A referência natural é um trabalho de longo prazo. Para otimizar seu site e suas páginas são necessárias muitas horas de trabalho. E mesmo quando os resultados estão lá, você precisa continuar trabalhando otimizando seu conteúdo e seu desempenho repetidamente. No entanto, o resultado vale o esforço. Um site bem posicionado nos resultados de busca é um grande ganho de visibilidade para sua marca. Em última análise, isto resulta num aumento do número de clientes e, consequentemente, do volume de negócios .

Para ajudá-lo nessa longa busca, decidimos listar algumas ferramentas de SEO que são particularmente úteis para otimizar e monitorar seu referenciamento natural .

Ferramentas gerais

São ideais para acompanhar a evolução do posicionamento do seu site e melhorá-lo.

A ferramenta de referência: Semrush

Semrush é literalmente o canivete suíço do SEO. Esta ferramenta de análise está repleta de informações valiosas para otimizar sua referência natural no dia a dia. Dividido em várias grandes ferramentas (SEO, Social Media, Content Marketing…), permite-lhe melhorar todos os aspetos do seu SEO .

Graças a ele, de fato, você pode encontrar as palavras-chave interessantes para sua atividade e analisá-las (volume de pesquisa, popularidade, CPC etc.). Também é útil para realizar uma auditoria de saúde do seu site, analisar o nome de domínio de seus concorrentes, monitorar seu posicionamento no Google, escrever conteúdo otimizado, otimizar sua estratégia de netlinking , etc. A única desvantagem desta excelente ferramenta: não é gratuita. Por outro lado, sua completude o torna um grande aliado.

Moz

Moz também é um tamanho na questão. É notavelmente graças a ele que existe o conceito de autoridade de domínio , que mede em uma escala de 0 a 100 a força do seu site (ou seja, até que ponto o Google o considera uma autoridade na Web). Dependendo da sua assinatura (gratuita, Pro, Local ou Stat), você tem direito a vários recursos muito úteis , por exemplo:

  • Pesquisando por palavras-chave e links externos
  • A auditoria técnica do seu site
  • Relatórios de SEO
  • Monitoramento diário
  • Inteligencia competitiva
  • etc.

Console de pesquisa

O Google Search Console é uma ferramenta gratuita oferecida pelo Google . Indispensável para o seu referenciamento natural, é constituído por um conjunto de funcionalidades e relatórios destinados a ajudá-lo na gestão do seu referenciamento natural. É também a única ferramenta que existe para se comunicar diretamente com o Google , especialmente em caso de problema. Aqui estão alguns exemplos dos papéis que ela pode desempenhar:

  • Verifique a indexação do seu site e suas páginas (ou seja, verifique se os algoritmos do Google podem vê-los e rastreá-los).
  • Notifique quando seu site receber uma penalidade ou encontrar um problema.
  • Ofereça informações relacionadas ao seu tráfego de SEO e sua posição nas páginas de resultados.
  • etc.
Google light signage

Ferramentas analíticas

Eles são muito úteis para analisar certos pontos específicos do referenciamento natural.

Google Analytics

Para analisar seu tráfego de SEO , o Google Analytics é a ferramenta certa. Graças a ele, você pode, de fato, determinar qual proporção do seu tráfego vem da referência natural. Você também obtém informações diferentes sobre esse tráfego que são úteis tanto para sua otimização de SEO quanto para sua estratégia de marketing na web em geral:

  • Sua demografia
  • Seus dados geográficos
  • O que ele está procurando no Google
  • As páginas do seu site que ele mais consulta
  • Os objetivos que cumpre
  • Sua taxa de rejeição
  • etc.

Observador de SEO e SEO Majestic

Essas duas ferramentas são muito valiosas para estudar os backlinks (links externos) do seu site. Estes últimos, de fato, são um critério essencial de referência natural. Considerados pelo Google como uma marca de confiança, eles devem ser de qualidade para impulsionar seu SEO .

É por isso que uma ferramenta que permite analisá-los é tão importante. Nesse sentido, SEObserver e Majestic SEO são muito semelhantes e fornecem informações semelhantes, a saber:

  • Fluxo de confiança (porcentagem que estima a qualidade de seus links)
  • Fluxo de Citação (volume do link)
  • Número de domínios de referência
  • O IP dos domínios de referência
  • As âncoras usadas para fazer seu link (o texto no qual seu hiperlink está localizado)
  • E muitos outros…
person working on blue and white paper on board

sapo gritando

Deseja realizar uma auditoria técnica do seu site e seu referenciamento natural? Então você vai adorar Screaming Frog  ! Este robô rastreia seu site procurando um conjunto de dados muito úteis para otimizar seu SEO. Por exemplo, ele:

  • Encontre seus links quebrados
  • Analisa seus títulos e metadados
  • Estude seus redirecionamentos e possíveis erros 400, 500…
  • Descobre conteúdo duplicado (conteúdo duplicado, ou seja, copiado)

O topo do topo? Existe uma versão gratuita já muito útil que pode te ajudar a destacar pontos que são fáceis de corrigir.

Página de insights de velocidade

A velocidade de carregamento de um site é um dos critérios decisivos do referenciamento natural, principalmente no mobile . Estima-se, de fato, que os usuários de dispositivos móveis não esperem mais de 3 segundos antes de sair de um site que carrega muito lentamente.

Para verificar o desempenho do seu site , uma ferramenta de auditoria de velocidade é, portanto, essencial. Gratuito e desenvolvido pelo Google, o Page Speed ​​Insights tem a vantagem de mostrar o que a gigante americana (principalmente usada na Bélgica) espera do seu site em termos de velocidade .

Ferramentas editoriais

SEO também é um tipo de escrita muito específico , que segue um certo número de códigos. O objetivo das ferramentas editoriais é, portanto, otimizar seus textos para referências naturais .

1.fr

Este site permite que você determine o casulo semântico de sua página e sugere palavras-chave para adicionar ao seu texto. Como tudo isso funciona? Geralmente é recomendado limitar-se a uma palavra-chave principal por página . Mas o fato é que essa palavra-chave é acompanhada por todo um conjunto de outras palavras relacionadas. Isso é o que chamamos no jargão de campo semântico (ou casulo semântico).

Para melhorar o referenciamento da sua página , é necessário garantir que o texto desta última inclua algumas das palavras-chave do seu campo semântico. E a vantagem do 1.fr é que ele lista um certo número de palavras para adicionar à sua página para que ela seja ainda melhor referenciada.

Responda ao público

A referência natural é uma técnica de marketing de atração . Ao contrário do marketing push, cujo objetivo é enviar informações para o cliente em potencial, o marketing de atração busca trazer esse cliente em potencial até você por conta própria. E para fazer isso, você deve escrever um conteúdo que responda às perguntas que ele faz.

Answer The Public é uma ferramenta que permite determinar com precisão quais perguntas seu público-alvo faz. Tudo o que você precisa fazer é digitar na barra de pesquisa do site a palavra-chave geral que lhe interessa e o programa o tira com todas as perguntas relacionadas a essa palavra-chave . Além disso, você já pode fazer várias pesquisas gratuitas por dia!

Yoast

Yoast é um plugin WordPress super poderoso para escrever seus metadados . Estes são realmente importantes para um site otimizado! Com o Yoast, você pode verificar se seu meta-título e meta-descrição não são muito longos nem muito curtos e que contêm sua palavra-chave principal. Você também recebe várias dicas para otimizar seu texto (frases muito longas, difíceis de entender etc.).

Uma ferramenta de SEO especialmente projetada para nossos clientes

Quer acompanhar o posicionamento das suas páginas no Google, obter sugestões de otimização para o seu conteúdo SEO  ? Na Poush, criamos uma ferramenta apenas para nossos clientes que inclui vários dos recursos mencionados acima: The Growthery Store.

Com ele, você pode trabalhar na checagem de seus textos e seus campos semânticos, obter informações sobre seu nome de domínio, usar um Dashboard para acompanhar seu posicionamento… Você encontra tudo no mesmo lugar! Melhor ainda, também oferecemos diversos e-books e treinamentos para continuar aprendendo e otimizando seu site.

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