Ter um site com um design agradável não é suficiente para atrair o internauta e incentivá-lo a agir. Várias estratégias de marketing digital precisam ser implementadas para gerar leads qualificados . Nós os apresentamos a você em nosso artigo.
Implemente uma estratégia de marketing de conteúdo eficaz
Criar uma estratégia de conteúdo significa definir uma diretriz a seguir em toda a sua comunicação digital . Para fazer isso, você precisa conhecer seus produtos e serviços de dentro para fora e entender os públicos que podem se interessar por eles.
Você poderá então determinar as necessidades e dúvidas do seu público-alvo e criar conteúdos que respondam a eles: páginas, artigos de blog, fotos, vídeos, webinars, infográficos, podcasts, estudos de caso, comparações…
Trabalhe na referência natural do seu conteúdo
Nossa primeira dica para gerar leads mais qualificados? Lembre-se de escrever conteúdo de texto otimizado para referência natural . A escrita orientada para SEO é uma maneira eficaz de melhorar a classificação do seu site nos resultados de pesquisa.
Consiste em determinar as palavras-chave pesquisadas pelo seu público-alvo (aquelas que eles digitam no Google quando fazem uma solicitação) e escrever, para cada uma delas, uma página ou postagem de blog exclusiva. Graças a esse conteúdo de qualidade , suas chances de aparecer nos resultados de pesquisa aumentam. No entanto, quanto mais visível você for, mais tráfego você atrairá para o seu site (é bom saber a propósito: você sabia que os três primeiros resultados levam apenas 75,1% dos cliques!).
Melhor ainda, ao focar essa estratégia em palavras-chave de SEO de cauda longa (composta por 3 ou mais palavras como “namur toyota dealer” ou “brussels men’s hairdresser”, por exemplo), você alcançará internautas genuinamente interessados em seus serviços /produtos e, portanto, mais propensos a serem convertidos em clientes.
Crie uma estratégia de nutrição de leads
Conhecer seu público e suas necessidades permitirá, ao mesmo tempo, determinar os diferentes estágios de maturidade de seus clientes em potencial. Isso permitirá que você defina corretamente seu funil de conversão e, portanto, as diferentes etapas da jornada do cliente.
Em seguida, você precisará criar conteúdo (seja uma página do site, um white paper, um webinar etc.) para cada uma dessas etapas principais. Isso é chamado de nutrição de leads. A ideia, na verdade, é manter um bom relacionamento com seus prospects para transformá-los em clientes, depois em embaixadores.
Embora seja uma tarefa colossal, que exige tempo, análise e recursos, as vantagens de tal estratégia são inúmeras. Se você faz automação de marketing (envio de e-mails automatizados) e segmentou bem seus públicos, por exemplo, pode enviar as informações certas para o público certo de maneira fácil.
Use as redes sociais a seu favor
As pessoas que se inscrevem em suas redes sociais, seja Facebook , Twitter , LinkedIn , Instagram ou mesmo TikTok , estão a priori interessadas em suas atividades. A única desvantagem: só porque eles seguem você nas mídias sociais não significa que esses leads realmente vão para o seu site.
Redirecione sua comunidade para seu site
Portanto, é necessário pensar cuidadosamente sobre sua estratégia de publicação, distribuindo o conteúdo do seu site para essas comunidades (artigos de blog, páginas do site, páginas de produtos etc.). Ao fazer isso, você definitivamente aumentará o número de visitantes em suas páginas.
Além disso, se esses prospects forem conquistados por suas palavras, eles provavelmente os compartilharão em suas próprias páginas sociais, tornando-se seus melhores embaixadores ! Eles, por sua vez, permitirão que você melhore o tráfego e o engajamento em seu site.
Crie anúncios segmentados
Tudo isso sem esquecer os anúncios, claro! As redes sociais também permitem que você crie campanhas publicitárias muito eficazes , que vinculam a páginas do seu site (uma página de produto ou serviço, por exemplo).
Com a segmentação por público-alvo , você pode segmentar públicos que atendem a critérios específicos e, portanto, são muito mais propensos a converter. E como o digital geralmente envolve orçamentos muito mais moderados do que o impresso, você pode atrair usuários da Internet para o seu site sem incorrer em custos excessivos.
Use campanhas de publicidade na web para segmentar seu público
Já que estamos falando de campanhas publicitárias, você também pode usar ocasionalmente o Google Ads (Google ads). Isso é chamado de referência paga.
O que é aquilo ?
Também chamado de SEA , o referenciamento pago consiste em pagar para estar nos primeiros resultados do Google. Práticas em momentos-chave (um período de vendas intensas, uma grande promoção, um evento, lançamento de um novo produto, etc.), essas campanhas de publicidade digital são uma boa solução para adquirir rapidamente leads em seu site. Você tem um controle perfeito de seus orçamentos e pode monitorar os resultados de sua campanha e adaptá-la se ela não estiver com um desempenho bom o suficiente.
A dificuldade de criar boas campanhas
Tenha cuidado, no entanto, porque se sua campanha de SEA estiver mal configurada, você corre o risco de gastar orçamentos significativos sem obter resultados convincentes. É por isso que se recomenda confiar essas missões a profissionais.
Da mesma forma, para ter certeza de que sua campanha publicitária leva a uma ação (compra, solicitação de contato, solicitação de orçamento etc.), é necessário criar uma landing page eficaz . Esta página de destino deve permitir que você converta seus leads em clientes . Para isso, deve conter um texto atraente e, acima de tudo, deve ter um botão de ação claro e relevante ( CTA ) cujo design permita que seja destacado.
Melhore as alavancas de conversão de suas páginas
Para incentivar os usuários a realizar ações em suas páginas, é importante integrar botões de ação. Esses Call To Action (ou CTA ) devem ser visíveis e sua mensagem deve ser impactante. Dependendo da sua carta gráfica, é aconselhável atribuir-lhes uma cor e um design que lhes permita destacar-se do resto da página.
Quanto ao conteúdo, deve dirigir-se diretamente ao internauta e incentivá-lo a agir (comprar um produto, fazer contato, solicitar um orçamento, solicitar uma demonstração, solicitar um serviço, etc.). Portanto, recomendamos fortemente o uso de verbos de ação conjugados no imperativo (“Fale conosco”, “Marque uma consulta”…).
Oferecer conteúdo para download para dados
O conteúdo para download gratuito é uma ótima maneira de gerar leads qualificados. De fato, em troca de documentos úteis (white papers, guias, modelos, catálogos, etc.), você solicita aos usuários que forneçam determinados dados pessoais (sobrenome, nome, endereço de e-mail etc.).
Essas pessoas, por estarem interessadas nas informações que você oferece, são qualificadas. Esses leads podem, portanto, ser convertidos posteriormente por meio de campanhas de e-mail marketing, por exemplo.
No entanto, certifique-se de especificar a estrutura legal na qual você pretende usar os dados coletados. Você deve agir absolutamente de acordo com as regras em vigor em termos de GDPR .
Confie-nos a gestão do seu marketing digital!
Nossa agência digital está acostumada a cuidar de todos os aspectos do marketing digital mencionados acima. Ao intervir, ajudaremos você a melhorar o tráfego do seu site, bem como sua taxa de conversão . Contacte-nos para mais informações.