  criar uma comunidade unida ao seu redor , mecanismos de pesquisa como o Google também podem fazer referência a você por meio de sua conta do Facebook.

Concluir

Hoje, se você é um estabelecimento local, a referência local é uma boa maneira de você ficar mais visível nos mecanismos de pesquisa. Você segmenta um público em uma área geográfica muito específica e joga na geolocalização para atrair tráfego qualificado.

As práticas recomendadas explicadas neste artigo podem ajudá-lo  a otimizar seu site para ter uma boa classificação nos resultados de pesquisa local . Além disso, bem aplicadas, essas técnicas são limpas e permitem evitar penalidades do Google.

No entanto, nem sempre são fáceis de implementar. Precisa de ajuda para melhorar seu SEO local? Use uma agência de referência natural. Os seus especialistas poderão aconselhá-lo e ajudá-lo nesta árdua tarefa.

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