Ajudar empresas a lançar projetos de e-commerce é uma das nossas atividades favoritas. Toda vez que uma empresa se torna lucrativa, toda a equipe Poush se empolga.

É por isso que, para facilitar a vida dos empreendedores que querem começar online , decidimos escrever este guia para garantir que tudo seja o mais tranquilo possível.

Use as informações que ele contém para criar sua loja online , se proteger legalmente, colocar suas finanças em ordem, comercializar e vender seus produtos e começar a construir seu e-commerce.

Não há nada mais gratificante do que começar um negócio do zero e vê-lo crescer. Você constrói e ninguém pode tirá-lo de você.

Tenha cuidado, porém, o comércio eletrônico não é adequado para todos. Se você estiver em um setor muito lotado, dominado por grandes marcas que têm muito mais orçamento do que você, talvez seja necessário pensar no seu site de maneira diferente. A boa notícia é que sempre há uma maneira de encontrá-lo. Ser empreendedor exige constantemente muitas adaptações, então você já conhece esse sentimento.

Talvez você precise oferecer seus produtos online e depois convertê-los em sua loja física, colocando o contato humano e o aconselhamento em primeiro lugar. Com a evolução da tecnologia, muitas coisas agora são possíveis. Só a imaginação é o limite.

Aqui estão os principais passos deste guia explicando o procedimento a seguir para criar seu e-commerce

Como fazer um e-commerce?

  1. Esteja bem acompanhado 
  2. Crie a empresa 
  3. Faça um modelo de negócios 
  4. Crie sua marca e seu plano de marketing 
  5. Crie sua loja virtual 
  6. Promova seu site 
  7. Gerenciar logística 

As vantagens de fazer um e-commerce 

Aqui estão algumas razões pelas quais você talvez deva criar um site de comércio eletrônico.

Hoje em dia, a Internet é parte integrante de nossas vidas. Sem a Internet, estamos perdidos. Com os avanços da tecnologia, podemos acessá-lo em qualquer lugar e super rápido. Foi-se o tempo em que tínhamos um modem de 56k e não conseguíamos ligar e usar a Internet ao mesmo tempo. O uso de smartphones é generalizado e a chegada do 5G vai acelerar ainda mais a situação.

Comprar online é quase parte do nosso comportamento normal. Comprar e vender produtos na Internet são ações que se tornaram corriqueiras, impressas na retina como uma situação normal (os fãs de “eu sou” vão gostar).

macbook pro on brown wooden table

Como vendedor de um site de comércio eletrônico, você pode informar seus clientes sobre sua empresa, apresentar seus produtos e aceitar pagamentos online.

Numeros crescentes

O mercado de vendas online está crescendo na Bélgica, como diz a casa do marketing . Um faturamento de 10 bilhões de euros. É um fato ! Mas isso significa que você absolutamente precisa entrar no comércio eletrônico para alcançar um mercado global?

Muitas vezes ouvimos que projetar um site de comércio eletrônico permitirá que você alcance e ofereça seus produtos e serviços a clientes em todo o mundo. Está tudo bem no papel, mas, na realidade, é melhor começar pequeno, em escala local, e depois expandir. É com uma visão de longo prazo que você chegará lá. Então, sim, essa é uma boa razão para começar se você está pensando grande. Mas se você está vendendo vegetais como horticultor, isso não é necessariamente o caso.

Aberto 24 horas por dia

Os clientes apreciarão a conveniência de poder comprar o que quiserem, quando quiserem. Por natureza, sua loja estará aberta 24 horas por dia, 7 dias por semana, o que permitirá que você faça vendas que não necessariamente teria feito em uma loja física.

Aumento do seu faturamento

Os compradores em potencial são mais propensos a fazer compras quando podem fazer seu pedido instantaneamente, em vez de esperar que uma loja normal abra. Por outro lado, não é totalmente verdade dizer que a taxa de conversão é maior. A taxa de conversão de um site de comércio eletrônico varia muito de uma empresa para outra. Na Poush , vemos taxas de conversão entre 1,5 e 5%, sendo a média de 3% (ou seja, 3% dos visitantes do seu site compram). Essa taxa de conversão é muito menor do que a de uma loja física. Mas o que muda muito é o número de visitantes que você pode ter. É muito mais fácil ter muitos visitantes em seu sitedo que na sua loja física.

O uso das redes sociais está cada vez mais simples

As redes sociais são uma ótima maneira de se comunicar com seu público-alvo. Nunca foi tão fácil fazer propagandas e principalmente mensurar seus resultados. Isso lhe dá a oportunidade de melhorar seus anúncios toda semana por um investimento limitado.

Sites de mídia social como Facebook e Twitter oferecem uma plataforma para criar confiança com seus clientes por meio de avaliações e classificações. Eles também permitem que você os mantenha informados por meio de publicações regulares sobre seus produtos e ofertas. Mantenha seus clientes interessados ​​em concursos e conteúdo compartilhável para aumentar ainda mais o tráfego do seu site.

Mais visibilidade para sua marca

Com uma boa otimização para mecanismos de busca , seu site aparecerá nos primeiros resultados. É mais fácil falar do que fazer, mas trabalhando em suas fichas de produtos e principalmente em suas categorias, você obterá resultados muito bons. Você aumentará a visibilidade do seu site, mas também da sua marca.

Um blog de negócios , sem dúvida, será necessário para converter clientes em diferentes estágios de compra. Mas disso falaremos mais adiante.

Mais flexível do que uma loja física

Como eu disse acima, o comportamento do cliente está mudando. Mais e mais pessoas estão comprando online. Eles podem comparar preços com mais facilidade, obter avaliações de outros clientes etc. Em vez de pesquisar as prateleiras de uma loja por muito tempo, eles preferem comparar e analisar online.

Alguns deles fazem isso e depois vão comprar em uma loja real. Nesse caso, eles geralmente sabem muito mais sobre o produto do que o vendedor. Isto coloca um problema para a experiência do cliente… Estou a pensar em particular nos electrodomésticos.

Cada vez mais clientes compram online porque é muito mais conveniente e flexível. Não há mais tempo de viagem para a loja e não há mais espera interminável no caixa ou no departamento de aconselhamento. Você tem à sua disposição um chat online para tirar suas dúvidas e opiniões de clientes para opinar. É essa flexibilidade e essa facilidade que incentivam os clientes a fazer compras nos intervalos do trabalho ou à noite, quando as crianças estão dormindo, por não terem tempo durante o dia. 

Mais fácil com o uso do marketing digital

Com o seu site, você necessariamente coletará informações sobre seus clientes. Seu sobrenome, nome, endereço, endereço de e-mail, etc. Com a concordância do cliente e em conformidade com o GDPR (regulamento europeu sobre privacidade), você pode usar essas informações para enviar novas ofertas promocionais ou apenas notícias da sua empresa. Você também usará essas informações para acompanhamento personalizado, rastreamento de pedidos, confirmação de envio etc.

black laptop computer on brown wooden table

Por uma questão de personalização e eficiência, você não enviará o mesmo anúncio para todos. Graças ao marketing personalizado , você poderá sugerir novos pedidos, com base no histórico de compras, por exemplo.

Esteja bem acompanhado

O comércio eletrônico é uma indústria em expansão. Mas muitas empresas entram no comércio eletrônico e lutam para crescer depois. Gerenciar uma loja online pode se tornar rapidamente complicado.

Construir um negócio de comércio eletrônico não é apenas escolher um nome de marca, escrever listas de produtos e começar a vender produtos online . Mesmo as melhores ideias de negócios podem falhar se você não direcionar tráfego suficiente para o seu site.

Muitos empreendedores acham que fazer um site de e-commerce é super simples. “Só…” Mas uma loja online é sobretudo uma loja. Se você não é lucrativo, está perdendo seu tempo.

“Na França, um estudo mostra que 57% dos sites foram rentáveis ​​em 2018, mas que 77% dos sites alcançaram menos de € 100.000 em faturamento por ano, o que representa 2,5% do faturamento do mercado! »

Como começar um negócio de e-commerce do zero

Começar sua pesquisa é o primeiro passo crítico. Não aja por palpite. O crescimento de qualquer negócio online é um investimento . Trate-o como tal.

Não existe uma estrutura de negócios que funcione para todos. Negócios de serviços, software, venda de produtos digitais e produtos físicos são apenas a ponta do iceberg.

Vou decepcionar mais de um… mas a menos que você tenha um orçamento enorme, você não pode ser o próximo Zalando ou Amazon. Você precisa se posicionar em um nicho para administrar uma loja de comércio eletrônico lucrativa.

No entanto, não há nada que o impeça de usar a Amazon para aumentar suas vendas. Muitas empresas vendem seus produtos em outras plataformas além do próprio site. Por exemplo, uma marca popular como a Adidas vende sapatos em seu site, bem como por meio de um varejista online como a Amazon. No entanto, você também deve saber que a Nike removeu todos os seus produtos dessa mesma plataforma em 2019. Oficialmente porque eles não queriam mais ver seus produtos em um site que também oferece falsificações. No fundo, não posso deixar de pensar que também é porque eles estavam fartos de comissões muito grandes.

Os diferentes modelos de negócios para e-commerce

Antes de decidir iniciar um negócio de comércio eletrônico , você precisa entender os diferentes modelos de negócios disponíveis.

Não é ciência de foguetes, mas afetará sua estrutura de negócios.

Dropshipping just-in-time

Se você deseja lucrar sem tocar em seu produto ou investir muito antecipadamente, o dropshipping é uma escolha sábia. Isso permite que você venda produtos que você não tem em estoque. Depois de receber o pedido, seu fornecedor envia o produto diretamente para seu cliente. A vantagem é que você não precisa investir em ações. A desvantagem é que você depende de seus fornecedores.

Tem estoque

Se você gosta da ideia de ter seu próprio armazém cheio de produtos, precisa investir mais adiantado e trabalhar com um modelo de atacado ou armazém. Você tem uma ideia de negócio para o produto perfeito ou um produto favorito que gostaria de vender sob sua marca? Nesse caso, você pode até examinar as possibilidades de rotulagem e fabricação em branco. Isso permitirá que você seja o fornecedor de outro que faz Dropshipping.

As assinaturas

Há também assinaturas, nas quais você seleciona cuidadosamente um conjunto de produtos ou um único produto para ser entregue em intervalos regulares aos seus clientes. HelloFresh é o exemplo perfeito desse tipo de assinatura.

E-learning

Existem muitos exemplos de e-learning. Isso varia de aulas de ioga a aulas de behaviorismo canino. É também uma ferramenta de negócios inestimável, que foi adotada por empresas e organizações grandes e pequenas.

Um LMS (sistema de gestão de aprendizagem) permite criar conteúdos de e-learning (aulas), organizá-los em cursos, distribuir os conteúdos e, por fim, monitorizar e avaliar o seu desempenho (frequência, notas, etc.) .

E-commerce B2B

Embora o consumidor médio não perceba, grande parte do comércio eletrônico que acontece em todo o mundo envolve relacionamentos entre empresas. Esse tipo de comércio eletrônico geralmente envolve transações como reabastecimento de suprimentosnecessário, e muitas vezes será automatizado. Por exemplo, uma empresa de paisagismo pode ter um contrato com uma empresa de comércio eletrônico para manter o estoque de itens como tesouras de jardinagem, luvas e fertilizantes. Para manter a eficiência, a empresa de paisagismo pode ter um processo automatizado para rastrear os níveis de fornecimento. Quando as equipes usam fertilizantes nas parcelas dos clientes e o estoque cai abaixo de um certo nível, um sistema automatizado faz um pedido para mais.

Passo 1: Crie sua marca e seu plano de marketing

Agora que você conhece os 5 principais modelos de negócios de e-commerce, quer saber: “Ok, mas como eu começo?”

Se você ainda não tem um negócio, o primeiro passo é necessariamente encontrar um nome e ter um número de IVA. Não se esqueça de ter sua marca protegida com organizações como a BOIP . No Benelux, este é o site para você.

Na Bélgica, existem muitas organizações para apoiá-lo em seu lançamento. Estou pensando em Jobin ou JobYourself . Há muitos outros.

A operação de uma loja online não isenta você de precisar de determinadas licenças e permissões comerciais. Verifique com sua cidade ou até mesmo seu contador para descobrir quais tipos de licenças de imposto sobre vendas você precisa.

Criação de logotipo

Para ter uma imagem de marca que se pareça com você, obviamente aconselhamos que você crie um logotipo personalizado. Geralmente, uma agência irá acompanhá-lo em sua carta gráfica e sua promoção. Cercar-se das pessoas certas é sempre importante. Se você quer construir um negócio de sucesso, você precisa de uma marca que se relacione com sua personalidade. Identificar sua personalidade facilita a criação de uma marca de e-commerce.

man using laptop inside room

Crie um universo gráfico

Escolha cuidadosamente as cores da sua marca, bem como as imagens e fontes que você usará. Se você tiver orçamento, poderá contratar uma empresa de marketing , um fotógrafo e uma agência de design visual.

Crie suas personas

Uma persona é seu cliente típico, seu cliente ideal, seu perfil. Uma definição simples de Personalidade na Web é: “um resumo das características, necessidades, motivações e ambiente de um tipo de usuário-chave do site”.

Trata-se de identificar sua clientela ideal para entender seu comportamento de compra e transmitir a mensagem certa no momento certo. Para desenvolver uma campanha de marketing “bem-sucedida”  , a única coisa que você precisa fazer é entender seus clientes.

Fácil de dizer…

Ferramentas online como o Hubspot Persona poderão ajudá-lo nessa tarefa.

Definir sua clientela típica permitirá que você garanta que o consumidor receba exatamente o que está procurando.

Colocar as necessidades de seus clientes em primeiro lugar pode ajudá-lo a melhorar seu relacionamento com seu público e fidelizar seus clientes.

Na verdade, os clientes gostam de ter a sensação de beneficiar de um tratamento preferencial.

De fato, 90% dos consumidores acharam a personalização atraente, enquanto 80% disseram que estariam mais propensos a fazer negócios com uma empresa que oferece abordagens personalizadas.

Conheça o seu mercado

Todo mundo sempre diz que conhecer o seu mercado é essencial. Dizer isso é uma coisa, mas entender por que é tão importante o ajudará a ficar à frente do jogo.

Seu mercado inclui seus clientes, fornecedores e concorrentes, para citar alguns. Esses três elementos são essenciais para o sucesso do seu negócio.

Um bom ponto de partida para avaliar seu cliente é olhar para seus concorrentes. O que outras pessoas estão fazendo que é semelhante ao seu negócio e o que elas estão fazendo bem? O que seus clientes gostam e não gostam em seus concorrentes? Isso lhe dará a visão necessária para melhorar ainda mais o preço e a qualidade do seu produto ou serviço.



Passo 2: Crie sua loja virtual

Depois de registrar legalmente sua empresa e começar a pensar em design, você precisa registrar seu nome de domínio e quaisquer URLs de redirecionamento que possam ser relevantes. Você precisará das informações sobre o design que escolheu na primeira etapa, quando finalmente criar sua loja online.

Qual plataforma você vai escolher?

Qualquer que seja o design escolhido, ele deve ser compatível com o seu software de comércio eletrônico.

Existem literalmente centenas de plataformas de vendas online. Escolher o certo não é fácil. Você deve avaliar cuidadosamente a velocidade de carregamento, recursos, compatibilidade com diferentes gateways de pagamento, compatibilidade com sua estrutura de negócios, suas habilidades de desenvolvedor web, recursos de SEO, etc.

As maiores plataformas de e-commerce são BigCommerce, Shopify, 3dcart, WooCommerce (WordPress), Magento ou mesmo Wix.

Ao olhar para o software de comércio eletrônico, pode ser muito difícil dizer como diferenças aparentemente pequenas em recursos e desempenho podem ter um grande impacto em seus resultados. 

Todos os provedores dizem que são mais rápidos, mais confiáveis, mais adequados para otimização de mecanismos de pesquisa, prontos para cartão de crédito etc. Qual é a realidade?

Para nós, todas essas plataformas têm vantagens e desvantagens. Depende principalmente de seus produtos e seu modelo de negócios.

A última coisa que eu quero é que você comece a construir sua loja, adicionar seus produtos, etc. apenas para ver o site correr muito devagar porque há muita informação. Ou talvez você ache que precisa gastar US $ 300 extras por mês para sincronizar seu inventário com a Amazon ou o Instagram. São exemplos reais…

Você encontrará muitos sites para comparar recursos, desempenho, facilidade de uso, design e temas, etc. Se você quiser conselhos, estamos sempre aqui para ajudar.

iPhone X beside MacBook

Observe que os parâmetros importantes são:

  • Compatível com dispositivos móveis
  • Experiência do usuário móvel
  • A rapidez
  • Design atraente e personalizável
  • Le SEO amigável
  • Extensões em abundância e não muito caras
  • Um suporte presente ou uma grande comunidade se for de código aberto

Etapa 3: Estratégia de marketing: promovendo seu site

Configurar sua loja virtual é muito mais do que adicionar produtos e conteúdo.

Você também precisa ter uma estratégia de marketing digital .

Você precisa de uma estratégia para adquirir tráfego, mas também para convertê-lo em cliente . Então, uma vez que você tenha clientes, você deve pensar em uma maneira de retê-los e, acima de tudo, melhorar ao máximo a experiência do cliente.

Os melhores sites de e-commerce investem fortemente em marketing digital. Se você não tem os fundos necessários, é melhor ter um pouco de graxa de cotovelo. Você terá que assumir o papel de todo o departamento de marketing, além de logística, vendas e serviço pós-venda. 

Você terá que escrever seu conteúdo, suas fichas de produtos, mas também suas categorias de produtos; otimizar seu site para referenciamento natural de SEO ; do AdWords (SEA), etc.

Erros de escrita e ortografia na Web

Tenha cuidado também, ao escrever seu conteúdo, para dar uma importância especial à sua ortografia ! De fato, os erros ortográficos estão mais presentes em nosso cotidiano do que parece, e a Internet não foge à regra.

No entanto, erros de ortografia, mesmo que geralmente sejam mais erros de digitação ou desatenção, geralmente são mal percebidos pelos usuários da Internet. Isso, portanto, tem um impacto negativo na imagem da sua marca e na sua reputação eletrônica . Os usuários da Internet podem abandonar seu site ou não fazer um pedido porque percebem suas deficiências ortográficas como falta de profissionalismo . Esses erros ortográficos, portanto, têm impacto no seu e-commerce .

Portanto, ao redigir seu conteúdo em francês ou em qualquer outro idioma, certifique-se de dar especial importância à sua revisão . Revise seu texto várias vezes ou use um corretor ortográfico para detectar erros. Gramática, ortografia, tipografia, design… tudo deve estar impecável em seu e-commerce para tranquilizar o prospect quanto à qualidade de seus produtos/serviços . Assim, você terá a certeza de entregar sua mensagem da maneira certa.


Observe os KPIs do seu e-commerce e adapte sua estratégia

O marketing digital é baseado em tentativa e erro. O que significa que você precisa se questionar constantemente para poder melhorar seu trabalho.

A maioria dos empresários quer fazê-lo sozinho no início por falta de meios. Mas eles rapidamente entendem que, além das outras tarefas que um e-commerce exige, muitas vezes dá muito trabalho.

Dito isso, aqui estão os 5 KPIs (Key Performance Indicators) mais importantes para o seu e-commerce:

  • Taxa de conversão – Esta é a porcentagem de visitantes que você converte. O Google Analytics, explicado abaixo, irá ajudá-lo com isso.
  • Custos de aquisição de clientes – É simples: gastos com marketing / número de novos clientes. Tenha cuidado para calcular suas próprias horas de trabalho. Eles também têm valor.
  • Valor do cliente (CLV) – quanto mais fiéis forem seus clientes, maior será o seu CLV. Aqui está a fórmula: Receita por cliente – custos de aquisição de clientes = valor de um cliente. Esse KPI é super importante para sua loja no longo prazo. Se você vende assinaturas, por exemplo, é fundamental saber a duração média da assinatura.
  • A cesta média – Quanto mais você aumentar, mais sua loja será lucrativa. Técnicas como a venda de produtos adicionais ajudarão você a aumentar sua cesta média.
  • Taxa de abandono do carrinho – Esta é a porcentagem de pessoas que adicionam coisas ao carrinho e não fazem check-out. Há muitas razões para abandonar um carrinho de compras. Os custos de envio são indicados apenas no final ou o meio de pagamento não se adequa ao cliente. É importante que este KPI seja o mais baixo possível.

Faça a si mesmo as perguntas certas

Você usará conteúdo patrocinado, mídia social, anúncios pay-per-click ou uma combinação de estratégias? Como você monitorará quais campanhas direcionam o tráfego para sua loja? Você vai ter tempo para treinar nessas diferentes disciplinas? Se o marketing do seu site parecer muito importante, você contratará ajuda?

Se precisar de ajuda, pode sempre contactar-nos. Teremos o maior prazer em ajudá-lo, aconselhá-lo ou até mesmo treiná-lo .

L’e-mail marketing

É importante configurá-lo ANTES de obter tráfego. O e-mail marketing é a chave para aumentar as conversões . A ideia é configurar cupons, agradecimentos e emails de vendas para transformar visitantes em compradores. Você também deve pensar em ajudar seus clientes a responder suas perguntas. Em suma, tudo isso deve ser considerado antes de começar.

Não importa o que e como você decida vender, o primeiro passo é construir uma lista de e-mail. Coloque um opt-in gratuito em seu site, execute uma campanha de mídia social para ganhar seguidores ou organize um sorteio em que o “prêmio” da entrada seja o endereço de e-mail do seu cliente.

Fornecer aos consumidores cupons e conteúdo por e-mail mantém sua marca em mente, impulsiona as vendas e estabelece credibilidade. Mantenha seus e-mails interessantes, peça feedback aos seus clientes com frequência, incluindo comentários. Responda rapidamente a perguntas sobre atendimento ao cliente e qualidade do produto e trabalhe para construir relacionamentos. Nenhuma interação comercial é sobre a primeira venda, sempre foque na próxima.

No âmbito deste e-mail marketing , tenha sempre em mente a importância que os efeitos negativos dos erros ortográficos podem ter no seu site mas também na sua comunicação digital . Portanto, certifique-se de revisar cada vez que escrever novos e-mails para evitar ser mal interpretado por seus alvos.

Organizar um “ sorteio ” ​​é uma tática de marketing para obter tráfego e assinantes rapidamente. Os brindes têm o benefício adicional de aumentar a presença da sua marca e a visibilidade do produto. Construir uma lista de endereços de e-mail permite que você trabalhe com um grupo de prospects, o que facilita muito o processo de vendas.

SEO referenciamento natural

Para ser eficaz, um site deve ser facilmente encontrado pelos internautas que fazem uma solicitação nos mecanismos de busca. É essencial, de facto, que estejas visível para quem te procura, mas também para quem não te procura especificamente e que precisa de produtos ou serviços como os teus. Isso não é pouca coisa, dado o grande número de sites e outras páginas da web que agora existem.

As empresas entendem bem a importância da Web e a consideram como um local de oportunidades de negócios, onde podem atrair novos prospects e até mesmo vender seus produtos/serviços. Um raciocínio bastante lógico quando sabemos que 66% dos belgas questionados pela Statbel em 2020 dizem ter comprado online pelo menos uma vez em 2019.

Na Europa, uma média de 69% dos utilizadores da Internet (indivíduos dos 16 aos 74 anos que utilizaram a Internet nos últimos doze meses) encomendaram bens e/ou serviços na Internet em 2018.
Este indicador está incluído na rubrica “utilização da Internet serviços” do DESI. A Bélgica está muito próxima desta média europeia.

Cada vez mais empresas estão a criar um website, na esperança de chegar a estes potenciais clientes. O problema é que um número muito grande deles se vê afogado na imensa massa de informações e não consegue atingir os objetivos a que se propôs. Por quê ? Simplesmente porque ter um site não é suficiente. Ele ainda precisa ser otimizado para os mecanismos de busca .

É aí que entra o referenciamento natural (SEO) , que, ao contrário da crença popular veiculada por alguns na Internet, está longe de estar morto. Seu objetivo é ajudá-lo a otimizar sua visibilidade nos resultados de mecanismos de busca como Google, Bing ou Yahoo!, e assim gerar tráfego em seu site.


Tráfego qualificado e, portanto, conversível

A maior vantagem do SEO é que ele não só atrai tráfego, mas também é o que se chama no jargão “qualificado”, ou seja, direcionado e de melhor qualidade. Dito de outra forma, é um público que está potencialmente interessado em seus produtos e/ou serviços e os está pesquisando. Portanto, é ele que apela para você, que precisa de você. No caso de um anúncio, pelo contrário, é você quem se impõe, o que às vezes pode ser irritante e levar ao efeito contrário: afugentar os prospects.

Como segmentar seus prospects? É graças ao SEO editorial que você poderá atrair tráfego de qualidade. Você deve determinar quais são as palavras-chave digitadas pelo seu público-alvo ao pesquisar seu campo de atuação e depois otimizar suas páginas para essas palavras-chave (título, legendas, corpo do texto, metatexto…). Assim, quando os robôs dos algoritmos do Google passarem em seu site, eles poderão determinar que o assunto do qual sua página fala corresponde à pesquisa do usuário.

Concretamente, por que o tráfego qualificado é melhor? Simplesmente porque, como diz o ditado, qualidade é melhor que quantidade. Portanto, é melhor atrair 100 pessoas que estão realmente interessadas no que você oferece, do que 1000 que não lhe interessam. Esses 100 visitantes, na verdade, são muito mais propensos a converter e comprar seus produtos ou usar seus serviços. O SEO pode, portanto, ajudá-lo a aumentar seu volume de negócios, tornando seu site visível para as pessoas certas no momento certo.

Anúncios pagos

Em uma boa estratégia digital , muitas vezes há uma combinação de várias técnicas para aumentar a eficiência. O AdWords do Google, mas também os anúncios pagos do Facebook são boas maneiras de alcançar novos clientes futuros. É também uma ótima maneira de retocar os clientes existentes.

Como em qualquer estratégia de aquisição de tráfego , é essencial:

  • definir claramente os objetivos
  • faça “calls to action” para chegar lá
  • faça landing pages para aumentar suas chances de conversão
  • defina seu orçamento

Quem diz publicidade paga, diz orçamento. Se você começou com a ideia de fazer o máximo possível por conta própria, é possível, mas mesmo assim aconselho você a se treinar bem antes. Seja com a “Google Academy” ou com o “Blueprint” do Facebook. Aqui, o menor erro pode custar caro.

Por exemplo, tivemos clientes que nos ligaram desesperados porque exibiram anúncios automáticos indefinidos no Facebook e esqueceram de desativá-los.

… Acontece.

Por isso, é sempre interessante estar acompanhado. Nossa agência oferece anunciar para você, mas também oferecemos treiná-lo ou apenas aconselhá-lo. 

Otimize a conversão: sua missão é vender produtos

Lembre-se sempre que sua missão é vender produtos, não gerar tráfego. Para vender produtos, você precisa pensar além do seu site e buscar áreas de expansão.

Em seu site, veja como e para onde o tráfego está fluindo. Suas páginas de produtos são adequadas à sua personalidade? Você está perdendo clientes em potencial no mesmo lugar? Se você está direcionando tráfego para sua loja, mas nada está vendendo, corrija os vazamentos do funil de vendas otimizando cuidadosamente cada página e analisando atentamente suas listagens de produtos. Use o Google Analytics para ajudá-lo nessa tarefa.

Chamada para ação

Faça a si mesmo a seguinte pergunta: “O que eu quero que os usuários façam depois que clicarem no meu anúncio?”

Isso pode ser qualquer coisa, desde fazer um pedido até inserir o endereço de e-mail para ingressar na sua lista de e-mails.

Destaque as ações que você deseja que os visitantes realizem com botões e “chamadas para ações”, como pop-ups.

Google Analytics

O Google Analytics pode gerar um relatório que ajuda a analisar a atividade de compras em seu site. Inclui informações sobre produtos, transações, carrinho de compras médio, taxa de conversão de e-commerce, tempo de compra…

O relatório inclui dados da transação (ID da transação, afiliado, receita, frete, impostos) e dados do item (ID da transação, nome do item, SKU, categoria, preço, quantidade).

Os benefícios desse recurso são muitos. Citemos, entre outros, o fato de saber:

– Quais produtos estão vendendo melhor e, portanto, quais são mais relevantes para seus clientes e quais você deve destacar (por exemplo, em um anúncio).

– O preço total de uma transação, bem como o número de produtos adquiridos durante a transação. Então, se o número de produtos parece muito baixo para você, você pode criar uma estratégia específica para levar as pessoas a comprar mais em uma transação. Por exemplo, desconto de 10% para um item, 20% para dois itens e 30% para três itens.

– Quanto tempo leva para os clientes agirem e comprarem seu(s) produto(s). Dessa forma, você pode determinar se eles duvidam mais em determinadas épocas do ano e colocar em prática estratégias para influenciá-los durante esses períodos mais complicados.

Le marketing de partenariat

Considere a parceria e o marketing de afiliados para aumentar a presença da sua marca. Por exemplo, você pode fazer parceria com varejistas em seus nichos de ombro em troca de uma porcentagem de suas vendas.

Você também pode oferecer aos blogueiros do seu nicho uma amostra grátis do seu produto em troca de feedback. Se você está vendendo produtos na Amazon, uma maneira fácil de ganhar o respeito e a confiança do consumidor (e avaliações) é pedir seu feedback. Anexe um cartão a cada produto que solicite uma avaliação honesta e forneça informações de contato para sua empresa (e-mail é bom, a menos que você tenha uma linha telefônica dedicada ao atendimento ao cliente).


Gerenciar logística

Em um e-commerce, há também a questão da logística que surgirá em um momento ou outro.

Se você não optou por um modelo de negócios just-in-time, precisará gerenciar seu estoque. Você também precisará que seu estoque online esteja vinculado ao estoque da sua loja. O que o levará a pensar na escolha de um ERP para gerir o seu negócio. São questões que é melhor pensar de forma global e desde o início do seu projeto.

Se você estiver com um cronograma apertado, desejará que os pedidos cheguem diretamente ao seu fornecedor. Automaticamente? Por email ? Ou diretamente em seu sistema?

Em seguida, você precisará pensar na entrega. Qual solução você vai tomar: B-post, DHL ou outra? Você também terá que pensar na gestão de devoluções, no rastreamento de pacotes, etc.

Como você já deve ter percebido, a logística é outra dor de cabeça no mundo do e-commerce.

Acima de tudo, é melhor pensar nisso de antemão com uma solução global.

Conclusão:

Ao final de sua leitura, o que é absolutamente essencial lembrar de todas as informações fornecidas neste artigo? Como você já deve ter entendido, fazer um e-commerce e otimizá-lo para que seja orientado à conversão é um exercício de longo prazo. Leva tempo, mas também habilidades e conhecimentos em muitas áreas diferentes. No entanto, é um trabalho importante, que você absolutamente deve fazer se quiser tornar a Internet uma verdadeira fonte de renda e notoriedade .

Toda a dificuldade está em dar um passo atrás para determinar se o seu site está realmente funcionando bem. Agora que você tem uma ideia dos pontos importantes a serem observados (uma estratégia de SEO perfeitamente pensada , um site que carrega rapidamente , com calls-to-action nos lugares certos etc.), você deve realizar uma auditoria completa do seu site. Isso ajudará você a determinar se todos os pontos deste guia são realmente otimizados para conversão. Você será capaz de estabelecer quais aspectos do seu site podem ser melhorados e entender como conseguir isso.

Mas essa auditoria deve ser feita internamente ou chamar uma agência web?

Ao usar profissionais, você se beneficia de uma perspectiva externa que fornece uma certa neutralidade muito necessária. Porque, obviamente, você conhece seu site de cor e está constantemente nele, daí a dificuldade de ter uma visão geral. Outra vantagem da agência de comunicação digital é que ela é formada por especialistas. Eles estão, portanto, plenamente conscientes das práticas e técnicas atuais.

Na Poush, realizamos auditorias aprofundadas para analisar vários pontos cruciais do seu site: a experiência do utilizador que oferece, a sua ergonomia, o seu conteúdo, a modernidade do seu design, a eficácia da estratégia de SEO implementada… resumindo, todos os elementos importantes para verificar se seu site está realmente funcionando.

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