Imaginou um ótimo produto ou um serviço super interessante, pegou suas informações, preencheu toda a documentação administrativa, testou sua novidade, tem certeza da qualidade e tem todas as autorizações para começar a vender?! Mas ninguém está lá para comprar seu produto maravilhoso ou seu serviço revolucionário.

Você pode ter desenvolvido o produto ou serviço mais poderoso do mundo, mas se ninguém souber, está perdido antecipadamente. Mas como você torna sua pepita conhecida e encontra clientes? Aqui estão as nossas 9 dicas para tornar a sua empresa, os seus serviços e/ou os seus produtos conhecidos por todo o mundo, mas sobretudo pelo seu público-alvo e potenciais clientes.

1. Conheça bem seu público-alvo

Essa é uma pergunta que você já deve ter se feito durante o próprio desenvolvimento do seu plano de negócios: a quem se destina o seu produto/serviço? Porque é tendo bem em mente o tipo de pessoa a quem seu novo produto corresponde que você poderá determinar onde encontrá-lo, em qual canal obtê-lo, como endereçá-lo etc. Isso é chamado de desenvolver sua “persona” ou “cliente típico”.

Exemplo
Um vendedor de jornais em um distrito comercial terá a seguinte personalidade:
Jean-Pierre Dubois, empresário ocupado que quer estar ciente das notícias antes de começar o dia. Ele tem entre 40 e 50 anos, principalmente interessado em assuntos atuais e questões econômicas, mas gosta de manter notícias esportivas para entretenimento quando volta do trabalho. Jean-Pierre tem um alto poder aquisitivo, mas não tem muito tempo para gastá-lo. Vem trabalhar de comboio, é culto e educado, tem 3 filhos e vive nas províncias numa casa geminada com jardim.

Esta informação pode ser encontrada através de vários canais:

  • Você pode perguntar diretamente aos seus clientes cara a cara durante uma conversa ou por meio de pesquisas enviadas por e-mail. Trata-se, portanto, de informação direta.
  • As redes sociais são uma fonte muito boa para conhecer seu público (Facebook, Linkedin) ou perguntando aos seus representantes de vendas ou serviço pós-venda. Trata-se, portanto, de informação indireta.
  • Um canal final é usar os dados tangíveis disponíveis , como sua conta do Google Analytics, seu banco de dados de clientes, suas estatísticas etc.

Observe que você pode ter várias personas e adaptar sua comunicação de acordo com a persona que deseja atingir no momento da comunicação.

person using MacBook Pro

É com base nesta informação que poderá desenvolver e otimizar o seu plano de comunicação para determinar onde colocar a sua comunicação, como desenvolvê-la, por que meios, a que horas do dia e durante quanto tempo, etc.

2. Crie um site

Em um de nossos artigos anteriores, explicamos a você ‘ Por que e como criar um site de negócios’ . De fato, atualmente, tornou-se difícil existir no mercado se sua presença digital não for suportada por um site.

Muito mais do que uma vitrine, um site pode ser um verdadeiro parceiro de vendas ou pelo menos um parceiro de geração de leads. Para isso, ele deve ser pensado de acordo com a sua persona a fim de direcionar sua navegação para a ação desejada: seja fazendo contato, comprando um produto online ou marcando uma consulta.

3. Otimize seu site para SEO

Ter um site é uma coisa, converte usuários em prospects, é melhor. Mas os navegadores ainda precisam encontrar seu site! O referenciamento natural (SEO) é a adição de uma infinidade de parâmetros levados em consideração pelo algoritmo do Google para classificá-lo por prioridade e relevância em seus resultados de pesquisa .

Quando alguém pesquisa “pizza Namur” no Google, há uma boa chance de que essa pessoa veja apenas os 5 primeiros resultados que serão oferecidos a ela antes de fazer o pedido. E se a sua pizzaria aparecer na 2ª página do Google ou pior ainda, na 3ª página?! Está estragado, esquecido.

Não entre em pânico, é possível colocar várias coisas no seu site para incentivar os motores de busca a referenciar você nos primeiros resultados , você “só” tem que jogar com as regras do jogo. Uma agência especializada em design de SEO Os sites orientados poderão orientá-lo em diferentes pontos de ação a serem implementados em seu site para ajudá-lo a:

  • Escreva tags: títulos META e descrições META para suas páginas e para suas imagens
  • Crie links de hipertexto em seu site para determinar as palavras-chave nas quais se posicionar
  • Escreva páginas de pelo menos 600 palavras e otimizadas para as palavras-chave definidas previamente
  • Verifique se suas fotos não estão muito pesadas e substitua-as por versões mais leves (máximo de 200ko)
  • etc.

4. Crie seu blog e alimente-o

O princípio do blog é escrever artigos relacionados à sua empresa e que sejam suficientemente bem otimizados em referências naturais para que apareçam nos primeiros resultados dos motores de busca em palavras-chave específicas. As palavras-chave devem ser consultas digitadas pelo seu público-alvo, sua persona. O assunto do seu artigo deve, portanto, responder diretamente a uma pergunta feita pela sua persona . Isso se chama Inbound marketing: trazer o cliente até você.

Não tenha medo de entregar conteúdo de alto valor . Você pode ter a impressão de que está distribuindo seu know-how, seu conhecimento de graça. Em vez disso, imagine seus artigos como muitas janelas abertas em seu site e, portanto, vendas em potencial . As pessoas que acharem seu artigo relevante olharão de onde ele veio e conhecerão seus serviços. Você também os incentivará por meio de “call to action” (ou CTA) , ou seja, links para outros artigos em seu site, para páginas de seus serviços, por exemplo.

three people sitting in front of table laughing together

Você pode alternar esses artigos aprofundados, pesados ​​em conteúdo, com artigos mais leves, como notícias sobre a vida da sua empresa, seus novos projetos etc. O importante é ser regular. Um artigo por mês é uma prática perfeitamente aceitável.

5. Anime suas redes sociais

É importante divulgar sua notoriedade em diversas plataformas, ser comentada, trocar com seu público-alvo . É exatamente isso que as redes sociais permitem. Não há necessidade de se espalhar por 3-4 redes sociais se não for necessário. Consulte novamente suas personas. Onde eles estão ? Em quais redes eles estão ativos?

As redes mais comuns são o Facebook, Instagram, Linkedin, Twitter, YouTube mas é provável que o seu setor de atividade ou o seu target exija a utilização de redes mais específicas. Se você tem um público-alvo jovem, pode ser necessário procurar o Snapchat ou o TikTok, por exemplo.

Lembre-se de acompanhar o maior número possível de suas publicações com um vídeo ou uma imagem, suas postagens terão ainda mais impacto . Se você tem um blog, obviamente não hesite em compartilhar seus artigos nas redes sociais. É uma ótima maneira de aumentar o tráfego para seu site e aproveitar ao máximo o tempo gasto escrevendo seus artigos. Aproveite também as novidades e não tenha medo de compartilhar informações mais leves em um tom mais familiar: uma refeição com sua equipe, um evento de teambuilding, uma reunião com um cliente…

6. Cuide da imagem da sua marca

Sabemos que as pessoas julgam à primeira vista. Se isso é verdade para a ideia que temos de outras pessoas (muitas vezes de forma errada), também é verdade para uma marca. O primeiro olhar para a sua identidade visual (logotipo, carta gráfica, etc.), o nome da sua empresa, a forma de se definir, de contar a sua história, é tão importante quanto a qualidade dos seus serviços. É importante cuidar da imagem da sua marca, do seu branding .

7. Complemente com anúncios pagos na internet

Campanhas pagas muito poderosas, como Googles Ads (o famoso Adwords) ou Facebook Ads (Facebook Ads), por exemplo, podem ajudar você a alcançar pessoas que de outra forma talvez não tivessem ouvido falar da sua empresa . Ou procurar pessoas que conheçam seus concorrentes, mas não você. Se estiverem bem configuradas e otimizadas, essas campanhas podem ser rapidamente lucrativas sem custar os olhos da cabeça, pois exigem pouco material.

Tenha cuidado, no entanto, que para uma campanha de publicidade online ser lucrativa, o trabalho deve ter sido feito a montante: trabalhar em seu referenciamento natural, ter um site eficaz que converta clientes em potencial, conhecer bem seu público-alvo, saber em quais palavras-chave se posicionar… Tudo para otimizar o orçamento que será destinado à sua publicidade. Caso contrário, você também pode jogar seu dinheiro fora, pelo menos economizará seu tempo.

black laptop computer on brown wooden table

8. Construa um banco de dados

Configure maneiras de coletar dados de seu público para que você possa retornar a eles com base em seu perfil . Alguns exemplos :

  • Escreva um white paper para download gratuito em seu site. O único requisito? Insira seus dados para poder baixá-lo.
  • Configure um boletim informativo para o qual seu público possa se inscrever para receber suas últimas notícias, seus conselhos, suas promoções por e-mail.
  • Organize concursos ou testes de personalidade cujos resultados só são acessíveis se você inserir seus dados.

Tenha o cuidado de respeitar sempre o RGPD e de recolher o consentimento da pessoa para poder voltar a contactá-la mais tarde . Sem este consentimento informado, você não poderá reutilizar os dados coletados.

9. Cuide da satisfação do seu cliente

Não há melhor publicidade e melhor visibilidade do que o boca a boca . A satisfação de seus clientes só pode beneficiá-lo. Não hesite em pedir feedback sobre sua experiência com seus produtos ou serviços:

  • Incentive-os a deixar sua opinião em sua página do Google e nas páginas de suas redes sociais
  • Envie-lhes uma pesquisa de satisfação
  • Receba notícias durante o projeto e várias semanas depois
  • Interesse-se por eles, sua atividade

Se você tiver os interesses deles em mente e melhorar a jornada do cliente para satisfazê-los, seus clientes serão verdadeiros embaixadores e seus primeiros repórteres de negócios .

Conclusão

Seja qual for a sua atividade, a chave é ter uma ideia clara das suas personas. É com base nisso que você poderá desenvolver, planejar e aplicar sua comunicação e seu marketing digital . Favoreça a comunicação digital que lhe permitirá uma maior visibilidade ao mesmo tempo que lhe permite ser muito direcionado e chegar aos seus futuros clientes. Esperamos que essas poucas dicas o ajudem a divulgar seus produtos e serviços para seus públicos-alvo!

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