Guia para um site orientado à conversão
Mais e mais empresas estão assumindo o desafio de ter uma presença na Web . Muitos deles, de fato, embarcam na aventura, seja com um simples site de vitrine ou um site de comércio eletrônico . Mas criar um site não é tão fácil. Requer um investimento de tempo e dinheiro .
- Leva tempo, porque deve ser atualizado regularmente , seja em termos de conteúdo, imagens, vídeos…
- E dinheiro porque, geralmente, as empresas usam uma agência web para criar seu site.
Para que se torne um investimento lucrativo, deve ser eficaz e , portanto, levar ao que se chama no jargão do marketing de “ conversões ”.
Mas como otimizar seu site para que seja orientado à conversão ? Esta é uma pergunta complexa que este guia tenta responder. Neste artigo, analisamos a questão das conversões em si e fornecemos uma visão geral rápida das dicas e truques que você precisa implementar para ter um site eficaz e orientado para a conversão . Desde otimizar seu site até adaptar seu conteúdo, construir a confiança do cliente e otimizar pontos de contato…
O objetivo deste guia é ajudá-lo a alcançar seus objetivos na web . Descubra uma mina de informações valiosas para empresas que desejam otimizar seu site e fazer da Web uma verdadeira fonte de receita e notoriedade.
- O que é um site eficaz? – Um site bem desenhado é a garantia de sucesso garantido.
- Como converter seus visitantes em leads? – Análise do comportamento do usuário em seu site.
- Como otimizar a taxa de conversão do seu site? – Design e conteúdo: todos os elementos a ter em conta.
- Como criar um site de valor agregado? – Um site rico para atender às expectativas dos usuários da Internet.
O que é um site eficaz?
O sucesso de qualquer site depende inteiramente de como ele é projetado. Se os designers tiveram ou não muito cuidado ao desenvolvê-lo. Um site bem projetado, que inclui facilidade de uso e utilidade, determina seu sucesso . Como seu site é a cara do seu negócio e a maioria dos clientes em potencial o visitará antes mesmo de visitar sua loja ou empresa, torna-se inevitável projetar seu site com cuidado. Não fazer isso pode acabar prejudicando a imagem da sua marca.
O design e o design da página são essenciais para as conversões . Certamente mais do que você pensa. Mesmo se você usar uma ótima tática de aumento de conversão, não fará muito se a qualidade do seu design parecer ruim.
De fato, a qualidade e a eficácia de um site dependem muito do design e da experiência do usuário. Um site de aparência simples, excepcionalmente fácil de usar e bem estruturado geralmente tem uma classificação alta no Google . Os usuários desses sites também são mais propensos a visitá-los do que aqueles com experiência de usuário ruim. O desempenho depende inteiramente da eficácia do site.
Converta seus visitantes em leads
Crie um túnel de conversão para melhorar o desempenho do seu site
Antes de entrar na definição completa, começaremos definindo o que é um “túnel de conversão”. Um funil é uma ideia ou forma de visualizar e compreender o fluxo e a conversão de potenciais clientes .
Esses visitantes podem ser gerados através de vários métodos, como SEO, marketing de conteúdo, mídias sociais, anúncios pagos, etc. Se você puder entender e analisar o processo, poderá tomar medidas para melhorar esse fluxo.
Definição da noção de conversão
O que se entende por conversão? Este termo designa o momento em que um internauta realiza uma ação em seu site que você espera dele . Converter seus visitantes, portanto, significa incentivá-los a agir para que alcancem um de seus objetivos na web. Em outras palavras, uma conversão ocorre sempre que um visitante conclui uma meta que você definiu para si mesmo.
Ao contrário do que muitas empresas pensam, todos os sites , sejam eles quais forem (sites de comércio eletrônico, mas também sites de vitrine), podem gerar conversões . Há, de fato, um número muito grande de objetivos da web . Claro, o mais conhecido é comprar um produto online. Mas muitas outras são possíveis, como gerar leads por meio de uma newsletter, um formulário de contato, solicitar um orçamento, baixar um white paper… E todas essas ações levam a conversões quando são realizadas.
A taxa de conversão do seu site
A taxa de conversão é um importante indicador de desempenho do seu site: é o índice que determina se o seu site está otimizado para conversões. Em que consiste? Isso é para calcular o número de ações realizadas em relação ao número de visitantes do seu site: (número de ações ÷ número de visitantes) x 100 = sua taxa de conversão em porcentagem .
Quanto maior sua taxa de conversão , mais você atingirá suas metas da web e mais eficaz será seu site. Por outro lado, se essa taxa for muito baixa, pode significar que sua estratégia digital não é a ideal e que deve ser aprimorada. Não entre em pânico, no entanto, se sua taxa de conversão parecer muito baixa. Consideramos, de fato, que uma taxa de 2% já não é nada ruim para um site.
O funil de conversão
Antes de pensar na melhor forma de melhorar sua estratégia digital, você precisa determinar o que não está dando certo . Uma das técnicas mais conhecidas para fazer isso é o funil de conversão. Este é um diagrama que mostra o caminho percorrido pelo usuário da Internet antes de realizar uma ação . Ele mostra as diferentes etapas tomadas para atingir um objetivo e, assim, permite determinar onde o usuário da Internet desistiu, ou seja, onde estão localizados os pontos de perda no processo de conversão.
Por exemplo, para um site de comércio eletrônico, o funil poderia começar quando o internauta coloca um produto em sua cesta e terminar com a confirmação do pedido. Nesse caso, ajuda a entender quando o visitante decidiu interromper seu processo de compra . Pode, por exemplo, ter parado na hora de pagar.
Vamos dar outro exemplo. Caso o objetivo do seu site seja receber pedidos de orçamentos, o funil de conversão pode ser o seguinte: landing page – botão de ação “orçamento grátis” – página de formulário – confirmação do pedido. Assim, você pode descobrir que seus visitantes param na etapa do formulário.
A vantagem dessa técnica é que ela permite determinar o que não está funcionando. Como você vê a etapa em que o visitante parou, pode tentar descobrir por que ele parou. Seu formulário é muito longo? Pede muitas informações consideradas pessoais e desnecessárias para a solicitação? Seu funil é o ponto de partida para começar a repensar sua estratégia digital , para melhorá-la e otimizá-la para conversão.
Como otimizar a taxa de conversão do seu site?
Otimize seu site
Para aumentar sua taxa de conversão, seu site deve ser otimizado . Porque um site de sucesso é acima de tudo um site moderno, que segue uma estratégia adaptada à sua empresa e que oferece uma excelente experiência de utilização.
Design atraente, moderno e fácil de usar
Você sabia que um site com um design desatualizado é particularmente repulsivo para os usuários? Têm a impressão de que o site que consultam não está atualizado ou que a empresa a que pertence carece de modernidade. Por isso é tão importante ter um site com um design moderno e atraente.
A dificuldade, no entanto, é que o web design evolui regularmente. Cada ano traz seu novo conjunto de tendências. Em 2021, por exemplo, o web design joga muito com:
- Um padrão de grade assimétrico com camadas de elementos e uma apresentação menos linear do conteúdo
- Formas orgânicas e oblíquas, com linhas mais fluidas e dinâmicas
- Animações acionadas ou ilustrações dinâmicas, ou seja, que animam quando você rola ou que seguem o movimento do mouse
- Cores vivas e o retorno de gradientes de cores, inclusive no plano de fundo do site
- Do ponto de vista tipográfico, a mistura de fontes e tamanhos de caracteres, a presença de caracteres muito grandes
Um bom design de site requer uma ampla gama de profissionais com habilidades em diferentes áreas . Os princípios de design, SEO e marketing certamente ajudarão os web designers a desenvolver designs eficazes e melhorar a usabilidade de um site.
A simplicidade muitas vezes compensa
O site sobrecarregado pode não funcionar. Colocar muitos elementos na página pode levar a distrair os visitantes do objetivo principal do seu site. A simplicidade é sempre a chave em um design de página da web eficaz. Um design limpo e fresco do seu site não só o torna atraente, mas também ajuda o usuário a navegar de uma página para outra sem problemas . Carregar um site com recursos de design que não atendem ao propósito pretendido pode ser frustrante. Certifique-se de que seu design seja o mais simples possível para que os visitantes possam se sentir fáceis de usar e encontrar o caminho com facilidade.
Consistência gráfica, necessária para um site eficaz
A consistência gráfica na criação de sites é muito importante. Preste atenção à correspondência dos elementos em cada uma das páginas . Entende-se que suas fontes, tamanhos, títulos, legendas e estilos de botões devem ser os mesmos em todo o site. Planeje tudo com antecedência. Finalize as fontes e cores apropriadas para seus textos, botões, etc. e atenha-se a esses elementos durante todo o desenvolvimento. Cascading Style Sheets (CSS) seria útil para manter informações completas sobre estilos e elementos de design.
Velocidade de carregamento supersônica
Quanto mais lento for o seu site, menos seus visitantes querem permanecer nele. Porque os usuários da Internet são conhecidos por serem particularmente apressados e muito pouco pacientes quando navegam. Seja para encontrar uma agência de comunicação ou comprar uma nova televisão, eles querem a informação na hora, sem esperar. Se a página que eles desejam consultar é muito lenta, eles saem do site sem escrúpulos e vão ver o que a concorrência pode oferecer.
Além disso, o atraso não é percebido positivamente em nossa sociedade. Transmite uma imagem negativa e geralmente leva à falta de confiança . Um site que não carrega rápido o suficiente dá a impressão de que não está tendo um bom desempenho e que, de repente, a empresa também não está.
Existem diferentes ferramentas que permitem calcular a velocidade de carregamento do seu site: Pingdom, Google PageSpeed Insights, WebPageTest, GTmetrix… um servidor dedicado, otimize suas imagens para que não fiquem muito pesadas, instale um sistema de cache de servidor…
Design responsivo a todo custo
Agora temos acesso à web em qualquer lugar e a qualquer hora. Os internautas não se contentam mais em navegar quando estão em casa, em frente ao computador. Graças ao seu telefone móvel, eles também e especialmente acessam a Internet quando caminham no parque ao lado ou quando descansam na praia. O tamanho da tela, portanto, varia enormemente dependendo da tecnologia utilizada.
Para ter sucesso na conversão de seus visitantes, é fundamental que seu site tenha um design responsivo , ou seja, que possa se adaptar à tela em que é consultado . Por quê? Porque assim você oferece uma melhor experiência ao usuário : o conteúdo do seu site não fica distorcido em telas menores e sua ergonomia é melhor. Todos esses elementos ajudarão você a encantar seus visitantes, incentivando-os a converter.
Além disso, graças ao design responsivo:
- Você otimiza sua referência natural : o algoritmo do Google para SEO agora se baseia na qualidade de um site no celular antes mesmo da qualidade no computador (de acordo com o Mobile First Index do Google).
- Você economiza dinheiro : em vez de criar vários sites de acordo com as diferentes telas, permite criar um único site, com um único conteúdo e uma única URL.
Um site seguro
Existem várias razões para este fato:
- Porque o Google privilegia os sites que são seguros em detrimento dos que não são: o famoso motor de busca introduziu a menção “não seguro” para sites que não são “https”.
Basta dizer que quando um visitante vê isso, ele obviamente não se sente tranqüilo. - Porque, do ponto de vista dos dados pessoais, você absolutamente deve oferecer aos seus usuários a melhor proteção possível . Uma vez que o GDPR , de fato, todos os dados coletados pelo seu site devem ser seguros, principalmente para limitar o risco de roubo.
- Porque tranquiliza os internautas . Muitos, de fato, consideram o pequeno cadeado na frente da URL de um site como um sinal de confiança. Isso é ainda mais verdadeiro para sites de comércio eletrônico onde os dados bancários devem obviamente ser bem protegidos.
- Porque você melhora seu SEO : o fato de seu site ser seguro é um dos critérios levados em consideração pelo algoritmo do Google para referenciamento natural.
A melhor experiência de usuário possível
Além dos elementos anteriores que obviamente contribuem para a experiência do usuário do seu site, outros pontos também são importantes. O principal não é outro senão o conforto de navegação de seus visitantes .
Nada é mais irritante para um internauta do que procurar informações específicas em um site e não encontrá-las. Um menu excessivamente complicado, páginas com muita informação, muitas subpáginas levando a outras subpáginas… Se o caminho for muito longo, o internauta ficará entediado e sairá do seu site .
Cookies e outros sistemas de armazenamento de preferências também são úteis para a experiência do usuário. Claro, você deve ter o cuidado de seguir as novas regras do GDPR para registrar dados pessoais. Mas graças aos cookies, seu site memoriza as preferências do usuário e as recupera em sua próxima visita . Assim, ele não terá que codificá-los novamente, o que é uma economia de tempo muito interessante para ele.
Adapte seu conteúdo
Um site é um design, mas também um texto. Seja o conteúdo das páginas do seu site ou os artigos que você publica no seu blog , é importante adaptar sua escrita para que ela possa levar mais facilmente a uma conversão, graças a fortes argumentos de vendas ou demonstrando toda a sua experiência .
Identifique suas personas
Quando você cria seu site, você deve se lembrar de que está fazendo isso para o seu negócio, é claro, mas também para usuários/prospects/clientes da Internet. Em outras palavras, você precisa comunicar sua mensagem a eles, enquanto compartilha com eles o conteúdo que lhes interessa. Para converter seus visitantes com sucesso, você deve oferecer a eles conteúdo de alto valor agregado .
Você deve, portanto, analisar esse público , para conseguir segmentá-lo em diferentes grupos representativos . Então você tem que entender os comportamentos, hábitos, preferências, desgostos, dúvidas, hobbies… de todos esses segmentos. O objetivo final é determinar o que é chamado de personas no jargão de marketing . Estes são personagens imaginários que cada um representa uma parte do seu público-alvo . Eles são geralmente definidos por um nome e características sociais e psicológicas.
A grande dificuldade é que um único produto pode ter várias personas diferentes. Portanto, é necessário conseguir combinar as características de cada um para satisfazer a todos e atingir o maior número.
Desenvolva uma estratégia de conteúdo adequada
Graças a esse conhecimento profundo do seu público-alvo, você poderá escrever o conteúdo do seu site para que você queira lê-lo . Porque quanto mais é lido, mais provável é que convença e, portanto, leve à conversão. Deste modo:
- Escreva textos que respondam às perguntas que seus clientes e prospects estão fazendo
- Use um tom que corresponda a eles : por exemplo, se você estiver segmentando um público de adolescentes, evite usar uma linguagem muito formal, que tem menos probabilidade de afetá-los
- Use verbos de ação que terão um impacto maior no público e os incentive a agir
- Crie textos otimizados para referências naturais : como você estudou bem seu público-alvo, poderá determinar as palavras-chave que eles usam para encontrá-lo e, portanto, poderá inseri-las de maneira inteligente em seu conteúdo.
Além dos textos do seu site, você poderá desenvolver uma estratégia de conteúdo coerente para todos os seus canais digitais : redes sociais, blog, e-mail… Além do tom e tipo de mídia, você poderá determinar o conteúdo que encontra mais sucesso: artigos de especialistas, notícias, vídeos, entrevistas, etc. E assim desenvolver um cronograma de publicação.
Escreva uma boa página “Sobre”
Para se destacar e engajar seus visitantes, você precisa tornar sua página dinâmica e impactante . Uma das técnicas para conseguir isso é o storytelling , muito popular no momento. Trata-se de inserir a informação que se deseja transmitir dentro de uma história, ou seja, contar uma história para fins de comunicação .
Seu objetivo é capturar a atenção do leitor, ao mesmo tempo em que desperta emoção . Porque todo mundo adora boas histórias. Eles criam um sentimento positivo, que por sua vez criará vínculos.
Esteja ciente, no entanto, de que o tom que você decidir usar deve corresponder ao seu setor e ao seu público . Se você é um escritório de advocacia respeitável, por exemplo, é melhor evitar contar uma história de ficção científica com alienígenas e naves espaciais. Por outro lado, se você é uma empresa de videogames, espera-se que seja mais divertido do que histórico.
Uma seção de perguntas frequentes
O que é um FAQ? Em francês, FAQ significa Perguntas Frequentes . Esta é uma lista de perguntas que os usuários da Internet fazem com frequência sobre um produto/serviço e as respostas associadas a eles. O objetivo é satisfazer e tranquilizar as perspectivas.
Por que ter uma página de perguntas frequentes é importante?
- Esta é uma página de escuta e troca com os internautas
- Está constantemente acessível, 7 dias por semana e 24 horas por dia , o que é positivo para a experiência e satisfação do cliente.
- Graças a isso, você se posiciona como um especialista em seu campo de atividade e demonstra que conhece e leva em consideração as preocupações de seus clientes.
- Ao responder às perguntas que ele faz, ajuda o visitante a passar de forma mais rápida e eficiente para a próxima etapa de seu processo de conversão.
- Contribui para a referência natural do seu site e traz tráfego, respondendo às perguntas que os usuários da Internet fazem nos mecanismos de pesquisa (graças, em particular, às tags de dados estruturados)
Logos em abundância
Outra forma de reforçar a confiança do visitante são os logótipos como certificações, parceiros, clientes … Perto do testemunho mas de uma forma mais visual, uma secção que inclui os logótipos dos seus parceiros ou dos seus clientes permite-lhe influenciar mais facilmente para as pessoas para realizar a ação que você espera deles.
Tomemos diferentes exemplos:
- Ao exibir as logomarcas de alguns de seus clientes , uma agência de comunicação digital mostra que já trabalhou para grandes nomes. Além disso, ao exibir o logotipo de uma empresa de software, uma empresa do mesmo setor confiará mais facilmente, pois terá um ponto de comparação
- No caso de uma empresa de chocolate orgânico, a exibição do logotipo de certificação orgânica permite que os visitantes vejam rapidamente qual é o seu valor agregado
- Se você recebeu algum prêmio (por exemplo, o prêmio Empreendedor do Ano), exiba-o também em seu site. Você ganha credibilidade
Otimizar pontos de contato
Chamadas à ação
Calls-to-action (CTA) são botões de call-to-action em seu site. Eles estão na própria origem da conversão . Ao criar seu site, você deve desenvolver uma estratégia de call to action. A dificuldade é conseguir otimizar seus botões para aumentar as conversões graças a eles.
Como montar uma boa estratégia de call to action?
Um call-to-action em cada página : assim, o visitante nunca se encontra em um beco sem saída e uma ação é sempre possível, seja entrar em contato com você, solicitar um orçamento, comprar, ver outros produtos…
- Colocar os botões em locais estratégicos : geralmente, colocamos os calls-to-action dos sites no topo das páginas, para evitar que o internauta perca-os porque não rola o suficiente para vê-los
- Acentue os CTAs : A palavra de ordem para um botão de call to action bem-sucedido é visibilidade . Portanto, é necessário evitar o branco sobre um fundo branco, com uma fonte fina e muito pequena. Pelo contrário, prefira cores vivas, que se destaquem e chamem a atenção (vermelho, laranja, verde, rosa, etc.).
- Use uma imagem : se for adequada à frase de chamariz, você também poderá inseri-la em um banner clicável com uma imagem . Assim, você ganha ainda mais visibilidade. Esse tipo de botão funciona especialmente para ações como “baixar o guia” ou “assinar a newsletter”.
- Aponte o CTA para a URL correta : o ideal é que o botão direcione para uma landing page dedicada apenas à ação a ser realizada e na qual haja um formulário de contato, downloads, orçamentos, etc.
- Otimize o conteúdo textual : No próprio botão, use um verbo de ação que facilitará o clique nele. Por exemplo: “saiba mais”, “baixe o guia”, “compre”, “adicione ao carrinho”… Crie também um senso de urgência com frases de efeito como “registre-se rapidamente”, “ligue agora”, «beneficie hoje» …
- Após uma ação, proponha outra diretamente . Seu visitante acabou de baixar seu guia? Ofereça-se para fazer um de seus cursos de treinamento. Seu cliente acabou de comprar um de seus produtos? Sugira outras ideias com um “Você também pode gostar”.
Formulários de contato
Os formulários de contato online permitem que você colete informações relevantes sobre seus clientes potenciais . O ponto principal, na verdade, é orientar seus leads para que eles forneçam as informações que você precisa . Assim, você obtém dados direcionados e de qualidade.
Estes formulários caracterizam-se por uma sucessão de campos, alguns obrigatórios e outros opcionais , que o internauta preenche com os seus dados pessoais. Eles geralmente consistem nas seguintes informações: sobrenome, nome, endereço de e-mail, número de telefone, mensagem. Então, dependendo da finalidade do contato, outros dados podem ser solicitados. Por exemplo, se você estiver em BtoB: o nome da empresa, o setor de atividade, etc.
Mas para que um formulário de contato tenha um bom desempenho, ele precisa ser pensado de forma inteligente:
- Peça apenas as informações realmente necessárias : nada é mais irritante do que ter que fornecer seu endereço postal, se você quiser simplesmente baixar um e-book. Se seus visitantes considerarem que você está solicitando muitos dados pessoais desnecessários, eles procurarão em outro lugar.
- Não crie um formulário muito longo : na Internet, tudo deve ser rápido. Os internautas não têm muita paciência. Eles querem tudo, imediatamente. Se o seu formulário de contato for muito longo e tiver muitos campos para preencher, eles podem ficar entediados e parar de enviar sua solicitação.
- Crie uma página de agradecimento : assim que o pedido for enviado, seu cliente em potencial precisa ser tranquilizado . Ao terminar com uma página que confirma o envio de sua mensagem e agradece seu pedido, ele se sentirá apoiado até o final e, portanto, será mais positivo em relação a você quando você voltar a entrar em contato com ele (o mais rápido possível, embora seguro ).
- Alguns setores se prestam a formulários de contato originais . Por exemplo, você pode desenvolver formas narrativas : um texto escrito na primeira pessoa onde os internautas devem preencher os campos inseridos no texto. Mais leves, esses formulários intrigam os clientes em potencial que são mais propensos a preenchê-los. A única desvantagem: eles também exigem mais engajamento dos leads que devem dedicar um tempo para lê-los.
A crescente importância do chat e dos chatbots
Mais e mais empresas estão tomando a decisão de integrar um sistema de mensagens instantâneas em seu site. O interesse é que a conversa tenha um caráter imediato. Não se trata mais de enviar um e-mail ou preencher um formulário de contato e aguardar uma resposta. Um chat, pelo contrário, significa uma resposta rápida . Obviamente, tudo isso impacta positivamente na experiência do seu usuário. O problema é que requer investimento . Para cumprir sua promessa, você precisa que um membro de sua equipe esteja constantemente atento às mensagens que você recebe em seu chat e seja capaz de responder rapidamente. Sem ele, a integração deste sistema de mensagens instantâneas é inútil e pode depreciar sua imagem.
Mas a Internet está em constante evolução e novas tecnologias aparecem todos os dias. Para suprir a necessidade de um funcionário sempre disponível para atender o chat, agora existe uma solução cada vez mais eficiente: o chatbot . É um robô capaz de dialogar com um usuário. Permite:
- Para informar sobre sua marca
- Para fornecer suporte ao cliente
- Para aconselhar e até vender (para os chatbots mais avançados)
Como criar um site de valor agregado?
Valor agregado: definição geral
Em primeiro lugar, vamos dar uma olhada no que significa valor agregado no mundo dos negócios. Essa noção se refere à riqueza produzida por uma empresa quando ela transforma as matérias-primas ou serviços de que necessita para criar seu próprio produto ou serviço . Portanto, é calculado subtraindo o preço dos custos intermediários do preço do produto acabado.
Por exemplo, vamos imaginar por um momento que você é uma empresa que vende biscoitos de chocolate. O valor agregado, neste caso, é a diferença entre o preço do pacote de biscoitos e o preço dos ingredientes e equipamentos necessários para confeccioná-lo.
Um site com valor agregado
Aplicado à Web, valor agregado refere -se à riqueza produzida por um site , tanto para a empresa quanto para o usuário.
- Para uma empresa, é uma ferramenta de marketing e uma fonte de leads , e até de renda quando esses prospects se tornam clientes.
- Para os internautas, é uma fonte de informação de qualidade , que responde às suas dúvidas e expectativas.
Um site de valor agregado deve conseguir combinar desempenho de marketing e conteúdo de qualidade . O seu objectivo é satisfazer todos os interessados, tanto empresas como utilizadores, oferecendo um real valor acrescentado para cada um deles.
Crie um site de valor agregado para empresas
Para muitas empresas, tornar-se digital com um site faz parte do desejo de crescimento . Eles então criam um site para tentar ganhar visibilidade junto ao público e assim aumentar seu número de prospects e clientes . E nada melhor do que a Internet para aumentar a visibilidade do seu negócio? Quando sabemos, de fato, que 77% dos belgas estão ativos diariamente na Web, entendemos melhor como é importante para você se orientar.
Mas quais são os elementos-chave para criar um site de valor agregado para o seu negócio ? Para que seja eficaz, ele precisa atrair tráfego e gerar conversões . Deve, portanto, estar bem indexado nos motores de busca e oferecer uma estratégia de marketing digital eficaz .
A referência do seu site
Uma boa indexação no motor de busca requer uma estratégia de referenciação adaptada ao seu setor de atividade . Mas o que exatamente é a referência de um site?
Existem duas técnicas principais de SEO: natural ( SEO ) e paga (SEA). O objetivo de ambos é permitir que seu site seja bem localizado nas páginas de resultados dos buscadores (Google, Yahoo…). O objetivo de um site, na verdade, é garantir que os usuários da Internet que digitam na barra de pesquisa do Google certas palavras- chave relacionados ao seu setor de atividade encontram você facilmente. Voltemos ao exemplo das bolachas de chocolate e especifiquemos que são produtos biológicos feitos à mão nas oficinas de Namur. Logicamente, você quer estar nos primeiros resultados do Google quando os internautas pesquisarem por “biscoitos orgânicos de chocolate Namur” ou “loja de biscoitos artesanais Namur”.
Como funcionam as técnicas de referenciamento natural e pago? Antes de tudo, você deve determinar as palavras-chave importantes para o seu negócio durante uma análise de SEO/SEA. Diferentes ferramentas permitem designar as palavras-chave relacionadas ao seu setor de atividade que são procuradas pelos internautas. Estes incluem: Moz, Google Trends, Keyword io, Answer The Public. De forma mais simples, você também pode verificar as sugestões do Google e pesquisas relacionadas.
Então, uma vez que suas palavras-chave foram selecionadas, você deve desenvolver uma estratégia de SEO natural e paga.
- SEO consiste em um conjunto de técnicas destinadas a otimizar o SEO do seu site diariamente . Isso envolve escrever conteúdo amigável para SEO e tags de meta-título e meta-descrição HTML, criar uma estrutura de árvore orientada para SEO (menu do seu site), configurar um blog, etc.
- O SEA, por outro lado, permite que você crie anúncios que são encontrados na parte superior ou inferior das páginas de resultados. No entanto, estas são campanhas pagas e efêmeras .
Uma estratégia de marketing digital adaptada aos seus objetivos
Para que seu site consiga converter seus visitantes, é necessária uma boa estratégia de marketing digital . No entanto, uma estratégia de marketing digital funciona tanto antes, durante e depois. Nós explicamos:
- Antes: deve primeiro definir claramente o seu objetivo (desenvolver a sua notoriedade, encontrar potenciais clientes, aumentar o seu volume de negócios, etc.). Então, uma vez que você tenha seu objetivo em mente, você deve analisar sua situação para identificar seus concorrentes, determinar seu público-alvo e definir o que o diferencia.
- Durante: depois vem a fase de criação de uma estratégia adaptada ao objetivo definido. Você precisa determinar como você vai direcionar o tráfego para seu site . Por exemplo, com a criação de um blog e um cronograma de publicação. Então você deve colocar em prática várias ações destinadas a facilitar a conversão de seus visitantes: call to action, formulários de contato, landing page, pop-up…
- Depois: depois de tudo isso, você ainda precisa medir o desempenho de suas ações e sempre aprimorá-las com ideias novas e originais.
Crie um site com valor agregado para os internautas
Embora um site seja uma ferramenta formidável para as empresas, elas não devem esquecer o importante lugar que o usuário ocupa na equação. Seu site é voltado para usuários da Internet. Portanto, não é uma questão de deixar para os contras em favor de seus objetivos.
A comunicação digital, de facto, designa uma nova forma de comunicar com o público. A partir de agora, não se trata mais de sair em um monólogo centrado apenas em você. Pelo contrário, devemos incluir o público e favorecer o diálogo . É, portanto, uma visão completamente diferente da comunicação, que inevitavelmente tem impacto no seu site. Para que o internauta sinta essa sensação de compartilhamento, você deve focar no conteúdo do seu site.
Uma estratégia de conteúdo sob medida
O conteúdo do seu site o torna rico. Seja pura escrita (textos de página, artigos de blog, notícias) ou conteúdo multimídia (foto, vídeo, animação, playlist), eles são a sua força para se diferenciar dos seus concorrentes e atrair a atenção do internauta .
Através de seus diversos conteúdos, você deve fornecer aos internautas uma fonte real de informações sobre você, seus produtos/serviços, seu setor de atuação. Trata-se, portanto, de criar valor graças aos seus textos ou vídeos. Para isso, tome o cuidado de sempre abordar seus visitantes e fornecer a eles informações relevantes e de qualidade. Ao criar seu conteúdo, você deve sempre se perguntar quais informações seus clientes estão procurando para fornecê-las a eles. É porque você responde ao pedido deles que eles ficarão satisfeitos e inclinados a continuar visitando seu site.
Terminar
Na Poush, acreditamos que, para criar um site eficaz , a empresa e os usuários são dois lados da mesma moeda. Portanto, é importante combinar os dois durante o design, a fim de oferecer um site que seja uma fonte de perspectivas, mas também de informação.
Trabalhar na usabilidade, conteúdo e SEO de um site é necessário para aumentar sua taxa de conversão . Ao dar aos seus internautas um acesso fácil e intuitivo às informações ou produtos que procuram na Internet, você aumenta as chances de que eles realizem a ação visada pela sua empresa por meio de seu site. Deve, portanto, ser eficaz e ter um valor acrescentado real.
É claro que o conteúdo de um site é a pedra angular do seu site, mas combina com uma estrutura de site e um design da web muito específicos . Tudo deve, portanto, ser considerado em conjunto, para que se valorizem mutuamente.