E-mail marketing é a arte de ganhar dinheiro com sua lista de e-mail . É uma das formas mais poderosas de ganhar dinheiro online , mesmo que você não tenha um blog fixo.
Porque contanto que você tenha uma lista de prospects ou clientes receptivos que o reconheçam como um especialista em seu campo , eles definitivamente estarão dispostos a aceitar qualquer oferta valiosa que você fornecer.
Como funciona o e-mail marketing?
Se você tem um site ou qualquer outro canal onde tenha direcionado tráfego como uma rede social ou um grupo, seus visitantes chegam, consomem algumas informações e vão embora sem nunca mais voltar.
No entanto, se você conseguiu capturar seus e-mails, você pode contatar novamente várias vezes – oferecendo-lhes informações úteis ou oferecendo-lhes ofertas nas quais possam estar interessados.
De fato, ao acessar seu site ou sua rede social, seus visitantes demonstram interesse no que você compartilha. Deixá-los ir, sem lembrar seu e-mail para contatá-los novamente, é um grande erro.
Todos os profissionais de marketing reconheceram o potencial do email marketing para gerar enormes lucros e desde então têm procurado encontrar as melhores formas de rentabilizar a sua lista através de boas práticas de email marketing.
Este artigo final de marketing por e-mail visa revelar essas práticas recomendadas para que você possa aprender e aplicar as estratégias para começar a obter grandes lucros com sua lista.
Noções básicas de e-mail marketing
Os e-mails representam os “endereços” dos visitantes que chegam ao seu site e procuram informações específicas sobre o tema do seu nicho. E, como acontece com os endereços físicos, uma vez que você os tenha, você pode entrar em contato com seus contatos a qualquer momento para fornecer informações ou oferecer uma oferta.
Para criar uma lista de endereços de e-mail, você precisa configurar um autoresponder de e-mail. Para isso, não há necessidade de passar 2 dias pensando em qual autoresponder escolher, as vantagens etc:
Escolha a Getresponse , que é a melhor do mercado e que usamos desde 2017 para gerenciar todas as nossas campanhas.
Para começar no marketing por e-mail, você deve primeiro se registrar e criar uma conta na Getresponse . Este último será usado para coletar os endereços de e-mail de seus contatos, gerenciar seus assinantes e enviar e-mails para sua lista.
Depois de criar uma conta na Getresponse, você precisará configurar um sistema de coleta de leads ou assinantes, que detalharei no próximo capítulo deste artigo.
Com uma lista de e-mail, você pode não apenas estabelecer um relacionamento contínuo com seus assinantes, mas também oferecer a eles produtos que os interessem. O tráfego que chega e não é apanhado é um desperdício. As pessoas estão procurando informações específicas e vão embora para sempre assim que as encontrarem.
No entanto, se você conseguir capturar seus e-mails, poderá continuar a fornecer valor a eles e transformá-los em clientes ou seguidores fiéis. É aí que entra o poder do e-mail marketing.
Mas primeiro, vejamos alguns fundamentos da construção de listas, porque como você ganha dinheiro com sua lista de e-mail sem ter uma lista para começar?
Noções básicas de construção de uma lista de e-mail
Como você começa a construir uma lista de e-mail, exatamente?
Para começar, primeiro você precisa configurar sua página de captura de e-mail ou página de destino . Geralmente é composto por 3 elementos:
1) Um formulário de contato onde os visitantes podem inserir seu endereço de e-mail e/ou nome,
2) Um presente gratuito ou “ímã de chumbo” que aparecerá nesta página e incentivará os visitantes a fornecer seu e-mail em troca do seu presente.
3) Uma página de agradecimento (esta página não é obrigatória).
Nota: Se você possui um site, não é necessário criar uma página de captura. Você pode simplesmente criar um formulário que será exibido como um pop-up quando seus visitantes chegarem ao seu site.
Sua página de captura é apenas uma página simples que conterá um título e um subtítulo que o incentivam a descobrir sua isca digital, um pitch e um call to action, como: Inscreva-se para receber .
O que você precisa:
O título deve ser cativante e ousado para atrair imediatamente a atenção do leitor.
O subtítulo deve reforçar a mensagem do título.
O objetivo da página é “atrair” um visitante para inserir seu nome e endereço de e-mail em troca de um presente gratuito. Pode ser um e-book, um curso online ou uma newsletter semanal.
Portanto, os argumentos em sua página de captura destinam-se a explicar o que o leitor receberá com esse presente gratuito e a melhorar a taxa de inscrição.
Por fim, no call to action, você informa ao leitor que ele deve inserir seu nome e endereço de e-mail para receber o brinde.
Um autoresponder como o Getresponse tem personalizações fáceis para ajudá-lo a construir tudo rapidamente.
Aqui está um exemplo de uma página de captura que oferece treinamento gratuito em troca do endereço de e-mail.
Você também pode optar por colocar seu formulário de inscrição em seu blog ou site para coletar assinantes. A escolha é inteiramente sua, mas as páginas de destino geralmente têm taxas de inscrição mais altas porque os visitantes têm menos opções – se devem se inscrever ou não – em comparação com os blogs.
É isso aí, seu sistema de construção de lista está pronto. Tudo que você precisa é de tráfego e você está pronto para construir uma lista enorme!
Depois que sua página de captura atraente é criada, tudo o que você precisa fazer é enviar tráfego direcionado para ela para inscrições de terra. O processo pode levar mais ou menos tempo, então você terá que aguentar e ser paciente o suficiente.
O próximo passo, quando você começar a receber clientes em potencial que se inscrevem em sua lista de e-mails, é enviar e-mails qualificados para provar sua autoridade e vender seus produtos.
Próxima Etapa :
Escreva títulos de e-mail atraentes
O elemento mais importante de um email é o seu título. Se o seu título não chamar a atenção do seu leitor nos primeiros segundos, todo o e-mail será perdido – eles nem o abrirão!
O que exatamente é um bom título?
Deve despertar a curiosidade e não parecer uma discussão descarada. Você tem que expressá-lo de tal maneira que pareça interessante, para que alguém queira abri-lo.
Por exemplo :
Assunto: “ Este mendigo desesperado se tornou um milionário freelancer em 6 meses! »
Um título como este desperta a curiosidade. Gostaríamos de saber como uma pessoa tão desfavorecida quanto um mendigo mudou sua vida. Se um mendigo pode fazer isso, certamente ele também pode!
Há uma infinidade de títulos cativantes que você pode usar, dependendo do conteúdo do seu e-mail para chamar a atenção de seus assinantes.
Seus títulos podem incluir absolutamente o assunto do seu e-mail, por exemplo: essas novas dicas me fizeram ganhar 1000 endereços de e-mail rapidamente . Mas também podem ser vagos e chamar a atenção, como: Este e-mail vai mudar o seu negócio para sempre!
Tente brincar com suas palavras para encontrar o equilíbrio certo entre gerar curiosidade e transmitir a mensagem.
E-mail marketing: o básico para escrever e-mails atraentes
Depois de começar a criar uma lista de endereços de e-mail qualificados , o próximo passo é criar autoridade suficiente com seu público, o que fará com que eles comprem seus produtos/serviços mais tarde quando você os oferecer. Isso envolve o envio de e-mails qualitativos de alto valor agregado, que fornecerão informações muito úteis sobre o seu tema.
Cada e-mail que você envia ajuda a provar aos seus assinantes que você conhece seu tópico e que pode ajudá-los a conseguir o que desejam. Dito isso, vamos ver algumas dicas de redação!
A primeira coisa essencial que você precisa saber para escrever ótimos e-mails é que você não deve ser muito formal . Mantenha-o casual e as pessoas serão mais receptivas aos seus e-mails, conteúdo e ofertas.
Sempre se dirija ao destinatário, seja um simples ” Oi, oi, oi, ou adivinhem?” “. A chave é ser agradável em seus e-mails, mas também demonstrar que você pode fornecer imenso valor aos seus assinantes para que eles o vejam como um especialista em seu nicho.
Algumas práticas recomendadas de e-mail:
- As linhas do e-mail não devem ser muito longas para melhor legibilidade (de preferência não mais que 200 caracteres por linha).
- Sempre forneça “espaço em branco” entre os parágrafos para que tudo não pareça muito agrupado.
- Sempre termine a nota com uma assinatura calorosa, como “Com os melhores cumprimentos”, “Abençoe você” ou “Com respeito” (uma das minhas favoritas).
Em última análise, essas são ótimas diretrizes para um bom copywriting , mas você também deve tentar desenvolver seu próprio estilo e método de escrita para que seus leitores possam se relacionar com você.
Links em seus e-mails
Depois de demonstrar sua autoridade para seu público por meio de seus e-mails informativos, você pode começar apresentando chamadas para ação em seus e-mails de retorno. Para maximizar seus cliques, você precisará cuidar de suas chamadas para ação e torná-las compreensíveis e reconhecíveis por seus assinantes.
Quando você deseja que seus assinantes visitem uma página, você precisará fazer com que os leitores cliquem em seu link (afiliado ou não) que os leva a uma página de vendas ou página de destino.
A taxa de cliques é a porcentagem de pessoas que clicam em um link em seu e-mail em comparação com o número de pessoas que abrem seus e-mails .
Aqui estão algumas dicas inteligentes para obter mais cliques:
- Encurte seus URLs!
Ninguém gosta de links longos e feios. Se necessário, use um encurtador de URL, como Tinyurl (www.tinyurl.com) ou Bitly (www.bit.ly).
2. Inclua um apelo à ação antes do link.
Por exemplo, “Assista agora” ou “Clique aqui para…!” “.
3. Inclua bônus especiais para atrair as pessoas a clicar no seu link.
4. Desenvolva seu relacionamento.
Não posso enfatizar o suficiente a importância deste ponto. Porque se você deseja aumentar os cliques, primeiro você precisa mostrar valor aos seus assinantes, oferecendo a eles um monte de coisas gratuitas ou conteúdo valioso para que eles confiem em você.
Em resumo, quando você desenvolver e praticar essas práticas recomendadas de envio de e-mail, seus clientes se tornarão mais responsivos aos seus e-mails e você experimentará uma “descoberta” em seus “cliques”. E quem diz que mais cliques inevitavelmente significa mais vendas.
Você não tem tempo para montar uma estratégia de e-mail marketing ou está meio perdido no que diz respeito ao processo?
Não entre em pânico, nós cuidamos disso para você!!!
Dicas avançadas de e-mail marketing
Em cada autoresponder, você pode configurar uma série de e-mails que trazem novos assinantes através de um funil de e-mail durante um período de tempo.
Uma maneira eficaz de obter o máximo de conversões da sua lista é fornecer conteúdo valioso e gratuito antes de tentar argumentar.
Aqui está um exemplo de um funil eficaz que usei para gerar renda passiva:
- Dia 1 – E-mail de introdução e link de isca digital.
- Dia 3 – Conteúdo valioso gratuito.
- Dia 4 – Conteúdo valioso gratuito.
- Dia 5 – Conteúdo valioso gratuito.
- Dia 6 – Ofereça um brinde
- Dia 7 – Apresentação de uma oferta.
- Dia 8 – Primeiro lembrete (lembrete da oferta).
- Dia 9 – Segundo aumento.
- Dia 11 – Acompanhamento e e-mail de agradecimento.
Esse método provou ser bem-sucedido com muitos profissionais de marketing que usam e-mail marketing. Como diz o ditado, você será pago em proporção direta ao valor que você traz para seus clientes.
Portanto, depois de provar sua autoridade por meio de e-mails cativantes e de altíssimo valor agregado para seus assinantes, é mais provável que eles assinem suas ofertas.
Nunca envie um e-mail de vendas para seus assinantes sem antes provar sua autoridade. Esta é a primeira fonte de cancelamento de assinatura de uma lista de e-mail.
Lembre-se, trata-se de aumentar as taxas de cliques e conversões, então faça o possível para que seus assinantes gostem do que você está oferecendo a eles!
Erros de e-mail marketing a serem evitados
Por fim, aqui estão alguns dos erros mais comuns que os profissionais de marketing cometem:
- Blatant Pitching na esperança de fazer uma venda.
O pitching consiste em fazer uma apresentação explícita da sua oferta com argumentos de marketing e todo o discurso que a acompanha. Embora o marketing por e-mail tenha tudo a ver com números, o pitch descarado pode desmoronar até mesmo uma lista de milhares de assinantes que enviarão spam para você ou não responderão às suas ofertas.
O que nos leva ao próximo ponto:
2) Focar demais na quantidade ao invés da qualidade.
Embora o tamanho da lista seja importante, o dinheiro real está no relacionamento que você tem com sua lista.
Portanto, concentre-se em construir uma conexão genuína com seus seguidores se quiser que eles contribuam para seus cofres.
3. Use links com aparência de spam
Você deve sempre investir em um link cloaker ou usar um encurtador de link gratuito como http://bit.ly ou http://tinyurl.com.
4. Usar palavras “tabu” que aumentam sua pontuação de spam de e-mail
Você deve evitar palavras ou frases que são consideradas spam por serviços de correio como “Sexo”, “GRATUITO”, “Presente”, “Ganhar Dinheiro” ou “MLM”, etc. Na Getresponse você terá uma pontuação de Spam para cada email que escrever. Tome cuidado para manter essa pontuação o mais baixa possível para cada um de seus e-mails.
5. Finalmente, você deve evitar usar letras maiúsculas em todas as partes de sua mensagem, seja no título, no texto ou no call to action.
Isso aumenta a pontuação de spam e dá a impressão de estar sendo vendido em excesso, o que reduz as conversões.
Em resumo, boas práticas de email marketing devem ser empregadas se você quiser construir uma lista receptiva que te escute.
Provavelmente a mensagem mais importante deste artigo de email marketing é que você precisa respeitar sua lista como gostaria de ser respeitado e também aprender e aplicar boas práticas de email marketing.
Embora você adoraria ver as vendas a partir de apenas um e-mail, você precisa fazer algum trabalho de base e criar relacionamento se quiser ter uma lista responsiva.
Uma ótima maneira de aprender outras técnicas de marketing que funcionam é modelar e-mails de profissionais de marketing bem-sucedidos e copiar seus estilos, técnicas e tom para se adequar ao seu estilo pessoal.
Além disso, não se esqueça de acompanhar as taxas de cliques e de abertura de seus e-mails para ver que tipo de estilo editorial funciona melhor para sua lista.
Desejo-lhe muito sucesso em seus esforços de e-mail marketing.
PS: Podemos colocar em prática uma estratégia que funcione para o seu negócio, para que você alcance 10.000 euros graças ao email marketing.