Uma loja online para expandir suas vendas pela Web? E por que não finalmente. As vendas online explodiram literalmente durante o confinamento. Uma tendência que parece se confirmar, mesmo no momento da recuperação.

Se o e-commerce pode ser uma solução interessante, é, no entanto, apenas a partir do momento em que você é encontrado nos resultados da pesquisa . E a concorrência é acirrada. A Web, de fato, é um universo muito competitivo. É ainda mais para o e-commerce onde alguns grandes nomes ocupam muito espaço (Zalando, Amazon, Fnac, Ebay, etc.).

Por que fazer referência natural em sua loja online?

Mais flexível do que uma loja física, uma loja online permite que você esteja acessível a qualquer hora e em qualquer lugar na Bélgica (e até no mundo se você tiver ambições internacionais). No entanto, a criação de tal ferramenta web não acontece da noite para o dia. Requer uma reflexão profunda, tanto do ponto de vista mercadológico quanto logístico.

  • Conheça os principais passos para começar no e-commerce em nosso guia completo ” Por que fazer e criar um e-commerce  “.

Posicionamento natural nas SERPs

Entre os principais pontos da sua estratégia de marketing está o referenciamento natural (conhecido como SEO). Esta técnica destinada a posicionar-se nos resultados dos motores de busca é essencial se pretende atrair tráfego para o seu e-commerce sem ter de passar sistematicamente por campanhas publicitárias (por exemplo, referenciamento pago, conhecido como SEA). Ao otimizar sua loja online para SEO, o objetivo é aumentar naturalmente sua visibilidade na Web para vender ainda mais seus produtos e serviços. Simples, posto assim… E ainda!

Uma técnica complexa

Embora o SEO seja necessário para gerar tráfego para sua loja online com sucesso, ainda é uma técnica muito complexa, que se baseia em muitos critérios muito variados. Entre os mais conhecidos estão a escrita de conteúdo orientado para SEO (ou seja, a escrita de textos de acordo com determinadas palavras-chave), networking interno, backlinks, mobile friendly…

  • Para obter mais informações sobre a otimização geral de SEO de um site, consulte nosso guia “  Otimização de SEO natural  ”.

Todos esses conceitos muito diferentes exigem um conhecimento profundo da Web e otimização de sites . A referência natural, de fato, é uma questão muito densa. É ainda mais complexo porque também é muito mutável. Os critérios estão evoluindo e se tornando mais específicos, enquanto os robôs do Google estão se tornando mais eficientes. Para obter resultados e melhorar o posicionamento do seu site, a maioria das empresas decide, portanto, recorrer a um consultor de SEO.

Uma agência de SEO na web é composta por especialistas em marketing digital que podem desenvolver uma estratégia eficaz de SEO. Na Poush, acreditamos que qualquer boa estratégia deve passar primeiro por uma fase de análise. Para otimizar o seu e-commerce para os motores de busca , realizamos uma auditoria SEO . Seu objetivo não é apenas determinar as palavras- chave mais relevantes para sua atividade, mas também estudar as alavancas necessárias para superar a concorrência.

person holding pencil near laptop computer

Como melhorar o SEO da sua loja online?

O objetivo deste artigo é fornecer algumas dicas de otimização de SEO específicas para lojas online. Se os critérios apresentados no nosso guia geral obviamente se aplicam ao comércio eletrônico, este também possui algumas especificidades relacionadas ao seu objetivo principal: a venda online. É por isso que decidimos revelar 5 ótimas maneiras de melhorar sua referência natural .

1) Otimize a velocidade de carregamento do seu e-commerce

Por definição, e-commerces são sites mais pesados ​​do que os chamados showcases (cujo objetivo não é vender diretamente online, mas sim incentivar o contato). É totalmente lógico. Onde um site de vitrine apresenta os principais serviços e produtos de uma empresa, o comércio eletrônico os especifica de maneira muito mais específica. Cada produto, em cada categoria, tem sua própria folha, o que necessariamente multiplica o número de páginas.

Máximo de três segundos de carregamento

Em termos de velocidade de carregamento, estima-se que um site deve ser capaz de carregar no Google em apenas três segundos , caso contrário, o internauta ficará entediado e decidirá procurar em outro lugar. Isso é ainda mais verdadeiro para os usuários da Internet que navegam no celular. Garantir uma boa velocidade de carregamento da sua loja online significa, portanto, melhorar o seu referenciamento natural, mas também reduzir a sua taxa de rejeição (percentagem de internautas que deixaram o site após consultar apenas a página em que desembarcaram) e aumentar a sua taxa de conversão (percentual de Internet usuários que compraram seus produtos online).

Algumas dicas para melhorar sua velocidade de carregamento

Para ajudar você a tornar seu site mais rápido , aqui estão algumas pequenas dicas que você pode implementar facilmente por conta própria:

  • Verifique o peso de suas imagens . Estes devem ser otimizados para a Web, ou seja, não devem ser muito pesados ​​(+/- 120k) ou muito grandes. Para fazer isso, use tanto quanto possível o formato JPEG, que é o mais leve. Para imagens que incorporam transparência (por exemplo, um logotipo), prefira o formato PNG ao GIF.
  • Escolha um bom host , perto de você e do seu negócio. Se você é uma empresa belga que deseja vender principalmente na Bélgica, prefira um anfitrião belga ou francês . Isso reduzirá o tempo de resposta do servidor.
  • Use o sistema de memória “cache” tanto quanto possível . Seu objetivo é exibir seu site mais rapidamente, salvando como arquivos temporários vários elementos de uma página já visitada anteriormente.
  • Limite os redirecionamentos 301 (código da Web que informa ao Google que uma página mudou de URL) o máximo possível. Também chamados de redirecionamentos permanentes, os 301s são muito úteis, mas ainda exigem uma solicitação adicional ao servidor , o que aumenta sua velocidade de carregamento.
  • Apague os plugins que você não usa ou não usa mais e que ocupam espaço desnecessariamente, sobrecarregando seu e-commerce.
  • Compacte seus arquivos CSS (arquivos que contêm informações de layout para seu conteúdo da Web, como layout de elemento, alinhamento de texto, fontes e cores usadas, espaçamento, imagens de plano de fundo etc.).

Existem diferentes ferramentas para calcular a velocidade do seu site . É o caso, por exemplo, do PageSpeed ​​Insights ou Test my site (ferramenta Think with Google).

2) Escreva conteúdo otimizado para sua loja online

O texto de suas páginas da web é um critério decisivo para o referenciamento de SEO. Para ser bem referenciado, de fato, você deve escrevê-los de acordo com diferentes práticas.

  • Para obter mais informações sobre redação orientada para SEO, leia nosso artigo ”  Como escrever um bom conteúdo de SEO  ?” »

Para um e-commerce, existem dois tipos de conteúdo que você deve otimizar: as páginas referentes às categorias de seus produtos e as dos seus próprios produtos .

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Páginas dedicadas às suas categorias de produtos

Em um e-commerce, as páginas de categoria geralmente contêm pouco texto. Isso é normal em si. Quando o internauta clica em uma dessas páginas, espera ir direto ao cerne da questão e ter acesso aos diversos produtos e suas fichas descritivas. Portanto, o conteúdo do texto não é o que ele precisa.

No entanto, isso não significa que você não deve escrever nada. É principalmente graças ao seu conteúdo que você conseguirá posicionar suas páginas de categorias nos resultados da pesquisa. A solução (por sinal também defendida por grandes nomes do e-commerce como Zalando) é, portanto, relegar seu conteúdo para o final da página , onde o Google pode vê-lo e, portanto, entender mais facilmente sobre o que é sua página e lá onde ela não perturbe seus visitantes. Ao adicionar este texto otimizado para SEO , você satisfaz a todos e otimiza sua referência natural.

Uma ficha de produto clara e detalhada

As fichas descritivas também devem conter texto para poder referenciar o próprio produto. Aqui estão algumas dicas para uma listagem completa:

  • Escreva uma descrição detalhada do produto . Se você é um revendedor, evite usar a descrição enviada pelo fornecedor para não criar o que chamamos de conteúdo duplicado (ou seja, conteúdo duplicado ou mais precisamente um copy-paste de outro texto). Esta técnica é de fato preterida pelo Google.
  • Para o lado tranquilizador, integre as opiniões de seus clientes sobre cada produto individualmente. Muitos usuários da Internet agora passam pela caixa de revisão antes de fazer uma compra. A opinião de seus pares é realmente importante para eles.
  • Não hesite em adicionar arquivos para download ou vídeos (por exemplo, um vídeo que mostre como montar seus móveis, como usar essa peça de roupa, como conectar seus fones de ouvido à televisão, etc.).
  • Ofereça produtos associados para permitir que o internauta indeciso fique mais tempo em seu site e viaje de página em página. Isso diminuirá sua taxa de rejeição e aumentará o índice de duração da sessão (indicadores-chave do Google Analytics), o que melhorará seu SEO.

3) Crie um blog para seu e-commerce

Seja seu site uma vitrine ou uma loja online, o blog é uma excelente ferramenta de SEO. Ele permite que você se posicione em um conjunto de palavras-chave que não são encontradas diretamente em suas páginas da web e ainda assim são relevantes para o seu negócio. Em outras palavras, permitirá expandir suas fontes de aquisição de tráfego .

A vantagem no caso de um e-commerce é que um blog permite encontrar prospects que estão em diferentes níveis do funil de conversão . Onde você for puramente comercial em suas páginas de produtos (seu objetivo é vender e nada mais), você poderá configurar um marketing muito mais personalizado, que responde às várias perguntas que seus clientes potenciais se fazem antes de fazer uma compra. Ao invés de ser apenas um vendedor, você também se torna um consultor, o que também é excelente em termos de e-reputation .

4) Peça depoimentos de seus clientes

Como explicamos anteriormente, os usuários da Internet são particularmente sensíveis à opinião de seus semelhantes. Google também. Ainda mais do que pontuações de estrelas, o que você deve focar são os depoimentos . Eles fornecem credibilidade . É por isso que é tão importante tê-los tanto no seu site, mas também e acima de tudo, no seu arquivo do Google Meu Negócio (arquivo de identidade destinado principalmente a pequenas e médias empresas e que permite ganhar visibilidade nos resultados de pesquisa).

A interação criada, de fato, participará do que chamamos de autoridade da sua marca . O raciocínio do Google é dizer que, se você receber comentários e sua classificação geral for satisfatória, os usuários da Internet acharão que você vale a pena. E se você é interessante para eles, também é interessante para seus resultados.

Para sua informação, na Bélgica, o site de avaliações que está ganhando cada vez mais força é o Trustpilot .

5) Uma estrutura clara e legível

Este é frequentemente o problema com o comércio eletrônico. Mais importante que um site de vitrine, eles possuem muitas URLs que podem complicar rapidamente o mapa do site da sua loja virtual (arquivo XML que apresenta a estrutura, a arquitetura do seu site). No entanto, a clareza desse mapa do site é essencial se você quiser permitir que os robôs de indexação do Google entendam completamente seu site e não percam algumas de suas páginas.

Para facilitar o trabalho dos robôs em questão e sobretudo otimizar a sua referenciação natural, o trabalho dos próprios URLs também é importante. É aconselhável, de fato, torná-los o mais simples e legíveis possível com o nome de domínio do site, é claro, mas depois a categoria e o próprio produto.

Conclusão

Se um bom referenciamento natural é essencial para a aquisição de tráfego , não deixa de ser uma prática complicada de implementar. Requer uma estratégia precisa e personalizada , que por si só exige um maior conhecimento da Web e muitas horas testando esta ou aquela solução. Esperamos que estas poucas dicas dadas para otimizar o SEO da sua loja online lhe sejam úteis e lhe permitam aumentar o seu posicionamento nos resultados de pesquisa (SERP) do Google . Se você tiver alguma dúvida ou quiser a ajuda de nossos especialistas, é claro que estamos à sua disposição. Juntos, vamos trabalhar no desenvolvimento do seu negócio.

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