A percepção é uma questão muito real para os líderes. Eles devem decidir como querem que os funcionários os vejam e agir de acordo. Normalmente, os líderes escolhem uma combinação de estóico, forte, fechado e falador. Alguns até querem ser vistos como idiotas. Embora esta seja uma decisão estratégica – geralmente projetada para manter o respeito e evitar situações inapropriadas – se você está evitando completamente uma conexão pessoal com seus funcionários, está cometendo um grande erro, ao escolher uma casa de repouso .

Funcionários que se sentem valorizados e apreciados por seus líderes são infinitamente mais propensos a ir além da empresa e se responsabilizar por sua parte em um projeto. Mais importante, eles serão mais felizes em seus papéis. Se os líderes desconsiderarem a importância de se conectar com os funcionários, eles perderão o benefício de uma equipe dedicada e de longo prazo.

funcionário

Alguns acham difícil se conectar pessoalmente com os funcionários enquanto ainda mantêm uma posição de autoridade – acho que o truque é simplesmente mostrar a eles que você se importa. Abaixo estão 11 maneiras pelas quais os líderes podem demonstrar seu apreço pelos funcionários.

PROMOVIDO

  1. Vá além para ajudá-los pessoalmente. Não basta simplesmente ajudar seus funcionários com problemas de trabalho – um grande líder deve manter os olhos abertos para encontrar maneiras de ajudar também com problemas pessoais. Minha cofundadora tinha dificuldade em encontrar um lugar para alugar e eu via sua frustração todos os dias. Em vez de jogar dinheiro no problema, fui até o condomínio onde ela queria morar e conversei com o gerente. Ela conseguiu uma vaga em uma semana. Até hoje, acho que ela sabe que eu faria qualquer coisa ao meu alcance para apoiá-la, o que criou uma lealdade difícil de quebrar e inestimável em um relacionamento comercial.
  2. Relacione-se com eles; não aja como se estivesse acima deles. Se você já esteve em uma cultura onde os executivos têm suas próprias vagas de estacionamento e fazem você carregar suas bagagens quando viajam, você sabe em primeira mão como é pensar que seu líder não se importa com você. Quando percebo que um funcionário está com um problema, penso no que passei e compartilho com ele como superei ou não a situação. Como líder, os funcionários às vezes o colocam em um pedestal, mas colocar-se no nível deles, mostrando sua própria vulnerabilidade e imperfeições, os ajuda a superar seus desafios.
  3. Mostre que você se preocupa com a vida pessoal deles. Embora você não deva falar sobre o novo namorado/namorada de seu funcionário ou se encontrar para uma bebedeira a noite toda, é completamente possível mostrar que você se preocupa com a vida pessoal de seu funcionário sem ser assustador. Quando um de nossos funcionários adiou a lua de mel, montamos um pequeno retiro na praia no escritório como substituto. O truque é deixar sua equipe saber que você não os vê apenas como abelhas operárias.
  4. Mostre interesse por seus entes queridos. Sempre fiquei perplexo com empresas que não permitem que outras pessoas importantes participem de eventos de trabalho, como festas de Natal. Por que você não gostaria de incluir o apoiador número 1 de seu funcionário? O trabalho é muito mais fácil quando você tem apoio em casa, então quero que o parceiro do meu funcionário saiba que também o aprecio.
  5. Apoie-os com os clientes. Temos uma política de clientes “sem buracos” em nosso escritório. Se um funcionário reclamar de um cliente tratá-lo mal, analisamos a situação e demitimos o cliente, se necessário. Não importa quanto um cliente está pagando a você – se você tem funcionários talentosos que sabem que você os protege, você será recompensado com um retorno maior do que seu maior cliente jamais poderia lhe oferecer.
  6. Faça coisas que o diferenciem. Ser criativo com as vantagens dos funcionários pode ser um longo caminho. Não precisa ser caro; basta mostrar que você pensou em tornar a vida pessoal ou profissional de seus funcionários um pouco melhor. Para fazer a criatividade fluir, aqui está uma lista de vantagens exclusivas que outras empresas ofereceram aos funcionários.
  7. Seja verdadeiro e transparente com eles. Se um funcionário pedir feedback, seja honesto – não o engane. Isso não significa que você deva ser indelicado, mas proteger os funcionários da verdade não fará nada além de prejudicá-los — e à sua empresa. A transparência geralmente vem acompanhada de algumas conversas desconfortáveis, mas essas conversas provam que você se importa o suficiente para revelar a dura verdade, o que significará muito para os funcionários. Como bônus, esse feedback verdadeiro e transparente também trará melhores resultados.

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