Desde o início de 2020, o mundo dos negócios, e mais particularmente o da BtoC, parece estar passando  por uma verdadeira psicose de dados . De fato, a primeira sanção devido a uma má aplicação do Regulamento Geral Europeu de Proteção de Dados (GDPR) caiu na Bélgica. A DPA impôs uma multa de € 15.000 ao site jubel.be por sua política de cookies.

Embora o regulamento tenha entrado em vigor em 25 de maio de 2018 com muita publicidade, poucas empresas realmente fizeram alterações em suas políticas de processamento de dados. É esta sanção, que caiu no final de dezembro de 2019, que registrou a presença de um corpo pronto para sancionar o mau comportamento.

Não entre em pânico ! Poush propõe esclarecer as boas práticas com base nas recomendações da APD em termos de GDPR aplicado ao marketing direto .

Como os cookies podem ajudá-lo a criar um site eficaz?

A regulamentação europeia preocupa muitas empresas, que não sabem  quais processos implementar para proteger os dados pessoais de seus clientes na Web . Como resultado, por medo de possíveis represálias, alguns podem ter a falsa boa ideia de remover o uso de cookies e outros sistemas de registro de dados pessoais em seu  site  (como Facebook Pixel e formulários de contato).

No entanto, o GDPR não significa o fim dos dados pessoais. Pelo contrário ! O objetivo deste regulamento não é proibir o seu registo, mas  sim protegê-los, nomeadamente permitindo que o titular dos dados os gere mais facilmente . Na realidade, a palavra de ordem para as empresas que recolhem dados pessoais é a seguinte: devem poder  justificar a origem dos dados  que detêm, provar que esses dados são seguros e confirmar que receberam  o consentimento do titular dos dados  para o tratar dados. Tenha cuidado, também, para que essa pessoa sempre tenha a oportunidade de  solicitar que seus dados sejam modificados ou apagados..

Mas de resto, os dados e as suas técnicas de registo continuam a ser essenciais para as empresas, que não devem ter medo de os utilizar. Suas vantagens são inúmeras, tanto do ponto de vista da experiência de navegação do cliente quanto do  marketing digital . Por quê ? Porque as estatísticas resultantes permitem otimizar sua presença na web. No entanto, um site eficaz pode atrair mais clientes e, portanto, também mais dinheiro . É por isso que, na Poush, acreditamos que é necessário um pequeno lembrete das muitas vantagens dos cookies, do Pixel do Facebook, do Google Analytics e dos formulários de contato.

Para que são usados ​​os cookies e outras técnicas de registro de dados?

Cookies, o Facebook Pixel, Google Analytics… Todas estas técnicas de registo de dados pessoais podem ter finalidades diferentes.

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Biscoitos

Os cookies são usados ​​principalmente para  melhorar a experiência de navegação do usuário  (e Deus sabe como isso é importante!). São arquivos depositados pelo seu site no computador do internauta que o consulta. Eles consistem apenas em texto e contêm todas as informações pessoais que o usuário da Internet inseriu em seu site: nome, nome, apelido, endereço, idade, identificador, etc. Eles são, portanto, completamente inofensivos  e não podem, em nenhum caso, acessar o conteúdo do computador para obter informações que o usuário da Internet não forneceu.

  • Permitem  memorizar determinadas informações  como o identificador, a palavra-passe e as preferências de utilização, de forma a evitar que a pessoa que regressa ao seu website tenha de as introduzir novamente.
  • Eles também permitem que você  memorize por um determinado período de tempo um produto que você colocou em sua cesta virtual,  mas que você não comprou. Dessa forma, se você finalmente decidir crackear, poderá encontrá-lo facilmente, sem precisar fazer uma nova busca.

O pixel do Facebook

O  Pixel do Facebook  é um pequeno pedaço de código colocado em seu site. Ele é acionado quando uma ação que você marcou anteriormente como importante é executada (por exemplo, uma compra).

  • O objetivo é  desenvolver audiências altamente qualificadas para seus anúncios do Facebook , analisando o comportamento de seus clientes em seu site. Vejamos um exemplo: se você indicar que sua ação importante é uma compra em seu site e, em seguida, lançar uma campanha publicitária no Facebook, o Pixel do Facebook permitirá que você  saiba quais pessoas seu anúncio deve atingir  (por exemplo, aqueles que vieram ao seu site, mas que não fizeram uma compra)  e aqueles que não deveriam  (como aqueles que acabaram de fazer uma compra e, portanto, são menos propensos a fazê-lo novamente).
  • Assim, é possível  satisfazer tanto o usuário da Internet  que não é redirecionado automaticamente após uma compra  quanto a sua empresa , que pode atingir as pessoas certas com muito mais facilidade.

Google Analytics

O Google Analytics  é uma ferramenta que permite  recolher um conjunto de estatísticas anónimas sobre o tráfego do seu website  (audiência, origem, páginas visualizadas, etc.). O objetivo é permitir que você entenda melhor seu tráfego e seus comportamentos, para então melhorar o desempenho do seu site . Assim, o Google Analytics permite-lhe, por exemplo:

  • Para  medir a eficácia de uma campanha do AdWords ou a eficácia do seu SEO , para otimizá-los.
  • Para  determinar os canais mais eficazes , redes sociais, anúncios do AdWords, pesquisas do Google, etc., para segmentá-los mais e, assim, aumentar suas chances de alcançar seus objetivos.
  • Para  monitorar a taxa de conversão  que você obtém, ou seja, verificar se os objetivos que você definiu para si mesmo são alcançados e melhorar o que precisa ser melhorado se não for o caso.
  • Para  verificar se a taxa de rejeição  (ou seja, o número de sessões em que o internauta consultou uma única página, sem interagir com seu conteúdo)  não é muito alta .
  • Determine  se sua estratégia de conteúdo é eficaz . Por exemplo, se você deseja verificar o sucesso de um artigo, pode ver quantas pessoas o visualizaram, quanto tempo passaram na página etc. Assim, você pode entender melhor os tópicos com os quais seu público mais se preocupa e escrever mais sobre eles, para o deleite deles.

Como você pode ver com esta lista não exaustiva, as vantagens do Google Analytics são realmente inúmeras. Esta ferramenta é muito valiosa para empresas que desejam  garantir que seu site seja eficaz e que lhes traga um bom dinheiro . Também permite que eles  ofereçam uma experiência muito melhor ao cliente na web  e, portanto, alcancem a satisfação do cliente.

O caso dos formulários de contato

Também não há necessidade de remover formulários de contato do seu  site . Quando você pensa sobre isso, mesmo que você tenha indicado apenas um endereço de e-mail no qual o cliente possa entrar em contato com você, você ainda constituiria um banco de dados, pois teria que responder a ele e, portanto, usar seu endereço de e-mail pessoal. Portanto, o GDPR ainda se aplicaria.

Por isso, é mais interessante  manter os formulários de contato, cujas vantagens são inúmeras . Graças a eles :

  • Você limita os riscos de ser relegado a e-mails indesejados  (spam)
  • Você aumenta suas chances de ser contatado “impulsivamente”  : os internautas com acesso direto a um meio de contato são mais propensos a preencher seu formulário. Considerando que se eles tivessem que ir para sua caixa de correio pessoal, transcrever seu endereço de e-mail, pensar nas informações que eles deveriam fornecer a você… Eles são muito mais propensos a desanimar e desistir.
  • Você automatiza seu processamento de e-mail  : todos os seus e-mails têm a mesma estrutura e permitem que você obtenha informações qualificadas e direcionadas.
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É tudo uma questão de consentimento

De todos os pontos levantados no GDPR, o que nos interessa particularmente sobre os cookies é a escolha da base legal. O tratamento de dados pessoais deve sempre basear-se numa das 6 bases legais previstas pelo RGPD. Observe que, uma vez que você tenha feito sua escolha, este banco de dados não pode ser modificado durante o processamento. Isso significa que, se a base legal cair durante o processamento (não for válida ou uma pessoa retirar seus dados), você não poderá mais usar os dados coletados por meio dessa base, de qualquer forma.

No caso do seu site, o consentimento é a base legal mais comum e a mais fácil de implementar. O consentimento será válido desde que seja ao mesmo tempo informado, livre, específico e inequívoco. Esses critérios são inseparáveis.

O consentimento deve ser informado

A pessoa que fornece seus dados deve entender por que e com o que está consentindo. Esta informação deve ser apresentada desde o início de forma certa, clara e completa, e formulada numa linguagem compreensível. Portanto, você terá que fornecer uma certa quantidade de informações específicas, como a identidade do controlador de dados, o objetivo das operações de processamento etc. Isso é normalmente o que se encontra na política de confidencialidade de um site e que deve ser facilmente acessível.

O consentimento deve ser gratuito

A pessoa deve poder aceitar ou recusar o tratamento dos seus dados sem ser privada de um serviço (ou de qualquer outra vantagem) devido à sua recusa. Se você tiver um formulário de contato em seu site, quem não consentir com o processamento desses dados deve ter outros meios de entrar em contato com você. Por exemplo, você pode colocar um número de telefone ou o endereço de uma loja.

O consentimento deve ser específico

Em um site, existem diferentes tipos de processamento de dados. Com efeito, os dados recolhidos para garantir o bom funcionamento do site (cookies funcionais) devem ser diferenciados dos dados recolhidos para fins de marketing, por exemplo. Cada usuário da Internet deve poder escolher para quais finalidades concorda em deixar seus dados ou não. É por isso que você deve listar clara e especificamente cada um dos objetivos perseguidos.

O consentimento deve ser inequívoco e explícito

O consentimento deve ser dado por um ato positivo claro por meio de declaração, preferencialmente por escrito. Portanto, esquecemos as caixas pré-selecionadas ou assumimos que a pessoa que continua a navegar no site consente com o processamento que pode ser realizado em seus dados. Com efeito, a pessoa que dá o seu consentimento deve enfrentá-lo através de uma ação. Isso permite que você mantenha um registro desse consentimento, para possível controle e para manter seus compromissos de duração do tratamento.

Conclusão

Claro,  estar em conformidade com o GDPR é importante . As empresas que tratam dados pessoais (que é o caso de quase todas as empresas, pois um simples endereço de e-mail é um dado pessoal) devem obrigatoriamente conhecer as regras estabelecidas pela Europa. Mas não entre em pânico! O GDPR não significa a morte dos dados. Pode sempre guardá-los, desde que consiga justificar a sua origem e utilidade, que tenha o consentimento do interessado, que respeite o seu direito ao esquecimento e que prove que esses dados são seguros.

Portanto, em vez de excluir todos os meios de registro de dados por meio de seu site (cookies, Facebook Pixel, formulário de contato, Google Analytics, etc.), verifique se eles estão em conformidade com os regulamentos . Graças a eles, você poderá  melhorar seu desempenho na Web, o de seu site, suas redes sociais, seus contatos, mas também melhorar a experiência de navegação de seus clientes .

Cookies e ferramentas de análise são a base de um site eficaz  e ajudam você a fornecer  conteúdo de qualidade e experiência ao cliente . Porque é disso que se trata a Web: conseguir combinar  um site que lhe traga dinheiro , que cumpra os objetivos que você se propôs, mas que também ofereça  uma boa experiência de navegação  e que interesse seus clientes e seus prospects. Sem essas ferramentas, a Web perderia o interesse e, graças a elas, ganha em eficiência.

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